socialização cachorros Coimbra

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

diogosvp
Membro Veterano
Mensagens: 665
Registado: terça mar 20, 2012 10:51 pm

sábado fev 09, 2013 6:42 pm

lds6 Escreveu:
botas96 Escreveu:Isto sou eu a pensar. (mas não sou um especialista,atenção)

O seu cão mesmo que seja dominante por natureza, assim como o descreve esse comportamento agressivo só iria evidenciar-se quando fosse maior,certo?
Ora, o cão sofreu um ataque certo? Provavelmente age em defesa própria.
Experimente manter esse contacto permanente com outros cães de confiança e tenha uma presença mais forte,mais marcada para lhe inspirar mais confiança.
Talvez um cão mais equilibrado o ajude apor o seu pequeno na linha.
Vou-lhe contar um caso práctico para lhe tentar explicar.
Há dois dias, estava eu com a minha (15kg) e outra parelha habitual (5kg),entretanto chega o "marlon brando" da minha e o de 5kg investe "viciously",tanto que o assustou(marlon), ambos não ligaram.
Depois do encontro rápido a minha chegou ao pé do outro de 5kg e po-lo na linha. Com um devido correctivo.
Tipo.
toma lá esta por te estares a armar em parvo!
À parte a noção de "dominante por natureza" (mas isso são outros "quinhentos"), concordo em pleno com este comentário. O facto de se tratar de um cachorro tão novo deverá ser suficiente para se evitar falar de um carácter agressivo. Ele está ainda a aprender a lidar com outros cães; e se as experiências mais marcantes que vai tendo o "ensinam" a reagir de forma mais "viva", é assim que ele vai adquirindo os seus comportamentos.
Para além disso, reforço a ideia do user Botas96 de que se deve ter o cuidado em distinguir a agressividade e a brincadeira mais... estouvada, vá. E isso liga-se, uma vez mais, com as experiências que o cachorro vai tendo, claro.
nao é de todo o meu primeiro cão e estou bem informado quanto a literatura em questão. Tenho como biblia o "dog" do Prof Bruce Fogle, e à anos que me interesso e leio e releio sobre comportamento canino. Este é já o quarto cão que educo e como tal tenho já alguma experiencia e consigo distinguir uma brincadeira mais dura da agressividade. Por isso é que já pedia ajuda a um profissional..

Quanto àquilo que o Argay refere, é óbvio que o que me interessa no cão não é apenas o involucro. Sei perfeitamente o cão que tenho em casa e fartei-me de investigar ao longo dos anos. Ja tive um serra da estrela um arraçado de boxer e um arraçadpo de boxer e pitbull, e só agora é que decidi ter um leão da rodésia, exactamente por só agora achar que poderia estar preparado para o educar. É claro que dá um bocado mais de trabalho, mas ja estava a contar com isso..
diogosvp
Membro Veterano
Mensagens: 665
Registado: terça mar 20, 2012 10:51 pm

sábado fev 09, 2013 6:47 pm

agora por favor não venham para aqui tecer juizos de valor, quando eu apenas estou a procura de trocar experiencias e alguma ajuda que torne este processo mais facil e educativo. Se decidi ter um leão da rodésia, essa escolha foi consciente. E se lhes estou a dizer que noto agressividade, é porque noto mesmo agressividade com caes estranhos. ele com os meus outros dá-se muito bem, e brinca, salta, corre, morde orelhas, pescoços, ladra alto e faz trinta por uma linha com eles... mas sempre dentro dos limites da brincadeira. e se as vezes exagera eles automaticamente o corrigem e ele consente e sossega. Com cães estranhos a atitude é completamente diferente... Não é um ladrar de desafio. é um ladrar defensivo.
Argay
Membro Veterano
Mensagens: 1597
Registado: quarta mar 07, 2012 10:46 am

sábado fev 09, 2013 7:03 pm

Atenção que não fiz qualquer juízo de valor. Tem um cão com determinadas caracteristicas comportamentais, há que aceitá-las e pensar, que se calhar, não consegue mudar isso, tão simplesmente, porque essa não é a natureza da raça. Daí, ser optimo investir numa boa obediência.
<p>"Se a tourada &eacute; cultura, canibalismo &eacute; gastronomia"</p>
<p>&nbsp;</p>
HMenezes
Membro
Mensagens: 131
Registado: terça jan 29, 2013 10:32 pm
Localização: Lakshmi, Cocker Spaniel Inglês

sábado fev 09, 2013 9:28 pm

lds6 Escreveu:
Em primeiro lugar, peço desculpa por estar a desviar um pouco o rumo e o intuito do tópico, mas no fundo, tudo se trata da questão "socialização indiscriminada vs socialização seleccionada". Então vamos lá aos esclarecimentos solicitados pela user que cito.

...

4. "Então não fazemos nada?" - poderá perguntar-se. Mas será que somos tão limitados na nossa relação com os nossos cães que apenas concebemos a hipótese de reagir ao comportamento deles? E que tal anteciparmo-nos a esse comportamentos? Se já prevemos que ele vai reagir mal àquele cão em específico, então por que não começar a agir antes dessa reacção, desviando a atenção dele, ou, melhor ainda, começando, bem devagar, a criar circunstâncias positivas associadas à presença desse cão que, de outro modo, lhe causaria reactividade...

5. "ah, mas eu sempre corrigi os meus cães assim e deu resultado", também poderá dizer. E a isso, eu respondo: O que é que é dar resultado? O Seu cão deixou de responder aos outros cães? Ok, mas é óbvio que o está a fazer por receio de levar outro esticão, ou até mesmo, na melhor das hipóteses (que, ainda assim, considero raras) para respeitar o dono, que já se percebeu que não gosta daquela atitude, mas não o está a fazer porque perdeu o medo aos outros cães; esse continuará lá. Consigo ser claro?
Para além disso, existe outra coisa. Estamos a falar de um cachorro bem novo, por sinal. Aquele caso em que o cão deixou de ter o comportamento de reagir aos outros cães porque associou a correcção do dono ao facto de o dono não gostar daquele comportamento, para além de não ir à raiz do problema, esse caso será tremendamente improvável de acontecer num cachorro que ainda está a aprender tudo sobre o mundo. Ora, as probabilidades de o cachorro associar um puxão na trela, um toque no pescoço, uma verbalização ríspida do dono, etc. ao evento "encontro com outro cão" e associar a presença do outro cão a essas "correcções" é muito maior do que o cachorro ter o discernimento de "pensar": "ah, esta correcção é porque eu me estou a portar mal". Esse discernimento será mais provável num cão com alguma experiência e com o qual já tenhamos estabelecido uma relação que permita ao cão conseguir fazer essa distinção. Num cachorro (ou num cão adulto que esteja numa fase inicial de socialização), essas probabilidades descem drasticamente.
Não sei se consegui ser claro.
lds6, adorei imenso as suas explicações.
Obrigada ;)
Agora pergunto-me. Uma vez que o cão em questão é inseguro devido a uma má experiencia, a minha cadela de 5 meses, hiperactiva, só quer correr e saltar, não deve ser bem o cão mais indicado para socializar nestes casos… pois ela mal vê outro cão só quer brincar e fica num estado de euforia tremendo. O que com certeza vai desencadear no outro também um estado de excitação e presumo que não se quer isso, e sim um estado de calma e segurança.
Mas sendo os dois cachorros o outro pode não ver perigo e ficar mais descontraído, relaxado e aberto à socialização…?
A minha cadela ainda não identifica quando o outro cão não quer nada com ela, e não respeita os avisos (rosnos) dos outros. Mas penso que é por ser muito nova ainda.
O que é certo, é que quando anda ao meu lado pela guia ela porta-se lindamente e respeita os meus nãos; quando a deixo com a guia solta à vontade ela quer socializar com tudo e todos, atirando-se sem medir consequências! Ainda é uma bebezona lol

<p class="MsoNormal">O que n&atilde;o nos mata, fortalece-nos!</p>
lds6
Membro Veterano
Mensagens: 599
Registado: domingo out 28, 2012 1:49 am

domingo fev 10, 2013 1:58 pm

HMenezes Escreveu:
lds6, adorei imenso as suas explicações.
Obrigada ;)
Agora pergunto-me. Uma vez que o cão em questão é inseguro devido a uma má experiencia, a minha cadela de 5 meses, hiperactiva, só quer correr e saltar, não deve ser bem o cão mais indicado para socializar nestes casos… pois ela mal vê outro cão só quer brincar e fica num estado de euforia tremendo. O que com certeza vai desencadear no outro também um estado de excitação e presumo que não se quer isso, e sim um estado de calma e segurança.
Mas sendo os dois cachorros o outro pode não ver perigo e ficar mais descontraído, relaxado e aberto à socialização…?
A minha cadela ainda não identifica quando o outro cão não quer nada com ela, e não respeita os avisos (rosnos) dos outros. Mas penso que é por ser muito nova ainda.
O que é certo, é que quando anda ao meu lado pela guia ela porta-se lindamente e respeita os meus nãos; quando a deixo com a guia solta à vontade ela quer socializar com tudo e todos, atirando-se sem medir consequências! Ainda é uma bebezona lol
Não me parece que esta cadela que descreve seja um dos casos "a evitar". Bem pelo contrário; o "problema" da sua cadela é ser hiper-brincalhona e, no máximo, ter dificuldades em perceber quando é que já está a abusar e quando é que deve parar. Ora, neste caso, acho mesmo bastante recomendável que os dois cachorros se encontrem; têm os dois a ganhar com isso. O leão da rodésia desconfiado tem de ser exposto a cães mais energéticos a brincar e começar a aprender a lidar com isso, para que no futuro, quando ele for adolescente, ele já saber distinguir entre o que são cães super-brincalhões e cães menos amigáveis. A sua cadela também terá a beneficiar com o encontro com um cachorro menos tolerante, com ritmos diferentes; pode ser que isto a ajude a saber dosear o seu ímpeto. No futuro, ou mesmo hoje com cães adultos, essa falta de controlo pode levar a reacções menos próprias de outros cães que não estão para aí virados. Com 5 meses, ela não tardará a deixar de ser cachorra aos olhos dos cães/cadelas mais velhos, pelo que a tolerância deles vai baixar drasticamente.
lds6
Membro Veterano
Mensagens: 599
Registado: domingo out 28, 2012 1:49 am

domingo fev 10, 2013 3:08 pm

diogosvp Escreveu:
nao é de todo o meu primeiro cão e estou bem informado quanto a literatura em questão. Tenho como biblia o "dog" do Prof Bruce Fogle, e à anos que me interesso e leio e releio sobre comportamento canino.
Acredito que sim; por isso mesmo, confio que compreenda aquilo que quis dizer. É que a expressão "fiz tudo como vem nos livros" faz antever uma ideia de que existe UMA forma geral, uniforme e relativamente consensual que o grosso dos autores formou para ensinar os donos a lidar com os seus cães. E como saberá, isso é tudo menos verdade; existem incompatibilidades irremediáveis entre vários livros entre si. Assim, eu posso "fazer como vem nos livros [que li]" e o Diogosvp poderá também "fazer tudo como vem nos livros", e estarmos os dois a fazer coisas completamente opostas.
Em suma, "fazer tudo como vem nos livros" como sinónimo de fazer o "correcto" é impossível; tem de haver uma escolha, um filtro de cada um de nós, etc.
lds6
Membro Veterano
Mensagens: 599
Registado: domingo out 28, 2012 1:49 am

domingo fev 10, 2013 3:21 pm

diogosvp Escreveu:agora por favor não venham para aqui tecer juizos de valor, quando eu apenas estou a procura de trocar experiencias e alguma ajuda que torne este processo mais facil e educativo. Se decidi ter um leão da rodésia, essa escolha foi consciente..
Argay Escreveu:Atenção que não fiz qualquer juízo de valor. Tem um cão com determinadas caracteristicas comportamentais, há que aceitá-las e pensar, que se calhar, não consegue mudar isso, tão simplesmente, porque essa não é a natureza da raça. Daí, ser optimo investir numa boa obediência.
Concordo com o/a argay; não me parece que alguém esteja a fazer juízos de valor, diogosvp.
No entanto, não concordo que se tenha de aceitar as determinadas características dessa maneira. Dizendo de melhor forma, não acredito que se deva aceitar resignadamente certos "maus" comportamentos só porque pertencem ao património comportamental da raça. Tal como diz, Argay, deve ser conveniente investir numa boa obediência/educação; e o que é investir na educação do cão senão moldar as suas características de modo a que elas se tornem aceitáveis socialmente?
E esse investimento na educação parece-me ser justamente aquilo que o diogosvp está a promover...
diogosvp
Membro Veterano
Mensagens: 665
Registado: terça mar 20, 2012 10:51 pm

domingo fev 10, 2013 6:06 pm

lds6 Escreveu:
diogosvp Escreveu:agora por favor não venham para aqui tecer juizos de valor, quando eu apenas estou a procura de trocar experiencias e alguma ajuda que torne este processo mais facil e educativo. Se decidi ter um leão da rodésia, essa escolha foi consciente..
Argay Escreveu:Atenção que não fiz qualquer juízo de valor. Tem um cão com determinadas caracteristicas comportamentais, há que aceitá-las e pensar, que se calhar, não consegue mudar isso, tão simplesmente, porque essa não é a natureza da raça. Daí, ser optimo investir numa boa obediência.
Concordo com o/a argay; não me parece que alguém esteja a fazer juízos de valor, diogosvp.
No entanto, não concordo que se tenha de aceitar as determinadas características dessa maneira. Dizendo de melhor forma, não acredito que se deva aceitar resignadamente certos "maus" comportamentos só porque pertencem ao património comportamental da raça. Tal como diz, Argay, deve ser conveniente investir numa boa obediência/educação; e o que é investir na educação do cão senão moldar as suas características de modo a que elas se tornem aceitáveis socialmente?
E esse investimento na educação parece-me ser justamente aquilo que o diogosvp está a promover...
Também não disse que ninguem fez, mas como é uma hábito recorrente aqui da arca, achei por bem avisar porque não gosto desse tipo de discussões.

É claro que se não for possivel controlá-lo vou ter que o aceitar assim, mas visto ele estar ainda numa fase tão precoce da sua vida, acho que vale a pena apostar numa boa socialização. Mesmo indo contra a natureza da raça, acredito que essa socialização controlada só lhe pode trazer benefícios.
lds6
Membro Veterano
Mensagens: 599
Registado: domingo out 28, 2012 1:49 am

domingo fev 10, 2013 11:39 pm

diogosvp Escreveu: Também não disse que ninguem fez, mas como é uma hábito recorrente aqui da arca, achei por bem avisar porque não gosto desse tipo de discussões.
hm... aceito relutantemente esta explicação. É que, por essa ordem de ideias, então o diogo estaria sempre a fazer esse "disclaimer"... Mas sim, concordo que seja prática recorrente os julgamentos a torto e a direito...
É claro que se não for possivel controlá-lo vou ter que o aceitar assim, mas visto ele estar ainda numa fase tão precoce da sua vida, acho que vale a pena apostar numa boa socialização. Mesmo indo contra a natureza da raça, acredito que essa socialização controlada só lhe pode trazer benefícios.
E faz muito bem! aliás, se um cão ou raça de cão oferece mais dificuldades de início, e sobretudo se essas características já são conhecidas de antemão, então ao invés de simplesmente haver uma aceitação dessas condições, penso que se deve redobrar os esforços na educação.
botas96
Membro Veterano
Mensagens: 1955
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

segunda fev 11, 2013 12:04 am

"não acredito que se deva aceitar resignadamente certos "maus" comportamentos só porque pertencem ao património comportamental da raça."

Acrescento,ou ao individuo.
lds6
Membro Veterano
Mensagens: 599
Registado: domingo out 28, 2012 1:49 am

segunda fev 11, 2013 1:51 am

botas96 Escreveu:"não acredito que se deva aceitar resignadamente certos "maus" comportamentos só porque pertencem ao património comportamental da raça."

Acrescento,ou ao individuo.
Concordo. Aliás, na primeira formulação da frase eu até tinha as duas coisas. Mas acabei por falar apenas na raça porque estava a referir-me sobretudo às «características que já são conhecidas de antemão», ou seja, mesmo antes de se ter aquele cão.
Responder

Voltar para “Cães”