O tema ração é um pau de dois bicos e bastante controverso. O ser humano por conveniençia adotou as ração para animais. É claro que a ração é bem mais pratica e eu sou uma das pessoas que a utiliza, mas agora dizer que a ração é mais completa e balanciada!!!
Ainda me lembro quando em criança ia visitar os meus avós, os dois gatos que tinham em casa eram sempre os mesmos. Um durou 18 anos e o outro 16, comiam os restos das refeições condimentadas e nunca houve doenças do trato urinário nem nada que se pareça, morreram de velhice.
Coincidência ou não, desde que as rações surgiram a duração de vida dos animais reduziu quase para metade (10/12 anos) e nunca se falou tanto em doenças e veterinários.
Tento dar a melhor ração possivel à minha gata, mas sei que não é a alimentação correcta e ao contrario do que o vet aconselha dou 2/3 latas de comida humida por semana em que o seu conteúdo é mesmo pedaços de frango ou peixe, são um pouco mais caras mas são as que mais se assemenham a comida preparada por nós.