Leishmaniose

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Arguida2
Membro Veterano
Registado: segunda jul 16, 2012 11:35 am

sábado fev 23, 2013 2:26 pm

Margoustink, compreendo o seu ponto de vista mas tendo sido dona dum canito com leish e tendo actualmente uma cadelita com esta doença, não consigo de forma alguma pensar na "solução" mais "óbvia".

Um animal com esta doença desde que devidamente tratado e fazendo a prevenção (pipeta e/ou scalibor) muito dificilmente transmite a doença a um outro animal.

Na altura do Martim tinha (e felizmente ainda tenho) a Maria e, foi logo uma das questões que coloquei ao vet, ao que este me tranquilizou de imediato. Obviamente que para além de todos os cuidados, tinha (tenho) o cuidado extremo de não ter as janelas escancaradas de forma a evitar a entrada de mosquitos, assim como não passeio os meus animais nem ao início da manhã nem ao pôr do sol.

No caso da Estrelita que está com os meus Pais, tinhamos o Diogo (que infelizmente já partiu), e ainda temos o Sebastião e nunca nenhum deles apanhou esta malfadada doença apesar de estarem em contacto com ela e os meus Pais viverem na Costa que está incluída numa zona extremamente endémica.

O Egas (cachorro adoptado) pela minha irmã, vai todos os dias a casa dos meus Pais pelo que, também ele, convive diariamente com a Estrelita. Faz a prevenção (pipeta e scalibor) e, obviamente que, quando tiver idade, irá fazer a vacina.

Os meus (Óscar, Xiquinha e Maria) até ao momento ainda nenhum fez a vacina pois até há bem pouco tempo o vet estava um pouco renitente na mesma. Brevemente irei lá com as miúdas e voltarei a debater o assunto. :wink:
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

sábado fev 23, 2013 2:39 pm

Arguida, estou a ver que a situação mais ou menos é controlável, nem todos os cães ficaram contaminados o que dá algum alívio.

Mas é complicado...imaginam? Uma picada...
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

sábado fev 23, 2013 2:49 pm

Há doenças populares? :o :o :o

Para informação geral e muito sucinta de quem não sabe nem está para investigar a sério e se informar sobre a leishmaniose, esta doença é muito antiga e endémica em Portugal e na generalidade dos países mediterrânicos.

Também chamada calahazar, ou calaazar, nome que vem do árabe (pois, quando eles cá andaram já havia leishmaniose...), foi em tempos muito comum, e ainda hoje se registam entre nós, por ano, mais de uma dezena de casos declarados em pessoas.

E mais não conto, quem quiser saber que procure na Net, há muita informação a respeito dela.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
margoustink
Membro Veterano

sábado fev 23, 2013 2:56 pm

Floripes3 Escreveu:Há doenças populares? :o :o :o

Para informação geral e muito sucinta de quem não sabe nem está para investigar a sério e se informar sobre a leishmaniose, esta doença é muito antiga e endémica em Portugal e na generalidade dos países mediterrânicos.

Também chamada calahazar, ou calaazar, nome que vem do árabe (pois, quando eles cá andaram já havia leishmaniose...), foi em tempos muito comum, e ainda hoje se registam entre nós, por ano, mais de uma dezena de casos declarados em pessoas.

E mais não conto, quem quiser saber que procure na Net, há muita informação a respeito dela.
E não aumentou o número de casos...?
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

sábado fev 23, 2013 3:08 pm

margoustink Escreveu:
Floripes3 Escreveu:Há doenças populares? :o :o :o

E não aumentou o número de casos...?
Pesquise, o Google é muito útil. :wink:
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Fruntcha
Membro
Registado: sexta nov 21, 2008 4:40 pm

sábado fev 23, 2013 7:41 pm

Arguida2 Escreveu:Fruntcha, a confirmar-se o diagnóstico de cushing, lamento muito. :cry:

Como já tive oportunidade de dizer, tive uma cadelita com esta doença e, se bem que para a mesma não exista cura, um animal desde que devidamente tratado e vigiado, ainda pode viver uns tempos com total qualidade de vida. :wink:

A Joaninha já era velhota quando lhe foi diagnosticada a doença e ainda viveu quase mais dois anitos. Só no último mês é que começou a decair muito. :cry:

Se tem confiança no seu vet, siga à risca todos os conselhos que ele lhe der.

Boa sorte e vá dando notícias.

PS: Quanto a não comer a ração, será que ela não enjoou à mesma? A Joaninha teve uma fase em que também não queria comer a ração pelo que tivémos de a trocar. :wink:
Se se vier a confirmar o cushing vamos ver como ela reage aos tratamentos. Acredito que há-de correr tudo pelo melhor pois é uma cadela muito agarrada à vida :wink:
E sim, vou seguir à risca tudo o que o vet disser porque ele é extremamente atencioso e explica-nos tudo muito bem. Não fez um grande drama principalmente porque viu o estado em que a minha mãe ficou quando se falou na possibilidade de cushing...
Lamento por todos os seus animais :cry: Nem quero imaginar a dor que se deve sentir ao vê-los partir :(

Mais uma vez muito obrigada por tudo!
Fruntcha
Membro

sábado fev 23, 2013 7:44 pm

Luanova34 Escreveu:existem vários planos para as mascotes, no entanto, convem ter um mediador de seguros de confiança que a aconselhe porque existem imensas cláusulas que aconselho a ler e questionar bastante. Investigue e boa sorte :D
Obrigada pela informação. Vou falar com o mediador que tratou de todos os meus seguros até hoje e ver se há algum que seja bom para a Kali.
Fruntcha
Membro

sábado fev 23, 2013 7:51 pm

margoustink Escreveu: Então ninguém reparou que os casos de cães com lesh está a aumentar?

Nunca tive um cão com essa doença, nem imagino o que faria realmente. Mas atendendo à qualidade de vida desses animais e o facto de estar a contribuir para mais um hospedeiro dessa doença, é muito cruel pensar noutra alternativa? :? É eu sei que é.
Concordo em parte com o que diz mas nunca seria capaz de manter abater um animal sabendo que existe a possibilidade de ele viver com qualidade de vida apesar de estar doente. Claro que mal aparecessem sintomas de sofrimento lá teria de tomar uma decisão :( Também tenho mais dois cães para além desta que está doente e nunca os separaria. Passam o dia juntos e iam continuar na mesma. Apenas teria de ter cuidados redobrados.

Tem toda a razão em dizer que os casos de leishmaniose têm vindo a aumentar porque é mesmo isso que está a acontecer. Apesar de ser uma doença antiga tem havido cada vez mais cães infectados.
Arguida2
Membro Veterano

sábado fev 23, 2013 8:06 pm

Muito obrigada Fruntcha pelas suas palavras. É mesmo muito doloroso ver os nossos animais partir e ainda custa mais vê-los a sofrer sem nada podermos fazer para além de lhes tentar proporcionar todos os cuidados possíveis.

Infelizmente no caso do Martim e da Joaninha tive de tomar a decisão ... decisão essa que desejava nunca ter tido de a tomar mas, não podia continuar a deixar os meus AMIGOS a sofrer quando já nada mais havia a fazer. :cry: :cry: :cry:

Quanto à leish é um facto que a mesma tem estado a aumentar. Lembro-me de há uns anos atrás a prevenção se fazer entre os meses de Março e Setembro sendo que, no resto do ano, não era preciso.

Actualmente e, devido às alterações climatéricas, esta mesma prevenção deve ser feita durante TODO o ano. Por incrível que pareça, ainda conheço algumas pessoas que assim não o fazem. :cry:

Não é pelo facto dum animal nosso infelizmente ter esta doença que devemos "desleixar-nos" nos cuidados a ter (pipetas e/ou scalibor) não só pelo animal infectado mas, e PRINCPIPALMENTE por todos os outros animais para que não sejam contaminados.

Quanto ao cushing, infelizmente também é uma doença para a qual não existe cura mas, existe medicação específica que vai "atrasar" a evolução da mesma e, um animal pode viver ainda uns tempitos com qualidade de vida. Tal como já disse, a Joaninha ultrapassou todas as expectativas nossas e do vet e só no último mês de vida é que "decaíu".

Apanhámos grandes sustos com ela, pois por duas ou três vezes que fomos a correr com ela em braços para o vet, a pensarmos que era naquele dia que ela ía partir. Contra todas as expectativas, chegada lá, a miúda punha-se de pé, a dar ao rabito e a ladrar. :D :D

Bem que perguntávamos ao vet qual era o pózinho de perlimpimpim que ele tinha lá na clínica pois por incrível que parecesse, ela arrebitava como se estivesse pronta para outra. :wink: :wink:

Minha querida Joaninha ... era uma refilona e uma guerreira adorável. :wink: :wink:
margoustink
Membro Veterano

segunda fev 25, 2013 7:26 am

Fruntcha Escreveu:
margoustink Escreveu: Então ninguém reparou que os casos de cães com lesh está a aumentar?

Nunca tive um cão com essa doença, nem imagino o que faria realmente. Mas atendendo à qualidade de vida desses animais e o facto de estar a contribuir para mais um hospedeiro dessa doença, é muito cruel pensar noutra alternativa? :? É eu sei que é.
Concordo em parte com o que diz mas nunca seria capaz de manter abater um animal sabendo que existe a possibilidade de ele viver com qualidade de vida apesar de estar doente. Claro que mal aparecessem sintomas de sofrimento lá teria de tomar uma decisão :( Também tenho mais dois cães para além desta que está doente e nunca os separaria. Passam o dia juntos e iam continuar na mesma. Apenas teria de ter cuidados redobrados.

Tem toda a razão em dizer que os casos de leishmaniose têm vindo a aumentar porque é mesmo isso que está a acontecer. Apesar de ser uma doença antiga tem havido cada vez mais cães infectados.
Exactamente, há anos já o veterinário me confessava uma realidade cada vez mais frequente e nessa altura ainda não tinha surgido a vacina. E muito sinceramente, concordo com ele, quando diz que o facto de existir cada vez mais cães portadores e os donos não são vigilantes como deveriam tem contribuido para o agravamento do problema.

Eu não digo que sigam para a eutanasia, até porque muitos desses animais, ainda têm uma boa condição, apesar da doença. Mas também me parece legítimo a sensibilização para a prevenção efectiva do problema que é uma doença muito grave. A vacinação a todos os animais se possível. Esta foi a vacina que mais desejei sem dúvida nos últimos anos.

A vacina nos animais que tenho conhecimento tem sido muito boa e sem reações indesejáveis. Recentemente, vacinaram um cão sem dono, mas os moradores cuidam dele. Neste momento todos os cães que conheço pessoalmente estão vacinados, mas o veterinário disse que nem todos os donos optam pela vacinação e isso não ajuda nada ao controlo da doença.

Preocupa-me de facto as pessoas não fazerem uma desparasitação interna e externa sem "esquecimentos", quanto mais com um problema destes.
Fruntcha
Membro

sexta mar 01, 2013 3:47 pm

Olá mais uma vez... Infelizmente a pequena Kali tem mesmo cushing :cry: :cry: :cry: :cry: Na passada 4ªf lá foi ela para o vet passar lá o dia... Fez a eco abdominal que só acusou uma ligeira dilatação do fígado mas nada do tumor... Agora só falta mesmo o resultado das análises que lhe fizeram ao longo do dia para saber qual o tipo de cushing. Estou completamente desolada! O que mais me custa é o facto de ela ser muito nova. Tem apenas 4 anos e existe a probabilidade de nem chegar à velhice. Não era isto que eu tinha em mente quando a ofereci aos meus pais :(
Arguida2
Membro Veterano

sexta mar 01, 2013 4:30 pm

Fruntcha, lamento mesmo muito. :cry: :cry:

Como sabe, o síndroma de cushing não tem cura MAS, desde que a Kali faça a medicação adequada e seja vigiada, acredite que ainda pode viver com qualidade de vida. A Kali ainda é muito novinha pelo que, ainda está no auge das suas forças. :wink: :wink:

À Joaninha quando lhe foi diagnosticado o cushing ela já tinha 13 anitos e picos e, mesmo assim, ainda viveu quase mais dois anos com extrema qualidade de vida. Ninguém dizia que ela estava doente. :wink: :wink:

Tenha calma ... eu sei que é difícil mas não se deixe ir abaixo pois eles apercebem-se da nossa tristeza e ansiedade. :wink:

Vai ver que ainda vai ter a sua menina durante muito e bom tempo.

Vá dando notícias. :wink:
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

sexta mar 01, 2013 6:54 pm

margoustink, não vou vacinar enquanto o meu veterinário não me disser que o devo fazer e, como já expliquei aqui em posts anteriores, ele está à espera para ver.

A minha DA é portadora como já o foi em tempos a minha Bulldog. A doença é triste, encurta a vida, mas existe medicação e existe a coleira que todos, em especial os portadores, devem usar.

Portugal é zona endémica, especialmente em locais com águas paradas, e sobre isto nada há a fazer.

Actualmente a Leishmania já não é um atestado de morte como em tempos foi. No instante em que vi a DA soube imediatamente (por experiência) que era portadora e isso não me impediu de a adoptar, sendo que na altura tinha dois animais negativos em casa. Hoje a Alice já faleceu velhinha e o Jimmy continua cá ... negativo e a viver lado a lado com a DA.
ZezinhoManel
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2012 8:03 pm

domingo mar 03, 2013 8:17 pm

Os casos de cães com Leishmaniose não estão a aumentar, estão de facto a diminuir. O que está a aumentar é a consciência e a educação da população em relação à saúde animal, o que leva à identificação dos animais positivos (não necessariamente doentes).

Não concordo de todo com a hipótese de eutanásia, até porque existem "n" cães positivos que nunca exibirão a doença, nunca irão ser detectados como positivos e infectam os mosquitos.
Quando se descobre um animal doente este é medicado (com o dito alopuri***) a carga parasitária sanguínea é muito reduzida, e muitas das vezes é uma carga incapaz de infectar mosquitos após a picada.

Resumindo, são poucos ou nenhuns os cães doentes diagnosticados que transmitem a doença, os que disseminam a doença são os animais portadores que não exibem sintomas.

Posto isto, ainda pensa que mais vale eutanasiar um animal doente em vez de o tratar?
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

segunda mar 04, 2013 3:36 pm

Estou aqui com o Zezinho. Não há justificação para abater um positivo a menos que realmente tenha chegado a hora. Rins e/ou fígado afectados e acabou, mas antes disso podem viver longas vivas normais.
Responder

Voltar para “Cães”