Esporas?

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos rápidos amigos
Responder
SappyCookie
Membro
Registado: quarta nov 25, 2009 2:47 am

quinta fev 21, 2013 1:27 am

Olá a todos.

Gostava apenas que me esclarecessem uma dúvida em relaçao à utilização de esporas: Até que ponto danifica o cavalo? Eu sei que pode ser útil para cavalos que precisam de aprender e tal e tal, mas a sério, quanto os magoa e que consequências pode isso vir a ter a longo prazo? Oiço coisas diferentes de pessoas diferentes e acho que aqui é o melhor sítio para realmente me tirarem esta dúvida que ninguém me esclarece como eu quero xD

Obrigada. :)
rachel17
Membro Júnior
Registado: terça set 11, 2012 4:34 pm

quinta fev 21, 2013 3:44 am

Olá :wink: Quando falas de esporas estás também a incluir os esporins ou só mesmo esporas? São coisas diferentes se bem que acabam por ter a mesma finalidade.
Ambos são ajudas artificiais, tais como um stick por exemplo, e podem ter muita utilidade mas tudo depende do cavalo e cavaleiro em questão. Não é costume usarem-se esporins/esporas em cavaleiros que montam à pouco tempo e ainda não têm noção do movimento, coordenação das pernas, etc, pois existe uma diferença grande entre empurrar com a barriga da perna e empurrar com o calcanhar, neste caso com um esporim. Também existem muitos cavalos que não precisam que o cavaleiro as use, pois são sensiveis às pernas, não são ''moles'', ou em cavalos muito jovens e montados à pouco tempo também não é costume usar. Por isso tudo depende um pouco do cavalo e cavaleiro em questão.. Daí poderem ser boas quando usadas devidamente e com cabeça e más quando usadas da pior maneira e por quem não sabe ou por quem julga que sabe. :roll: Acaba por ser um pouco relativo, como aliás muitas coisas nos cavalos porque tudo depende sempre dos dois que formam um só e para haver harmonia entre os dois tem de haver inteligência da nossa parte e saber o que melhor se adequa a cada cavalo. :wink:
MVieira27
Membro
Registado: segunda mai 14, 2012 6:04 pm

quinta fev 21, 2013 12:10 pm

Se danifica o cavalo? Bem, magoa-os é claro. Muitas vezes diz-se "ah, mas já viste o tamanho de um cavalo? Ele tem a pele rija, não sente nada. Bem, a verdade é que um cavalo consegue sentir uma mosca pousada no flanco, e não sente uma espora/esporim a enfiar-se-lhe nas costelas!? Não me parece.

As esporas não devem ser usadas por principiantes que não tem a perna fixa. Porque? porque com o andamento do cavalo, a perna do principiante vai balançando e dando esporadas não planeadas nos flancos do cavalo. Consequências? Dor, claro, reacções de defesa por vezes violentas e com o tempo ganha-se um cavalo completamente frio à perna.

Em cavalos que estão a aprender... depende muito do cavalo. A minha tendência seria perguntar porque raio havemos de enfiar esporadas num cavalo quando lhe estamos a ensinar qualquer coisa. Genericamente são usadas quando o trabalho está feito e se querem ajudas mais discretas.

Não deveriam ser usadas em poldros, tal como não de deveria usar embocaduras fortes. A vasta maioria não precisa, porque raio se há de massacrar o poldro com isso!?

E em cavalos frios à perna, na minha humilde opinião, não é a esporada e à chicotada que se resolve esse problema, é com paciência e reeducação.

Mas pronto, tal como diz a Rachel, depende muito de cavalo para cavalo.
CavaleiraVNF
Membro Veterano
Registado: segunda set 07, 2009 4:13 pm

quinta fev 21, 2013 1:47 pm

Eu uso, sou apologista do uso das mesmas, mas claro com conta e medida e dependendo do cavalo em questão. Também alterno entre esporins e esporas, dependendo lá está, do cavalo.

Mas como diz este mês na Revista Equitação (e eu não podia ser mais a favor dessa opinião): "as esporas são um adorno das botas!" :wink:
SappyCookie
Membro

quinta fev 21, 2013 6:32 pm

Obrigada. Já me sinto mais esclarecida. Óbvio que nem me refiro ao uso de esporas e esporins, como já vi a diferença e sim procuro discutir ambos, por principiantes. Estava mesmo a querer saber até que ponto são negativas as consequências na utilização, especialmente em termos de saúde.

Mas creio que realmente não é exactamente um monstro de sete cabeças, desde que seja utilizado por alguém experiente, que sabe o que está a fazer e que, acima de tudo, respeite o cavalo.

De facto, foi basicamente isto que o meu professor me explicou: "depende do cavalo e do cavaleiro". Portanto, creio que não é tão mau como me deram a entender quando eu era miúda sobre os tempos em que o meu pai andava a cavalo (há umas quantas décadas atrás... ainda nem eu era nascida). Suponho que nessa época fosse mais violento (? ) não sei, é apenas o que estou a supor pelo que tenho visto.

Obrigada :)
MVieira27
Membro

quinta fev 21, 2013 7:22 pm

Vá a certos sítios, ainda encontra muito cavalo com a barriga aberta pelas esporas e o chanfro marcado pela sarreta... Quem lhes dera que isso fosse coisa do passado...
SappyCookie
Membro

quinta fev 21, 2013 9:16 pm

AHHHHHH!!! Era mesmo isso que eu queria saber! Então não são só histórias. Isso sim é triste e gostava de saber como não prendem os responsáveis por essa situação... Agora já sei porque é que o meu pai tinha aversão a esporas e afins... bem viu ele dessas coisas... Enfim......
packman
Membro Júnior
Registado: sábado out 13, 2007 3:36 pm

quinta fev 21, 2013 9:50 pm

Casos desses, infelizmente são "facilmente" encontrados. Basta, por vezes, ir à Feira do cavalo na golegã e lá se vê desses casos. No entanto, ouvi rumores de que as autoridades de direito tentaram banir os responsáveis do recinto da feira.

Quanto a serem presos, a nossa Justiça "deixa passar" situações relacionadas com seres humanos bem piores. No prisma deles tal acto não é suficiente para ser punido sequer. Não digo que seja esta a minha posição, note-se...
MVieira27
Membro

quinta fev 21, 2013 11:19 pm

packman Escreveu:Casos desses, infelizmente são "facilmente" encontrados. Basta, por vezes, ir à Feira do cavalo na golegã e lá se vê desses casos. No entanto, ouvi rumores de que as autoridades de direito tentaram banir os responsáveis do recinto da feira.

Quanto a serem presos, a nossa Justiça "deixa passar" situações relacionadas com seres humanos bem piores. No prisma deles tal acto não é suficiente para ser punido sequer. Não digo que seja esta a minha posição, note-se...
Ora aqui está uma das razões para a qual eu já não vou à golegã...
E infelizmente, deixa-se passar situações bem piores, quanto mais punirem esse tipo de maus tratos
rachel17
Membro Júnior
Registado: terça set 11, 2012 4:34 pm

quinta fev 21, 2013 11:36 pm

SappyCookie Escreveu:AHHHHHH!!! Era mesmo isso que eu queria saber! Então não são só histórias. Isso sim é triste e gostava de saber como não prendem os responsáveis por essa situação... Agora já sei porque é que o meu pai tinha aversão a esporas e afins... bem viu ele dessas coisas... Enfim......
Essas ''hisórias'' continuam a existir sim, e sim pode ir a Golegã e vê logo uma tonelada e meia desses artistas :lol: Na minha opinião é isso mesmo que estraga a Golegã, porque de resto, maravilha! Depende muito do cavalo e cavaleiro e nem todos os que montam pensam assim daí ver-se cavalos com cicatrizes na barriga e sangue por vezes montados. :? Isso e não só, quando vi o meu cavalo pela primeira vez antes de o comprar andava a ser desbastado com uma serreta e um freio todo manhoso que até tinha a barbela toda cheia de ferrugem. Resultado, um poldro de 3 anos que já tinha a boca toda ''queimada'' e ficou com o chanfro deformado.. Ainda hoje se nota infelizmente. :(
MVieira27
Membro

sexta fev 22, 2013 11:49 am

Um vez fui buscar um camião à quinta de um famoso toureiro, e não havia um cavalo que não estivesse marcado nos flancos ou no chanfro, e muitas vezes em ambos os sítios.
E quanto às embocaduras penduradas nas paredes, pareciam saídas de um filme de terror. É nessas alturas que eu gostaria que existissem embocaduras para humanos :twisted:
SappyCookie
Membro

sábado fev 23, 2013 3:05 am

rachel17 Escreveu:
SappyCookie Escreveu:AHHHHHH!!! Era mesmo isso que eu queria saber! Então não são só histórias. Isso sim é triste e gostava de saber como não prendem os responsáveis por essa situação... Agora já sei porque é que o meu pai tinha aversão a esporas e afins... bem viu ele dessas coisas... Enfim......
Essas ''hisórias'' continuam a existir sim, e sim pode ir a Golegã e vê logo uma tonelada e meia desses artistas :lol: Na minha opinião é isso mesmo que estraga a Golegã, porque de resto, maravilha! Depende muito do cavalo e cavaleiro e nem todos os que montam pensam assim daí ver-se cavalos com cicatrizes na barriga e sangue por vezes montados. :? Isso e não só, quando vi o meu cavalo pela primeira vez antes de o comprar andava a ser desbastado com uma serreta e um freio todo manhoso que até tinha a barbela toda cheia de ferrugem. Resultado, um poldro de 3 anos que já tinha a boca toda ''queimada'' e ficou com o chanfro deformado.. Ainda hoje se nota infelizmente. :(
Que horror... Sinceramente... Não hei eu de pôr o pé na Golegã a não ser que seja com qualquer entidade protectora de animais ou whatever para acabar com situações dessas. A sério que por momentos me senti aliviada ao pensar que eram mesmo só "histórias"... Fico contente por saber, porque não gosto de ser ignorante, mas extremamente triste por ter vindo a saber que isto realmente ainda existe e, aparentemente, não tão pouco frequentemente como eu acreditaria... Enfim :(
SappyCookie
Membro

sábado fev 23, 2013 3:07 am

MVieira27 Escreveu:Um vez fui buscar um camião à quinta de um famoso toureiro, e não havia um cavalo que não estivesse marcado nos flancos ou no chanfro, e muitas vezes em ambos os sítios.
E quanto às embocaduras penduradas nas paredes, pareciam saídas de um filme de terror. É nessas alturas que eu gostaria que existissem embocaduras para humanos :twisted:
Já somos duas -.-
oOLoiraOo
Registado: quarta mai 01, 2013 2:08 pm

quarta mai 01, 2013 3:01 pm

Caaaaaaaalma lá que isso são metade histórias e metade verdades.
Hoje em dia só se encontram casos desses ou em casas de toureiros, em casas de pessoas que não se actualizam ou em criaturas tremendamente azeiteiras!

Já não se usa a espora como antigamente, já não se castigam cavalos como antigamente. Hoje em dia as coisas mudaram, as tecnologias mudaram e a equitação foi atrás. Só não se actualiza quem não quer pois estas actualizações mostram resultados. Hoje em dia a tecnica é diferente e com isso os ideais tambem. Hoje em dia o cavalo é um amigo e um trabalhador. Antigamente era um escravo e uma maquina. São coisas completamente diferentes. Felizmente a mentalidade mudou!
anasabreu
Membro Veterano
Registado: quarta fev 01, 2006 1:21 pm
Localização: Becky e Sissi (Golden Retrievers); Farrell, Finola e Ishkhy (British Shorthair); Caramelo e Cainxa (
Contacto:

quarta mai 01, 2013 4:01 pm

Vives em que mundo?
ainda há muito a fazer em Portugal pelo menos para mudar a mentalidade do Homem para com o cavalo... conta-se com os dedos de uma mão a percentagem de cavaleiros que vê o cavalo com respeito!
<p>Ana Abreu</p>
<p><u>&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp; </u></p>
<p>Sorrir sempre...</p>
Responder

Voltar para “Cavalos”