O "poder" de um osso de presunto
Moderador: mcerqueira
Boas,
Fui a uma grande superfície, e na secção dos animais despertou-me interesse um osso de presunto. Como o meu "pequeno" desfaz os ossos de couro num instante, resolvi experimentar.
Ele adorou.. gostou tanto que fez algo q nunca tinha feito: quando fui para lho tirar, rosnou (a mostrar os dentes mesmo), e parecia ter intenção de morder. NUNCA tinha acontecido algo assim, com brinquedos, com os ossos de couro, ou mesmo com a ração..
Obviamente que foi "corrigido" na hora e ficou sem o osso..
Ele tem 5 meses, este comportamento pode ser explicado pela "fase" em q está ou...
Não sei se lhe voltaremos a dar ossos daqueles, mas de qualquer forma gostava de algumas sugestões de como resolver questões semelhantes ...
Fui a uma grande superfície, e na secção dos animais despertou-me interesse um osso de presunto. Como o meu "pequeno" desfaz os ossos de couro num instante, resolvi experimentar.
Ele adorou.. gostou tanto que fez algo q nunca tinha feito: quando fui para lho tirar, rosnou (a mostrar os dentes mesmo), e parecia ter intenção de morder. NUNCA tinha acontecido algo assim, com brinquedos, com os ossos de couro, ou mesmo com a ração..
Obviamente que foi "corrigido" na hora e ficou sem o osso..
Ele tem 5 meses, este comportamento pode ser explicado pela "fase" em q está ou...
Não sei se lhe voltaremos a dar ossos daqueles, mas de qualquer forma gostava de algumas sugestões de como resolver questões semelhantes ...
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am
Pois eu também cometi o erro de comprar um osso desses uma vez... jurei para nunca mais! Os cães adoraram mas depois beberam água como se não houvesse amanhã... ficaram mesmo muito sedentos, fui confirmar a embalagem e lá estava a informação... era um osso salgado
O sal é uma das coisas que simplesmente não devem constar da dieta dos nossos cães. Nunca mais voltei a comprar uma guloseima sem ler bem a descrição dos ingredientes.
O que aconselho, pois dura mais que os ossos de couro, é mais barato e também mais saudável (só vantagens!) é um osso cru, grande, que pode pedir no talho e nem lhe cobram nada. Se preferir pode dar uma escaldadela em água a ferver antes e aí tem, entretenimento garantido e saudável
Quanto ao rosnar, diria que é normal na idade dele começar a testar "limites". Tem de os impor muito claramente e de maneira consistente. Ele há-de entender.

O sal é uma das coisas que simplesmente não devem constar da dieta dos nossos cães. Nunca mais voltei a comprar uma guloseima sem ler bem a descrição dos ingredientes.
O que aconselho, pois dura mais que os ossos de couro, é mais barato e também mais saudável (só vantagens!) é um osso cru, grande, que pode pedir no talho e nem lhe cobram nada. Se preferir pode dar uma escaldadela em água a ferver antes e aí tem, entretenimento garantido e saudável

Quanto ao rosnar, diria que é normal na idade dele começar a testar "limites". Tem de os impor muito claramente e de maneira consistente. Ele há-de entender.
Obrigada marianamar.
Fiquei um pouco "surpresa" por ter sido a primeira vez, como referi, mas depois fiz mais alguns testes, dando o comando *larga* e ele acabou por obedecer rápido.. Deve ser mesmo isso que referiu, está a testar.. faz parte
Agradeço ainda a sugestão dos ossos crus, pensei que estes de presunto, por serem fabricados para animais viessem sem o sal
De qualquer forma, amanhã se conseguir passo no talho
Sabe dizer-me se devo pedir alguma parte em especial, se devem vir com carne...?!
Fiquei um pouco "surpresa" por ter sido a primeira vez, como referi, mas depois fiz mais alguns testes, dando o comando *larga* e ele acabou por obedecer rápido.. Deve ser mesmo isso que referiu, está a testar.. faz parte

Agradeço ainda a sugestão dos ossos crus, pensei que estes de presunto, por serem fabricados para animais viessem sem o sal

Sabe dizer-me se devo pedir alguma parte em especial, se devem vir com carne...?!
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am
Osso limpo, sem carne, do fémur ou outro local "grande". Vai ver que ele adora, os meus ficam entretidos durante três dias xD
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm
Um cão pode ser agressivo se os recursos importantes, estão em causa, ou são escassos. Eu não diria que ele está a testar propriamente. Aliás deu um ordem e ele obedeceu.sensonite Escreveu:Obrigada marianamar.
Fiquei um pouco "surpresa" por ter sido a primeira vez, como referi, mas depois fiz mais alguns testes, dando o comando *larga* e ele acabou por obedecer rápido.. Deve ser mesmo isso que referiu, está a testar.. faz parte![]()
Agradeço ainda a sugestão dos ossos crus, pensei que estes de presunto, por serem fabricados para animais viessem sem o salDe qualquer forma, amanhã se conseguir passo no talho
(Esses ossos são fumados, claro estão cheios de sal. É preferível um osso cru)
Sabe dizer-me se devo pedir alguma parte em especial, se devem vir com carne...?! (Deve pedir rótulas, evite mesmo ossos longos)
Um osso numa mão e dá outro treat igualmente saboroso, na outra mão.Quando dá um petisco ele souber que recebe mais se você mexe, ele deixa de considerar uma ameaça o facto da dona mexer ou tirar. Ele sabe que recebe mais.
E por alma de quem é que tem de receber mais??? Isto do treino tem de ser um negócio? O cão só dá se receber mais??margoustink Escreveu: Um osso numa mão e dá outro treat igualmente saboroso, na outra mão.Quando dá um petisco ele souber que recebe mais se você mexe, ele deixa de considerar uma ameaça o facto da dona mexer ou tirar. Ele sabe que recebe mais.

O cão dá porque respeita o dono, não tem nada de receber mais, dá e acabou.
Estas teorias novas dos positivismos chegam a ser nauseantes.... Tadinhos que não podem ser contrariados, são os cães e as crianças, depois é o que se vê por aí...

A user fez muito bem, deu a ordem e acabou a festa, dá e mais nada, qual "dar mais" qual quê...
E no dia em que o cão apanhar na rua o que não deve, a dona tem de ir com um petisco para que o cão lhe dê o que tem na boca, caso contrário sabe que pode ser mordida?? Bah...

"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido
"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
Mas será difícil perceber que a sugestão da margoustink, ou outra similar, é EVIDENTE que não será para sempre? Será difícil compreender que a ideia é transmitir uma mensagem: "ouve, rapaz, escusas de ficar todo estranho quanto te toco nas coisas, porque eu não sou ameaça nenhuma"; é difícil? [Editado pela moderação]TheOne Escreveu:E por alma de quem é que tem de receber mais??? Isto do treino tem de ser um negócio? O cão só dá se receber mais??margoustink Escreveu: Um osso numa mão e dá outro treat igualmente saboroso, na outra mão.Quando dá um petisco ele souber que recebe mais se você mexe, ele deixa de considerar uma ameaça o facto da dona mexer ou tirar. Ele sabe que recebe mais.![]()
Estas teorias novas dos positivismos chegam a ser nauseantes.... Tadinhos que não podem ser contrariados, são os cães e as crianças, depois é o que se vê por aí...![]()
A user fez muito bem, deu a ordem e acabou a festa, dá e mais nada, qual "dar mais" qual quê...
E no dia em que o cão apanhar na rua o que não deve, a dona tem de ir com um petisco para que o cão lhe dê o que tem na boca, caso contrário sabe que pode ser mordida?? Bah...
Aliás, se tivesse lido com atenção e/ou soubesse minimamente acerca de métodos preventivos, saberia que o que ali está sugerido não é dar um petisco QUANDO o cão já tem o osso disponível; a ideia é, parece-me evidente, criar situações de teste ou treino, em que se transmite um conteúdo. A isto chama-se ensinar. Claro que há outras formas de ensinar http://www.youtube.com/watch?v=hFgR0m-9FmM
A única diferença é que há formas menos conflituosas, mais subtis, mais compreensivas, mais duradouras, mais explícitas de passar uma mensagem. Há quem prefira outras. É tudo uma questão de gosto. Agora, por favor, não impregnem o mundo com os vossos preconceitos acerca de coisas que apanharam pela rama e não têm paciência, capacidade nem alcance para compreender na totalidade.
Voltando ao caso em específico; não seria preciso chegar a fazer aquilo que as mentes curtas entendem como um negócio ou suborno se se tivesse estabelecido desde logo uma relação de confiança e respeito mútuo. É curioso notar também que há um padrão formado nas pessoas que já registaram caso dos próprios cães a rosnar-lhe, a si ou aos seus.
Eu até concordo com algumas coisas que diz. Mas, aqui tenho que fazer este reparo,(e já não é a primeira vez que leio coisas suas neste sentido ) esta sua tentativa de superiorização tambem não abona muito em favor dos seus argumentos. É que esta discussão já tem cabelos brancos e acaba sempre do mesmo modo. É pena!Poderia ser tão mais interessante...lds6 Escreveu: Agora, por favor, não impregnem o mundo com os vossos preconceitos acerca de coisas que apanharam pela rama e não têm paciência, capacidade nem alcance para compreender na totalidade.

Sofia
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
O mundo de um cão é tão simples. Tão directo.
Não faço a mais pequena ideia de onde surgiram estas ideias de que os cães têm que perceber raciocínios elaborados e, na maioria dos casos, bem confusos.
Suponho que para ensinar um cão a ir buscar o jornal, usando estas teorias, teremos que lhe dar um frango assado, três pudins, uma bavaroise de caramelo e um mapa do Google.
É que só pode.
Não faço a mais pequena ideia de onde surgiram estas ideias de que os cães têm que perceber raciocínios elaborados e, na maioria dos casos, bem confusos.
Suponho que para ensinar um cão a ir buscar o jornal, usando estas teorias, teremos que lhe dar um frango assado, três pudins, uma bavaroise de caramelo e um mapa do Google.
É que só pode.

WaterMonitor Escreveu:O mundo de um cão é tão simples. Tão directo.
É que só pode.

Agora já não. Basta dares-lhe um GPS.
Editei para acrescentar que não te podes esquecer é de dar a escolher ao cão se ele quer um NDrive ou um TomTom. O factor escolha tem sempre que estar presente, não te esqueças.
Última edição por nicosa em segunda fev 25, 2013 2:49 pm, editado 1 vez no total.
Sofia
Olha sabes o que te digo? Pobres de espirito ...nicosa Escreveu:Eu até concordo com algumas coisas que diz. Mas, aqui tenho que fazer este reparo,(e já não é a primeira vez que leio coisas suas neste sentido ) esta sua tentativa de superiorização tambem não abona muito em favor dos seus argumentos. É que esta discussão já tem cabelos brancos e acaba sempre do mesmo modo. É pena!Poderia ser tão mais interessante...lds6 Escreveu: Agora, por favor, não impregnem o mundo com os vossos preconceitos acerca de coisas que apanharam pela rama e não têm paciência, capacidade nem alcance para compreender na totalidade.
As minhas cadelas levaram a palmada necessária sempre que a asneira era da grossa, nunca foram castigadas por fazerem xixi fora do sitio, ou por roerem o que não era suposto, o que quer dizer que levaram poucas palmadas, já que nenhuma delas teve a ousadia nunca de me rosnar.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.
Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.
http://animalartportugal.blogspot.com/
www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.
Madalena Marques
Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.
http://animalartportugal.blogspot.com/
www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.
Madalena Marques
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
O universo do cão é muito bem explicado pelo polícia que preencheu o depoimento do seu próprio animal:
I Chase Him.
I Bite Him.
Bad Man.
He Tasty.
Good Boy.
Good Boy.
Aposto que no fim do incidente o polícia não lhe leu nem sequer um folheto do Lidl. Deu-lhe uma festa, umas palavras animadas e já está.
I Chase Him.
I Bite Him.
Bad Man.
He Tasty.
Good Boy.
Good Boy.
Aposto que no fim do incidente o polícia não lhe leu nem sequer um folheto do Lidl. Deu-lhe uma festa, umas palavras animadas e já está.
-
- Membro Veterano
AIÓPA !É quase cómico...TheOne Escreveu:E por alma de quem é que tem de receber mais??? Isto do treino tem de ser um negócio? O cão só dá se receber mais??margoustink Escreveu: Um osso numa mão e dá outro treat igualmente saboroso, na outra mão.Quando dá um petisco ele souber que recebe mais se você mexe, ele deixa de considerar uma ameaça o facto da dona mexer ou tirar. Ele sabe que recebe mais.![]()
Estas teorias novas dos positivismos chegam a ser nauseantes.... Tadinhos que não podem ser contrariados, são os cães e as crianças, depois é o que se vê por aí...![]()

Ó theone, as pessoas podem fazer o que acharem melhor. Mas existem métodos de ensino, para melhorar a eficácia da resolução.
As pessoas precisam de fazer uso do intelecto...mas quem quiser faça o quer e lhe dá jeito não precisa de pensar muito.
Um problema tão comum é a perguiça de raciocínio. Existe muitas formas de estar na vida.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda out 24, 2011 7:02 pm
Os positivistas complicam e os do método tradicional acham que o cão só vê o dono à frente.
-
- Membro Veterano
mas isso é reforso positivo...normal, não é preciso usar sempre treats.WaterMonitor Escreveu:O universo do cão é muito bem explicado pelo polícia que preencheu o depoimento do seu próprio animal:
I Chase Him.
I Bite Him.
Bad Man.
He Tasty.
Good Boy.
Good Boy.