criadores andam a enganar pessoas (LOP)
Moderador: mcerqueira
Não há nenhum documento aquando entrega do cão comprado que se possa preencher/assinar para garantir que o LOP será mesmo entregue? Visto alguns criadores ainda não terem recebido a papelada no momento da saída do cachorro.
Não percebo nada do assunto, mas penso que era bom o mesmo existir. Assim ao ser assinado pelo criador e novo dono, era acordado que dentro de X dias o LOP seria entregue ao dono, caso contrário que criassem algumas sanções perante o CPC ou algo do género, era meio caminho andado para alguns "criadores" se deixarem de brincadeiras.
Mas não sei, só uma ideia de um leigo no assunto de LOPs e afins...
Não percebo nada do assunto, mas penso que era bom o mesmo existir. Assim ao ser assinado pelo criador e novo dono, era acordado que dentro de X dias o LOP seria entregue ao dono, caso contrário que criassem algumas sanções perante o CPC ou algo do género, era meio caminho andado para alguns "criadores" se deixarem de brincadeiras.
Ora aí está...nem sequer sabia que isso se fazia nos cachorros (existiria há 5-6 anos???)..e ninguem me falou nisso. Só recentemente li que cá o tinham realizado num Buldogue e que isso já era feito há algum tempo em Inglaterra.Flashorde Escreveu:Poderia ter pedido um teste ADN.OLTERPIMO Escreveu:ah..e eu não estou nervosa...(o que não estou é "descansada" /certa..que o LOF seja genuino)
Se quer que lhe diga depois de tantos anos , quero lá saber mas...vejo por aqui muita gente a fazer as mesmas perguntas que eu fiz , quando o fui buscar E gostaria de ter tido alguém que me tivesse alertado, nessa altura.
Eu pedi um "DNA Profil" dos meus 2 Bull terrier. Muitas pessoas me perguntam para que quero isso. Bem, se um dia alguém tiver dúvidas sobre a proveniência dos cachorros (se correr tudo bem e for em frente com a criação), está tudo escrito preto no Branco.
Mas, lá está TUDO o que possa ajudar os potenciais compradores , tal como esse pedido do DNA , poderia ser ventilado em todos os foruns em que se pergunta "que fazer como trabalho de casa"...cá em Portugal fazem? Ou mandam fazer fora? deve ser aconselhado como rotina?
Mas pensando melhor...se se consegue falsificar o DNA dos humanos (para averiguar a parentalidade)...penso que da mesma forma se consegue fazer isso com os cachorros...vou parar com isto pq não pretendo lançar mais dúvidas..só contribuir para que os assuntos sejam discutidos abertamente
Pelo menos uma cópia do pedigree dos pais e do documento que comprova que o registo da ninhada e dos cachorros deu entrada no CPC.Toblito Escreveu:Não há nenhum documento aquando entrega do cão comprado que se possa preencher/assinar para garantir que o LOP será mesmo entregue? Visto alguns criadores ainda não terem recebido a papelada no momento da saída do cachorro.
"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo
Obrigado pela resposta dinodane...dinodane Escreveu:Pelo menos uma cópia do pedigree dos pais e do documento que comprova que o registo da ninhada e dos cachorros deu entrada no CPC.
Sempre é melhor que nada, sempre se fica com a garantia (aparente) de que a ninhada pelo menos foi registada.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jun 29, 2005 3:18 pm
Cá em Portugal tambem fazem. A minha dob fez o teste de ADN, tal como todos os cães do criadorOLTERPIMO Escreveu:Ora aí está...nem sequer sabia que isso se fazia nos cachorros (existiria há 5-6 anos???)..e ninguem me falou nisso. Só recentemente li que cá o tinham realizado num Buldogue e que isso já era feito há algum tempo em Inglaterra.Flashorde Escreveu:Poderia ter pedido um teste ADN.OLTERPIMO Escreveu:ah..e eu não estou nervosa...(o que não estou é "descansada" /certa..que o LOF seja genuino)
Se quer que lhe diga depois de tantos anos , quero lá saber mas...vejo por aqui muita gente a fazer as mesmas perguntas que eu fiz , quando o fui buscar E gostaria de ter tido alguém que me tivesse alertado, nessa altura.
Eu pedi um "DNA Profil" dos meus 2 Bull terrier. Muitas pessoas me perguntam para que quero isso. Bem, se um dia alguém tiver dúvidas sobre a proveniência dos cachorros (se correr tudo bem e for em frente com a criação), está tudo escrito preto no Branco.
Mas, lá está TUDO o que possa ajudar os potenciais compradores , tal como esse pedido do DNA , poderia ser ventilado em todos os foruns em que se pergunta "que fazer como trabalho de casa"...cá em Portugal fazem? Ou mandam fazer fora? deve ser aconselhado como rotina?
Mas pensando melhor...se se consegue falsificar o DNA dos humanos (para averiguar a parentalidade)...penso que da mesma forma se consegue fazer isso com os cachorros...vou parar com isto pq não pretendo lançar mais dúvidas..só contribuir para que os assuntos sejam discutidos abertamente

Se dá para falsificar ou não já não sei, mas quando se confia no criador penso que não há nada a temer.
Pedro
Eu acho que o facto do CPC dizer que não há ninhadas registadas, não significa que os cães não tenham LOP e os cachorros não venham a ter.
Pelo que sei é enviado para o CPC o registo provisório, e os futuros donos é que registam em seu nome o cachorro. Mas não tenho a certeza...
É certo que nos resultados das exposições organizadas pelo CPC aparecem criadores de BT portugueses, com cães premiados. Por isso os cachorros deveriam ter LOP.
Pelo que sei é enviado para o CPC o registo provisório, e os futuros donos é que registam em seu nome o cachorro. Mas não tenho a certeza...
É certo que nos resultados das exposições organizadas pelo CPC aparecem criadores de BT portugueses, com cães premiados. Por isso os cachorros deveriam ter LOP.

Última edição por Marrod em terça fev 12, 2013 3:25 pm, editado 2 vezes no total.
Hein? é criador e não Criador, e esse trocadilho já foi feito lá em cimaABLops Escreveu:Fátima II ????kitttten Escreveu:O que não invalidava que não tvesse visto a mãe do criador também

Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.
Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.
http://animalartportugal.blogspot.com/
www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.
Madalena Marques
Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.
http://animalartportugal.blogspot.com/
www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.
Madalena Marques
Não sabia que isso era possível. Mas então isso dificulta o controle. Como é que sabemos se os cachorros têm LOP ou não?Tumbleweed Escreveu:Então não quer dizer que não há registos. Quer dizer que os criadores não autorizam a divulgação da ninhada.
E depois do que aconteceu no canil Bellos Ventos, são capazes de ter bons motivos para isso.
O que aconteceu no canil Bellos Ventos? Deixaram de fazer criação?
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Usando as palavras da Dinodane, o CPF está à frente em mais coisas: aceita e faz vigorar contratos o que é muito importante para criadores e compradores, ficando cada um seguro do que está a vender e a comprar.
Lembro que para haver contrato apenso ao pedigree, tem obrigatoriamente que existir esse pedigree e o correspondente registo no LOP. Assim, isto também desencoraja as teorias do "com e sem pedigree" que vocês dos cães chamam LOP.
Dou exemplos:
Se eu não quero um gato meu reproduzido, borrifo-me no "com e sem" e vou mas é registar para poder lá colocar o meu contrato a dizer que não autorizo ninhadas.
Se eu tenho um grande gato e não o quero na posse do Gatil X porque acho que cheiram mal dos pés, vou é registar para colocar no meu contrato que a propriedade não pode ser transferida sem o meu acordo escrito.
Por sua vez o comprador tem escrito no contrato o que está a comprar, que testes (PKD) o exemplar tem feitos, vacinas, número de micro-chip e a que fim se destina. Se o criador fizer porcaria, o comprador tem na sua posse um contrato que o defende também.
Acho os contratos a melhor defesa do criador e do comprador.
Lembro que para haver contrato apenso ao pedigree, tem obrigatoriamente que existir esse pedigree e o correspondente registo no LOP. Assim, isto também desencoraja as teorias do "com e sem pedigree" que vocês dos cães chamam LOP.
Dou exemplos:
Se eu não quero um gato meu reproduzido, borrifo-me no "com e sem" e vou mas é registar para poder lá colocar o meu contrato a dizer que não autorizo ninhadas.
Se eu tenho um grande gato e não o quero na posse do Gatil X porque acho que cheiram mal dos pés, vou é registar para colocar no meu contrato que a propriedade não pode ser transferida sem o meu acordo escrito.
Por sua vez o comprador tem escrito no contrato o que está a comprar, que testes (PKD) o exemplar tem feitos, vacinas, número de micro-chip e a que fim se destina. Se o criador fizer porcaria, o comprador tem na sua posse um contrato que o defende também.
Acho os contratos a melhor defesa do criador e do comprador.
rudi independentemente da classificação que teve (atenção que atesta que o cão está dentro do estalão da raça, que compete em morfologia, temperamento, condição física e beleza confome é suposto) nos Boston, felizmente, são uma raça pouco difundida e consegue-se fazer bem o trabalho de casa.rudi12 Escreveu:Peço desculpa. A qualificação é que foi excelente.rudi12 Escreveu:Mas o meu boston, teve classificação de excelente nas 2 expos em Matosinhos/Porto. Tanto o ano passado como este ano. O que não me deixa nada nervosa. A não ser claro, que tambem ache que os 4 juris não sabem o que andam a fazer. Não sou criadora, nem vendo caes (só o levei às expos/Porto porque moro no Porto, e para ver os outros caes da mesma raça) . E dialógo neste forum, porque acredito que a maioria das pessoas que aqui anda, é gente de bem.OLTERPIMO Escreveu:o que eu vi, não foi a mãe do criador...foi a mãe do cachorro e a casa do criador
A classificação é o lugar em que fica o cao, 1º 2º 3º... é uma questão tecnica.
Não tenho dúvidas que o seu cão tem um LOP legítimo e de confiança.
E atenção eu não tenho nenhum cão deste criador, nem qualquer ligação ao mesmo.
Mas fazendo um bom trabalho de casa consegue-se separar bem quem é sério e quem não é!
Por isso extrapolando para outras raças penso que quando as pessoas são sérias atestam de formas credíveis, quer seja por documentação, testes de ADN, etc, que os documentos/genealogia são legítimos e não uma trafulhice qualquer.
Quando há entraves e problemas aí é de desconfiar e nunca pagar o que quer que seja quando não se está seguro.
Mas isto é a minha maneira de ver as coisas.
E agora pergunto se lhe dizem que os cachorros têm lop, porque não pede uma cópia ou informação dos LOP dos pais para que possa confirmar junto do CPC, por exemplo?
Na listagem até pode não aparecer mas perguntando directamente ao CPC e explicando o porquê com dados e factos talvez lhe confirmem o que pretende.

Vêem-se alguns criadores, quer de cães, quer de gatos, que disponibilizam contratos de compra e venda do animal, com cláusulas bastante justas quer para o comprador, quer para o vendedor. Isto de criadores mesmo, e não das ditas "empresas vendedoras de animais". Numa pesquisa rápida no google encontram-se logo alguns exemplos.
Exemplos rápidos: O criador tem responsabilidade sobre doenças hereditárias, genéticas, etc, que se manifestem nos primeiros tempos de vida da cria vendida, entre outras responsabilidades. Assim como o comprador se compromete a não cruzar o cachorro que está a comprar com um outro cachorro que não da mesma raça, entre muitas outras coisas, como as condições de vida proporcionadas ao cachorro e etc.
Isto para dizer que entre essas cláusulas está a de o criador se comprometer a entregar o LOP do cachorro ao comprador, assim que o CPC o expedir. Não sei é até que ponto esses contratos de compra e venda serão "legalmente legais", se é que me entendem
Se tanto um interveniente, como o outro, caso não cumpra, possa ser responsabilizado à seria.
Se houver alguém com conhecimentos jurídicos, em direito, ou seja lá de que o assunto se tratar, que possa esclarecer a validade dos mesmos, agradecia.
Exemplos rápidos: O criador tem responsabilidade sobre doenças hereditárias, genéticas, etc, que se manifestem nos primeiros tempos de vida da cria vendida, entre outras responsabilidades. Assim como o comprador se compromete a não cruzar o cachorro que está a comprar com um outro cachorro que não da mesma raça, entre muitas outras coisas, como as condições de vida proporcionadas ao cachorro e etc.
Isto para dizer que entre essas cláusulas está a de o criador se comprometer a entregar o LOP do cachorro ao comprador, assim que o CPC o expedir. Não sei é até que ponto esses contratos de compra e venda serão "legalmente legais", se é que me entendem

Se houver alguém com conhecimentos jurídicos, em direito, ou seja lá de que o assunto se tratar, que possa esclarecer a validade dos mesmos, agradecia.
Eu não sou de área jurídica mas sempre fiquei com a idéia que os contratos entre 2 partes gozam de boa fé e tem forma livre.
O que é que faz um contrato ser mais fidedigno com uma empresa do que com um particular em tribunal?! Tenho para mim que existe pouca diferença ou nenhuma.
Agora a justiça em Portugal funcionar em tempo útil isso é o que se sabe....
O que é que faz um contrato ser mais fidedigno com uma empresa do que com um particular em tribunal?! Tenho para mim que existe pouca diferença ou nenhuma.
Agora a justiça em Portugal funcionar em tempo útil isso é o que se sabe....