Um animal com esta doença desde que devidamente tratado e fazendo a prevenção (pipeta e/ou scalibor) muito dificilmente transmite a doença a um outro animal.
Na altura do Martim tinha (e felizmente ainda tenho) a Maria e, foi logo uma das questões que coloquei ao vet, ao que este me tranquilizou de imediato. Obviamente que para além de todos os cuidados, tinha (tenho) o cuidado extremo de não ter as janelas escancaradas de forma a evitar a entrada de mosquitos, assim como não passeio os meus animais nem ao início da manhã nem ao pôr do sol.
No caso da Estrelita que está com os meus Pais, tinhamos o Diogo (que infelizmente já partiu), e ainda temos o Sebastião e nunca nenhum deles apanhou esta malfadada doença apesar de estarem em contacto com ela e os meus Pais viverem na Costa que está incluída numa zona extremamente endémica.
O Egas (cachorro adoptado) pela minha irmã, vai todos os dias a casa dos meus Pais pelo que, também ele, convive diariamente com a Estrelita. Faz a prevenção (pipeta e scalibor) e, obviamente que, quando tiver idade, irá fazer a vacina.
Os meus (Óscar, Xiquinha e Maria) até ao momento ainda nenhum fez a vacina pois até há bem pouco tempo o vet estava um pouco renitente na mesma. Brevemente irei lá com as miúdas e voltarei a debater o assunto.