Pastor alemão Vrs Pastor Branco Suíço

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

domingo mar 03, 2013 8:47 pm

fontedasbicas Escreveu:Boas...

Os cachorros nascidos de um acasalamento de pais registados, possuem, se o dono da fêmea quiser, LOP.

Um cachorro que não cumpra qualquer dos quesitos do estalão, estará fora de estalão, mas isso não terá a ver com o facto de ter LOP ou não, e portanto com a sua pureza. Aliás, nas exposições e perante um juíz é que se apontam as falhas ao estalão da raça...
Mesmo que elas sejam evidentes, como o caso de um PA que nasça completamente branco, ou maioritariamente branco?

Eu sei que através da selecção estes casos devem ser, hoje em dia, muito raros, mas mesmo assim podem acontecer. E se numa ninhada nascer um cachorro de tal forma fora do estalão, o que é que se lhe faz? Retira-se-lhe o LOP? Ou é o próprio criador que toma a iniciativa de o excluir do registo?
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
kitttten
Membro Veterano
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

domingo mar 03, 2013 8:51 pm

Um criador consciente nem sequer o regista.

Agora o que eu acho estranho é não acontecer com o PA o mesmo que acontecia aos DA ou aos boxer.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
kitttten
Membro Veterano

domingo mar 03, 2013 8:59 pm

Tenho que me redimir, estive a ler o estalão e pelo que li é uma falta muito grave e desqualificante, ora se chega a expo é porque lhe é atribuido o pedigree ... mal na minha opinião mas ...

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

www.apterrariofilia.org

Madalena Marques
fontedasbicas
Membro Veterano
Registado: terça set 20, 2005 10:08 am

domingo mar 03, 2013 9:03 pm

Boas...

Os LOP's como sabem são atribuídos pelo CPC... portanto...

No caso de cachorros, que logo se vejam fora de estalão, como até há uns tempos atrás os pêlos compridos, o criador teria aí um papel a desempenhar...
<p>Cumprimentos </p>
<p><strong>Ant&oacute;nio Pato</strong></p>
kitttten
Membro Veterano

domingo mar 03, 2013 9:04 pm

Lá está, deveria nesses casos ter o LOP condicionado e ser obrigatória a castração. Assim é que se zela pela raça.

www.apterrariofilia.org

Madalena Marques
fontedasbicas
Membro Veterano

domingo mar 03, 2013 9:08 pm

Floripes3 Escreveu:
fontedasbicas Escreveu:Boas...

Os cachorros nascidos de um acasalamento de pais registados, possuem, se o dono da fêmea quiser, LOP.

Um cachorro que não cumpra qualquer dos quesitos do estalão, estará fora de estalão, mas isso não terá a ver com o facto de ter LOP ou não, e portanto com a sua pureza. Aliás, nas exposições e perante um juíz é que se apontam as falhas ao estalão da raça...
Mesmo que elas sejam evidentes, como o caso de um PA que nasça completamente branco, ou maioritariamente branco?

Eu sei que através da selecção estes casos devem ser, hoje em dia, muito raros, mas mesmo assim podem acontecer. E se numa ninhada nascer um cachorro de tal forma fora do estalão, o que é que se lhe faz? Retira-se-lhe o LOP? Ou é o próprio criador que toma a iniciativa de o excluir do registo?
Um exemplo, sem ir aos brancos que nem conheço nenhum caso, podemos falar dos pêlos compridos, que de uma ninhada de pêlos normais e dentro do estalão da altura, podiam nascer pêlos compridos... Ora sendo irmãos de ninhada, a FCI, o SV e a WUSV tiveram de arranjar maneira de solucionar o problema... Criaram a variedade de pêlo comprido...
<p>Cumprimentos </p>
fontedasbicas
Membro Veterano

domingo mar 03, 2013 9:11 pm

kitttten Escreveu:Lá está, deveria nesses casos ter o LOP condicionado e ser obrigatória a castração. Assim é que se zela pela raça.
No caso dos pêlos compridos, já há legislação... Só podem acasalar entre eles e há competição própria, nunca podendo alcançar excelente...
Quantos aos brancos(albinos), concordo!
<p>Cumprimentos </p>
kitttten
Membro Veterano

domingo mar 03, 2013 9:23 pm

Podem ser brancos e não ser albinos ...

www.apterrariofilia.org

Madalena Marques
fontedasbicas
Membro Veterano

domingo mar 03, 2013 9:34 pm

kitttten Escreveu:Podem ser brancos e não ser albinos ...
Queria dizer... brancos e albinos!
<p>Cumprimentos </p>
kitttten
Membro Veterano

domingo mar 03, 2013 10:16 pm

Eu sou de opinião que é obrigação do criador tentar eliminar defeitos na sua criação, ou seja, já que não concordo que se eutanasie porque está manifestamente fora de estalão, considero que é obrigação do criador ou ficar com o animal com defeito, ou no caso de o vender/dar, fazê-lo com o animal já castrado. É a única forma de impedir que o defeito se perpetue e claro retirar o(s) progenitor(es) do plano de criação.

Infelizmente não é isso que se verifica.

www.apterrariofilia.org

Madalena Marques
Marrod
Membro
Registado: terça jan 29, 2013 7:51 pm

domingo mar 03, 2013 10:32 pm

kitttten Escreveu:Eu sou de opinião que é obrigação do criador tentar eliminar defeitos na sua criação, ou seja, já que não concordo que se eutanasie porque está manifestamente fora de estalão, considero que é obrigação do criador ou ficar com o animal com defeito, ou no caso de o vender/dar, fazê-lo com o animal já castrado. É a única forma de impedir que o defeito se perpetue e claro retirar o(s) progenitor(es) do plano de criação.

Não me parece que ser branco seja um defeito. Nem branco nem amarelo às bolinhas. Defeito é ter algum problema de saúde congénito (como o albinismo).

Ainda por cima tendo sido criada uma raça que é o Pastor Branco Suíço onde se inserem esses "seres defeituosos" a que se refere....
kitttten
Membro Veterano

domingo mar 03, 2013 10:57 pm

Marrod Escreveu:
kitttten Escreveu:Eu sou de opinião que é obrigação do criador tentar eliminar defeitos na sua criação, ou seja, já que não concordo que se eutanasie porque está manifestamente fora de estalão, considero que é obrigação do criador ou ficar com o animal com defeito, ou no caso de o vender/dar, fazê-lo com o animal já castrado. É a única forma de impedir que o defeito se perpetue e claro retirar o(s) progenitor(es) do plano de criação.

Não me parece que ser branco seja um defeito. Nem branco nem amarelo às bolinhas. Defeito é ter algum problema de saúde congénito (como o albinismo).

Ainda por cima tendo sido criada uma raça que é o Pastor Branco Suíço onde se inserem esses "seres defeituosos" a que se refere....
Quer conversar ou quer desconversar?

É claro que se dum casal preto afogueado, preto ou lobeiro, nasce um cão branco e se o estalão diz que não é permitido (The colour white is not allowed.), esse cão é portador dum defeito genético.

O pastor branco suiço (ou como dizia uma pessoa que já por aqui não anda o coisinho branco suiço) é uma raça, não vai com toda a certeza registar 1 cachorro filho de 2 PA's como pastor branco suiço!!!

E para que saiba à côr branca está muitas vezes associada a surdez!

www.apterrariofilia.org

Madalena Marques
Marrod
Membro
Registado: terça jan 29, 2013 7:51 pm

domingo mar 03, 2013 11:56 pm

kitttten Escreveu:
Marrod Escreveu:

Quer conversar ou quer desconversar?

É claro que se dum casal preto afogueado, preto ou lobeiro, nasce um cão branco e se o estalão diz que não é permitido (The colour white is not allowed.), esse cão é portador dum defeito genético.

O pastor branco suiço (ou como dizia uma pessoa que já por aqui não anda o coisinho branco suiço) é uma raça, não vai com toda a certeza registar 1 cachorro filho de 2 PA's como pastor branco suiço!!!

E para que saiba à côr branca está muitas vezes associada a surdez!
A côr branca não advém de um defeito genético, mas sim de um gene recessivo... são coisas diferentes....
Além disso como já se disse a raça foi criada através do acasalamento de pastores alemães que nasciam brancos. E isso foi essencialmente feito pelos suiços, daí o nome. Na alemanha da época, matavam-se os que nasciam brancos, porque, por ignorância se achava que eram albinos.
O que mais tarde se veio a provar que não era verdade.

Quanto à surdez no PBS de onde tirou isso???

Para terminar, não posso deixar a sua citação em branco (no pun intended )
(ou como dizia uma pessoa que já por aqui não anda o coisinho branco suiço) :roll:

Ora aqui está um argumento de peso... que eleva muito o nível da sua argumentação. :roll:

Enfim. Olhe... tenha uma boa noite.
kitttten
Membro Veterano

domingo mar 03, 2013 11:59 pm

Claro que provém de um gene recessivo, como 75% dos defeitos genéticos.

Mas porque raio é que um cão que nasce branco, num casal preto afogueado não é defeito, mas se for albino já é?

www.apterrariofilia.org

Madalena Marques
estevez
Membro
Registado: terça ago 21, 2012 9:10 am

segunda mar 04, 2013 6:34 am

kitttten Escreveu:Claro que provém de um gene recessivo, como 75% dos defeitos genéticos.

Mas porque raio é que um cão que nasce branco, num casal preto afogueado não é defeito, mas se for albino já é?
isto aqui já me parece entrar no campo da semântica, mas "defeito" parece-me realmente um tiro ao lado. então se de dois pais altos nascer um filho de 1,65 isso é um defeito? se de dois pais de olhos azuis nasce um filho de olhos castanhos isso é um defeito? é que característica é uma coisa, defeito é outra.

já o albinismo é, sim, um defeito genético, porque tem a ver com a falta de produção de uma enzima, produção essa que ocorre normalmente em indivíduos saudáveis. um cão branco não é albino, é apenas branco. isso não é um defeito genético, é uma característica genética. não é a mesma coisa.
Responder

Voltar para “Cães”