Tenho que discordar de ti, Water.
Pelo menos e a avaliar pelo que cá passou, pelas que cá estão e pelos alguns que conheço, são bons guardas, sim.
Bem, pelo menos no meu conceito de bom guarda. Para mim bom guarda não é aquele que morde ou mata o ladrão. Mas aquele que dá sinal quando algo errado se passa.
Olha a titulo de exemplo, a mais recente: veio um senhor limpar o mato do terreno ao lado do meu. O tempo todo que o senhor andou junto da minha vedação andou acompanhado pela Tonia e pela Zara. A Zara, claro, sempre naquela de ver" será que ele me vai dar algum petisco? " e a Tonia naquela " Põe um pézinho aqui deste lado que logo vês o meu jeito para vocalizar histéricamente". O puto mitra... como o homem não lhe ligou , vingou-se! Virou costas e foi dormir à sombra do loureiro.
CAo perfeito
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Nicosa, a minha fêmea é atrevida, mas o macho foge de tudo a sete pés.
Tal e qual como o meu saudoso Terranova, mete-se atrás do meu corpão e espreita.

Tal e qual como o meu saudoso Terranova, mete-se atrás do meu corpão e espreita.

Uma das três cadelas do meu vizinho, se estiver longe do " ladrão" , (qualquer um que se atreva a entrar pelo portão ) ladra e rosna como se o fosse desfazer. Se o " ladrão" continuar a andar ela mantem sempre a mesma distancia e sempre o mesmo alarido. Quando o dono vem ver o que se passa, corre para ele em alta ganideira, estilo estar a ser fortemente espancada. Quando chega ao pé do dono, põe-se atrás das pernas dele e vá de ladrar e rosnar outra vez. Sem nunca sair de trás do dono.

Sofia
-
- Membro Veterano
Quer este meu DA, quer o falecido Terranova, o estilo é um pouco diferente: ladradelas fortes e grossas, muito masculinas, mas sempre a andarem para trás até conseguirem ficar protegidos pelo meu rabo.
Nisto não podiam ser mais iguais.
A única vez que vi o DA tentar defender-me, mais ou menos vá, foi quando partiu uma unha e havia sangue por todo o lado.
Nisto não podiam ser mais iguais.

A única vez que vi o DA tentar defender-me, mais ou menos vá, foi quando partiu uma unha e havia sangue por todo o lado.

Vou ser sincero, nunca investiguei muito sobre a raça. Mas até hoje conheci 3 exemplares. um do meu padrinho e outros dois de amigos, e para alem do tamanho, que por si só ja intimida, vocalizavam bastante.. nao sei como se iriam comportar se terceiros entrassem em casa sem os donos... provavelmente com umas agressivas lambidelas... mas que desencorajavam desencorajavam! pergunte aos vizinhos...WaterMonitor Escreveu:diogosvp, concordo. Menos na parte do DA ser bom para guarda. Não é.
Pelo seu tamanho, desencoraja, mas mais depressa defende o território contra outro cão do que contra uma pessoa.![]()
![]()

olhem aqui o meu Júlio não é um DA mas com 4 meses, se vir alguem de quem desconfia, estanca logo e dá o peito as balas.. Ladra forte e avança à espera que recuem.. mas se eu lhe der uma palmadinha e disser "SHHHH!" fica pronto para umas festinhas do "agressor" e ainda o presenteia com umas belas beijocas.. quanto a isso estou mesmo contente. está impecavel.
Pois desencorajam. E não é só pelo tamanho e pelo vozeirão. É tambem pela postura, pelo arrebitar de orelhas. Pelo menos a minha " transfigura-se" um bocado quando algum estranho se aproxima. Já a outra .... nada! Quer é cheirar os bolsos ás pessoas ... 

Sofia
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am
O meu cão perfeito é um rafeiro castanho de vinte e poucos kgs... É elegante (até queria que engordasse mais, mas o raça do cão mantem-se esbelto), é meigo (do género de nos seguir pela casa e de pôr a cabeça nas nossas pernas a pedir mimo) e é bom guarda (dá sinal, ladra grosso, mas se lhe "digo" que o intruso é um amigo, passa ao ataque de lambidelas).
É fácil de treinar, é asseado, é lindo de morrer. Era um cachorro de rua
É fácil de treinar, é asseado, é lindo de morrer. Era um cachorro de rua

-
- Membro Veterano
Tive um cruzado de S. Bernardo com DA que era valente mesmo.
Qualquer coisa que interpretasse como ameaça e eu levava um encosto e ficava automaticamente atrás dele. Fazia inclusivamente isso com pessoas que estivessem comigo: tudo para trás dele e o sujeito à frente a proteger.
Ainda hoje tenho duvidas se a melhor arma dele não seria a cauda com que castrava qualquer homem ...
Qualquer coisa que interpretasse como ameaça e eu levava um encosto e ficava automaticamente atrás dele. Fazia inclusivamente isso com pessoas que estivessem comigo: tudo para trás dele e o sujeito à frente a proteger.
Ainda hoje tenho duvidas se a melhor arma dele não seria a cauda com que castrava qualquer homem ...