O que não faltam são espécies de geckos tropicais
Dando como exemplo alguns géneros mais acessíveis:
- Género Gekko (tokay, white lined gecko, golden gecko) - são espécies grandes (+- 25cm) e geralmente com mau feitio, mas sem dúvida muito interessantes.
- Género Rhacodactylus (cresteds, gargoyles, leachianus, etc.) - são espécies mais pequenas (à excepção dos leachianus) com cores geralmente mais para o escuro e muito interessantes também.
- E depois tens os geckos diurnos, desde os Phelsuma aos Lygodactylus, que são espécies mais pequenas (à excepção dos grandis) e muito mas mesmo muito bonitos, com cores muito vivas.
Pessoalmente sou suspeito porque adoro tudo quanto é osga arborícola. A "desvantagem" dos diurnos é o custo da UVB, mas por outro lado são espécies que se observam mais frequentemente, enquanto os geckos nocturnos passam o dia inteiro a dormir atrás de uma folha e só acordam ao fim do dia. Tendo as devidas condições eu optaria por uma espécie diurna, como os
Phelsuma madagascariensis grandis, Phelsuma dubia ou Lygodactylus williamsi.
A escolha depende de si, com certeza terá algum gosto especial por uma espécie particular, tendo sempre em conta o espaço e orçamento disponivel. Boa sorte
PS: falando em lagartos tropicais que não geckos, tem ainda os basiliscus e espécies semelhantes, dos quais gosto bastante mas conheço pouco ou nada.