Qual a dose diária?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

tjgp90
Membro
Registado: sábado fev 11, 2012 11:55 pm

quinta fev 07, 2013 11:05 pm

Boa noite,
Estou a pensar manter o Bart a massa cozida com uns bocadinhos de carne mas não sei quanto lhe devo dar... A ração seca é mais fácil uma vez que já vem com uns valores de referencia... já agora depois devo deixar de dar ração seca? Será a massa suficiente para o alimentar e dar tudo o que ele precisa?
Venham de la essas opiniões :D

Cumprimentos
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta fev 07, 2013 11:49 pm

Eu acho melhor continuar a dar ração. :?

O que é isso, "massa com uns bocadinhos de carne"? Bocadinhos? A massa não deve ser a base da alimentação... se quer dar alimentação natural deve dar 3% do peso do animal em carne, não é "bocadinhos" nem uma tachada de massa...

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

tjgp90
Membro

sexta fev 08, 2013 12:12 am

Quando digo bocadinhos Sao pequenas quantidades para que de um pouco de sabor a massa... mas é errado manter uma alimentação nessa base porque? Ele comeu bem melhor (apenas uma pequena experiência) enquanto que a ração ele come para nao morrer, pois continua magro mesmo...
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta fev 08, 2013 12:53 am

Mude para uma ração melhor ou dê carne que se veja ao animal, não é concerteza uma tachada de massa que o vai alimentar como deve ser, o cão precisa de proteína, não é só de hidratos de carbono...

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

sexta fev 08, 2013 8:34 am

Noutros tópicos sugeri uma porção boa de carne, praticamente como se fosse uma refeição.
Não digo que não lhe seja dado arroz ou mesmo massa, mas a carne disse que não era possível dar sempre, por isso, lhe daria ração...

Ao dar a massa e a carne cozido, rapidamente ele vai enjoar a massa e o milagre acaba. O pêlo começa a ficar baço e fraco...veja lá.
tjgp90
Membro

sexta fev 08, 2013 12:32 pm

Uma boa ração? E a que eu estou a dar é o que? Ele esta a comer Eukanuba working an'd endurance... É má? Para mim essa é nova...
tjgp90
Membro

sexta fev 08, 2013 12:33 pm

Uma boa ração? E a que eu estou a dar é o que? Ele esta a comer Eukanuba working an'd endurance... É má? Para mim essa é nova...
Argay
Membro Veterano
Registado: quarta mar 07, 2012 10:46 am

sexta fev 08, 2013 12:59 pm

Imagine que a partir de agora só ingere massa com um cheiro de carne. Em pouco tempo, tem o cabelo a cair, unhas fracas e carências várias que vão provocar doenças.
Mantenha a ração e ofereça-lhe como alternativa uma boa pratada de carne com uma colher ou duas de massa ou arroz.
<p>"Se a tourada &eacute; cultura, canibalismo &eacute; gastronomia"</p>
<p>&nbsp;</p>
mi_xen
Membro Veterano
Registado: terça jun 24, 2008 5:06 pm

sexta fev 08, 2013 10:08 pm

Porquê que não experimenta outra ração? Massa com bocadinhos de carne não é uma alimentação equilibrada. O meu cão comeu Eukanuba durante um ano, e só comia para não morrer como diz. Estava saudável, mas demasiado magro na minha opinião. Mudei para Royal Canin Maxi Adult, e não só ele adora como engordou uns 6kg até estabilizar.
Não estou a dizer que esta é a melhor, mas para o meu cão resultou. Mude para outra até encontrar uma que ele goste. Na pior das hipóteses misture carne e um bocadinho de massa na ração.
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

sexta fev 08, 2013 11:36 pm

"Ele esta a comer Eukanuba working an'd endurance... É má? Para mim essa é nova..."

"...enquanto que a ração ele come para nao morrer, pois continua magro mesmo..."

Segundo o seu Bart,é pior que má.

Em primeiro lugar deixe-me disser que uma boa ração não se reflecte só no preço,mas sim no impacto benéfico que terá no seu cão.
O que quero disser é que uma boa ração para mim pode ser uma má ração para si.Tudo depende dos cães.
Suponho que o seu Bart seja de trabalho e correndo o risco característico das suposições.
Aqui vai, são adeptos de proteína à barda e tudo.( próprio para cães de trabalho).
http://www.dogfoodadvisor.com/dog-food- ... ry/5-star/
http://www.dogfoodanalysis.com/dog_food ... .php/cat/8

Depois tem, a AG, RC, Proplan, One, Hills e sei lá quantas mais com qualidade.

Estou-me agora a tirar para fora de pé, indicando-lhe só alternativas, mas há aqui outros users que o podem ajudar nitidamente melhor neste campo do que eu.
Se optar por uma coisa mais natural tem por exemplo a dog wish.
Se optar por uma coisa mais natural e mais personalizada temo cachorro verde,p.e.
Estas duas opções requerem um entendimento maior da sua parte.
Agora massa com carne a título diário e permanente, não.
Antes a activepet.
tjgp90
Membro

sábado fev 09, 2013 12:54 am

Comeu Proplan até ser adulto e estava magro... Depois de adulto fiz transição para a Criadores e já em desespero de causa e seguindo opiniões daqui do forum e tambem da veterinaria passou para Eukanuba... Em todas estas nunca vi o Bart a comer com satisfação a ração! Alias enquanto esteve na Criadores emagreceu 0,5Kg!
Já se tentou quase de tudo e nada... Até a vet acha estranho... Ele faz-se tão esquesito para comer que quando foi à escola de treino não aceitou um bocado de peito de frango logo à primeira... Fico desconsolado quando vejo cães a comer do mais barato que hesiste, e comem como se não houvesse amanha! Estão bonitos, pêlo brilhante, sem caspa, fezes consistentes e têm muita energia... Ao meu que tento dar-lhe uma boa alimentação faz-me isto!! :(
Hoje foi a segunda vez que lhe misturei massa com sabor de carne na dose diária dele da ração e ele comeu com uma satisfação que só visto!! Foi ração, foi massa, foi tudo!
Vou continuar desta forma e vou fazendo uma avaliação do estado dele...

Só um reparo: ele não é cão de trabalho. Ele apenas corre como um tolo no jardim (ou o que eresta dele) todo o dia...
Joie2
Membro Veterano
Registado: sexta mar 09, 2012 10:47 pm

sábado fev 09, 2013 1:03 am

Os meus, comem qualquer ração desde que lhe misture carne. Faço isto há anos e tenho vários cães. Também pode misturar a água de cozer as carnes, na ração.
ElMariachi
Membro Veterano
Registado: quarta jun 29, 2005 3:18 pm

sábado fev 09, 2013 1:34 am

Misture iogurte natural na ração ( mais ou menos uma colher de sopa por cada 150g).. Normalmente comem com muita mais vontade :wink:

Pedro
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

sábado fev 09, 2013 2:16 am

Faça o seguinte, como isto da alimentação não é uma ciência exacta,prove o granulado se ele tiver um trago amargo há uma forte probabilidade de ele não gostar. Comigo bateu certo.
Posso falar do meu caso.
Purina Proplan, Purina One, Naturea tem trago amargo, no meu caso não pegou.
Acana fartou-se,às tantas mandou-me comer a mim. E as fezes não eram famosas.
Orijen, proteína à barda, pegou bem mas as fezes eram más, achei pesada demais para o meu caso e chumbei,até porque reparei também um crescimento mais rápido e heterogéneo.
Fiz o mesmo que a joie2, cresceu com Proplan, com algum detrimento na qualidade das fezes (não é muito aconselhado as misturas).
Não fique desapontando com isso das rações mais fracas,é uma ratoeira.
Há muitas que utilizam oligossacarideos ou fruto-oligossacarídeos provavelmente para as tornar mais apelativas.
As mais fracas, como eu já apanhei uma, e outra mais cara na versão puppy e junior tinham lá açucares,provavelmente sacarose=diabetes.
Depois há a questão do sal que também não dizem as quantidades e muitas outras questões.
Outras utilizam ervas,ou seja, todas utilizam qualquer coisa para tornar mais apelativo, mas certas coisas são até indesejáveis.
Encontrei uma + barata que até ver está a comer bem, o granulado é insonso mas ainda é cedo para recomenda-la, tem composição semelhante à da purina one,um bocadinho de nada inferior mas hoje já recebi o oval do vet para lhe dar. (relação preço/qualidade).
Para o ano e em principio estarei mais apto para me lançar numa dieta alternativa (as dúvidas são muitas).
MiMoo
Membro Veterano
Registado: terça abr 14, 2009 7:38 pm

domingo fev 17, 2013 10:04 pm

tjgp90 Escreveu: Hoje foi a segunda vez que lhe misturei massa com sabor de carne na dose diária dele da ração e ele comeu com uma satisfação que só visto!! Foi ração, foi massa, foi tudo!
Vou continuar desta forma e vou fazendo uma avaliação do estado dele...
Eu ia sugerir isto... juntar a massa e carne à dose diária de ração... neste momento quer-se é que o cão coma e atinja o peso ideal... depois é ir avaliando para que não fique com excesso de peso.

Esse não ganho de peso não tem razões médicas por trás? (Pelo que me lembro dos seus tópicos anteriores sempre se queixou do não ganho de peso do cachorro) Desparasitações? Leishmania? Etc..
Responder

Voltar para “Cães”