Comportamento iguana.
Moderador: mcerqueira
Boas tardes.
Hoje pela primeira vez fui para pegar na minha iguana e ela deu me uma bela de uma dentada, nunca tal tinha acontecido, desinfectei a ferida meti uma luva e fui outra vez tentar, e continuou sempre a tentar morder e a dar chicotadas com o rabo. Não sei o que a levou a fazer tal coisa, costuma sempre dar as suas chicotadas mas morder nunca. Não sei se não poderá ser por ter estado a ouvir musica um pouco alta perto do quarto dela.
Todos os dias lhe dou banho, e hoje queria limpar o terrário todo.Temperaturas, humidade, uvb está tudo como é necessário.
A minha duvida é se volto a tentar pega-la hoje ou deixo passar um dia ou dois para ver se ela acalma.
Cumps
Hoje pela primeira vez fui para pegar na minha iguana e ela deu me uma bela de uma dentada, nunca tal tinha acontecido, desinfectei a ferida meti uma luva e fui outra vez tentar, e continuou sempre a tentar morder e a dar chicotadas com o rabo. Não sei o que a levou a fazer tal coisa, costuma sempre dar as suas chicotadas mas morder nunca. Não sei se não poderá ser por ter estado a ouvir musica um pouco alta perto do quarto dela.
Todos os dias lhe dou banho, e hoje queria limpar o terrário todo.Temperaturas, humidade, uvb está tudo como é necessário.
A minha duvida é se volto a tentar pega-la hoje ou deixo passar um dia ou dois para ver se ela acalma.
Cumps
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm
Na minha opinião eles estão em constante medir forças connosco, se vacilamos eles "aprendem" que esse comportamento resulta para o que eles querem, que é que nos afastemos, logo, eu passaria a usar uma luva e deixar morder á vontade, ele ao reparar que a dentada não causa o recuo do adversário, em principio deixa de usar esse comportamento, claro que não devemos estimular esse comportamento provocando-o até morder 

Pois eu também penso isso mas cada vez que ela tenta morder instintivamente eu tiro a mão, ainda agora fui tentar agarra-la outra vez e ela sempre a tentar morder e a bufar, vou ver se arranjo uma luva em condições e amanha já lhe mostro quem é que manda.
A minha também costumava fazer isso, agora com o passar do tempo já se começa a ambientar quem manda, mas ainda muita chicotada ehehe
Uma forma de conseguires com que ela esteja mais calma é tira-lá do chão e começas ai devagar a passar a mão por o ela, porque pelo menos a minha dentro do terrario quem manda é ela
Uma forma de conseguires com que ela esteja mais calma é tira-lá do chão e começas ai devagar a passar a mão por o ela, porque pelo menos a minha dentro do terrario quem manda é ela

-
- Membro Veterano
Como disse antes, elas são persistentes e durante a vida toda vão estar a testar-nos, o meu tem 9 anos, até esta semana só não me deixava entrar no territorio dele, esta semana começou a entrar no meu e pela primeira vez fe-lo de boca aberta e até o meu cão que ela até respeitava, perseguiu, mas este cão apesar de grande, é um maricas e fugiu de rabo entre as pernas e foi-se refugiar na minha cama...claro que com esta reacção do cão, já sei que já não vai temer mais o cão, é a segunda onda de "cio" que teve este ano, já tinha acalmado e agora voltou com mais força que nunca...
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta set 23, 2011 12:42 am
Bondage.. metes-te um touro dentro de casa xD
Diogo Cunha
Durante algum tempo o meu era assim, cheguei a utilizar luva tambem, eu penso que eles nao aprendao assim... Porque mesmo assim ele ainda investia. Mas o manunseamento correcto e o nao mostrar medo passa-lhes um feedback de que nós nao somos um inimigo, mas "o individuo que dá a comida e nao faz mal" eheh.
Tambem pode ser desta altura do ano !
Tambem pode ser desta altura do ano !
eu sempre a manuseie na boa, nunca tive quais queres problemas, ela dava chicotadas mas eu pegava-a logo e ela a partir daí sossegava, hoje quando a tentei tirar do terrário deu me logo a dentada, e cada vez que tentava ir lá outra vez era logo de boca aberta para atacar.Eu dou-lhe comida na boca e tudo e não me parece que ela me considere mais amigo por isso xD
Amanha já vai ver que quem manda ainda sou eu.
Cumps e obrigado pela atenção pessoal
Amanha já vai ver que quem manda ainda sou eu.
Cumps e obrigado pela atenção pessoal

-
- Membro Veterano
Ele tem o espaço dele a dois metros de altura na cozinha, onde tem as lâmpadas, e está solto, mas desce e vai á casa de banho sozinho para se aliviar ou para eu lhe dar o banho, logo quando ele desce, está no meu território e fica submisso, submisso ou tolerante não quer dizer simpáticoPsique10 Escreveu:Eiah lá Bondage, grande animal que tens em casa para guarda (:
E com 9 anos não consegues entrar no território dela? como fazes para ela vir para fora?

Eu ca disse mais ou menos como se passava aqui em casa, ele tem o território dele tudo bem que gosta de se impor( abrir a boca e dar umas estaladas), mas nao fica tao agressivo... Em questão a comida tenho andado a notar que se nao for eu a por la a comida ele nao come. Fiz a experiência e realmente quando lhe ia la por ele comia mas ao contrario ja nao ! Nao sei com o que tenha a ver, mas foi o exemplo do que dei e de que tenho aqui em casa. Bondage o meu gosta de competir comigo porque tambem sou macho mas o teu é marca roscofe mesmo xD deve ser da idade :b
O Bond sabe lá tratar do bicho...Psique10 Escreveu:Ahaha muito boa descriçãosão mesmo mais, uma pessoa faz tudo de bom e do melhor por eles e eles nao agradecem ahah. Mas sim senhora, gostei de saber que o animal foi assim tão bem tratado
Psique, é apenas uma das iguanas mais bem tratadas e mais bonitas do nosso país, a par de mais 2 ou 3 de pessoas que também passam por este forum.
Mas acredita, nenhuma foto que vejas dela revela a imponência daquele bicho.
Prontes Mr Bond, baba-te e dá-me com o chicote

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda set 10, 2012 5:55 pm
Malys
Timmy
Odin
Sabble
Ergoth
Nefra
Aru
Geks
More to come
-Loading.....

Começava por dizer, que se ele te mordeu a culpa é tua que te meteste a jeito ^^
O que quero dizer com isto é que, quando entras em contacto com a tua iguana e especialmente nesta época do ano, deves olhar para ele e ler como ele esta.
A sua postura corporal, os head bobs que te esta a dar, e quando já estas perto dele, os olhos dizem tudo.
Ele para morder para além de todos os outros avisos que te dá fixa, o olhar no alvo e as pupilas dilatam. se estiverem com atenção sabes que é ai que ele vai tentar.
Nunca nos devemos esquecer, que as nossas iguanas apesar de companheiros de rambóia, melhores amigos família e os nossos amores. são também animais selvagens, que foram colocados num terrário, e que ainda estão a seculos de reprodução em cativeiro de ficarem com um cão ou um gato, por isso nunca devemos baixar a nossa guarda, nem esquecer esse facto.
Claro que acidentes acontecem, mas devemos evita-los com a dentada o teres tirado a mão mostraste-lhe que de facto a boca dele resulta

Enquanto que as iguanas são pequenas ou juvenis, não a grande problema em levar uma dentada, dói um bocado e tal, ficas com o orgulho sofrido, ficas com a sensação que aquele animal é um mal agradecido, e vais deixar de te sentir seguro quando o manuseias.
Eles vão sentir todas essas transformações.
Quando eles já são adultos, e tens uma iguana como o cyan, ou o kuki que acho que é maior. Uma dentada pode ser muito má, pontos lacerações perca de dedos, narizes afins...
Não quero assustar ninguém nem falar directamente sobre o que aconteceu ao Gasolina, mas gostava que ficassem se ainda não tem com a noção que não se devem por em risco ao manusear estes animais.
Por exemplo ter uma iguana no ombro, é muito giro quando são pequenas ou adolescentes, mas quando viram adultas para alem de com o peso e as garras ser doloroso... uma dentada na cara pode ser muito mau. ou uma orelha a menos

Estes comportamentos e educações devem ser dados enquanto eles são pequenos. não deixem os animais ficarem mais altos que vcs. não os ponham no ombro, e nunca com acesso a vossa face sem a poderem proteger.
A nivel de manuseio não muda grande coisa, em vez de a terem virada para vcs, têm na ao contrario.
Eu concordo plenamente com o que o bondage disse, e eles estão sistematicamente a medir forças com quem consideram o alpha na casa.
Para iguanas agressivas tens algumas técnicas que podes utilizar se ela abre a boca e fica a ameaçar podes levanta-la do chão aconselho o uso de camisolas grossas porque as unhas vão doer...
Se ela já estiver num tronco ou não a quiserem levantar, podem colocar a mão por traz de cabeça delas e massagear o "3º olho" (parietal eye) vai obriga-las a fechar os olhos, e relaxar um bocado...
Se isso não resultar, e uma técnica que gosto de usar, elas abrem a boca, poe uma folha de qualquer coisa que eles gostem, quando eles fecham a boca começam a mastigar e normalmente acalmam. esta técnica n deve ser utilizada regularmente, se não sempre que a iguana tem fome arriscamos a que se torne agressiva para "pedir" comida.
e acima de tudo o que resulta melhor, nos dias em que eles estão mal dispostos, saber avaliar a situação e deixa-los em paz.
Se calhar fui um bocadinho gráfico demais na parte das dentadas. mas se quiserem posso mostrar uma entrevista de uma srª a uns anos que apesar de experiente, distraiu-se e levou uma dentada na cara. e algumas cirurgias plásticas depois, bem lá parece meia humana...
Não esquecer que acidentes acontecem a toda a gente, e mais cedo ou mais tarde acabamos todos por ser mordidos. mas agora que já aconteceu deves tomar todas as medidas para que isso não volte a acontecer. Bom senso, e não te sintas traído por ele. As hormonas nesta altura do ano tomam conta deles e deixam de ser quem são.
Força

ehehe não duvido (:epicrates Escreveu:O Bond sabe lá tratar do bicho...Psique10 Escreveu:Ahaha muito boa descriçãosão mesmo mais, uma pessoa faz tudo de bom e do melhor por eles e eles nao agradecem ahah. Mas sim senhora, gostei de saber que o animal foi assim tão bem tratado
Psique, é apenas uma das iguanas mais bem tratadas e mais bonitas do nosso país, a par de mais 2 ou 3 de pessoas que também passam por este forum.
Mas acredita, nenhuma foto que vejas dela revela a imponência daquele bicho.
Prontes Mr Bond, baba-te e dá-me com o chicote