Um bom shampoo

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
__dani__
Membro Veterano
Registado: sábado jul 01, 2006 10:43 pm

sábado mar 02, 2013 1:51 pm

fontedasbicas Escreveu:Boas...

Aí haverá um pouco de razão senão toda... Uso a água do mar na altura das mudas, mas nunca poderei considerar aquilo, um banho...
Em relação a isto, só queria alertar para a importancia de passar o corpo do cão por água doce, depois de usar àgua do mar, porque o sal seca a pele. :wink:
fontedasbicas
Membro Veterano
Registado: terça set 20, 2005 10:08 am

sábado mar 02, 2013 2:10 pm

Boas...
__dani__ Escreveu:

Aí haverá um pouco de razão senão toda... Uso a água do mar na altura das mudas, mas nunca poderei considerar aquilo, um banho...
Em relação a isto, só queria alertar para a importancia de passar o corpo do cão por água doce, depois de usar àgua do mar, porque o sal seca a pele. :wink:
Depois de escovado o pêlo, claro uma mangueirada!

Por achar correctas as suas intervenções é que continuo a ripostar... Na base da educação e do civismo, sempre! Posso é não concordar com tudo o que diz...

Se me permite, e por experiência própria, continuarei a não dar banho(chamo banho ao convencionado, água quente e tudo) aos meus cães... A raça, com o sub-pêlo que é "amovível" e um pêlo duro, não necessita de banhos, basta a escovagem... Não cheiram mal(a cão), não existem dermatites, caspas ou outras alergias de pele... São activos, danados prá brincadeira e os que morreram já, morreram sem contas de Vet velhinhos, portanto... Para além disso, mulher que viva comigo, tem de aceitar conviver com os meus cães e os pêlos deles...

De qualquer maneira há situações em que uma bela mangueirada é necessária, sem que isso seja considerado um banho...

Compreenderá que há uma série de situações que considero puro marketing... e sei do que falo!

Cada um faráo que muito bem entender... Eu continuarei a não dar banhos aos meus cães... Água só a da chuva e a dos ribeiros, mais a do mar em alturas da muda de pêlo...
<p>Cumprimentos </p>
<p><strong>Ant&oacute;nio Pato</strong></p>
__dani__
Membro Veterano

sábado mar 02, 2013 2:22 pm

__dani__ Escreveu:

Depois de escovado o pêlo, claro uma mangueirada!

Por achar correctas as suas intervenções é que continuo a ripostar... Na base da educação e do civismo, sempre! Posso é não concordar com tudo o que diz...

Se me permite, e por experiência própria, continuarei a não dar banho(chamo banho ao convencionado, água quente e tudo) aos meus cães... A raça, com o sub-pêlo que é "amovível" e um pêlo duro, não necessita de banhos, basta a escovagem... Não cheiram mal(a cão), não existem dermatites, caspas ou outras alergias de pele... São activos, danados prá brincadeira e os que morreram já, morreram sem contas de Vet velhinhos, portanto... Para além disso, mulher que viva comigo, tem de aceitar conviver com os meus cães e os pêlos deles...

De qualquer maneira há situações em que uma bela mangueirada é necessária, sem que isso seja considerado um banho...

Compreenderá que há uma série de situações que considero puro marketing... e sei do que falo!

Cada um faráo que muito bem entender... Eu continuarei a não dar banhos aos meus cães... Água só a da chuva e a dos ribeiros, mais a do mar em alturas da muda de pêlo...
Claro, eu apenas informei aquilo que considero importante, com base nos meus conhecimentos e experiencia, a partir daí cada pessoa é livre de cuidar dos seus animais da melhor maneira que sabe ou acha correcta :wink:

Permita-me só uma sugestão acompanhada de uma pergunta

Alguma vez deu um banho completo a algum dos seus PA's? Quero isto dizer, com bons produtos, e bem secos no final!

Se ainda não o fez, sugiro que o faça, só uma vez! Uma vez na vida pelo menos a um deles! Vai notar diferença e vai ver do que falo, aposto que se o fizer vai repetir :D :twisted:

Digo isto porque conheço algumas pessoas que têm cães que nunca tomaram banho e de facto os cães "estão limpos" mas depois de um banho, ficam chocados porque nem imaginavam que podiam ficar muito melhor :D

Não leve a mal, é só uma sugestão, só para experimentar :P
fontedasbicas
Membro Veterano

sábado mar 02, 2013 2:30 pm

Boas...

Um dia destes, "perco a cabeça" e faço-o... mas nunca sem antes os consultar :D :D :D
<p>Cumprimentos </p>
__dani__
Membro Veterano

sábado mar 02, 2013 2:41 pm

Um dia destes, "perco a cabeça" e faço-o... mas nunca sem antes os consultar :D :D :D
:D Boa!
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

sábado mar 02, 2013 3:26 pm

É engraçado como os meus rafeiros adoptados têm direito a banhos frequentes (com um shampoo mais barato, é certo), mas para os seus PAs, que custaram dinheiro com certeza, um banho está acima das possibilidades :oops:
fontedasbicas
Membro Veterano

sábado mar 02, 2013 3:32 pm

Boas...

Oh Marianinha... Quem é que lhe disse que os meus Pa's que me custaram dinheiro, é certo, não tomam banho por questões económicas...????

Leia tudo com atenção e pf, não invente...
<p>Cumprimentos </p>
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

sábado mar 02, 2013 3:44 pm

Então,resumindo e baralhando.

Eu utilizo um shampô que é o Douxo da Sogeval.
Foi o recomendado pela minha vet e fica brilhante e outras coisas.
Mas o que acham?

No shampô diz para aplicar 1 x por mês e o "peixe" que a minha vet sempre me vendeu foi dar banhos 1 x por cada 6 meses ou como máxima frequência 1 x por mês, e justificou isso ao chamar a atenção para uma camada protectora que se forma na pele ou no pêlo que os protege contra várias coisas. A repetida remoção dessa camada torna o cão mais susceptível a coisas.

Ora,não sendo de trabalho, uso e abuso do mato, do "mato", matagais e outros na altura do lazer.
Então, no que é que ficamos?

Obrigado.
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

sábado mar 02, 2013 3:47 pm

fontedasbicas Escreveu:Claro... estava só a brincar... Por norma não lavo os meus cães... Os únicos banhos são de borla, à chuva... Não é necessário, o dinheiro não abunda e eles não precisam... Existem uns oleozitos que não convém tirar, nem mexer... Escovar? Isso sim e muito... Dão um trabalhão e não é só na muda...
E por favor não me trate além da confiança que lhe dispensei.
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

sábado mar 02, 2013 3:52 pm

Ficamos na mesma.

Dou banho a cães e gatos quando acho que devo e quando estou com pachorra. Dou com água quente, diversos champôs com fins específicos e seco com secador.

Os meus animais vivem comigo dentro de casa e considero a higiene importante.

Nenhum é careca, nenhum tem mais ou menos cheiro por causa dos banhos, nenhum tem problemas de pele.
__dani__
Membro Veterano

sábado mar 02, 2013 4:25 pm

botas96 Escreveu:Então,resumindo e baralhando.

Eu utilizo um shampô que é o Douxo da Sogeval.
Foi o recomendado pela minha vet e fica brilhante e outras coisas.
Mas o que acham?

No shampô diz para aplicar 1 x por mês e o "peixe" que a minha vet sempre me vendeu foi dar banhos 1 x por cada 6 meses ou como máxima frequência 1 x por mês, e justificou isso ao chamar a atenção para uma camada protectora que se forma na pele ou no pêlo que os protege contra várias coisas. A repetida remoção dessa camada torna o cão mais susceptível a coisas.

Ora,não sendo de trabalho, uso e abuso do mato, do "mato", matagais e outros na altura do lazer.
Então, no que é que ficamos?

Obrigado.
Isso vai de encontro com o que eu disse num post mais atrás sobre a opinião de alguns veterinários menos informados sobre o assunto. Antigamente não se aconselhava dar muitos banhos por varias razões, nomeadamente a remoção da gordura da pele, e também por causa das constipações. Isto porque, antigamente não se tomavam os cuidados que hoje em dia as pessoas vão começando a adquirir. Não se secavam os animais correctamente e haviam poucos shampoos no mercado, e os que haviam, eram na sua maioria de fraca qualidade. Logo, para se eliminar riscos, quanto menos melhor! Hoje já não é assim, as formulas dos shampoos melhoraram (alguns), adaptando-se às caracteristicas e necessidades da pele e do pêlo dos cães. Daí a divergencia entre a opinião da veterinária e das indicações do shampoo, que provavelmente estão correctas. O laboratório que os concebeu, de certeza que não quer manchar o nome da marca ao deixar cães doentes por uso excessivo do produto.
Isto é a mesma coisa que a questão das vacinas! Ou em animais em tratamento! Nada de banhos até estar completo o plano ou o tratamento, assim recomendam alguns veterinários, para não se correr o risco do animal se constipar, por falta de cuidado do dono com correntes de ar ou secagem incorrecta.
Tenho aqui uma cadela em FAT, que foi castrada antes de ontem. Está dentro de casa para eu puder vigiar e também para não correr o risco de se magoar ou apanhar frio. Hoje vou-lhe dar banho, comprei bandas para a pele impermeáveis para o efeito e comentei com o veterinário e ele disse para esperar até tirar os pontos! Eu perguntei-lhe se ele queria ficar com ela em casa dele até tirar os pontos, que cá em casa no dia em que um cão não tomar banho, é porque faz alergia a água! Ele só disse: "epa, faz isso então, mas tem cuidado com a sutura." Obvio, não gastei 11€ em protectores à toa! Preço absurdo diga-se de passagem, até me passei quando ouvi o farmaceutico!

Resumindo, se o shampoo não prejudicar a derme do cão, se o cão não é alérgico a água, se não apanhar frio e ficar bem seco, recomendo banho sempre que necessário, seja mensal, quinzenal ou semanal!
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

sábado mar 02, 2013 4:52 pm

Eu sempre preferi cães lavadinhos, até porque eles se sujavam muito; usando o shampoo apropriado e de boa qualidade, secava ao secador.

Na altura que não havia muita oferta de shampoo, eram lavados com glicerina, pela minha avó. E os cães de pêlo longo, usava o shampoo neutro de criança, mas porque a qualidade dos produtos específicos era bem duvidosa.

Ainda hoje se lavar um cão de pêlo curto com sabonete de glicerina, acho que fica muito bem sem notar a pele ou pêlo seco.
fontedasbicas
Membro Veterano

sábado mar 02, 2013 5:09 pm

Boas...
marianamar Escreveu:
fontedasbicas Escreveu:Claro... estava só a brincar... Por norma não lavo os meus cães... Os únicos banhos são de borla, à chuva... Não é necessário, o dinheiro não abunda e eles não precisam... Existem uns oleozitos que não convém tirar, nem mexer... Escovar? Isso sim e muito... Dão um trabalhão e não é só na muda...
E por favor não me trate além da confiança que lhe dispensei.
Oh "marianamar", continua a não perceber, mas isso agora é consigo...

Ter dinheiro para, não quer dizer que abunde... Agradecia é que não se referisse à minha situação económica e à opção de pagar ou não os meus cães... Cada um tem os que quer ou o que pode, e ficamos por aqui!
<p>Cumprimentos </p>
ReginaVieira
Membro Veterano
Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm

sábado mar 02, 2013 6:22 pm

Ainda hoje "discuti" este assunto com uma voluntária de uma campanha que fui hoje. E tem também a ideia errado do banho anual, mas nem me dei ao trabalho de lhe explicar, às vezes, não dá.

Sempre dei banhos de forma frequente, e nunca a minha cadela teve algum problema, pele e pêlo espetaculares, nunca cheirou a cão... Mas também sempre usei um bom champô e amaciador, e sempre a sequei bem ao secador.
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

sábado mar 02, 2013 6:58 pm

ReginaVieira,

O meu macho Terranova morreu com 13 anos. Tosquiado por questões práticas, é certo, mas sem uma ferida posicional e com a pele macia de um cachorro. Isto consegue-se num idoso "acamado" com banho sempre que a situação intestinal o exija. Mas banho a sério com água quente, champô de alta hidratação e secador.

Tenho Persas idosos com pelagens brutais que crescem desenfreadamente e que me obrigam a tosquias frequentes. Tomam banho desde bebés com grande frequência.

Antigamente havia a ideia que os gatos não tomavam banho nunca e que os cães levavam mangueirada no Verão. O meu próprio vet chegou-me a dizer que devia lavar os cães com sabão azul e branco. Os Terranova deviam ficar lindos, com uma bela camada de caspa... :roll:
Responder

Voltar para “Cães”