Animal: Quanto ao animal já fiz aqui um post de forma a obter algumas informações e já me foi possível encontrar algumas potenciais sugestões
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... highlight=
Terrário:
Depois da pesquisa que realizei decidi construir um terrário com as seguintes dimensões: 70cm (comprimento) x 60cm (profundidade) x (1.20m), dimensões adequadas a um espécime adulto.
O material escolhido será contraplacado marítimo para a base, parte traseira e laterais, ripas de pinho para o tecto, porta e parte frontal. Por fim será “forrado” na parte exterior com rede mosqueteira galvanizada ( resistente a humidade). Utilizando o Sketch8 fiz um esboço do terrário. : http://snag.gy/SZI77.jpg
As ripas de madeira serão lixadas e passarei um verniz de base aquosa não tóxico para a preparar melhor para as humidade que se vao fazer sentir. Creio que este e o método de tratamento da madeira para este tipo de projectos. O contraplacado marítimo acho eu que não deve precisar de tratamento. Será tudo aparafuso depois de ter feito um pré furo de forma a madeira não correr o risco de estalar.
Decoração:
Optei por escolher plantas naturais no terrário de forma a facilitar manter a humidade e sempre fica mais bonitinho. Creio ter espaço para 3 vasos no terrário e em principio vou colocar 3 destes 4 tipos de plantas que creio serem os mais indicados: Cheflera, Ficus (benjamina ou pumilo) e Hibiscus. Plantas essas que serão transplantas para um vaso novo com um substrato indicado e bem lavadinhas para não correr o risco de “terem” vestígios de químicos que lhes possam ter sido dados. A terra dos vasos será também escondida ou com uma rede por cima ou com pedras de forma aos insectos não se esconderem na terra nem o camaleão por la a língua.
Vou colocar também uns troncos fixos na parte traseira de forma a proporcionar um apoio seguro para o bicho, (as lâmpadas serão colocados por cima, exteriormente mas isso será discutido mais a frente) e provavelmente umas lianas falsas na vertical para lhe facilitar a locomoção dentro do terrário. Gostava também de colocar um vaso fixo no tecto com alguma espécie de lianas naturais mas parece-me ambicioso e não sei o peso que o tecto aguentará de qq forma aqui fica mais um skecth do terrário com as plantas e assim.: http://snag.gy/taWZI.jpg
O fundo do terrário será com papel de cozinha branco pelo menos no inicio para poder controlar a alimentação e hábitos de wc do bicho vai dar trabalho a limpar mas acho que seja melhor assim.
Material:
A nível de termómetros e assim acho que precisarei de um termómetro com sonda para controlo da temperatura no basking spot, assim como pelo menos mais dois termómetros “normais”, analógicos ou digitais para a parte sup/média e inf/média para poder controlar o gradiente de temperatura do terrário.
A humidade será mantida através das borrifadelas provavelmente 3 a 4 x por dia e um ou dois dripper home made (garrafa ou garrafão virada ao contrario com um furinho a pingar para as folhas e depois para o sistema de drenagem (o meu grande problema de design ate agora, provavelmente terei de colocar um recipiente minimamente vedado no fundo para o bicho nao la ir e ir trocando )
Lâmpadas: (aqui umas boas dicas era fixe ;D também a pesquisa tenho de admitir não foi assim tanta neste tema)
Um lâmpada UVB 6.0 das compridas na longitudinal ou uma lâmpada uvb das compactas na mesma direção da de basking spot. Uma lâmpada de basking spot e uma lâmpada de cerâmica de 100w ou 150w (devido a altura do terrário não sei bem qual a mais indicada para ter as temperaturas desejadas) ligada a um termóstato (como já referi aqui ainda nao pesquisei muito e ainda nao sei quais serão as lâmpadas ou o setup mais indicado). As lampadas serao colocadas da parte de fora do terrário, estando a lâmpada de uvb e basking spot a 30cm do sitio onde o animal devera andar mais (os tais apoios na traseira) e a de cerâmica a uma distancia do tecto para a rede não aquecer e o bicho não se queimar se trepar a rede.
Sendo as 3 lâmpadas compacta deve sair qq coisa do género, sendo a vermelha a de baskingspot, a verde a de uvbs e a amarela a de cerâmica.
http://snag.gy/am860.jpg
Condições:
Com isto procuro proporcionar ao bicho uma temp. de 30/32º no baksing spot, na parte sup/media 29/32º, intermedio 22/26º e inferior 20/21º de noite espero manter a temp a 18/21º. De dia estarão as lâmpadas de uvb/spot (ligadas cerca de 12h)+ a de ceramica ligada ao termostato e de noite apenas a de cerâmica ligada ao termostato.
Alimentação: (jovem)
Creio ter visto que estes animais em pequenos comem muito e que convém que assim seja vi um plano também de alimentação que partilharei
2ºs, 4as e 6ºas uma taça com +/-20 tenebrios, 3ªs e 5ªs grilos +/- 15 a 20 (tudo micro) assim como alguns zophobas. Cálcio sempre polvilhado nos insectos (sem d3 ou sempre com d3?) e vitaminas 2 a 3 vezes por semana.
Espero não ter publicado nenhuma barbaridade e relembro que estamos aqui todos para aprender e partilhar ! Este e um projecto para mais um ou dois meses pelo que ainda tenho muito tempo pela frente para rectificar e modificar os meus planos. Agradeço desde ja a toda a gente que publicou e que me possibilitou fazer este apanhado e espero que esteja minimamente decente. Peço também desculpa pelo tamanho absurdo do post mas parecia-me despropositado abrir um tópico para cada coisa. Dentro em breve postarei novidades e um muito obrigado. Cumprimentos!