Gata de rua, adopção sim ou não?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

CarlotaSMAR
Membro Veterano
Registado: sexta jul 09, 2010 2:33 pm

sexta fev 08, 2013 11:58 pm

Ainda bem que a sua gatinha está já num lar, agora o melhor mesmo é dar-lhe tempo sem forçar e decerto vai querer descobrir e cheirar pois tudo que apareça é estranho para ela.

Acredito que ao fim de alguns dias e com ambiente calmo vai ficar mais á vontade no novo lar.

Ensine-lhe onde está a comidinha,água e caixote a partir daí resta mesmo aguardar sem forçar, em especial não a obrigue a aceitar colo, com calma ela virá a ser decerto animal meigo e tranquilo e vai descobrindo os recantos preferidos em casa, tem tambem de a repreender aos poucos de algum disparate que ela possa fazer pois era 1 animal não habituado a ter casa, algo que considero necessario de inico é 1 arranhador e assim ela se habitua rapido a ir até lá e deixar tudo que podia estragar tal como sofás e afins, veja as plantas se ela mexer tambem aos poucos vai ter de aprender a não mexer e por aí fora, desejo muita sorte á gatuxa,a sia obrigada por a ter ajudado e já agora abra lhe 1 Pet aqui na Arca :wink:
<p>"<strong>Duas coisas me surpreendem sempre...a inteligencia dos animais e a bestialidade dos humanos"</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>_______________________________________________________________</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>&nbsp;</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>Amigos 4 patinhas defendem-se apenas quando os atacam e mesmo assim nem</strong> <strong>sempre...Humanos, atacam sempre que entendem isso como sua defesa...</strong></p>
SuEllY
Membro Veterano
Registado: sexta jan 13, 2012 10:04 pm
Localização: Jafinho, para sempre no meu coração! Junior, LiLY e Fox.

sábado fev 09, 2013 12:07 am

Parabens pela adopção :)
O melhor é não pegá-la... Deixe-a acalmar-se... Pela minha experiência o melhor é não apressar as coisas... Ela agora entrou noutra "dimensão"... Se é meiguinha e gosta de festinhas, vai correr bem, mas tente não pressionar, sei que é dificil, porque nós queremos logo pegá-los, dar beijinhos, mas é melhor ir com calma :)
paulacris2
Membro Veterano
Registado: segunda jun 11, 2012 4:19 pm

sábado fev 09, 2013 5:32 pm

Vai ver que ela se vai habituar, a minha também se adaptou, mas não gosta muito de festas, só quando ela quer....

Boa sorte e vá dando noticias....
Devemos ajudar sempre os animais
Bestinha
Membro Júnior
Registado: segunda fev 04, 2013 7:27 pm

sábado fev 09, 2013 10:03 pm

Olá pessoal,

pelo o que já tenho lido no fórum ela está se adaptar muito bem :) apesar de não se meter no colo, nem gostar que a agarre deixa fazer festinhas e ronrona, anda a minha volta penso que a "testar-me" e depois come, acho que come porque sente mais confiança... depois de muitas festinhas chamo a e ela vem a correr cmg até a porta da cozinha e eu fico ka fora a chama-la mas ela fica com medo,que é quando acaba a sua zona de conforto, mas é tão engraçada fica tipo como se num impasse, levanta a patita e baixa, dps levanta a outra e baixa e pisca os olhos e dá a voltas como se tivesse muito indecisa se ia cmg ou não lol dps consegui k viesse ate a porta d sala e a 1ª coisa k fez doi cravar m as unhas no sofá:( já lhe comprei um arranhador dakeles com ervas e ainda não lhe ligou nada, será que vai ter sempre um fetiche com o sofá?
Bestinha
Membro Júnior

domingo fev 10, 2013 12:04 pm

2º update

Hj acordei e tinha um presente no bidé, mas penso que a culpa é minha, deixei o wc sem a parte d cima p m assegurar k ela sabia k é ali k tinha k fazer as necessidades. Como já a tinha visto la a fazer xixi, hj antes d m ir deitar meti lhe a parte d cima. Ela não deve ter reconhecido e foi fazer onde pode lol mas hj tentei mete-la la dentro da areia e meti a parte d cima e ela fikou aflita como s naou soubesse sair e miou como se tivesse na transportadora...:( será que vou ter que usar o areão sempre aberto?
Bingley
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

domingo fev 10, 2013 12:15 pm

tem que ter calma e fazer as mudanças aos pouquinhos.
Não a force a entrar na caixa de areia - pode assustá-la ao ponto de deixar de lá ir.
Deixe-a adaptar-se mais um pouco antes de colocar a tampa na caixa. Pôs a porta também? Isso confunde muito.
Bestinha
Membro Júnior

domingo fev 10, 2013 12:38 pm

sim pus, mas boa ideia. daki a uns dias tento sem a porta e dps com... :wink:
SuEllY
Membro Veterano

domingo fev 10, 2013 2:21 pm

Um conselho... Não a deixe arranhar o sofá :) Repreenda-a com jeitinho! ( Isto se tem amor ao sofá, claro!lol)
Pois isso da caixa tem mesmo que ser gradual, a lily quando passei da caixa aberta para a fechada, deixou-me um presente no lava loiça... :o
Enfim... Mas depois lá atinou com a caixa, mas nunca usei com porta! lol
InesGomes
Registado: sábado fev 09, 2013 7:34 pm

domingo fev 10, 2013 6:50 pm

olá a todos, vou contar a minha história com o meu gato que veio da rua:
- Adotei um gato preto acerca de 6 anos. Ele foi apanhado na rua pelo canil de Sintra, e 2 dias depois, eu apaixonei-me pelo gato e trouxe-o para casa. Muita gente dizia que o gato não se iria habituar, mas no fim ele tornou-se o melhor gato que tive até hoje, é meigo, é amigo fiel de todos que vivem em minha casa, gosta de brincar com os outros gatos, é super curioso e obediente. Boa sorte com a gatinha da rua. Inês
CarlotaSMAR
Membro Veterano
Registado: sexta jul 09, 2010 2:33 pm

domingo fev 10, 2013 11:19 pm

As caixas de areão fechadas são optimas mas nunca desde que existem consegui que nenhum dos meus gatuxos entre se tiverem porta assim desisti já da porta em todas e essa menina vindo da rua ainda será talvez mais dificil pois pode encarar a porta como 1 barreira.

Com calma a menina está a ir bem, mas se tem amor aos sofás compre 1 arranhador mesmo que seja pequeno e assim a vai habituando aos poucos, tente ver nestes sites de Espanha onde tudo é mais economico do que nesta terra,Zooplus e Tienda.
<p>"<strong>Duas coisas me surpreendem sempre...a inteligencia dos animais e a bestialidade dos humanos"</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>_______________________________________________________________</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>&nbsp;</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>Amigos 4 patinhas defendem-se apenas quando os atacam e mesmo assim nem</strong> <strong>sempre...Humanos, atacam sempre que entendem isso como sua defesa...</strong></p>
Bestinha
Membro Júnior

segunda fev 11, 2013 4:48 pm

Já lhe comprei dakeles arranhadores de cartão com ervas e zero!disseram me que não lhe metesse todo o saco das ervas pk poderia ficar mt excitada,meti o saco todo e não lhe liga nadinha.... :cry: knd n estou em casa fecho a porta d sala com medo de chegar e nao ter sofá mas não lhe kero vedar para smpr essa divisão da casa.será k algum dia se habituará ao arranhador?
SuEllY
Membro Veterano

segunda fev 11, 2013 5:31 pm

As minhas acho que nunca olharam para o arranhador... lol A Lily, olhou foi para as cadeiras da cozinha, que são daquelas de palhinha, arranhou aquilo tudo... então tive que forrar as cadeiras para as proteger. Agora a porta da sala quando eu não estou em casa fica fechada... Para proteger o sofá... Os tapetes e os puffes não me importo, mas há coisas que não... O sofá é espécie protegida LOL :lol: A mais pequena, gosta de arranhar o tapete da casa de banho... Optimo. Logo não gasto dinheiro em grandes arranhadores... Pois elas mandam-me arranhar a mim...
Bestinha
Membro Júnior

segunda fev 11, 2013 6:33 pm

Ola suelly então somos duas, so entra cá na sala quando estou de vigilância pk o sofá tbém é a espécie protegida foi carissiiiiimo
lol mas tenho pena que nao se habitue ao arranhador
Keera
Membro Veterano
Registado: sexta nov 11, 2011 1:10 pm

segunda fev 11, 2013 9:21 pm

eu tentaria duas coisas, que não sei se já tentou :)

primeiro, optava por outro arranhador, digo isto porque também tive um desses de cartão com ervas e a gata... nicles! não lhe ligou nenhuma!mais tarde comprei um mais 'típico', com o poste enrolado em corda... agora arranha sempre ali.

segundo, quando apanhasse a gatucha a arranhar o sofá, tentava pegar-lhe com cuidado e levar até ao arranhador, pegar-lhe mesmo nas patinhas e fazer o gesto de arranhar o poste. ao fim de algumas vezes pode ser que ela compreendesse. claro que não sei se ela já se deixa agarrar e tocar assim, mas se não a stressar muito, sempre se pode tentar :)

muito boa sorte com a menina :))
Bestinha
Membro Júnior

segunda fev 11, 2013 9:57 pm

ola keera obrigada pelo comentário. Uma amiga emprestou me um arranhador desses d corda, ela mete so as unhas na base, k é tipo um tecido mais fofo mas ela n gosta mt pk prende a unhas, e kto ao poste nunca la afiou...essa ideia do lhe pegar nas patas e esfregar no d cartão tb ja tentei mas terei k insistir s clhr lol para alem desses d cartao e os d corda existe mais algum tipo de arranhador?
Responder

Voltar para “Gatos”