Comportamento iguana.

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Gasolinax
Membro
Registado: terça nov 20, 2012 11:07 pm

sábado mar 02, 2013 6:23 pm

Boas tardes.

Hoje pela primeira vez fui para pegar na minha iguana e ela deu me uma bela de uma dentada, nunca tal tinha acontecido, desinfectei a ferida meti uma luva e fui outra vez tentar, e continuou sempre a tentar morder e a dar chicotadas com o rabo. Não sei o que a levou a fazer tal coisa, costuma sempre dar as suas chicotadas mas morder nunca. Não sei se não poderá ser por ter estado a ouvir musica um pouco alta perto do quarto dela.
Todos os dias lhe dou banho, e hoje queria limpar o terrário todo.Temperaturas, humidade, uvb está tudo como é necessário.

A minha duvida é se volto a tentar pega-la hoje ou deixo passar um dia ou dois para ver se ela acalma.

Cumps
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

sábado mar 02, 2013 7:14 pm

Na minha opinião eles estão em constante medir forças connosco, se vacilamos eles "aprendem" que esse comportamento resulta para o que eles querem, que é que nos afastemos, logo, eu passaria a usar uma luva e deixar morder á vontade, ele ao reparar que a dentada não causa o recuo do adversário, em principio deixa de usar esse comportamento, claro que não devemos estimular esse comportamento provocando-o até morder ;)
Gasolinax
Membro

sábado mar 02, 2013 7:23 pm

Pois eu também penso isso mas cada vez que ela tenta morder instintivamente eu tiro a mão, ainda agora fui tentar agarra-la outra vez e ela sempre a tentar morder e a bufar, vou ver se arranjo uma luva em condições e amanha já lhe mostro quem é que manda.
Psique10
Membro
Registado: quinta jan 31, 2013 11:41 pm

sábado mar 02, 2013 7:29 pm

A minha também costumava fazer isso, agora com o passar do tempo já se começa a ambientar quem manda, mas ainda muita chicotada ehehe

Uma forma de conseguires com que ela esteja mais calma é tira-lá do chão e começas ai devagar a passar a mão por o ela, porque pelo menos a minha dentro do terrario quem manda é ela :)
Bondage2010
Membro Veterano

sábado mar 02, 2013 8:42 pm

Como disse antes, elas são persistentes e durante a vida toda vão estar a testar-nos, o meu tem 9 anos, até esta semana só não me deixava entrar no territorio dele, esta semana começou a entrar no meu e pela primeira vez fe-lo de boca aberta e até o meu cão que ela até respeitava, perseguiu, mas este cão apesar de grande, é um maricas e fugiu de rabo entre as pernas e foi-se refugiar na minha cama...claro que com esta reacção do cão, já sei que já não vai temer mais o cão, é a segunda onda de "cio" que teve este ano, já tinha acalmado e agora voltou com mais força que nunca...
diogocunha07
Membro Veterano
Registado: sexta set 23, 2011 12:42 am

sábado mar 02, 2013 11:54 pm

Bondage.. metes-te um touro dentro de casa xD
Diogo Cunha
zipy
Membro
Registado: segunda fev 21, 2011 12:05 am

domingo mar 03, 2013 12:00 am

Durante algum tempo o meu era assim, cheguei a utilizar luva tambem, eu penso que eles nao aprendao assim... Porque mesmo assim ele ainda investia. Mas o manunseamento correcto e o nao mostrar medo passa-lhes um feedback de que nós nao somos um inimigo, mas "o individuo que dá a comida e nao faz mal" eheh.
Tambem pode ser desta altura do ano !
Gasolinax
Membro

domingo mar 03, 2013 1:53 am

eu sempre a manuseie na boa, nunca tive quais queres problemas, ela dava chicotadas mas eu pegava-a logo e ela a partir daí sossegava, hoje quando a tentei tirar do terrário deu me logo a dentada, e cada vez que tentava ir lá outra vez era logo de boca aberta para atacar.Eu dou-lhe comida na boca e tudo e não me parece que ela me considere mais amigo por isso xD

Amanha já vai ver que quem manda ainda sou eu.

Cumps e obrigado pela atenção pessoal :)
Psique10
Membro

domingo mar 03, 2013 10:54 am

Eiah lá Bondage, grande animal que tens em casa para guarda (:

E com 9 anos não consegues entrar no território dela? como fazes para ela vir para fora?
Bondage2010
Membro Veterano

domingo mar 03, 2013 2:27 pm

Psique10 Escreveu:Eiah lá Bondage, grande animal que tens em casa para guarda (:

E com 9 anos não consegues entrar no território dela? como fazes para ela vir para fora?
Ele tem o espaço dele a dois metros de altura na cozinha, onde tem as lâmpadas, e está solto, mas desce e vai á casa de banho sozinho para se aliviar ou para eu lhe dar o banho, logo quando ele desce, está no meu território e fica submisso, submisso ou tolerante não quer dizer simpático ;), mas esta semana começou a investir mesmo cá em baixo, claro que cá em baixo eu ignoro e sou eu que mando, embora sempre com gestos calmos, firmes e com cuidado, mas para lhe colocar comida lá em cima, tenho de esperar que ele desça porque não me atrevo a subir e elevar a minha cara á zona dele...quando ele está lá em cima sempre que eu passo ele faz um movimento rápido, como se se fosse atirar la de cima, mas tem sido sempre só bluff, depois dessa ameaça fica lá em cima inchado e a dar toques ameaçadores de cabeça...nunca me mordeu, mas porque eu também não confio e não dou grandes hipóteses que o faça...no entanto esse comportamento é só comigo e agora recentemente com este cão, com o resto da "família" ele ignora, todos passam perto, dão comida e ele não tem qualquer comportamento agressivo...é um mal agradecido porque desde lagartixa sempre fui eu que lhe dei banho, manuseei, era para o meu colo que subia e ficava horas enquanto eu via TV ou estava no pc. Por isso o confiar e o manusear com calma e ele saber que não sou o inimigo não tem a ver, é apenas dominância própria de macho da espécie e ver-me como macho opositor e claro defende o território como faria a outro macho no seu habitat natural e agora deu-lhe para expandir o seu território, coisas de velho teimoso. No verão, tem um terrario grande de rede na rua, onde fica de mais ou menos Maio até que o tempo na rua permita, geralmente até finais de Setembro.
Psique10
Membro

domingo mar 03, 2013 3:20 pm

Ahaha muito boa descrição :) são mesmo mais, uma pessoa faz tudo de bom e do melhor por eles e eles nao agradecem ahah. Mas sim senhora, gostei de saber que o animal foi assim tão bem tratado :)
zipy
Membro
Registado: segunda fev 21, 2011 12:05 am

segunda mar 04, 2013 12:08 am

Eu ca disse mais ou menos como se passava aqui em casa, ele tem o território dele tudo bem que gosta de se impor( abrir a boca e dar umas estaladas), mas nao fica tao agressivo... Em questão a comida tenho andado a notar que se nao for eu a por la a comida ele nao come. Fiz a experiência e realmente quando lhe ia la por ele comia mas ao contrario ja nao ! Nao sei com o que tenha a ver, mas foi o exemplo do que dei e de que tenho aqui em casa. Bondage o meu gosta de competir comigo porque tambem sou macho mas o teu é marca roscofe mesmo xD deve ser da idade :b
epicrates
Membro Veterano
Registado: segunda jul 18, 2011 10:39 pm

segunda mar 04, 2013 1:04 am

Psique10 Escreveu:Ahaha muito boa descrição :) são mesmo mais, uma pessoa faz tudo de bom e do melhor por eles e eles nao agradecem ahah. Mas sim senhora, gostei de saber que o animal foi assim tão bem tratado :)
O Bond sabe lá tratar do bicho...
Psique, é apenas uma das iguanas mais bem tratadas e mais bonitas do nosso país, a par de mais 2 ou 3 de pessoas que também passam por este forum.
Mas acredita, nenhuma foto que vejas dela revela a imponência daquele bicho.

Prontes Mr Bond, baba-te e dá-me com o chicote 8)
targonne
Membro Veterano
Registado: segunda set 10, 2012 5:55 pm
Malys
Timmy
Odin
Sabble
Ergoth
Nefra
Aru
Geks
More to come
-Loading.....

segunda mar 04, 2013 11:36 am

:D
Começava por dizer, que se ele te mordeu a culpa é tua que te meteste a jeito ^^

O que quero dizer com isto é que, quando entras em contacto com a tua iguana e especialmente nesta época do ano, deves olhar para ele e ler como ele esta.

A sua postura corporal, os head bobs que te esta a dar, e quando já estas perto dele, os olhos dizem tudo.
Ele para morder para além de todos os outros avisos que te dá fixa, o olhar no alvo e as pupilas dilatam. se estiverem com atenção sabes que é ai que ele vai tentar.

Nunca nos devemos esquecer, que as nossas iguanas apesar de companheiros de rambóia, melhores amigos família e os nossos amores. são também animais selvagens, que foram colocados num terrário, e que ainda estão a seculos de reprodução em cativeiro de ficarem com um cão ou um gato, por isso nunca devemos baixar a nossa guarda, nem esquecer esse facto.

Claro que acidentes acontecem, mas devemos evita-los com a dentada o teres tirado a mão mostraste-lhe que de facto a boca dele resulta :D e a partir de agora, tens um animal que se o chateares sabe que para fazer com que pares, bem só tem de te dar uma trinca :D

Enquanto que as iguanas são pequenas ou juvenis, não a grande problema em levar uma dentada, dói um bocado e tal, ficas com o orgulho sofrido, ficas com a sensação que aquele animal é um mal agradecido, e vais deixar de te sentir seguro quando o manuseias.

Eles vão sentir todas essas transformações.

Quando eles já são adultos, e tens uma iguana como o cyan, ou o kuki que acho que é maior. Uma dentada pode ser muito má, pontos lacerações perca de dedos, narizes afins...
Não quero assustar ninguém nem falar directamente sobre o que aconteceu ao Gasolina, mas gostava que ficassem se ainda não tem com a noção que não se devem por em risco ao manusear estes animais.
Por exemplo ter uma iguana no ombro, é muito giro quando são pequenas ou adolescentes, mas quando viram adultas para alem de com o peso e as garras ser doloroso... uma dentada na cara pode ser muito mau. ou uma orelha a menos :P

Estes comportamentos e educações devem ser dados enquanto eles são pequenos. não deixem os animais ficarem mais altos que vcs. não os ponham no ombro, e nunca com acesso a vossa face sem a poderem proteger.

A nivel de manuseio não muda grande coisa, em vez de a terem virada para vcs, têm na ao contrario.

Eu concordo plenamente com o que o bondage disse, e eles estão sistematicamente a medir forças com quem consideram o alpha na casa.

Para iguanas agressivas tens algumas técnicas que podes utilizar se ela abre a boca e fica a ameaçar podes levanta-la do chão aconselho o uso de camisolas grossas porque as unhas vão doer...

Se ela já estiver num tronco ou não a quiserem levantar, podem colocar a mão por traz de cabeça delas e massagear o "3º olho" (parietal eye) vai obriga-las a fechar os olhos, e relaxar um bocado...

Se isso não resultar, e uma técnica que gosto de usar, elas abrem a boca, poe uma folha de qualquer coisa que eles gostem, quando eles fecham a boca começam a mastigar e normalmente acalmam. esta técnica n deve ser utilizada regularmente, se não sempre que a iguana tem fome arriscamos a que se torne agressiva para "pedir" comida.

e acima de tudo o que resulta melhor, nos dias em que eles estão mal dispostos, saber avaliar a situação e deixa-los em paz.

Se calhar fui um bocadinho gráfico demais na parte das dentadas. mas se quiserem posso mostrar uma entrevista de uma srª a uns anos que apesar de experiente, distraiu-se e levou uma dentada na cara. e algumas cirurgias plásticas depois, bem lá parece meia humana...

Não esquecer que acidentes acontecem a toda a gente, e mais cedo ou mais tarde acabamos todos por ser mordidos. mas agora que já aconteceu deves tomar todas as medidas para que isso não volte a acontecer. Bom senso, e não te sintas traído por ele. As hormonas nesta altura do ano tomam conta deles e deixam de ser quem são.

Força :D
Psique10
Membro

segunda mar 04, 2013 6:00 pm

epicrates Escreveu:
Psique10 Escreveu:Ahaha muito boa descrição :) são mesmo mais, uma pessoa faz tudo de bom e do melhor por eles e eles nao agradecem ahah. Mas sim senhora, gostei de saber que o animal foi assim tão bem tratado :)
O Bond sabe lá tratar do bicho...
Psique, é apenas uma das iguanas mais bem tratadas e mais bonitas do nosso país, a par de mais 2 ou 3 de pessoas que também passam por este forum.
Mas acredita, nenhuma foto que vejas dela revela a imponência daquele bicho.

Prontes Mr Bond, baba-te e dá-me com o chicote 8)
ehehe não duvido (:
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”