Tentar mordiscar as mãos

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
lds6
Membro Veterano
Registado: domingo out 28, 2012 1:49 am

sexta fev 15, 2013 7:09 pm

nicosa Escreveu:Desculpem-me as " sensiblidades" que vou ferir... mas com estes dentes, não posso nem quero dar-me ao luxo de ceder e ficar a pensar se uma mordiscadela dada agora é a brincar ou é a sério. Claro que não vou espancar o cão mas uma palmadita de certeza que sai.
Imagem
Nicosa,

numa coisa concordamos, pelo menos. Pensar se é brincadeira ou se não é leva a muito pouco; o que importa é pensar na forma como lidar com a questão.
Mas, repare, se vai dar uma palmadita, então é porque o cão já cometeu o mau comportamento. E se existem métodos que funcionam preventivamente e evitam que o cão cometa sequer os erros, então por que razão as pessoas insistem na palmada enquanto método?

Repare a Nicosa, e quem mais quiser. Ninguém acusou ninguém de espancar quem quer que fosse. Isso é sempre uma assunção de assunção, ou seja, quando alguém critica a palmada enquanto método, assume-se logo que essa pessoa está a criticar a palmada por ser maus tratos, ou por achar que é espancamento, etc. Não; a mim não faz assim tanta confusão que as pessoas levantem a mão para o seu cão, mas, por favor, sejamos inteligentes; uma coisa é uma reacção instintiva (que está no nosso sangue latino; por exemplo, conheço pessoas do norte da europa que se espantam com a facilidade com que "nós" batemos nos nossos cães...); ok, tudo bem, eu não o faço (controlo-me a esse ponto porque sei as consequências, sei que eu próprio acho injusto, e sei que sou mais ou menos temperamental, pelo que, à partida, já me controlo por defeito), mas não me incomoda que se faça isso. O que me incomoda, e muito, é que se faça da palmada um instrumento de educação, ou seja, que se recorra, metodicamente, à palmada, ao jornal, ao mata-moscas, etc. Isso é que está profundamente errado, desde logo porque estamos à espera do erro para castigar. E como o castigo é físico, muitas vezes as respostas dos cães também o são.
Mais: acho fantástico que as pessoas falem das palmadas como se de uma grande novidade se tratasse; meus caros: esse é o método da grande maioria da população de donos, em Portugal. E se tem resultado convosco, com outras pessoas descambou em consequências piores; e, claro, também me vão dizer que o mimo em excesso e a falta de limites também descambou em consequências graves. Com certeza, mas (i) por que é que o erro de um lado desculpabiliza o outro? e (ii) quem é que disse que a alternativa às palmadas (enquanto método) é murchar as regras e deixar de impor limites? é muito conveniente caricaturizar uma coisa que não nos damos ao trabalho de estudar e compreender a fundo.
Por fim, os cães, regra geral, aceitam serem batidos; muitas vezes até aceitam maus tratos severos, e nunca saem do pé do dono. Isso também acontece classicamente com muitas esposas (e, já agora, com muitos maridos, porque não); e daí? logo porque os cães pareçam responder bem às palmadas ou a coisas piores, isso legitima que o façamos? Quantas vezes já ouviram dizer que os cães também sempre passaram bem sem banhos todos catitas, sem rações todas cuidadas, sem sofás para dormir, etc. etc.? E daí? Por que é que continuamos a usar a desculpa do "sempre se fez x" para continuar a fazer x?

Isto, no fundo, é sempre uma questão de escolhas...
lds6
Membro Veterano

sexta fev 15, 2013 7:15 pm

margoustink Escreveu:Há cães que até aceitam essas chapadas e tudo funciona aparentemente.
Mas também me parece que resulta pelo medo e não pelo respeito geralmente são cães muito mais indisciplinados e repetem o comportamento.

No entanto, há pessoas que dizem maravilhas que faz as palmadas, mas para mim as palmadas é mais uma descarga de frutação por parte do dono.

E por outro lado, uma palmada não será assim tão maravilhosa ou não havia tantas opiniões contrárias.
Concordo a 100%.
E quando a Margoustink diz que um cão, quando responde a uma palmada, o faz pelo medo, não estará, penso eu, a dizer que esse cão tem medo do dono; simplesmente, tem medo de fazer o comportamento X porque já sabe que vai levar uma palmada. Aliás, não é justamente essa a intenção das palmadas? Não voltes a fazer isso, senão levas.. é isto, não é?
No fundo, para mim, o mais importante, a Margoustink resumiu muito bem (ao contrário de mim que sofro de verborreia...): a palmada é uma descarga de frustração, é uma reacção instintiva. Quando passa a ser metódica, aí passamos para o campo da ignorância.
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

sexta fev 15, 2013 7:21 pm

lds6, respeito a sua opinião mas vou ser honesta: lido com os cães de forma instintiva e nem sequer penso em métodos preventivos ou não. Sai o que sai e pronto. Aprendi e ficou no disco rígido.

Há uma série de coisas que para mim passaram a ser naturais e fazem parte da minha maneira de ser: não andam a puxar-me, não mexem nas minhas coisas, não me desafiam a mim ou a qualquer outra pessoa na minha presença.

Porque procedo sempre da mesma forma, eles sabem o que podem ou não fazer. E, obviamente, não podem mordiscar as minhas mãos e nem é coisa que lhes passe pela cabeça. Podem sim mordiscar os meus pés (o macho DA tem um fetiche qualquer) mas só se estiver distraída a ver futebol e se não me magoar. Se doer leva um "chega para lá" no nariz e acabou a história.

Mas os meus cães estão sempre comigo e isso facilita. Não tenho que pensar em métodos ou estratégias. Eles sabem o que espero deles e o que esperam de mim.
lds6
Membro Veterano

sexta fev 15, 2013 7:25 pm

JosueRod Escreveu:Ola Bom Dia.

Sim o cão já é meu à 6 anos, mas têm estado livre e à vontade dele no jardim, passeava pouco e quando o fazia era para me levar a mim "pendurado" na trela ( está agora com 35 Kg ) , tinha o terrível habito de fugir sempre que podia até que teve um acidente com outro cão ... e tive de mudar algumas coisas ...

Uma dela é essa , estou a tentar trazê-lo para dentro de casa e a tentar ensina-lo quem manda lá dentro ... ( e já agora lá fora também ... não quero que ele fuga mais ... e ainda não tenho "confiança" para o deixar sozinho em casa ... )

sobre as mordicadelas , apenas começaram agora ... ( também só agora é que começou a ser "contrariado" ) , mas está a aprender bem ... já não puxa (tanto) a trela quando vai passear ( actualmente vai 3x por dia ) e já obedece a algumas regras ... ( ex: actualmente estou a tentar ensina-lo a não sair de casa ou do portão sem mim ... e eu saio sempre primeiro ... bom ... algumas coisa que se aprende com o "encantador de cães" :-) )

já tentei dar-lhe um "afasta moscas" no focinho quando ele começa a mordiscar ... mas ele leva para a brincadeira ... começa logo a abanar a cauda e salta para cima de mim ... :-|

Quando saímos de casa , está sempre a empurrar-me com o focinho ... mas não se mete á minha frente e já para no portão quando lhe digo para parar ... ( durante 3 segundos ... o que para mim é óptimo ! porque inicialmente ignorava-me completamente ! )

Mas sei que ainda tenho muito trabalho pela frente ...

Relativamente ao treinador ... pois é ... grande surpresa ... foi lá a casa uma vez , impecável, fez lá um discurso motivador fantástico e ... a partir daí, nunca mais .... ( é pá ... se o cão é "intreinável" que me diga ... agora não aparecer mais e não atender o telefone ... acho que não é muito profissional ) .... contratar pessoal com anúncios no OLX ... nunca mais ... :-(

( desculpem pelo Post tão longo ! )

Ob.

Josué Rodrigues
Josué,

penso que já tem várias indicações de como proceder, ao longo deste tópico. E para todos os gostos. Veja o que mais lhe convém, como é óbvio, e informe-se sempre cada vez mais. Não se deixe ficar por ideias que são aceites por todos só porque sim; interrogue-as e pergunte realmente se elas fazem sentido.
Por exemplo, diz que passa sempre primeiro do que o seu cão nas portas. Tudo bem, em geral, eu também. Mas pergunte-se qual a razão pela qual procede assim; se é porque lhe dá jeito ou é perigoso que o seu cão saia/entre disparado de casa, ou se é por outras razões mais vagas e indirectas. Só lhe digo uma coisa; há sempre, pelo menos, duas opiniões diferentes acerca de praticamente tudo o que envolva cães; por isso, não se deixe ficar pela primeira, só porque sim...
lds6
Membro Veterano

sexta fev 15, 2013 7:39 pm

WaterMonitor Escreveu:lds6, respeito a sua opinião mas vou ser honesta: lido com os cães de forma instintiva e nem sequer penso em métodos preventivos ou não. Sai o que sai e pronto. Aprendi e ficou no disco rígido.

Há uma série de coisas que para mim passaram a ser naturais e fazem parte da minha maneira de ser: não andam a puxar-me, não mexem nas minhas coisas, não me desafiam a mim ou a qualquer outra pessoa na minha presença.

Porque procedo sempre da mesma forma, eles sabem o que podem ou não fazer. E, obviamente, não podem mordiscar as minhas mãos e nem é coisa que lhes passe pela cabeça. Podem sim mordiscar os meus pés (o macho DA tem um fetiche qualquer) mas só se estiver distraída a ver futebol e se não me magoar. Se doer leva um "chega para lá" no nariz e acabou a história.

Mas os meus cães estão sempre comigo e isso facilita. Não tenho que pensar em métodos ou estratégias. Eles sabem o que espero deles e o que esperam de mim.
Pois, mas tenho a certeza que não anda a distribuir chapada todos os dias; logo, há qualquer coisa na relação com os seus cães que vai muito mais além da palmada. E essa é que é a questão, pelo menos assim me parece: uma coisa é o que sai na hora; outra coisa é usar a palmada para lidar com uma situação específica e problemática.
Já agora, deixe-me que lhe diga que já perdi a conta aos relatos de pessoas que "sempre lidaram com os cães sem preocupações de maior na sua educação"... até ao dia em que tiveram um determinado cão...
Ser instintivo, por regra, é apreciável, e resulta com grande parte dos cães. Ser-se metódico, previdente, informado e proactivo não só não retira em nada a parte afectiva como resulta com todos os cães.
Por último: qual é a diferença entre deixar mordiscar as mãos e deixar mordiscar os pés? Se a regra é "não magoar", então isso pode aplicar-se às mãos também, não acha?
Agora, lá está, os seus cães, pelos vistos, aprenderam "quase naturalmente" essa regra de ouro; outros não; e se existem formas de garantir que essa regra é aprendida, por que razão a negligenciamos ou, até, a ridicularizamos? Vejo muitos cães nos parques que respondem quase ao segundo à chamada do dono, e esses donos não só nunca fizeram muito para isso, como, muitas vezes, cometeram imensos erros a esse respeito; ainda assim, os cães respondem; o pior é que outros, nas mesmas situações, não respondem; então, por que razão vamos nós esperar para ver se eles vão aprender naturalmente a responder à chamada, se podemos já ir tratando disso? Se calhar até nem iria ser preciso, porque o nosso cão até poderia responder bem quase sem treino; mas se calhar não; nestes casos, eu prefiro nunca vir a saber...
nicosa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 8:21 pm

sexta fev 15, 2013 8:07 pm

lds6 , deixe-me esclarecer uma coisa: para mim a palmada não é método de ensinamento. Quando muito é recurso instintivo.
Tambem não pretendo que os meus cães sejam aquelas máquinas de obediência, que só têm olhos para o dono, que só reagem, praticamente focados no dono. Diga-se de passagem que esses cães a mim assustam-me.Conheço alguns, modelos de obediência que só vêm a dona. E que são assim treinados. Não consigo deixar de me perguntar " e se a dona não estiver por perto e acontecer um imprevisto?" Mas gosto de prever as situações. Não é estar á espera da má reação mas estar preparada para elas e dar -lhes a saber que aquela atitude ou reação não é tolerada. Diga-se, outra vez de passagem, que essa brincadeira de morder as mãos não é habitual nos meus cães. Simplesmente porque se algum vai para esse campo, a brincadeira acaba. E por iniciativa de alguem tambem não acontece porque não deixo que brinquem com eles dessa maneira.
No entanto tenho cães, não tenho máquinas , imprevisiveis, portanto. E como tal, se acontecer alguma coisa que me desagrade , levam palmada, sim. E não lhes noto grandes perturbações psicologicas nem desvios comportamentais. São apenas cães. portam-se como tal.
Sofia
lds6
Membro Veterano

sábado fev 16, 2013 12:58 am

nicosa Escreveu:lds6 , deixe-me esclarecer uma coisa: para mim a palmada não é método de ensinamento. Quando muito é recurso instintivo.
Tambem não pretendo que os meus cães sejam aquelas máquinas de obediência, que só têm olhos para o dono, que só reagem, praticamente focados no dono. Diga-se de passagem que esses cães a mim assustam-me.Conheço alguns, modelos de obediência que só vêm a dona. E que são assim treinados. Não consigo deixar de me perguntar " e se a dona não estiver por perto e acontecer um imprevisto?" Mas gosto de prever as situações. Não é estar á espera da má reação mas estar preparada para elas e dar -lhes a saber que aquela atitude ou reação não é tolerada. Diga-se, outra vez de passagem, que essa brincadeira de morder as mãos não é habitual nos meus cães. Simplesmente porque se algum vai para esse campo, a brincadeira acaba. E por iniciativa de alguem tambem não acontece porque não deixo que brinquem com eles dessa maneira.
No entanto tenho cães, não tenho máquinas , imprevisiveis, portanto. E como tal, se acontecer alguma coisa que me desagrade , levam palmada, sim. E não lhes noto grandes perturbações psicologicas nem desvios comportamentais. São apenas cães. portam-se como tal.
Tudo muito bem. Mas está a descrever a palmada como integrante da forma como desenvolve a relação com os seus cães. E sobre isso não há sequer discussão. É o que é. Pertence ao nível da relação pessoa de cada dono com o seu cão; é um nível eminentemente subjectivo.
Agora, isso é completamente diferente do nível objectivo que tem o conselho para outra pessoa; aí estamos no campo dos métodos de treino, que se querem o mais transversais possível.
A ver se me faço entender: ou bem que a palmada é um instrumento metódico de treino (coisa que tanto a nicosa quanto a watermonitor já rejeitaram), ou bem que é uma extensão da relação que cada um estabeleceu com o seu cão, e é uma forma instintiva de reagir a algo, tanto quanto o é um sorriso quando o cão nos faz rir. São coisas bem distintas; e se se está neste segundo plano, então aconselhar uma palmada é similar a aconselhar algo do género "leve o seu cão a passear no jardim X", ou "sorria sempre quando o seu cão beber água", ou seja, não faz muito sentido, parece-me, estar a aconselhar algo que só diz respeito à forma como cada um reage aos estímulos que o próprio cão lhe fornece.
Daí que quando eu vejo alguém aconselhar outrem a lidar com um comportamento específico através de uma palmada, eu só posso achar que estejam a falar da palmada enquanto método de treino.
lds6
Membro Veterano

sábado fev 16, 2013 1:07 am

nicosa Escreveu:lds6 , deixe-me esclarecer uma coisa: para mim a palmada não é método de ensinamento. Quando muito é recurso instintivo.
quanto à questão de fazer do cão uma máquina, creio que já tivemos uma discussão do género (não garanto que tenha sido com a Nicosa...). Eu compreendo o que diz, e, até certo ponto, até corroboro com a ideia. Mas, sobretudo, acho um equívoco pensar que um cão, só porque é extremamente bem educado, será, NECESSARIAMENTE, um robot, que quase não interage com estranhos, que não faz papel de bobo da corte, que perde todo o seu lado goofie, que não é... vá lá... um cão. Eu acho isso um total equívoco. Um cão bem educado é, simplesmente, um cão em quem se pode confiar o suficiente para poder ter a liberdade e o acesso a coisas que um cão menos bem comportado não terá.
Nos casos de um cão bem treinado (não sei quanto a esses a que a Nicosa se refere, claro), em caso de os donos lhe faltarem, sentirão a falta deles tanto quanto um cão mal treinado sentiria, desde que tivesse uma ligação afectiva forte com o dono. Para além do mais, um excelente treino/educação de um cão deveria englobar o ensinamento do cão a ser manejado por várias pessoas, e não apenas o seu dono.
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

sábado fev 16, 2013 9:49 am

lds6 Escreveu:
margoustink Escreveu:Há cães que até aceitam essas chapadas e tudo funciona aparentemente.
Mas também me parece que resulta pelo medo e não pelo respeito geralmente são cães muito mais indisciplinados e repetem o comportamento.

No entanto, há pessoas que dizem maravilhas que faz as palmadas, mas para mim as palmadas é mais uma descarga de frutação por parte do dono.

E por outro lado, uma palmada não será assim tão maravilhosa ou não havia tantas opiniões contrárias.
Concordo a 100%.
E quando a Margoustink diz que um cão, quando responde a uma palmada, o faz pelo medo, não estará, penso eu, a dizer que esse cão tem medo do dono; simplesmente, tem medo de fazer o comportamento X porque já sabe que vai levar uma palmada. Aliás, não é justamente essa a intenção das palmadas? Não voltes a fazer isso, senão levas.. é isto, não é? (É nesta sequência, mais semelhante ao que vemos fazer ao filhos, quando as mães estão muito irritadas.)
No fundo, para mim, o mais importante, a Margoustink resumiu muito bem (ao contrário de mim que sofro de verborreia...): a palmada é uma descarga de frustração, é uma reacção instintiva. Quando passa a ser metódica, aí passamos para o campo da ignorância.
Sim, não é medo ao dono. Não acredito que uma palmada pontual faça um cão temer o dono.
Mas a palmada não pode ser considerada disciplinadora ou atribuir um valor superior ou a chave para todos os problemas, como às vezes apresentam. "Ela" em determinada circustância sai, mas está mais dependente do estado psicológico do dono que do comportamento do cão.

Mas acredito em métodos, porque um método é algo que nos leva a uma compreensão superior das situações evitando a reação de frustação, podendo assim surgir a ação. Ao menos a pessoa indentifica o problema, avalia e procura formas de resolução. E nestas etapas, temos uma intelectualização ou racionalização do problema, levando a pessoa a ter menos frustação devido à intelectualização.

A não compreensão leva à frustração.

Eu já usei o termo robot noutros tópicos, porque também não acredito num cão robot, o cão nunca está acabado, será sempre um acompanhamento evolutivo. Eu comparo com os estágios que temos na escola, primeiro a pré- escola até à faculdade e por aí fora... The sky's the limit

É impossível para mim, ter um cão que só foca em mim, acho que isso até era cansativo e impossível e penso que não acontece com nenhum propriamente.
Acredito que aqueles cães que vemos sempre a olhar fixamente para o dono, não o façam sempre e só o façam nos exercícios a que o dono os propõe.
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

sábado fev 16, 2013 12:05 pm

Vocês são todos uns teóricos.... Quando um dia tiverem um cão a sério que vos ouse rosnar, ou a vocês ou a um familiar vosso, eu pago para ver os teóricos com as técnicas do positivismo a alterar um comportamento a tempo de não acontecer o pior....!!! :lol:
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
WaterMonitor
Membro Veterano

sábado fev 16, 2013 3:19 pm

Concordo The One. Escreveu pouco e disse tudo.
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

sábado fev 16, 2013 3:23 pm

TheOne Escreveu:Vocês são todos uns teóricos.... Quando um dia tiverem um cão a sério que vos ouse rosnar, ou a vocês ou a um familiar vosso, eu pago para ver os teóricos com as técnicas do positivismo a alterar um comportamento a tempo de não acontecer o pior....!!! :lol:
Estava na hora de pensar de outra forma. Eu desde miúda que tenho "cães a sério", na sua maioria cães cuja raça, já faz prever alguma dureza de temperamento, embora que para mim, a raça só por si, não chega para determinar a agressividade de um cão, nunca nenhum deles ousou rosnar aos donos.

Afinal os cães com determinados temperamentos, não estão reservados só para si TheOne, você pode ser uma pessoa especial, mas esse previlégio não é só seu. :lol:

É caso para se perguntar quais as causas que levam um cão a manifestar agressividade consigo, sendo a dona, é caso para pensar.
Geralmente, à cães que não são para todas as pessoas, precisamente porque surgem estas situações de agressividade, que nem sempre as sabem prevenir ou resolver.

Um problema de socialização, uma "educação" deficiente e uso de métodos aversivos de treino, experiências traumáticas e claro a predisposição genética. Não falando de problemas de saúde que os donos desconheçam que também podem provocar uma reação agressiva.

E um fator importante é os donos nunca conseguirem impor a liderança ao cão.

E acredito que geralmente uma agressão é desencadeada pelo medo e pelo stress. E as pessoas precisam de aprender a fazer correctas leituras do seu cão, saber respeitar a natureza do cão, não respeitando essa natureza vira-se contra os donos.

Não sei se algum dia frequentou aulas de treino de obediencia com o seu cão, não substitui a prática, mas uma leitura é sempre boa, para nós começarmos por rever algumas questões que até pensamos estarem arrumadas. Independentemente da experiência que tem, não sei qual é.

ON TALKING TERMS WITH DOGS - CALMING SIGNALS.
nicosa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 8:21 pm

sábado fev 16, 2013 4:07 pm

TheOne Escreveu:Vocês são todos uns teóricos.... Quando um dia tiverem um cão a sério que vos ouse rosnar, ou a vocês ou a um familiar vosso, eu pago para ver os teóricos com as técnicas do positivismo a alterar um comportamento a tempo de não acontecer o pior....!!! :lol:
:lol: :lol: :lol:
Eu tenho três cães a sério. Não tenho cá cães que só são maus nos mitos e nos desenhos animados. :twisted: :twisted:
Sofia
WaterMonitor
Membro Veterano

sábado fev 16, 2013 4:49 pm

Continuando sobre "cães a sério", isso para mim é complicado porque ... não quero esse tipo de cão!

Quero que os meus cães sejam simpáticos e prefiro que não façam guarda do que ataquem pessoal.

Já tive um macho (S.BernadoxDA) e uma fêmea (Terranova) que sabiam diferenciar as coisas e aliavam uma pacatez total com defesa sempre que necessário, mas no geral prefiro que os meus cães não sejam agressivos.
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

sábado fev 16, 2013 10:22 pm

margoustink Escreveu:
Estava na hora de pensar de outra forma. Eu desde miúda que tenho "cães a sério", na sua maioria cães cuja raça, já faz prever alguma dureza de temperamento, embora que para mim, a raça só por si, não chega para determinar a agressividade de um cão, nunca nenhum deles ousou rosnar aos donos.

Afinal os cães com determinados temperamentos, não estão reservados só para si TheOne, você pode ser uma pessoa especial, mas esse previlégio não é só seu. :lol:

É caso para se perguntar quais as causas que levam um cão a manifestar agressividade consigo, sendo a dona, é caso para pensar. E quem é que lhe disse que algum cão mostrou agressividade comigo?????
Geralmente, à cães que não são para todas as pessoas, precisamente porque surgem estas situações de agressividade, que nem sempre as sabem prevenir ou resolver.

Um problema de socialização, uma "educação" deficiente e uso de métodos aversivos de treino, experiências traumáticas e claro a predisposição genética. Não falando de problemas de saúde que os donos desconheçam que também podem provocar uma reação agressiva.

E um fator importante é os donos nunca conseguirem impor a liderança ao cão.

E acredito que geralmente uma agressão é desencadeada pelo medo e pelo stress. E as pessoas precisam de aprender a fazer correctas leituras do seu cão, saber respeitar a natureza do cão, não respeitando essa natureza vira-se contra os donos.

Não sei se algum dia frequentou aulas de treino de obediencia com o seu cão, não substitui a prática, mas uma leitura é sempre boa, para nós começarmos por rever algumas questões que até pensamos estarem arrumadas. Independentemente da experiência que tem, não sei qual é.

ON TALKING TERMS WITH DOGS - CALMING SIGNALS.
É o que eu digo, são todos uns teóricos....

Quer um exemplo prático? Então vamos lá a um exercício:
Uma cadela de porte grande, que dorme no chão e detesta ser incomodada por outros, isto é, se algum cão a incomoda, ela lança uma rosnadela, mas se for um dos donos, não se passa rigorosamente nada, como é óbvio. No entanto se for uma criança pequena que lhe passe por cima e a incomode, ela lança o mesmo rosnado, ainda que nada mais faça. A minha solução? Uma palmada no lado que estiver mais perto de mim, se for o rabo é o rabo, se for o focinho é o focinho. Caso arrumado, a criança a partir daí pode passar por cima dela as vezes que quiser, pode até pisá-la que ela ao invés de rosnar, levanta-se e muda de local. Enquanto o lugar da criança na hierarquia não está bem firme, os cães vão testá-la sempre que podem, e enquanto forem empurrões que são controlados com um "não" ou com um "sai", se existir uma escalada de atitudes, há uma igual escalada na educação, e não há margem para biscoitos ou positivismos.

Até hoje NUNCA nenhum cão meu mordeu uma pessoa ou criança, NUNCA, e são felizes e equilibrados, todos, portanto é porque os métodos funcionam....
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
Responder

Voltar para “Cães”