Glândulas anais, uma chatice.

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Argay
Membro Veterano
Registado: quarta mar 07, 2012 10:46 am

quarta fev 13, 2013 8:49 pm

Um bocadinho de aveia cozida é excelente para o intestino. As fezes ficam mais volumosas. Uma colher pequena, não é uma pratada.
Maçã e abóbora também é bom.
<p>"Se a tourada &eacute; cultura, canibalismo &eacute; gastronomia"</p>
<p>&nbsp;</p>
sofiaabreulopes
Membro Veterano
Registado: quarta mar 29, 2006 8:19 pm
Localização: Micas Maria, Tobias Manuel, Lolita, *Ratatui* *Tucha Maria*

quarta fev 13, 2013 8:51 pm

Argay Escreveu:Um bocadinho de aveia cozida é excelente para o intestino. As fezes ficam mais volumosas. Uma colher pequena, não é uma pratada.
Maçã e abóbora também é bom.
os meus fruta - maçã (a qual a ração tembém tem), pera, cenouras cruas comem... e a aveia misturo na ração? ela tadinha por vezes parece que o coco até é duro demais - faz cá uma ginástica na hora de fazer... :oops: mas depois não é duro, é normal até
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The little creature said, &ldquo;Dear Lord,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">There&rsquo;s not one name left for me.&rdquo;</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The Father smiled and softly said,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">&ldquo;I&rsquo;ve left you &rsquo;til the end.</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">I&rsquo;ve turned my own name back to front,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">And called you Dog, my friend!&rdquo;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><a href="http://chamaram-mesafira.blogspot.com/" ... om/</a></p>
<p><a href="http://www.patavermelha.com/">http://ww ... /</a>&nbsp;
</p>
<p>&nbsp;</p>
srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

quarta fev 13, 2013 8:56 pm

sofiaabreulopes Escreveu:
Pois eu tentei, mas sou uma caguinchas - tenho medo de a magoar - ela queixa-se, e tenho medo ainda maior de fazer burrada :?
Eu é mesmo porque não sai nada!! :D
A minha também é muito mariquinhas, mas nestas coisas fica suspensa e a "dar ao pedal" :D Tem uma certa piada, mas não a magoo.

Mas fui ler o outro artigo e também diz que não se deve abusar deste procedimento e que em princípio, se as fezes não forem moles, que as mesmas exercem essa tal pressão nas glandulas e não é preciso ir limpa-las...
(eu dou ração)

Quero ver se amanhã me lembro pelo menos de inspeccionar a área (tarefa fácil, para leiga que vai tentar ver por baixo daquele pêlo todo...)
kat149
Membro Veterano
Registado: sábado set 12, 2009 7:16 pm

quarta fev 13, 2013 8:59 pm

Obrigada pelas dicas :)
E tenho a mesma pergunta que a sofiaabreulopes a aveia mistura-se na ração?
A Kaya come de tudo, por isso não há grandes problemas. Até o que não deve :twisted:
Se bem que eu não goste particularmente da ração que lhe dou, acho que não está assim nada de especial quanto a fezes, nem moles nem durinhas... Já tentei mudar mas não correu bem portanto ando a fazer "pesquisas" antes de me aventurar em nova troca.
kat149
Membro Veterano

quarta fev 13, 2013 9:02 pm

A Kaya, quanto mais lhe levanto o rabo mais ela o mete pra baixo. A cauda fica levantada porque eu a agarro mas depois baixa mesmo a zona do rabo até ficar colada ao chão :roll: e andamos numa guerra :lol: ultimamente chamo-a e vem ter comigo toda encolhida, quem a visse diria que a espanco todos os dias :evil:
sofiaabreulopes
Membro Veterano
Registado: quarta mar 29, 2006 8:19 pm
Localização: Micas Maria, Tobias Manuel, Lolita, *Ratatui* *Tucha Maria*

quarta fev 13, 2013 9:03 pm

SrYuki, se estiverem inchadas e ou inflamadas, vai ver que não lhe passa despercebido - fica um alto, e na pior das hipoteses, como na 1ª vez da minha Micas Maria, estava vermelho, com uma fistula - e eu a 300 Km a ligar para o meu VET e ele a dizer que tinha de espremer aquilo - claro que eu lhe disse que ele era doido, mas lá fiz - tadinha, ficou mais aliviada, mas logo no dia a seguir, estava no VET. Foi a vez pior, pois não estava alerta, nem sabia que podia acontecer :?
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The little creature said, &ldquo;Dear Lord,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">There&rsquo;s not one name left for me.&rdquo;</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The Father smiled and softly said,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">&ldquo;I&rsquo;ve left you &rsquo;til the end.</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">I&rsquo;ve turned my own name back to front,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">And called you Dog, my friend!&rdquo;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><a href="http://chamaram-mesafira.blogspot.com/" ... om/</a></p>
<p><a href="http://www.patavermelha.com/">http://ww ... /</a>&nbsp;
</p>
<p>&nbsp;</p>
srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

quarta fev 13, 2013 9:09 pm

sofiaabreulopes Escreveu:SrYuki, se estiverem inchadas e ou inflamadas, vai ver que não lhe passa despercebido - fica um alto, e na pior das hipoteses, como na 1ª vez da minha Micas Maria, estava vermelho, com uma fistula -
Obrigada pela dica.
Ela de vez em quando "anda de carrinho". Mas desde sempre. Tanto é que ela fez isto na frente da veterinária com cerca de 3 meses, a vet limpou-lhe as glandulas (não tinham nada!!!), explicou-me como se fazia e ainda fizemos um exame ás fezes, em que também não tinha nada. Portanto, ela faz isto. Mas de vez em quando dar só uma olhadela mais atenta, não custa!
Argay
Membro Veterano

quarta fev 13, 2013 9:34 pm

Acho que se lhe meterem a colherzita de aveia à frente, marcha tudo.
Aveia é tão bom.
<p>&nbsp;</p>
kat149
Membro Veterano

quarta fev 13, 2013 9:38 pm

E é quanto? Uma colher por dia, por semana? Assim em média :P acho que vou começar a experimentar!
Argay
Membro Veterano

quarta fev 13, 2013 9:51 pm

<p>&nbsp;</p>
__dani__
Membro Veterano
Registado: sábado jul 01, 2006 10:43 pm

quinta fev 14, 2013 2:15 am

Argay Escreveu:
bhess Escreveu:Não é chatice nenhuma se mantiver isso controlado. A groomer dos meus costuma verificar isso, estou sempre descansada. :wink:
Não deixe a groomer despejar as glândulas aos seus cães. Primeiro, porque são os cães que as despejam. Segundo, porque pode causar danos sérios nas glândulas.
Argay, como retrata o tópico, alguns cães não conseguem eliminar as glândulas sozinhos. Há casos em que nós temos de drena-las para o seu bem estar. Um groomer tem formação para saber quando deve drenar as glândulas e como o fazer de forma correcta, é um procedimento bastante simples e previne que o problema avance para algo mais grave. Não o faço nunca, em circunstância alguma, quando os cães conseguem elimina-las sozinhos, porque tornaria-os dependentes deste processo.
No meu caso, já estou tão familiarizada com esta questão, que noto, só de tocar (e em alguns casos só de olhar) que o cão precisa de ajuda para drenar as glândulas anais. Muitas vezes sou eu que toco nesta questão aos donos e pergunto se ele anda a raspar o rabito no chão, ou a lamber muito a zona, e na maior parte das vezes confirmo a minha suspeita, o engraçado (sem graça) é que os donos não faziam a minima ideia que o cão estava aflito com as glândulas inflamadas. Desta forma acabo por previnir situações desagradaveis.
Acredito q aconteça o mesmo no caso da Bhess, já que a groomer dos cães dela, do que sei, sabe bem o que faz. :wink:
colette
Membro Veterano
Registado: quarta set 04, 2002 1:49 pm

quinta fev 14, 2013 8:59 am

Estava bem arranjada se tivesse que ir ao veterinário, de cada vez que é necessário despejar as glândulas anais aos meus cães.
É um procedimento bem simples, embora pouco agradável e mal cheiroso, na maioria dos casos. E alguns cães não gostam nada.
Os veterinários (pelo menos, aos que eu vou) costumam ensinar os donos a fazê-lo.
<p>Au d&eacute;but, Dieu cr&eacute;a l'homme. Mais en le voyant si faible, il lui fit don du chien. (Toussenel)</p>
nbraganca
Membro
Registado: terça jun 21, 2011 8:50 am

quinta fev 14, 2013 9:10 am

Segundo me explicaram isto varia muito de cão para cão. O meu tem de ir à limpeza a cada dois meses. Quando começa a andar muito com o focinho no rabiosque já sei... E convém andar em cima porque senão até podem formar cristais e aí é mesmo doloroso...
bhess
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm

O meu traquina: Calvin

A minha princesa: Lolita

quinta fev 14, 2013 10:52 am

Argay Escreveu:
bhess Escreveu:Não é chatice nenhuma se mantiver isso controlado. A groomer dos meus costuma verificar isso, estou sempre descansada. :wink:
Não deixe a groomer despejar as glândulas aos seus cães. Primeiro, porque são os cães que as despejam. Segundo, porque pode causar danos sérios nas glândulas.
Eu não disse que as despejava, disse que verifica esse aspecto, assim como verifica os ouvidos, as unhas, etc. Se precisarem deve despejar e confio plenamente nela para o fazer. Se um dono que até nem sabe o que são as glândulas anais dos seus cães pode aprender com o veterinário a fazê-lo porque é que não posso deixar uma pessoa com vastos anos de experiência em canicultura, criadora e excelente groomer esvaziar as glândulas dos meus?
Obrigada pela preocupação mas a pessoa em questão é de extrema confiança. :wink:
"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas..."

Calvin
Argay
Membro Veterano

quinta fev 14, 2013 11:21 am

Causas
(...)O esvaziamento regular e não necessário das glândulas anais por parte de groomers ou veterinários pode levar à lesão das glândulas, que ficam dependentes deste procedimento.
Como qualquer outro problema de saúde, devem-se descobrir as causas e actuar sobre elas. Mas cada um saberá o que acha ser melhor.
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Cães”