Xixi e cocó dentro de casa :(

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
joanaduvall
Registado: quarta jul 20, 2011 8:11 am

quinta fev 07, 2013 11:18 am

Olá!
Escrevo para este fórum porque já não encontro soluções.
Eu tenho 4 cães, 3 fêmeas e 1 macho.
Quando adotei o macho, ensinei-o a fazer xixi no páteo que tinha na casa onde vivia, era um páteo de 2m, aberto, mais do que suficiente para ele ir fazer o xixi e o cocó. Passados 5 meses adotei a 1ª femea. Ambos eram bebés quando os adotei e achei que seria mais fácil para os ensinar com os xixis... a realidade foi outra. Com o inverno e com a chuva ela começou a fazer xixi no tapete da entrada, no interior e ele tb a alçar a perna contra o móvel... sempre que os apanhava naquilo batia-lhes c o jornal, mas se estivesse a chover, eles simplesmente ignoravam as minhas reprimendas :(
Entretanto mudei de casa e tenho agora mais duas cadelas que não fazem nada dentro de casa... umas vádias que recolhi da rua que são umas limpinhas :)
Os primeiros fazem e só fazem durante a noite que é quando eu não estou a ver para os castigar.
Não sei que fazer!
Estou a ponderar começar a deixá-los lá fora, mas tenho pena porque sempre dormiram no interior...
dragablue
Membro Veterano
Registado: sexta mar 09, 2012 1:49 pm

quinta fev 07, 2013 11:35 am

bater com o jornal nao será a melhor soluçao... opte por repreender verbalmente de forma firme no momento exato e nao depois... para que entendam porque estao a ser repreendidos, a soluçao melhor é paciencia e vigia-los sempre que possa especialmente sempre que acabem de dormir ou comer pois será o momento mais opturno para o flagrante, sempre que os apanhar a fazer no sitio correto mime-os com um elogio "muito bem" com o tempo e paciencia vai conseguir...porque nao opta por os habituar a fazer na rua? o seus caes tem acesso ao exterior quando estao sozinhos?
<p>Nunca confies em algu&eacute;m que tem mais dentes que tu, mesmo que sejas bi-dente:-)</p>
HMenezes
Membro
Registado: terça jan 29, 2013 10:32 pm

quinta fev 07, 2013 6:01 pm

Olá
O que lhe aconselho é quando os vir a urinar dentro de casa interromper esse acto de imediato, e não deixar fazer e só depois repreender.
Há várias formas, desde pegar neles ao colo, assustar com uma lata cheia de moedas, borrifar com água, etc, o que interessa é que eles são interrompidos de se aliviar causando-lhes desconforto.
Quando eles fazem na rua para além de mimos e festas dar uma recompensa, algo que eles adorem comer (rodelas de salsicha costumam funcionar muito bem). Assim eles começam a associar: dentro de casa ao desconforto e fora à recompensa.
Boa sorte e não desista, eles chegam lá :)

<p class="MsoNormal">O que n&atilde;o nos mata, fortalece-nos!</p>
KAYTAY
Membro Veterano
Registado: terça ago 23, 2011 5:29 pm

sexta fev 08, 2013 11:51 am

Já agora queria saber a vossa opinião sobre algo que me esta a preocupar, embora a minha YUCA (chihuahua) ainda não tenha chegado...

já andei a ler bastante (com a ajuda do BOTAS96 -que desde já lhe agradeço uma vez mais) sobre como educar um cachorro a fazer as necessidades no sitio certo
http://bomcaopanheiro.blogspot.pt/2012/ ... orros.html

pois bem... eu tenho varias tapeçarias de pelo longo pela casa (sala de jantar e de estar, Hall e quartos se bem que para os quartos ela estará proibida - pela linha invisível de lá entrar) e como inicialmente eles nao são logo limpinhos e fazem no sitio certo, sei que corro um risco de ela fazer as necessidades lá

eu lembrei me de que inicialmente poderia fazer uma das caminhas que ela irá ter (1 no rés do chão e outra no andar) se não poderia colocar uma pequena tapeçaria idêntica (é bastante fofinha e é tão agradável que até mesmo a nós próprios, nos dá vontade de lá nos deitar - é onde muitas vezes vejo televisão junto das minhas filhas.... LOL) para caminha dela no andar que ficará mesmo perto de um radiador que está sempre com uma temperatura entre os 18ºe os 22º (dependendo da temperatura exterior).

creio que assim seria uma maneira de ela "respeitar" as tapeçarias, uma vez que será similar á "caminha" dela e sei que eles isso respeitam.

Bom isso ainda é uma ideia que iria colocar ao criador, mas creio também na boa vontade de muitos foristas em elucidar sobre algumas duvidas que eu como novato em adoptar cães possa ter.

Obrigado
MCsasodrac
Membro Veterano
Registado: sexta jun 17, 2011 8:40 pm

sexta fev 08, 2013 9:50 pm

Repreender o cão quando ele está a fazer as necessidades só vai fazer com que o cão não faça as necessidades à sua frente, mas continuaram a fazê-lo dentro de casa.
Tente criar rotinas e horários para os seus cães para que eles se habituem às horas que devem fazer as necessidades, e conseguirem aguentar a noite inteira. Sempre que os vir a fazer na rua, recompense-os. Quando os vir a fazer em casa não lhes diga nada.
Será necessário muito tempo e paciência.
Boa sorte.
Responder

Voltar para “Cães”