Leishmaniose

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Fruntcha
Membro
Registado: sexta nov 21, 2008 4:40 pm

quinta fev 14, 2013 11:17 am

Olá a todos!

Os meus pais têm uma cadela que neste momento está a perder o pêlo principalmente nas patas traseiras. Decidimos levá-la a uma vet para ver o que se passava e ela pôs logo a hipótese de leishmaniose :( O resultado da análise já saiu e deu inconclusiva. Daqui a sensivelmente 1 mês vamos repeti-la.

Como não fiquei contente com o facto da vet ter ignorado todos os meus comentários relativos a reacções alérgicas que a cadela costuma ter a pulgas, moscas, etc, resolvi procurar uma segunda opinião. Levei-a à Faculdade de Medicina Veterinária e qual é o meu espanto quando o vet olha para a cadela e diz imediatamente que ela está com uma gravidez psicológica! Para além disso disse que ela tem o pêlo rarefeito e muita seborréia o que pode significar um distúrbio hormonal. Como ela também está muito gorda pôs-se a hipótese de problemas na tiróide. Estou a aguardar o resultado da análise relativa às hormonas e se não der em nada parte-se para a tiróide. Entretanto ele passou-lhe um medicamento (não posso dizer o nome pois não me recordo e não estou perto dele) para ser administrado durante 4 dias para o problema cutâneo. No primeiro dia em que tomou o medicamento, tudo bem. Mas nos seguintes deixou de comer. Neste momento não come há 3 dias e hoje começou a fraquejar das patas traseiras.

A minha questão é: será que a fraqueza advém de ela não comer há alguns dias? Ou será um sintoma de leishmaniose?

Falei há pouco com o meu pai e ele está neste momento a fazer-lhe arroz para ver se ela pega nisso, já que na ração nem toca.

Sintam-se à vontade para colocar qualquer questão.

Obrigada.
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

quinta fev 14, 2013 11:21 am

Não consegue ligar para o vet e expor-lhe o caso?
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
sofiaabreulopes
Membro Veterano
Registado: quarta mar 29, 2006 8:19 pm
Localização: Micas Maria, Tobias Manuel, Lolita, *Ratatui* *Tucha Maria*

quinta fev 14, 2013 11:22 am

esse possível efeito secundário DEVE ser reportado ao VET que prescreveu o medicamento, por forma a que ele a possa esclarecer devidamente - eu já lhe teria ligado.

sintomas de Leishmania -
http://whippetp.no.sapo.pt/leishmaniose.htm

mas por favor, não me faça arrepender de ter colocado aqui o link, e fale como VET - a cadela pode estar a reagir mal ao medicamento e não ter nada a ver com nada
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The little creature said, &ldquo;Dear Lord,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">There&rsquo;s not one name left for me.&rdquo;</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The Father smiled and softly said,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">&ldquo;I&rsquo;ve left you &rsquo;til the end.</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">I&rsquo;ve turned my own name back to front,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">And called you Dog, my friend!&rdquo;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><a href="http://chamaram-mesafira.blogspot.com/" ... om/</a></p>
<p><a href="http://www.patavermelha.com/">http://ww ... /</a>&nbsp;
</p>
<p>&nbsp;</p>
Fruntcha
Membro

quinta fev 14, 2013 11:30 am

Floripes3 Escreveu:Não consegue ligar para o vet e expor-lhe o caso?

É mesmo o melhor. Vou pedir ao meu pai que o faça. Entretanto já temos consulta marcada para sábado.
Fruntcha
Membro

quinta fev 14, 2013 11:35 am

sofiaabreulopes Escreveu:esse possível efeito secundário DEVE ser reportado ao VET que prescreveu o medicamento, por forma a que ele a possa esclarecer devidamente - eu já lhe teria ligado.

sintomas de Leishmania -
http://whippetp.no.sapo.pt/leishmaniose.htm

mas por favor, não me faça arrepender de ter colocado aqui o link, e fale como VET - a cadela pode estar a reagir mal ao medicamento e não ter nada a ver com nada
Não há problema nenhum com o link que pôs :) Eu própria quando surgiu a hipótese de leishmaniose percorri todos os sites que falavam da doença. Não digo que a Kali não a tenha mas acho pouco provável. Ela encontra-se gorda e antes da medicação tinha muito apetite. O único sintoma que leva a pensar na doença é mesmo a falta de pêlo nas patas traseiras, de resto não tem mais sintoma nenhum (excepto a fraqueza neste momento que ainda não se sabe de onde vem). O segundo vet disse-me inclusive que não podia dizer com toda a certeza que ela não estava com leishmaniose mas que não lhe parecia mesmo nada e explicou-me porquê.
Arguida2
Membro Veterano
Registado: segunda jul 16, 2012 11:35 am

quinta fev 14, 2013 11:49 am

Obviamente que não sou vet mas, por aquilo que diz, quer-me parecer que o facto dela não comer, deve ter a ver com algum efeito adverso à medicação. No entanto, FALE com o vet pois ninguém melhor do que ele para a esclarecer.

Quanto ao facto de achar que a cadelita não tem leishmaniose (oxalá assim seja) pelo facto de, até fazer esta medicação ter apetite e estar "badocha" :wink: , isso não quer dizer nada.

Tive um canito com leish e só começou a emagrecer nos 2 últimos de vida quando começou a piorar da insuficiência renal. :cry:

Os meus pais têm uma cadelita com esta doença e, está super badocha ... apetite é com ela. :wink:

As melhoras da cadelita e vá dando notícias.
Fruntcha
Membro

quinta fev 14, 2013 11:50 am

Acabei de falar com o meu pai. Parece que a Kali comeu o arroz todo que ele fez :D

De qualquer das maneiras vai ligar para o vet a expôr-lhe a situação e caso seja necessário vamos lá com ela antes de sábado.
Arguida2
Membro Veterano

quinta fev 14, 2013 11:51 am

Fruntcha Escreveu:Acabei de falar com o meu pai. Parece que a Kali comeu o arroz todo que ele fez :D

De qualquer das maneiras vai ligar para o vet a expôr-lhe a situação e caso seja necessário vamos lá com ela antes de sábado.
:D :D :D Chame-lhe parva. :D :D :D

Arrozinho em vez de ração ... passa logo a "doença". :wink:
Fruntcha
Membro

quinta fev 14, 2013 11:57 am

Arguida2 Escreveu:Quanto ao facto de achar que a cadelita não tem leishmaniose (oxalá assim seja) pelo facto de, até fazer esta medicação ter apetite e estar "badocha" :wink: , isso não quer dizer nada.

Tive um canito com leish e só começou a emagrecer nos 2 últimos de vida quando começou a piorar da insuficiência renal. :cry:

Os meus pais têm uma cadelita com esta doença e, está super badocha ... apetite é com ela. :wink:

As melhoras da cadelita e vá dando notícias.
E como é que foi com o seu cãozinho? Já estava velhote? É que sei de casos em que eles levam uma vida normal mas sempre a tomar medicação. Só têm de fazer exames regulares para ver se não têm uma recaída. Também sei de outros em que os "cachorros" não se aguentam e infelizmente morrem.
Arguida2
Membro Veterano

quinta fev 14, 2013 12:20 pm

O meu cão quando se descobriu que tinha leishmaniose infelizmente já tinha insuficiência renal. :cry: Mesmo assim viveu mais 3,5 anos fazendo uma vida perfeitamente normal. Fazia medicação e ração renal para além de exames regulares.

Em Março de 2011 teve nova recidiva da leish que associada à insuficiência renal que se agravou, mais febre da carraça, infelizmente não conseguiu combater a doença. Fizémos tudo ao nosso alcance, mas teve de ser eutanasiado em Agosto desse ano. :cry: :cry: Era o canito da minha vida. :cry:

Os meus pais têm uma menina que para além da leish teve inúmeros problemas de saúde (foi resgatada do canil de Portimão). Conseguimos que ela ultrapassasse todas as maleitas sendo que está óptima, gorda que nem um texugo e, como felizmente não tinha ainda nenhum orgão afectado, só faz a medicação diária e exames regulares para controlo. :wink:
Fruntcha
Membro

quinta fev 14, 2013 1:28 pm

Arguida2 Escreveu:O meu cão quando se descobriu que tinha leishmaniose infelizmente já tinha insuficiência renal. :cry: Mesmo assim viveu mais 3,5 anos fazendo uma vida perfeitamente normal. Fazia medicação e ração renal para além de exames regulares.

Em Março de 2011 teve nova recidiva da leish que associada à insuficiência renal que se agravou, mais febre da carraça, infelizmente não conseguiu combater a doença. Fizémos tudo ao nosso alcance, mas teve de ser eutanasiado em Agosto desse ano. :cry: :cry: Era o canito da minha vida. :cry:

Os meus pais têm uma menina que para além da leish teve inúmeros problemas de saúde (foi resgatada do canil de Portimão). Conseguimos que ela ultrapassasse todas as maleitas sendo que está óptima, gorda que nem um texugo e, como felizmente não tinha ainda nenhum orgão afectado, só faz a medicação diária e exames regulares para controlo. :wink:
Lamento pelo seu cãozinho :( Acredito que tenha feito o seu melhor por ele assim como eu irei fazer pela Kali caso seja necessário.

Muito obrigada por ter contado a sua experiência assim como a dos seus pais.

Mal tenha notícias acerca do estado da cadelita dos meus pais publico. Por enquanto só me resta mesmo esperar e ter muita esperança de que não será nada grave :D
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

quinta fev 14, 2013 2:24 pm

Antes de mais, sou um lavrador analfabeto em relação a medvet.
Fale com o vet coloque-lhe as questões todas e mais algumas e peça resposta como se fosse uma criança de 5 anos (sim, sou um chato nestas questões).
Há uma maneira muito simples para ver se o cão tem leish, uma análise ao sangue.
Aí mata os "fantasminhas" todos, ou não.
No meu caso, por causa da vacinação.
Escolhi que fosse feita em laboratório para ser menos falível e invés de esperar 10m ou 15m esperei dois ou três dias.
Segundo o nada de nada que sei, há três resultados possíveis.
Positivo
Negativo
Negativo com florescências basais.

Será que o problema cutâneo não será uma alergia à ração?
O que ela come? E que quantidades?

Veja isto.
http://www.renalvet.com.br/endocrinolog ... -cushing-/

Hemograma? bioquímicas? análises à urina?

Isto só são questões.

Por alguma razão não sou vet, não percebo nada da fruta
Arguida2
Membro Veterano

quinta fev 14, 2013 2:28 pm

Se Deus quiser não irá ser nada de grave. :wink:

Cá ficamos à espera de notícias.
Fruntcha
Membro

quinta fev 14, 2013 2:48 pm

botas96 Escreveu:Antes de mais, sou um lavrador analfabeto em relação a medvet.
Fale com o vet coloque-lhe as questões todas e mais algumas e peça resposta como se fosse uma criança de 5 anos (sim, sou um chato nestas questões).
Há uma maneira muito simples para ver se o cão tem leish, uma análise ao sangue.
Aí mata os "fantasminhas" todos, ou não.
No meu caso, por causa da vacinação.
Escolhi que fosse feita em laboratório para ser menos falível e invés de esperar 10m ou 15m esperei dois ou três dias.
Segundo o nada de nada que sei, há três resultados possíveis.
Positivo
Negativo
Negativo com florescências basais.

Será que o problema cutâneo não será uma alergia à ração?
O que ela come? E que quantidades?

Veja isto.
http://www.renalvet.com.br/endocrinolog ... -cushing-/

Hemograma? bioquímicas? análises à urina?

Isto só são questões.

Por alguma razão não sou vet, não percebo nada da fruta
Acho que as análises que o segundo vet mandou fazer é mesmo para essa doença! Síndrome de Cushing! Estou recordada dele ter falado nisso. Só não consegui decorar a palavra porque era fora do normal.

Nunca pensei que pudesse ser da ração mas é uma hipótese a considerar. Começamos por lhe dar Royal Canin mas como ela era um pisco a comer decidimos dar-lhe por duas vezes Orlando, do Lidl. Eu sei que essa ração é muito má mas numa situação de desespero pensa-se em tudo e mais alguma coisa. Depois de ela ter experimentado a do Lidl começou a comer super bem a da Royal Canin (maxi adult) e desde então é apenas essa que ela come.

Em relação à leishmaniose, fizemos analises ao sangue. Soube o resultado um dia depois pois tenho conhecimentos no lab onde a analise foi feita.
O que diz no relatório da analise, muito resumidamente, é o seguinte:
Exame pretendido: Parasitológico - Pesquisa Leishmaniose
Exame: Pesquisa de anticorpos de leishmaniose (reacção de imunofluorescência indirecta)
Resultado: Suspeito - Títuto 1/50
Arguida2
Membro Veterano

quinta fev 14, 2013 3:08 pm

Uma das hipóteses considerada foi o síndroma de cushing???

Isto de quem tem/teve vários cães ... infelizmente há sempre um com maleitas e, também tive uma cadelita com esta doença. :cry:

Diga-me uma coisa: A Kali para além de comer muito também bebe muita àgua? A barriga dela tem uma forma "abaulada"? E o posicionamento das patas? Parece que ficam "abertas para os lados"?

Quanto à leishmaniose, o Martim tinha 1/320 e a Estrelita tinha 1/80. Segundo o vet, a Estrelita ainda foi apanhada muito no princípio da doença ao contrário do Martim.
Responder

Voltar para “Cães”