Olá Pedro
O Becerrillo era o cão do conquistador Ponce de León, o seu filho Leoncillo pertencia ao Nuñez de Balboa, serviram na luta contra os indios americanos, que ficavam apavorados frente a eles.
Não tenho informação de que tenha sido considerado uma divinidade, mas sim que os espanhois pensavam que Deus o tinha enviado para ajudar-lhos na conquista de América, já que diziam que o Becerrillo tinha o juízo e o entendimento de um homem dos mais inteligentes.
Os cães cobravam como se fossem soldados (o Leoncillo chegava a cobrar o dobro do que um fusilero), em ouro e em escravos.
Pode ver, como curiosidade, esta página:
http://spanish-alano.com/sp1.htm
no apartado chamado "Los perros que llevaron los conquistadores a America" onde se fala sobre a raça provavel destes cães. Se tem dificuldade para ler em espanhol, posso ajudar-lho se quiser, e só pedir.
Para alem do escrito pelo fernandez de Oviedo acho que há qualquer coisa sobre os cães nas memorias do Padre Las Casas, outro cronista da Conquista.
Pensa-se que destes cães descende o "cimarrón", o cão de campo, gaúcho ou "criollo" sempre presente junto do homem de campo na Argentina e no Uruguay, pode ver isto no site:
http://www.redcanina.com/razas/cimarron.htm
Espero ter ajudado um bocado, é de facto um tema maravilhoso.
Alicia