Boas...
A última vez que os humanos espertos ou experts, mudaram a ordem natural das coisas... que me lembre... nasceram as vacas loucas, quando a bem do lucro se quis tornar um herbívoro num carnívoro...
Eu deixo a Natureza seguir a ordem...
Castração no meu Golden com 2 anos!!
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 20, 2005 10:08 am
<p>Cumprimentos </p>
<p><strong>António Pato</strong></p>
<p><strong>António Pato</strong></p>
Quanto a essa questão dos juízos e crispações, não me quero meter muito.. Só acho que juízos, mesmo que pessoais, são maus. O que interessa para mim aqui discutir são as questões comportamentais e de saúde..
quano o Luis diz:
No caso dos macho o caso já é diferente, e aí na minha sincera opinião, só opto por esteriliza los, caso o seu comportamento ou temperamento esteja a ser negativamente afectado, visto em termos de saude não haver grandes razões para o fazer.
Agora falando apenas de comportamento, eu acho que é sempre uma vantagem, uma vez que deixamos de estar permanentemente a retrair o impeto sexual do animal, podendo ele vir a tornar-se mais equilibrado. Um cão em que esse impeto sexual seja anulado, vai conviver muito mais a vontade com qqr cão, independentemente do seu sexo, e deixar-se à de se sentir frustrado na altura do cio. Alem disso evita-se que o animal tente fugir durante esse periodo, e evita-se, acima de tudo, que no caso de fugir, engravide uma qualquer cadela nao esterilizada, contribuindo dessa forma a diminuição de cães vadios e/ou SRDs.
quano o Luis diz:
se consultar o tal site que aqui disponibilizei, pode ver que isso nao é verdade. Com dados percentuais, feitos com base em estatisticas. É verdade que nas fêmeas, a coisa é mais objectiva, verificando-se um aumento da esperança média de vida de cerca de 18 meses em média, como já disse anteriormente. Ora se tal se aplica é porque evidentemente as femeas esterilizadas serão mais saudaveis. Ou seja, para além de comportamentalmente ser benéfico, também o é em termos de saúde.Não existem resultados que demonstrem inequivocamente que cães castrados são mais saudáveis, pelo contrário, são contraditórios. E eu não castro os meus cães para lhes tirar o instinto sexual, até porque tenho sérias dúvidas de que isso corresponda a uma verdade...
No caso dos macho o caso já é diferente, e aí na minha sincera opinião, só opto por esteriliza los, caso o seu comportamento ou temperamento esteja a ser negativamente afectado, visto em termos de saude não haver grandes razões para o fazer.
Agora falando apenas de comportamento, eu acho que é sempre uma vantagem, uma vez que deixamos de estar permanentemente a retrair o impeto sexual do animal, podendo ele vir a tornar-se mais equilibrado. Um cão em que esse impeto sexual seja anulado, vai conviver muito mais a vontade com qqr cão, independentemente do seu sexo, e deixar-se à de se sentir frustrado na altura do cio. Alem disso evita-se que o animal tente fugir durante esse periodo, e evita-se, acima de tudo, que no caso de fugir, engravide uma qualquer cadela nao esterilizada, contribuindo dessa forma a diminuição de cães vadios e/ou SRDs.
Botas, não está, de todo!, a perceber o que eu estou a dizer.botas96 Escreveu:"eu não estou a pensar num estado natural-selvagem em que o animal não teria, pretensamente, condicionamentos para o seu comportamento. Estou simplesmente a pensar no ímpeto que está lá e que, seja por intervenção cirúrgica, seja por controlo do ambiente, esse ímpeto é sempre anulado pelo dono"
Quis disser,que no selvagem,quando chega aquela altura em que o "amor anda no ar",há condicionamentos sim senhor, de várias ordens e entre elas a repressão do mais forte ao mais fraco.Logo apesar de todos terem o ímpeto são poucos os que conseguem "enganar" a selecção natural e ver os seus genes manifestarem-se na próxima geração. (isto falando do geral e para o argumento de Deus,ou seja, o que você considera fazer-se de Deus,para mim é um simulacro das condições naturais se p.e. o Luís for realmente o Alpha).
Mas isto por aí também considero fraco,pois o homem há muito que reduziu a influência do natural em si e em tudo o que está na sombra da sua influência.
Para mim,o mais importante é não banalizar a castração/esterilização como forma de resolver todos os problemas,porque não resolve e tem um impacto sobre terceiros.
Analisar a fundo com muita ponderação para se feita,os seus efeitos mais negativos não se manifestarem,porque se for borrada,não há nada a fazer.
Mais uma vez, a ver se nos entendemos. Eu não estou a fazer nenhuma comparação com o estado natural-selvagem de um animal.
Também ninguém falou em fazer de Deus.
O que está em causa é, somente, a oposição entre duas opções: "deixar o cão intacto, como a Natureza o concebeu ou Deus o criou, ou lá como queiram definir" vs "esterilizá-lo"; e o que eu quis acrescentar a esta oposição foi: "deixar o cão intacto acaba por implicar que nós, os donos, tenhamos de fazer com a trela e com um controlo "pouco natural" aquilo que a esterilização faz, e que é, evitar gravidezes indesejadas". É só isto.
Se um cão intacto, na rua, encontra uma cadela com o cio, nós vamos evitar os encontros e frustrar qualquer coisa que pudesse passar-se. Ora, isto não tem nada a ver com o assunto da selecção natural; tem apenas a ver com o facto de que, mesmo quando não esterilizamos, continuamos a interferir com a "natureza" do cão.
Mas isso é falacioso. não é por terem ocurrido erros no percurso, decorrentes da ganância de homens, que o Homem deve deixar de o percorrer. Se bem me lembro, há uns anos, quando toda a gente morrava em cavernas, o meu avô lembrou-se de começar a domesticar os herbívoros em vez de o caçar. Ele mudou a ordem natural das coisas e tornou-se responsável pela fixação da população e consequentemente, uns meses mais tarde, pela construção das grandes cidades.. e não vejo ninguem que se oponha a ele..fontedasbicas Escreveu:Boas...
A última vez que os humanos espertos ou experts, mudaram a ordem natural das coisas... que me lembre... nasceram as vacas loucas, quando a bem do lucro se quis tornar um herbívoro num carnívoro...
esse argumento do criacionismo a mim, não me convence. Acho que a decisão tem que ser tomada em função do animal, e não consoante os interesses, convicções, crenças ou religião do dono.
Então assumo que não use desparasitantes no seu cão; e assumo que ache que pôr uma trela é a natureza que o determina, etc. etc.fontedasbicas Escreveu:Boas...
Para além disso, a distinção entre natureza e cultura é tudo menos linear para que possamos estar aqui a falar no que é "mudar a ordem natural das coisas". Desde a sua configuração "habilis", a natureza do homem é interferir com o meio. Mas também já há algum tempo que passou a ser "natureza" do homem regulamentar essa interferência.
Concordo profundamente com as duas últimas intervenções do Diogo. E destaco esta última ideia. É que uma grande crítica que se faz à esterilização é que quem esteriliza está a olhar pelos seus interesses e não pelos interesses do cão. E penso que, logo aí, está-se a inquinar a questão. Admito que muita gente esterilize o seu cão a pensar no comodismo que lhe traz; mas muita gente não esteriliza o seu cão pela "confusão" que isso lhe faz. Ou seja, de um e de outro lado, há pessoas a tomar a sua decisão consoante os seus interesses e não os do cão. Mas, do mesmo modo, de um e do outro lado há pessoas que ponderam a sua decisão em função daquilo que acham ser o mais ajustado para o seu cão.diogosvp Escreveu:
esse argumento do criacionismo a mim, não me convence. Acho que a decisão tem que ser tomada em função do animal, e não consoante os interesses, convicções, crenças ou religião do dono.
Eu partilho da opinião do botas69, na totalidade. Há que ter bom senso. Há cães que pouco se cruzam com outros na rua, são momentos esporádicos e que rapidamente passam. Cada um é que tem de ponderar o que poderá ser mais benéfico para o animal... Eu em caso de dúvida prefiro deixar como está.lds6 Escreveu:Botas, não está, de todo!, a perceber o que eu estou a dizer.botas96 Escreveu:"eu não estou a pensar num estado natural-selvagem em que o animal não teria, pretensamente, condicionamentos para o seu comportamento. Estou simplesmente a pensar no ímpeto que está lá e que, seja por intervenção cirúrgica, seja por controlo do ambiente, esse ímpeto é sempre anulado pelo dono"
Quis disser,que no selvagem,quando chega aquela altura em que o "amor anda no ar",há condicionamentos sim senhor, de várias ordens e entre elas a repressão do mais forte ao mais fraco.Logo apesar de todos terem o ímpeto são poucos os que conseguem "enganar" a selecção natural e ver os seus genes manifestarem-se na próxima geração. (isto falando do geral e para o argumento de Deus,ou seja, o que você considera fazer-se de Deus,para mim é um simulacro das condições naturais se p.e. o Luís for realmente o Alpha).
Mas isto por aí também considero fraco,pois o homem há muito que reduziu a influência do natural em si e em tudo o que está na sombra da sua influência.
Para mim,o mais importante é não banalizar a castração/esterilização como forma de resolver todos os problemas,porque não resolve e tem um impacto sobre terceiros.
Analisar a fundo com muita ponderação para se feita,os seus efeitos mais negativos não se manifestarem,porque se for borrada,não há nada a fazer.
Mais uma vez, a ver se nos entendemos. Eu não estou a fazer nenhuma comparação com o estado natural-selvagem de um animal.
Também ninguém falou em fazer de Deus.
O que está em causa é, somente, a oposição entre duas opções: "deixar o cão intacto, como a Natureza o concebeu ou Deus o criou, ou lá como queiram definir" vs "esterilizá-lo"; e o que eu quis acrescentar a esta oposição foi: "deixar o cão intacto acaba por implicar que nós, os donos, tenhamos de fazer com a trela e com um controlo "pouco natural" aquilo que a esterilização faz, e que é, evitar gravidezes indesejadas". É só isto.
Se um cão intacto, na rua, encontra uma cadela com o cio, nós vamos evitar os encontros e frustrar qualquer coisa que pudesse passar-se. Ora, isto não tem nada a ver com o assunto da selecção natural; tem apenas a ver com o facto de que, mesmo quando não esterilizamos, continuamos a interferir com a "natureza" do cão.
PS: À lds6, li agora o seu último comentário. Sim eu diria que se trata DO botas69 e DA lds6

pois, mas diria mal. É O lds, ok?LuisSLB Escreveu:
PS: À lds6, li agora o seu último comentário. Sim eu diria que se trata DO botas69 e DA lds6
Quanto ao facto de ser escolha de cada um, creio que sobre isso já concordámos todos há imenso tempo...
over and out