nao é de todo o meu primeiro cão e estou bem informado quanto a literatura em questão. Tenho como biblia o "dog" do Prof Bruce Fogle, e à anos que me interesso e leio e releio sobre comportamento canino. Este é já o quarto cão que educo e como tal tenho já alguma experiencia e consigo distinguir uma brincadeira mais dura da agressividade. Por isso é que já pedia ajuda a um profissional..lds6 Escreveu:À parte a noção de "dominante por natureza" (mas isso são outros "quinhentos"), concordo em pleno com este comentário. O facto de se tratar de um cachorro tão novo deverá ser suficiente para se evitar falar de um carácter agressivo. Ele está ainda a aprender a lidar com outros cães; e se as experiências mais marcantes que vai tendo o "ensinam" a reagir de forma mais "viva", é assim que ele vai adquirindo os seus comportamentos.botas96 Escreveu:Isto sou eu a pensar. (mas não sou um especialista,atenção)
O seu cão mesmo que seja dominante por natureza, assim como o descreve esse comportamento agressivo só iria evidenciar-se quando fosse maior,certo?
Ora, o cão sofreu um ataque certo? Provavelmente age em defesa própria.
Experimente manter esse contacto permanente com outros cães de confiança e tenha uma presença mais forte,mais marcada para lhe inspirar mais confiança.
Talvez um cão mais equilibrado o ajude apor o seu pequeno na linha.
Vou-lhe contar um caso práctico para lhe tentar explicar.
Há dois dias, estava eu com a minha (15kg) e outra parelha habitual (5kg),entretanto chega o "marlon brando" da minha e o de 5kg investe "viciously",tanto que o assustou(marlon), ambos não ligaram.
Depois do encontro rápido a minha chegou ao pé do outro de 5kg e po-lo na linha. Com um devido correctivo.
Tipo.
toma lá esta por te estares a armar em parvo!
Para além disso, reforço a ideia do user Botas96 de que se deve ter o cuidado em distinguir a agressividade e a brincadeira mais... estouvada, vá. E isso liga-se, uma vez mais, com as experiências que o cachorro vai tendo, claro.
Quanto àquilo que o Argay refere, é óbvio que o que me interessa no cão não é apenas o involucro. Sei perfeitamente o cão que tenho em casa e fartei-me de investigar ao longo dos anos. Ja tive um serra da estrela um arraçado de boxer e um arraçadpo de boxer e pitbull, e só agora é que decidi ter um leão da rodésia, exactamente por só agora achar que poderia estar preparado para o educar. É claro que dá um bocado mais de trabalho, mas ja estava a contar com isso..