que ninho usar para mandarins

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
danielcvieira
Membro Veterano
Registado: terça dez 03, 2002 11:39 am

domingo fev 22, 2004 7:03 pm

que tipo de ninho uso para os mandarins?

:arrow: aqueles em formas de cestinho
ou
:arrow: aquelas casinhas para aves exóticas (tipo a dos piriquitos mas em casinha)
vald
Membro Veterano
Registado: quinta out 23, 2003 7:15 pm

domingo fev 22, 2004 10:17 pm

Geralmente esta espécie não é muito exigente quanto ao ninho, mas eu aconselho que se use as “tipo” caixa. Estas são muito similares às dos periquitos, só que mais pequenas.

Um bem haja
danielcvieira
Membro Veterano
Registado: terça dez 03, 2002 11:39 am

domingo fev 22, 2004 11:11 pm

e quando achas que deva meter o ninho?
a femea ainda não começou a por ovos...já tão numa gaiola maior :lol: ...quase o dobro...do meu roxinol que morreu(já tinha quase 9anos)
vald
Membro Veterano
Registado: quinta out 23, 2003 7:15 pm

domingo fev 22, 2004 11:42 pm

Acho que agora é uma boa altura...
Mas é natural que ao principio não dê em nada, visto o macho ser muito novo, mas se quiseres tentar...

U,m bem haja
sac
Membro Veterano
Registado: terça set 17, 2002 11:06 am

segunda fev 23, 2004 10:50 am

Boas,

Como disse o Vald, um ninho fechado é suficiente. Por exemplo aconselhava ninho para pardal de java ou para periquito em madeira.
Fundamental é não se esquecer de lhes colocar à disposição fibras para construirem o ninho, tipo pelo de cabra e sisal. Eles adoram tapar o ninho completamente com elas "à prova de donas cuscas como eu" :oops: :oops:
tome
Membro
Registado: terça abr 01, 2003 8:33 pm

segunda fev 23, 2004 9:51 pm

olá;)

Agradeço os esclarecimentos tb eu tenho um casalinho de mandarins e essas questões já me tinham ocorrido.
sac
Membro Veterano

segunda fev 23, 2004 11:33 pm

tome Escreveu: olá;)

Agradeço os esclarecimentos tb eu tenho um casalinho de mandarins e essas questões já me tinham ocorrido.
Estão a fazer criação?
lamarosa
Membro Veterano
Registado: terça dez 31, 2002 1:03 am
Localização: periquitos, periquitos e periquitos, mandarins, pardais de java
Contacto:

terça fev 24, 2004 3:30 am

Olá a todos!

Até à pouco tempo, tenho utilizado ninhos normais para periquitos que se têm revelado excelentes. Os que mais gostos são aqueles feitos de contrapçacado em que a porta é deslizante na parte de trás. No entanto é necessário partir/cortar a porta de forma a levantar apenas metade para não destruir o ninho que as aves constroem.

Recentemente comecei a utilizar uns mais pequenos de plástico que se revelaram EXCELENTES do ponto de vista higiénico (quando as crias abandonam o ninho é só colocar dentro de um caldeiro com água e lexivia e lavar) como também do ponto de vista de aceitação das aves, já para não dizer que apenas ocupam a área da porta das giolas, permitindo ficar com todos os comedouros/bobedouros disponíveis.
tome
Membro

terça fev 24, 2004 4:27 pm

[quote=sac]
[quote=tome]
olá;)

[/quote]

Estão a fazer criação?
[/quote]

olá sac

Não estão a fazer criação e já estiveram separarados pq o macho mordia na femea. Agora estão juntinhos e parece que se dão bem ;)
sac
Membro Veterano

terça fev 24, 2004 7:03 pm

tome Escreveu:
olá sac

Não estão a fazer criação e já estiveram separarados pq o macho mordia na femea. Agora estão juntinhos e parece que se dão bem ;)
Olá :)

Então se calhar podias experimentar a por-lhes um ninho. Ela nunca colocou ovos?
Hoje lá me armei em cusca e vi q tinha nascido um, só espero que eles sejam bons pais ;)
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

terça fev 24, 2004 7:49 pm

sac Escreveu:
Hoje lá me armei em cusca e vi q tinha nascido um, só espero que eles sejam bons pais ;)
Parabéns, Vóvó XAC!!!!!!!!!! :D:D:D
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
tiagosac23
Membro
Registado: sábado abr 05, 2003 9:53 pm

terça fev 24, 2004 9:57 pm

Acho que deverias utilizar os ninhos redondos em corda porque eu pus no principio e deu bons resultados mas isso tambem depende um bocado dos mandarins. ;)
sac
Membro Veterano

quarta fev 25, 2004 2:01 am

tiagosac23 Escreveu: Acho que deverias utilizar os ninhos redondos em corda porque eu pus no principio e deu bons resultados mas isso tambem depende um bocado dos mandarins. ;)
Eu aconselho os de madeira por uma unica razão, têm mais espaço para cuidar das crias, sem haver perigo de asfixiarem por excesso de lotação no ninho ;)
tome
Membro

quarta fev 25, 2004 2:58 pm

sac Escreveu:
Então se calhar podias experimentar a por-lhes um ninho. Ela nunca colocou ovos?
olá Sac

Obrigada pela sugestão vou mesmo colocar um ninho. Ela nunca colocou ovitos.

Parabéns pelo rebento ;)

Tomé
sac
Membro Veterano

quarta fev 25, 2004 5:59 pm

Gracias ;)

Se precisares de alguma dica (apesar de ñ ter grande experiência) estás à vontade.
Responder

Voltar para “Aves”