O "poder" de um osso de presunto

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

sensonite
Membro
Registado: sexta jan 11, 2013 5:35 pm

domingo fev 24, 2013 10:18 pm

Boas,

Fui a uma grande superfície, e na secção dos animais despertou-me interesse um osso de presunto. Como o meu "pequeno" desfaz os ossos de couro num instante, resolvi experimentar.
Ele adorou.. gostou tanto que fez algo q nunca tinha feito: quando fui para lho tirar, rosnou (a mostrar os dentes mesmo), e parecia ter intenção de morder. NUNCA tinha acontecido algo assim, com brinquedos, com os ossos de couro, ou mesmo com a ração..
Obviamente que foi "corrigido" na hora e ficou sem o osso..
Ele tem 5 meses, este comportamento pode ser explicado pela "fase" em q está ou...
Não sei se lhe voltaremos a dar ossos daqueles, mas de qualquer forma gostava de algumas sugestões de como resolver questões semelhantes ...
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

domingo fev 24, 2013 11:40 pm

Pois eu também cometi o erro de comprar um osso desses uma vez... jurei para nunca mais! Os cães adoraram mas depois beberam água como se não houvesse amanhã... ficaram mesmo muito sedentos, fui confirmar a embalagem e lá estava a informação... era um osso salgado :|

O sal é uma das coisas que simplesmente não devem constar da dieta dos nossos cães. Nunca mais voltei a comprar uma guloseima sem ler bem a descrição dos ingredientes.

O que aconselho, pois dura mais que os ossos de couro, é mais barato e também mais saudável (só vantagens!) é um osso cru, grande, que pode pedir no talho e nem lhe cobram nada. Se preferir pode dar uma escaldadela em água a ferver antes e aí tem, entretenimento garantido e saudável ;)

Quanto ao rosnar, diria que é normal na idade dele começar a testar "limites". Tem de os impor muito claramente e de maneira consistente. Ele há-de entender.
sensonite
Membro
Registado: sexta jan 11, 2013 5:35 pm

segunda fev 25, 2013 3:14 am

Obrigada marianamar.
Fiquei um pouco "surpresa" por ter sido a primeira vez, como referi, mas depois fiz mais alguns testes, dando o comando *larga* e ele acabou por obedecer rápido.. Deve ser mesmo isso que referiu, está a testar.. faz parte :lol:

Agradeço ainda a sugestão dos ossos crus, pensei que estes de presunto, por serem fabricados para animais viessem sem o sal :? De qualquer forma, amanhã se conseguir passo no talho :D

Sabe dizer-me se devo pedir alguma parte em especial, se devem vir com carne...?!
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

segunda fev 25, 2013 10:16 am

Osso limpo, sem carne, do fémur ou outro local "grande". Vai ver que ele adora, os meus ficam entretidos durante três dias xD
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

segunda fev 25, 2013 12:08 pm

sensonite Escreveu:Obrigada marianamar.
Fiquei um pouco "surpresa" por ter sido a primeira vez, como referi, mas depois fiz mais alguns testes, dando o comando *larga* e ele acabou por obedecer rápido.. Deve ser mesmo isso que referiu, está a testar.. faz parte :lol:

Agradeço ainda a sugestão dos ossos crus, pensei que estes de presunto, por serem fabricados para animais viessem sem o sal :? De qualquer forma, amanhã se conseguir passo no talho :D (Esses ossos são fumados, claro estão cheios de sal. É preferível um osso cru)

Sabe dizer-me se devo pedir alguma parte em especial, se devem vir com carne...?! (Deve pedir rótulas, evite mesmo ossos longos)
Um cão pode ser agressivo se os recursos importantes, estão em causa, ou são escassos. Eu não diria que ele está a testar propriamente. Aliás deu um ordem e ele obedeceu.

Um osso numa mão e dá outro treat igualmente saboroso, na outra mão.Quando dá um petisco ele souber que recebe mais se você mexe, ele deixa de considerar uma ameaça o facto da dona mexer ou tirar. Ele sabe que recebe mais.
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

segunda fev 25, 2013 12:12 pm

margoustink Escreveu: Um osso numa mão e dá outro treat igualmente saboroso, na outra mão.Quando dá um petisco ele souber que recebe mais se você mexe, ele deixa de considerar uma ameaça o facto da dona mexer ou tirar. Ele sabe que recebe mais.
E por alma de quem é que tem de receber mais??? Isto do treino tem de ser um negócio? O cão só dá se receber mais?? :roll:

O cão dá porque respeita o dono, não tem nada de receber mais, dá e acabou.

Estas teorias novas dos positivismos chegam a ser nauseantes.... Tadinhos que não podem ser contrariados, são os cães e as crianças, depois é o que se vê por aí... :roll:

A user fez muito bem, deu a ordem e acabou a festa, dá e mais nada, qual "dar mais" qual quê...

E no dia em que o cão apanhar na rua o que não deve, a dona tem de ir com um petisco para que o cão lhe dê o que tem na boca, caso contrário sabe que pode ser mordida?? Bah... :roll:
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
lds6
Membro Veterano
Registado: domingo out 28, 2012 1:49 am

segunda fev 25, 2013 12:55 pm

TheOne Escreveu:
margoustink Escreveu: Um osso numa mão e dá outro treat igualmente saboroso, na outra mão.Quando dá um petisco ele souber que recebe mais se você mexe, ele deixa de considerar uma ameaça o facto da dona mexer ou tirar. Ele sabe que recebe mais.
E por alma de quem é que tem de receber mais??? Isto do treino tem de ser um negócio? O cão só dá se receber mais?? :roll:

Estas teorias novas dos positivismos chegam a ser nauseantes.... Tadinhos que não podem ser contrariados, são os cães e as crianças, depois é o que se vê por aí... :roll:

A user fez muito bem, deu a ordem e acabou a festa, dá e mais nada, qual "dar mais" qual quê...

E no dia em que o cão apanhar na rua o que não deve, a dona tem de ir com um petisco para que o cão lhe dê o que tem na boca, caso contrário sabe que pode ser mordida?? Bah... :roll:
Mas será difícil perceber que a sugestão da margoustink, ou outra similar, é EVIDENTE que não será para sempre? Será difícil compreender que a ideia é transmitir uma mensagem: "ouve, rapaz, escusas de ficar todo estranho quanto te toco nas coisas, porque eu não sou ameaça nenhuma"; é difícil? [Editado pela moderação]
Aliás, se tivesse lido com atenção e/ou soubesse minimamente acerca de métodos preventivos, saberia que o que ali está sugerido não é dar um petisco QUANDO o cão já tem o osso disponível; a ideia é, parece-me evidente, criar situações de teste ou treino, em que se transmite um conteúdo. A isto chama-se ensinar. Claro que há outras formas de ensinar http://www.youtube.com/watch?v=hFgR0m-9FmM
A única diferença é que há formas menos conflituosas, mais subtis, mais compreensivas, mais duradouras, mais explícitas de passar uma mensagem. Há quem prefira outras. É tudo uma questão de gosto. Agora, por favor, não impregnem o mundo com os vossos preconceitos acerca de coisas que apanharam pela rama e não têm paciência, capacidade nem alcance para compreender na totalidade.
Voltando ao caso em específico; não seria preciso chegar a fazer aquilo que as mentes curtas entendem como um negócio ou suborno se se tivesse estabelecido desde logo uma relação de confiança e respeito mútuo. É curioso notar também que há um padrão formado nas pessoas que já registaram caso dos próprios cães a rosnar-lhe, a si ou aos seus.
nicosa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 8:21 pm

segunda fev 25, 2013 2:25 pm

lds6 Escreveu: Agora, por favor, não impregnem o mundo com os vossos preconceitos acerca de coisas que apanharam pela rama e não têm paciência, capacidade nem alcance para compreender na totalidade.
Eu até concordo com algumas coisas que diz. Mas, aqui tenho que fazer este reparo,(e já não é a primeira vez que leio coisas suas neste sentido ) esta sua tentativa de superiorização tambem não abona muito em favor dos seus argumentos. É que esta discussão já tem cabelos brancos e acaba sempre do mesmo modo. É pena!Poderia ser tão mais interessante... :roll:
Sofia
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

segunda fev 25, 2013 2:37 pm

O mundo de um cão é tão simples. Tão directo.

Não faço a mais pequena ideia de onde surgiram estas ideias de que os cães têm que perceber raciocínios elaborados e, na maioria dos casos, bem confusos.

Suponho que para ensinar um cão a ir buscar o jornal, usando estas teorias, teremos que lhe dar um frango assado, três pudins, uma bavaroise de caramelo e um mapa do Google.

É que só pode. :roll:
nicosa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 8:21 pm

segunda fev 25, 2013 2:41 pm

WaterMonitor Escreveu:O mundo de um cão é tão simples. Tão directo.

Não faço a mais pequena ideia de onde surgiram estas ideias de que os cães têm que perceber raciocínios elaborados e, na maioria dos casos, bem confusos.

Suponho que para ensinar um cão a ir buscar o jornal, usando estas teorias, teremos que lhe dar um frango assado, três pudins, uma bavaroise de caramelo e um mapa do Google.

É que só pode. :roll:
:lol: :lol: :lol:
Agora já não. Basta dares-lhe um GPS.

Editei para acrescentar que não te podes esquecer é de dar a escolher ao cão se ele quer um NDrive ou um TomTom. O factor escolha tem sempre que estar presente, não te esqueças.
Última edição por nicosa em segunda fev 25, 2013 2:49 pm, editado 1 vez no total.
Sofia
kitttten
Membro Veterano
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

segunda fev 25, 2013 2:47 pm

nicosa Escreveu:
lds6 Escreveu: Agora, por favor, não impregnem o mundo com os vossos preconceitos acerca de coisas que apanharam pela rama e não têm paciência, capacidade nem alcance para compreender na totalidade.
Eu até concordo com algumas coisas que diz. Mas, aqui tenho que fazer este reparo,(e já não é a primeira vez que leio coisas suas neste sentido ) esta sua tentativa de superiorização tambem não abona muito em favor dos seus argumentos. É que esta discussão já tem cabelos brancos e acaba sempre do mesmo modo. É pena!Poderia ser tão mais interessante... :roll:
Olha sabes o que te digo? Pobres de espirito ...

As minhas cadelas levaram a palmada necessária sempre que a asneira era da grossa, nunca foram castigadas por fazerem xixi fora do sitio, ou por roerem o que não era suposto, o que quer dizer que levaram poucas palmadas, já que nenhuma delas teve a ousadia nunca de me rosnar.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

segunda fev 25, 2013 3:21 pm

O universo do cão é muito bem explicado pelo polícia que preencheu o depoimento do seu próprio animal:

I Chase Him.
I Bite Him.
Bad Man.
He Tasty.
Good Boy.
Good Boy.

Aposto que no fim do incidente o polícia não lhe leu nem sequer um folheto do Lidl. Deu-lhe uma festa, umas palavras animadas e já está.
margoustink
Membro Veterano

segunda fev 25, 2013 5:43 pm

TheOne Escreveu:

AIÓPA !É quase cómico... :lol:

Ó theone, as pessoas podem fazer o que acharem melhor. Mas existem métodos de ensino, para melhorar a eficácia da resolução.

As pessoas precisam de fazer uso do intelecto...mas quem quiser faça o quer e lhe dá jeito não precisa de pensar muito.
Um problema tão comum é a perguiça de raciocínio. Existe muitas formas de estar na vida.
saraestrelo
Membro Veterano
Registado: segunda out 24, 2011 7:02 pm

segunda fev 25, 2013 6:00 pm

Os positivistas complicam e os do método tradicional acham que o cão só vê o dono à frente.
margoustink
Membro Veterano

segunda fev 25, 2013 6:06 pm

WaterMonitor Escreveu:O universo do cão é muito bem explicado pelo polícia que preencheu o depoimento do seu próprio animal:

I Chase Him.
I Bite Him.
Bad Man.
He Tasty.
Good Boy.
Good Boy.

Aposto que no fim do incidente o polícia não lhe leu nem sequer um folheto do Lidl. Deu-lhe uma festa, umas palavras animadas e já está.
mas isso é reforso positivo...normal, não é preciso usar sempre treats.
Responder

Voltar para “Cães”