botas96 Escreveu:Então,resumindo e baralhando.
Eu utilizo um shampô que é o Douxo da Sogeval.
Foi o recomendado pela minha vet e fica brilhante e outras coisas.
Mas o que acham?
No shampô diz para aplicar 1 x por mês e o "peixe" que a minha vet sempre me vendeu foi dar banhos 1 x por cada 6 meses ou como máxima frequência 1 x por mês, e justificou isso ao chamar a atenção para uma camada protectora que se forma na pele ou no pêlo que os protege contra várias coisas. A repetida remoção dessa camada torna o cão mais susceptível a coisas.
Ora,não sendo de trabalho, uso e abuso do mato, do "mato", matagais e outros na altura do lazer.
Então, no que é que ficamos?
Obrigado.
Isso vai de encontro com o que eu disse num post mais atrás sobre a opinião de alguns veterinários menos informados sobre o assunto. Antigamente não se aconselhava dar muitos banhos por varias razões, nomeadamente a remoção da gordura da pele, e também por causa das constipações. Isto porque, antigamente não se tomavam os cuidados que hoje em dia as pessoas vão começando a adquirir. Não se secavam os animais correctamente e haviam poucos shampoos no mercado, e os que haviam, eram na sua maioria de fraca qualidade. Logo, para se eliminar riscos, quanto menos melhor! Hoje já não é assim, as formulas dos shampoos melhoraram (alguns), adaptando-se às caracteristicas e necessidades da pele e do pêlo dos cães. Daí a divergencia entre a opinião da veterinária e das indicações do shampoo, que provavelmente estão correctas. O laboratório que os concebeu, de certeza que não quer manchar o nome da marca ao deixar cães doentes por uso excessivo do produto.
Isto é a mesma coisa que a questão das vacinas! Ou em animais em tratamento! Nada de banhos até estar completo o plano ou o tratamento, assim recomendam alguns veterinários, para não se correr o risco do animal se constipar, por falta de cuidado do dono com correntes de ar ou secagem incorrecta.
Tenho aqui uma cadela em FAT, que foi castrada antes de ontem. Está dentro de casa para eu puder vigiar e também para não correr o risco de se magoar ou apanhar frio. Hoje vou-lhe dar banho, comprei bandas para a pele impermeáveis para o efeito e comentei com o veterinário e ele disse para esperar até tirar os pontos! Eu perguntei-lhe se ele queria ficar com ela em casa dele até tirar os pontos, que cá em casa no dia em que um cão não tomar banho, é porque faz alergia a água! Ele só disse: "epa, faz isso então, mas tem cuidado com a sutura." Obvio, não gastei 11€ em protectores à toa! Preço absurdo diga-se de passagem, até me passei quando ouvi o farmaceutico!
Resumindo, se o shampoo não prejudicar a derme do cão, se o cão não é alérgico a água, se não apanhar frio e ficar bem seco, recomendo banho sempre que necessário, seja mensal, quinzenal ou semanal!