kitttten Escreveu:Marrod Escreveu:kitttten Escreveu:Eu sou de opinião que é obrigação do criador tentar eliminar defeitos na sua criação, ou seja, já que não concordo que se eutanasie porque está manifestamente fora de estalão, considero que é obrigação do criador ou ficar com o animal com defeito, ou no caso de o vender/dar, fazê-lo com o animal já castrado. É a única forma de impedir que o defeito se perpetue e claro retirar o(s) progenitor(es) do plano de criação.
Infelizmente não é isso que se verifica.
Não me parece que ser branco seja um defeito. Nem branco nem amarelo às bolinhas. Defeito é ter algum problema de saúde congénito (como o albinismo).
Ainda por cima tendo sido criada uma raça que é o Pastor Branco Suíço onde se inserem esses "seres defeituosos" a que se refere....
Quer conversar ou quer desconversar?
É claro que se dum casal preto afogueado, preto ou lobeiro, nasce um cão branco e se o estalão diz que não é permitido (
The colour white is not allowed.), esse cão é portador dum defeito genético.
O pastor branco suiço (ou como dizia uma pessoa que já por aqui não anda o coisinho branco suiço) é uma raça, não vai com toda a certeza registar 1 cachorro filho de 2 PA's como pastor branco suiço!!!
E para que saiba à côr branca está muitas vezes associada a surdez!
A côr branca não advém de um defeito genético, mas sim de um gene recessivo... são coisas diferentes....
Além disso como já se disse a raça foi criada através do acasalamento de pastores alemães que nasciam brancos. E isso foi essencialmente feito pelos suiços, daí o nome. Na alemanha da época, matavam-se os que nasciam brancos, porque, por ignorância se achava que eram albinos.
O que mais tarde se veio a provar que não era verdade.
Quanto à surdez no PBS de onde tirou isso???
Para terminar, não posso deixar a sua citação em branco (no pun intended )
(ou como dizia uma pessoa que já por aqui não anda o coisinho branco suiço)
Ora aqui está um argumento de peso... que eleva muito o nível da sua argumentação.
Enfim. Olhe... tenha uma boa noite.