sobrepopulação e abandono animal, quando acabar?
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jun 29, 2011 11:33 pm
- Localização: Suri & Nina (canídeos), Johnny Cash (felino), Freddie (leporídeo)
Cheguei hoje à conclusão que o problema da sobrepopulação de cães e gatos e consequente abandono e morte, não irá acabar, nem mesmo melhorar num futuro próximo, mesmo apesar dos esforços de muito boa gente.
E porquê? Porque a população, em geral, ou não quer saber, ou não sabe mesmo.
Tive uns amigos meus aqui em casa, da minha idade (20 anos), que gostam bastante de animais e têm inclusivé um belo rafeirinho do género caniche (porte pequeno, pêlo longo) que lhes foi dado por uma vizinha que faz 'criação' (pede 100€ por cada cão). O deles foi oferecido, mas eles acham isso perfeitamente normal, pois é um cão 'pequenino e muito fofinho'. Quando lhes falei nas campanhas de esterilização que têm ocorrido aqui na zona e que poderiam aproveitar, disseram que não o queriam castrar, de todo.
Hoje, a conversa foi parar de novo ao assunto da castração. Disseram-me que não o queriam castrar porque querem ter um filho dele. Porquê? Porque quando ele morrer, querem ter um cãozinho que os faça lembrar dele. Quando disse que isso era pura burrice e que há tanto cão por aí abandonado, quase que ficaram ofendidos e mudaram logo o assunto da conversa. Fiquei tão surpreendida que nem consegui retomá-la.
Estamos a falar de dois jovens perfeitamente conscientes da sobrepopulação e abandono de animais pois eles próprios por vezes ajudam-me num canil aqui da zona, onde sou voluntária.
A minha questão é, se nem os jovens conseguimos consciencializar para este problema e fazer com que percebam que fazer criação de animais não deve ser feito por qualquer um e muito menos por donos de rafeiros, por mais bonitos que sejam, como raio é que mudamos a maneira de pensar das pessoas mais velhas, com ideias muito mais enraizadas?
Não consegui deixar de pensar nisto e amanhã vou voltar a ter esta conversa com eles, mas este assunto deixou-me incomodada pois achei que fossemos nós, os jovens principalmente, que tivéssemos o dever de ter um pensamento muito mais consciente em relação a tudo isto.
Peço desculpa pelo desabafo, mas isto é realmente uma coisa que me transtorna e me deixa a pensar no que estamos a fazer de errado.
E porquê? Porque a população, em geral, ou não quer saber, ou não sabe mesmo.
Tive uns amigos meus aqui em casa, da minha idade (20 anos), que gostam bastante de animais e têm inclusivé um belo rafeirinho do género caniche (porte pequeno, pêlo longo) que lhes foi dado por uma vizinha que faz 'criação' (pede 100€ por cada cão). O deles foi oferecido, mas eles acham isso perfeitamente normal, pois é um cão 'pequenino e muito fofinho'. Quando lhes falei nas campanhas de esterilização que têm ocorrido aqui na zona e que poderiam aproveitar, disseram que não o queriam castrar, de todo.
Hoje, a conversa foi parar de novo ao assunto da castração. Disseram-me que não o queriam castrar porque querem ter um filho dele. Porquê? Porque quando ele morrer, querem ter um cãozinho que os faça lembrar dele. Quando disse que isso era pura burrice e que há tanto cão por aí abandonado, quase que ficaram ofendidos e mudaram logo o assunto da conversa. Fiquei tão surpreendida que nem consegui retomá-la.
Estamos a falar de dois jovens perfeitamente conscientes da sobrepopulação e abandono de animais pois eles próprios por vezes ajudam-me num canil aqui da zona, onde sou voluntária.
A minha questão é, se nem os jovens conseguimos consciencializar para este problema e fazer com que percebam que fazer criação de animais não deve ser feito por qualquer um e muito menos por donos de rafeiros, por mais bonitos que sejam, como raio é que mudamos a maneira de pensar das pessoas mais velhas, com ideias muito mais enraizadas?
Não consegui deixar de pensar nisto e amanhã vou voltar a ter esta conversa com eles, mas este assunto deixou-me incomodada pois achei que fossemos nós, os jovens principalmente, que tivéssemos o dever de ter um pensamento muito mais consciente em relação a tudo isto.
Peço desculpa pelo desabafo, mas isto é realmente uma coisa que me transtorna e me deixa a pensar no que estamos a fazer de errado.
Não se admire. São tão fofinhos os bebés que se vão, ou não, parar ao canil de abate é indiferente. É preciso é ter cachorrinhos. Se até neste fórum os que se dizem defensores dos animais são contra a castração, o que se espera do cidadão comum que desconhece a triste realidade (ou assobia pró lado?):roll:
Não desista! mostre-lhes fotos dos abandonados, dos canis abarrotados e da miséria que há por aí e sofra
Não desista! mostre-lhes fotos dos abandonados, dos canis abarrotados e da miséria que há por aí e sofra

-
- Membro Veterano
- Localização: Suri & Nina (canídeos), Johnny Cash (felino), Freddie (leporídeo)
A questão é que eles sabem! Mas parecem achar que, sendo um caso pontual, não tem problema
O grande problema é que é por toda a gente pensar assim que a situação está como está.
Esqueci-me de referir, mas eles chegaram a brincar com o assunto dizendo algo como,
'Não queres ter filhos? É que também há muitas crianças abandonadas por aí, a morrer de fome.'
Uma coisa não é sequer comparável com a outra, mas ela fez esse associação como se fosse extremamente válida.

Esqueci-me de referir, mas eles chegaram a brincar com o assunto dizendo algo como,
'Não queres ter filhos? É que também há muitas crianças abandonadas por aí, a morrer de fome.'
Uma coisa não é sequer comparável com a outra, mas ela fez esse associação como se fosse extremamente válida.
-
- Membro Veterano
E uma coisa é ser contra a castração, mas ter todos os cuidados possíveis para que não ocorram 'acidentes' (nem é o caso porque eles só têm aquele cão).
Outra é não querer castrar por querer ter filhos dele.
Outra é não querer castrar por querer ter filhos dele.
As pessoas acham sempre que as suas acções individuais não têm expressão no todo... por isso é que só no dia em que houver mão pesada para o abandono e os maus tratos as coisas poderão ter alguma hipótese de mudar.
Assim como todos aqueles que advogam que os animais não devem ser vendidos e que "os amigos não se compram" e todo esse bláblá deviam usar o cérebro e pensar um bocadinho. Quem tem de pagar bom dinheiro por um animal garanto que pensa duas ou três vezes antes de o adquirir... e de o abandonar. E no entanto esses são os primeiros a virem aqui pedinchar um cão de raça a custo zero, e outros adoptam para meterem os animais a parir na primeira oportunidade.
Bahhh... old news.
Assim como todos aqueles que advogam que os animais não devem ser vendidos e que "os amigos não se compram" e todo esse bláblá deviam usar o cérebro e pensar um bocadinho. Quem tem de pagar bom dinheiro por um animal garanto que pensa duas ou três vezes antes de o adquirir... e de o abandonar. E no entanto esses são os primeiros a virem aqui pedinchar um cão de raça a custo zero, e outros adoptam para meterem os animais a parir na primeira oportunidade.
Bahhh... old news.
"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta ago 16, 2012 1:27 pm
Kelly (Rott) - Mimzy (furão) - Kiara (gata) - Kaila (P.A.)
Não podemos mesmo desistir, e não hesite em inventar uma história mostrando fotos de cães abandonados (inclusivé no face, onde há tantas) com origem nos mesmos motivos dos deles, é que uma cadela nunca tem apenas um cão, chega a ter 9, 10, 11, etc., (já o ser humano o normal é ser um), e porque o dono quis ter um bebé do seu animal o que fazem aos outros?Joie2 Escreveu:...Não desista! mostre-lhes fotos dos abandonados, dos canis abarrotados e da miséria que há por aí
Há felizmente cada vez mais campanhas, e eu acredito que vai melhorar, compete-nos insistir, e acredite que a minha geração é bem pior, primeiro porque gastar dinheiro em esterilizações não é muito aceite (almoçar ou jantar fora é muito mais interessante

Mas para aqueles que têm a mania de que os machos não se castram eu tenho uma resposta (porque defendem que, enfim, quem tem fêmeas é que tem que se preocupar em esterilizar): sendo considerados os animais o espelho dos donos, e se as fêmeas estão esterilizadas, logo não aceitam os machos, estes, não estando castrados, terão que virar maricas

Clara
-
- Membro Veterano
dinodane, concordo perfeitamente consigo, só quando se puder castigar a sério quem abandona e maltrata é que isto eventualmente pode melhorar.
a senhora que lhes deu o cão até os costuma vender a 100€ e não é por isso que não tem clientes, pelo contrário. as pessoas já nem querem saber se é de raça ou não, basta ser fofinho e 'cruzado de caniche' que caem na esparrela. é triste.
infelizmente, é muito fácil dar cães de porte pequeno e pêlo longo, como é o caso do cão em questão, ainda por cima em bebés ninguém resiste. o problema é depois, quando começam a roer o que não devem, a ladrar por tudo e por nada e a fazer xixi por todo o lado.
eu farto-me de divulgar apelos e campanhas, mas cada vez menos tenho confiança que isso possa ajudar. mas lá está, se não formos nós, que percebemos o problema e tentamos melhorá-lo, ninguém o fará.
eu julgava que o problema estava nas gerações mais antigas e que as mais recentes tinham perfeita consciência do problema em questão e tinham noção que é dever delas começar a contorná-lo, mas não, nada disso. o problema persiste e há-de persistir.
a senhora que lhes deu o cão até os costuma vender a 100€ e não é por isso que não tem clientes, pelo contrário. as pessoas já nem querem saber se é de raça ou não, basta ser fofinho e 'cruzado de caniche' que caem na esparrela. é triste.
infelizmente, é muito fácil dar cães de porte pequeno e pêlo longo, como é o caso do cão em questão, ainda por cima em bebés ninguém resiste. o problema é depois, quando começam a roer o que não devem, a ladrar por tudo e por nada e a fazer xixi por todo o lado.
eu farto-me de divulgar apelos e campanhas, mas cada vez menos tenho confiança que isso possa ajudar. mas lá está, se não formos nós, que percebemos o problema e tentamos melhorá-lo, ninguém o fará.
eu julgava que o problema estava nas gerações mais antigas e que as mais recentes tinham perfeita consciência do problema em questão e tinham noção que é dever delas começar a contorná-lo, mas não, nada disso. o problema persiste e há-de persistir.
Aparentemente o seu dilema e o dos seus amigos é simples de resolver.
daqui a +- 4 anos adoptem ou comprem outro caniche, o mais novo vai receber uma educação do mais velho, e por pura observação vai adquirir certos comportamentos do outro (incluído certos vícios) especialmente se os mesmos se demonstrarem mais lucrativos.
Assim alguma coisa do velho passa para o novo.
Desta maneira nem se castra,nem se reproduz.
Para quê enfiar a faca em algo saudável?
E caniches há aí ao pontapé.
p.s.- cão cansado é cão feliz e equilibrado.
daqui a +- 4 anos adoptem ou comprem outro caniche, o mais novo vai receber uma educação do mais velho, e por pura observação vai adquirir certos comportamentos do outro (incluído certos vícios) especialmente se os mesmos se demonstrarem mais lucrativos.
Última edição por botas96 em segunda fev 18, 2013 11:45 pm, editado 1 vez no total.
-
- Membro Veterano
botas, quem me dera que isso resultasse.
mas ainda me mandam fazer o mesmo com os meus filhos
é que é bem mais provável isso resultar do que um filho dele ser de facto parecido com ele. vão pô-lo a cruzar com a própria mãe? e mesmo assim
enfim.
mas ainda me mandam fazer o mesmo com os meus filhos

é que é bem mais provável isso resultar do que um filho dele ser de facto parecido com ele. vão pô-lo a cruzar com a própria mãe? e mesmo assim

enfim.
Pessoalmente, não faço ideia.
Normalmente estão gordos, são irritantes, fazem muito barulho e provocam muito caos.
- Sociabilizem bastante os putos.
- Leve o puto à piscina ou à praia ou a lagos.
- Deixe de dar porcarias aos putos.
É o que me apetece disser aos donos desses cães.
Handbag dogs nolo há tal coisa.
p.s- A Bamkorn já tentou?
De qualquer das maneiras, dê tempo ao tempo.
Normalmente estão gordos, são irritantes, fazem muito barulho e provocam muito caos.
- Sociabilizem bastante os putos.
- Leve o puto à piscina ou à praia ou a lagos.
- Deixe de dar porcarias aos putos.
É o que me apetece disser aos donos desses cães.
Handbag dogs nolo há tal coisa.
p.s- A Bamkorn já tentou?
De qualquer das maneiras, dê tempo ao tempo.
-
- Membro Veterano
no fundo, o motivo pelo qual não me levam a sério deve ser por me acharem radicalista.
porque a) já fui vegetariana durante muito tempo por ser contra o que os animais passam até chegarem ao nosso prato
b) apresentei um trabalho no secundário sobre os direitos animais (com coisas mesmo chocantes)
c) sou conhecida por levar estas coisas muito a sério
então nem ligam. mas pronto, tenho que ter uma conversa séria com eles e tentar chamá-los à razão.
mas lá está, já vai ser difícil e são meus amigos, nem consigo imaginar o quão difícil é mudar a perspectiva de pessoas completamente desconhecidas.
porque a) já fui vegetariana durante muito tempo por ser contra o que os animais passam até chegarem ao nosso prato
b) apresentei um trabalho no secundário sobre os direitos animais (com coisas mesmo chocantes)
c) sou conhecida por levar estas coisas muito a sério
então nem ligam. mas pronto, tenho que ter uma conversa séria com eles e tentar chamá-los à razão.
mas lá está, já vai ser difícil e são meus amigos, nem consigo imaginar o quão difícil é mudar a perspectiva de pessoas completamente desconhecidas.
radicalismos e fanatismos dá nisso.
mas não quer disser que não tenha razão, o uso de argumentos válidos costuma prevalecer nem que seja depois .
E como uma imagem com cheiros e com sons valem mais que mil palavras...
mas não quer disser que não tenha razão, o uso de argumentos válidos costuma prevalecer nem que seja depois .
E como uma imagem com cheiros e com sons valem mais que mil palavras...
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
- Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca
E qual é o interesse do animal em ter o aparelho reprodutor intacto e o correspondente instinto sexual se não o pode satisfazer?botas96 Escreveu:Aparentemente o seu dilema e o dos seus amigos é simples de resolver.
Ainda por cima, sendo o estado actual da investigação na medicina veterinária que a esterilização tem enormes vantagens de saúde, sobretudo para as fêmeas (e quanto mais precoce/atempada melhor).
Nem que não tivesse vantagens nem desvantagens, o bem-estar dos animais, para mim, era argumento suficiente, já para não falar nas questões de controlo de sobrepopulação, que também são extremamente importantes.
E não venham com a conversa do controlo por parte dos donos, porque sabemos como, na esmagadora maioria dos casos, ele é ineficaz e resulta nos "acidentes" e em mais milhares de desgraçados que já todos sabemos como vão acabar.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
-
- Membro Veterano
concordo. aliás, também foi por isso que esterilizei a minha cadela.Tassebem Escreveu: E não venham com a conversa do controlo por parte dos donos, porque sabemos como, na esmagadora maioria dos casos, ele é ineficaz e resulta nos "acidentes" e em mais milhares de desgraçados que já todos sabemos como vão acabar.
mas as pessoas continuam a achar que é um bicho de 7 cabeças, que é 'anti-natura', que o animal fica completamente diferente, blabla
nesse caso, o problema acaba por ser a falta de informação, mas, mais que isso, a casmurrice.