O cão deve ser banhado em água tépida... nem muito fria, nem muito quente, exactamente como faria para uma criança. Pelo menos é assim que faço com os meus.
A questão da temperatura não se prende com o pelo, mas com o conforto e saúde do animal. Com água muito fria, em tempo frio como este, pode apanhar um resfriado... com água quente demais pode escaldar a pele, sensível por não estar habituada a ser escaldada diariamente como a nossa.
[Duvida] Lavar o cão em água quente
Moderador: mcerqueira
Eu sou franca, quando dou banho à minha cadela, dou-lhe com água quentinha. Não é a ferver logicamente e no verão, não é tão quente, mas com tépida, ela começa logo a tentar fugir da banheira. Tenho de lhe dar banho com a temperatura como se fosse para mim, senão ela fica desconfortável. Depois do banho, até fumega. 

Cuidado com a temperatura da água: muito quente, dissolve toda a gordura natural de pele e resseca-a, causando prurido, descamação e por vezes até mesmo inflamações e infecções. E isto tanto vale para os animais como para nós.
<p>Olá, eu sou a... Floripes3 que já foi 2. :mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a vítima. O silêncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p> "Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a vítima. O silêncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p> "Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
É verdade, eu sei. Não lhe dou banho com água a ferver mas se for tépida, não consigo dar-lhe banho porque ela sente desconforto. Tem de ser mais quentinha. E ela no inverno poucos banhos toma, 1 vez por mês já é muito. No verão é mais frequente.Floripes3 Escreveu:Cuidado com a temperatura da água: muito quente, dissolve toda a gordura natural de pele e resseca-a, causando prurido, descamação e por vezes até mesmo inflamações e infecções. E isto tanto vale para os animais como para nós.