Problema com gata

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

paulobrito
Membro Júnior
Registado: sexta mai 23, 2008 11:12 am

segunda nov 26, 2012 9:18 pm

Obrigado pelas respostas e encorajamento
verinha9 Escreveu:daquilo que descreve ela anda apenas a marcar o território! tem tido muita paciencia, eu já lhe teria dado com o chinelo a valer! :-) opte pela esterelização, se a vai dar a alguém se o problema dela forem ciúmes é bem provável que não se dê com a nova familia e fique com depressão. depois vão tentar devolvê-la novamente ou podem-na simplesmente abandonar! e este filme já todos nós o vimos vezes sem conta!
para não falar no que vai sofrer quando a der... boa sorte e não desista dela!
:D
A questão da chinelada e palmada (em que lhe colocava o focinho no xixi e depois dava) já o fiz, mas não tem dado resultado. Não posso tambem espancar o animal como é óbvio, mas isto tem sido assim ao longo de 3anos, para ter aguentado até agora é porque gosto de animais, porque se não gostasse já cá não estava em casa...
Bingley Escreveu:Não será necessariamente ciumes - a minha primeira gata urinava em qualquer peça de roupa minha que apanhasse no chão. Segundo o vet era para "me" marcar como dela. Depois de esterilizada parou.
No caso da sua, como entretanto mudou as suas condições, deslocalizou o comportamento para outros objectos, poderá agora ser mais dificil parar, mas a primeira opção deverá ser a esterilização
Pois não sei, isto foi opinião do veterinário em que aconselhou a esterilização...
O estranho é que ela não foi "posta de lado", continuamos dar-lhe afecto e carinho, é claro que não era só pra ela, tinha que ser divido... O espaço dela nunca foi retirado, ela gostava de dormir aos pés da cama e continuamos a deixar, inclusive demos com ela a dormir aos pés da menina ainda tava ela no berço.
paulobrito
Membro Júnior

terça nov 27, 2012 12:48 am

Encontrei outra duvida: Estive a ler uns tópicos e li que fazendo a esterilização a gatas "velhas" pode originar tumores mamários :? Isto é comum? A minha gata já tem mais de 4anos...
CarlotaSMAR
Membro Veterano
Registado: sexta jul 09, 2010 2:33 pm

terça nov 27, 2012 6:14 am

paulobrito Escreveu:Encontrei outra duvida: Estive a ler uns tópicos e li que fazendo a esterilização a gatas "velhas" pode originar tumores mamários :? Isto é comum? A minha gata já tem mais de 4anos...
paulobrito avance com a esterilização da gatuxa ou onde lhe indicaram ou noutro local os valores são mais ou menos iguais ou mais acima, ia dizer-lhe que lhe enviava 1 contacto duma Clinica da margem sul com preços muito razoaveis,bom atendimento mas imensos clientes e as esterilizaços são marcadas quase com 2 mese s precisamente pelo seu valor mais baixo.

Uma gatuxa de 4 anos não é de modo algum velha eles chegam a durar 17 anos ou mais.

desejo boa sorte e que a gatuxa acalme não será decerto de imediato mas com algum tempo.
<p>"<strong>Duas coisas me surpreendem sempre...a inteligencia dos animais e a bestialidade dos humanos"</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>_______________________________________________________________</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>&nbsp;</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>Amigos 4 patinhas defendem-se apenas quando os atacam e mesmo assim nem</strong> <strong>sempre...Humanos, atacam sempre que entendem isso como sua defesa...</strong></p>
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

terça nov 27, 2012 4:32 pm

paulobrito Escreveu:@Tassebem, muito obrigado :mrgreen:

Já agora, não querendo ser abusivo: tem alguma experiência pessoal em alguma destas instituições? Qual aconselharia?
Da LPDA não tenho experiência pessoal, nem de ouvir falar.

Os animais que tenho levado à AZP têm sido bem atendidos, uma gatinha que dei em adopção foi lá esterilizada e correu bem, e o eco que tenho tido de intervenções destas feitas lá é muito positivo.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
Tassebem
Membro Veterano
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

terça nov 27, 2012 4:35 pm

paulobrito Escreveu:Encontrei outra duvida: Estive a ler uns tópicos e li que fazendo a esterilização a gatas "velhas" pode originar tumores mamários :? Isto é comum? A minha gata já tem mais de 4anos...
A sua gata é uma adulta jovem. :wink:

E o que tenho ouvido e lido é precisamente o contrário. Quanto mais cedo as gatas forem esterilizadas, menor o risco de aparecimento de tumores mamários. Além disso, a OVH elimina o risco de infecções no útero (piómetras) e problemas no aparelho reprodutor em geral.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
Tassebem
Membro Veterano

terça nov 27, 2012 4:52 pm

Quanto ao problema dos "chichis fora do sítio" em si... bem, também tenho cá em casa dois ou três artistas que já me têm dado cabo de vários aparelhos eléctricos (TV, micro-ondas, impressora... :roll:) É curioso que escolham sobretudo estes sítios para fazerem fora do penico, como se costuma dizer... Deve haver ali alguma coisa que os atrai. Agora tenho um televisor "novo" na cozinha praticamente embrulhado em folha de alumínio, vamos lá a ver se dá resultado...

Tenho uma gata, a Alcagoita, que há quatro anos, desde que é insuficiente renal, tem fases de fazer chichi à porta do WC (o resto faz lá dentro).

Tenho outra que faz tudo fora do sítio, a Tugui, mas essa é porque tem medo de um outro gato e não vai ao WC por ficar lá encurralada.

Tenho outra, a "pendura" Guilhermina, que durante uns meses fez cocó debaixo de um armário e chichi no WC. Felizmente, passou-lhe.

E podia contar mais experiências "agradáveis" do género, como quando tive de colocar um WC em cima de um armário da cozinha (só lá chegava de escadote alto) por causa da minha querida e saudosa Mimi. A coisa resolveu-se quando, ao ir uma vez para lá, fez cair a tampa do esquentador e o susto foi remédio santo! E quem me dera ainda a ter comigo, mesmo que ela tivesse voltado à mania antiga...

A esterilização pode acalmar alguma ansiedade da sua gatinha e acabar com esse mau hábito. Também seria bom ver, concomitantemente, se não anda aí algum problema de saúde que esteja a provocar esse comportamento. Às vezes há, outras não... Mas se o comportamento não se alterar, o que recomendo é muita paciência e ir limpando. Não raro, eles desistem... nós é que não podemos cansar nem desistir. :wink:

Para neutralizar os cheiros, o vinagre é bom.
paulobrito
Membro Júnior

terça nov 27, 2012 6:38 pm

Mais uma vez obrigado a todos pelos comentários e apoio.

Hoje estive a conversar acerca do assunto com um veterinário que me foi aconselhado por um amigo, é do Centro Veterinário de Campolide, e disse o mesmo que têm aqui referido, muito provavelmente com a operação acalmará, inclusive (esqueci-me de referir) estes casos dos xixis fora não é sempre, geralmente acontecem na semana do cio, às vezes um pouco antes outras vezes depois, não é coisa de todos os dias, perguntou se nos xixis alguma vez vi sangue (não) e que o facto de ter nascido a minha filha pode ter causado stress pois durante 1ano eram os mimos todos pra ela e agora teve que os dividir.

Paciência tenho tido e tenho que arranjar, é um animal, se decidi dar-lhe um lar tenho que manter o "contrato", o animal não pediu para vir... quer dizer... a decisão da escolha dela entre a ninhada foi por uma atitude que teve, enquanto o os outros andavam-me a lamber os dedos, esta deu uma mordidela, achei piada e foi a eleita :lol:
Tassebem
Membro Veterano

quinta nov 29, 2012 1:31 pm

E novidades desta garota?
paulobrito
Membro Júnior

domingo fev 10, 2013 10:26 pm

Boa noite, desculpem a ausência :oops:

Bem, novidades... ainda não foi feita a esterilização do animal isto porque de momento está tudo normal :o

Porquê o espanto? Acreditam que de um dia para o outro a gata mudou completamente/radicalmente as atitudes?

Não sei se ela se apercebeu que eu estava a ficar com paciência curta para o que estava a acontecer, fui buscar o saco de transporte para a meter a caminho do veterinário enquanto ralhava com ela e saíam uns palavrões, entretanto tive uns afazeres e não deu pra ir ao vet. Literalmente de um dia para o outro a gata voltou a ser sociável, não faz xixi em lado nenhum a não ser na caixa dela, posso deixar o que quiser em cima de bancadas que não estraga e inclusive anda pela casa e nestes 2 meses ainda não fez um xixi que seja como era costume nestes 3 anos... Inclusive, tornou-se na melhor amiga da minha filha, são inseparáveis agora :o O que mudou? Conseguem perceber? Conseguem explicar? Até a minha mulher ficou espantada e perguntava se eu tinha feito algo diferente, nada mesmo. Eu respondi que só há uma explicação possivel: mulheres!!!! Impossiveis de perceber e entender :lol:
(e com isto ia ficando a dormir no sofá durante uma semana) :lol: :lol: :lol:
Responder

Voltar para “Gatos”