AJUDA!!! É possível habituar um cão de rua a uma família?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

segunda mar 04, 2013 6:24 pm

Acho bem. A empatia ou há ou não há. O que fez por ela foi o que poucas pessoas teriam feito.

Agora é procurar uma nova família e tente que não tenham animais. É capaz de ser o melhor.
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

segunda mar 04, 2013 6:41 pm

Melhor ainda,já é uma "mulherzinha" e "dona do seu nariz".
Então aqui vai. E chamou a atenção que não é uma crítica destrutiva,nem uma intenção de "forçar a sua mão".

" É complicado de fazer a gestão porque quando ela está, eu tenho de prender os meus gatos e o meu cão noutra divisão da casa, mas eles não entrarem em contacto e para não se pegarem. "

Pois heyou,tudo isso e outras questões deveriam ter sido contempladas antes de agir.
Então o seu grupo não a soube apoiar e orientar (em conhecimento) no desencadear e no desenrolar de todo esse evento?
Penso que normalmente o plano inicial é sempre alcançado, mas tendem a terem falta de ambição e não contemplam o depois.
A finalidade de uma FAT não é de disponibilizar meios que permitam a conservação ou o cultivo de boas capacidades do canídeo?
Não poderá recorrer a esse mesmo grupo para mais assistência no campo da sapiência?
A cadela está há tão pouco tempo na sua casa,ainda com pontos e tudo e já está a hesitar? Por favor não hesite.
É agora, que ela precisa mais da sua ajuda,ao menos tente.Para torná-la o que ela deveria ser logo de princípio, ao menos dê-lhe mais tempo .

" Acho que não é bom para ela voltar a mudar de pessoas e de casa... O que acham?"

Sinceramente,não sei, tudo depende de muita coisa, tem que arranjar alguém com "drive",que veja o cão por detrás do cão, que queira tornar o máximo de potencial possível em concreto e que o consiga fazer. E esses são raros.
Uma coisa lhe digo,se agiu porque queria fazer alguma coisa, aqui tem a sua oportunidade, ninguém disse que ia ser fácil,mas pode ser recompensador.
Mas claro,é consigo.
Acho que o que mais importa é a dedicação que se possa disponibilizar, se não houver,então é melhor dar a quem tenha,mas vai ser difícil.
Heyou
Membro Júnior
Registado: quinta dez 13, 2012 2:56 pm

segunda mar 04, 2013 9:23 pm

botas96 Escreveu:Melhor ainda,já é uma "mulherzinha" e "dona do seu nariz".
Então aqui vai. E chamou a atenção que não é uma crítica destrutiva,nem uma intenção de "forçar a sua mão".

" É complicado de fazer a gestão porque quando ela está, eu tenho de prender os meus gatos e o meu cão noutra divisão da casa, mas eles não entrarem em contacto e para não se pegarem. "

Pois heyou,tudo isso e outras questões deveriam ter sido contempladas antes de agir.
Então o seu grupo não a soube apoiar e orientar (em conhecimento) no desencadear e no desenrolar de todo esse evento?
Penso que normalmente o plano inicial é sempre alcançado, mas tendem a terem falta de ambição e não contemplam o depois.
A finalidade de uma FAT não é de disponibilizar meios que permitam a conservação ou o cultivo de boas capacidades do canídeo?
Não poderá recorrer a esse mesmo grupo para mais assistência no campo da sapiência?
A cadela está há tão pouco tempo na sua casa,ainda com pontos e tudo e já está a hesitar? Por favor não hesite.
É agora, que ela precisa mais da sua ajuda,ao menos tente.Para torná-la o que ela deveria ser logo de princípio, ao menos dê-lhe mais tempo .

" Acho que não é bom para ela voltar a mudar de pessoas e de casa... O que acham?"

Sinceramente,não sei, tudo depende de muita coisa, tem que arranjar alguém com "drive",que veja o cão por detrás do cão, que queira tornar o máximo de potencial possível em concreto e que o consiga fazer. E esses são raros.
Uma coisa lhe digo,se agiu porque queria fazer alguma coisa, aqui tem a sua oportunidade, ninguém disse que ia ser fácil,mas pode ser recompensador.
Mas claro,é consigo.
Acho que o que mais importa é a dedicação que se possa disponibilizar, se não houver,então é melhor dar a quem tenha,mas vai ser difícil.
Tudo o que diz tem bases e faz sentido. O que acontece é que este grupo nem sequer é uma associação. Somos um grupo de pessoas que alimentam animais de rua e os tratamos, mas não temos sequer local onde os colocar, por isso voltam para a rua. Não é o ideal, eu sei, mas é o que podemos fazer. Tratar, esterilizar, alimentar e colocar na rua.

O caso desta cadelinha foi diferente. Os animais que estão na rua são sempre protegidos por algum de nós. Ou em barracos, ou em anexos, são animais com certa vigilância. Com ela foi diferente. Ali no acampamento dos ciganos não havia ninguém que tomasse conta dela. Por isso trouxe-a comigo, no imediato. Não havia outra solução... A alternativa ela era fazer o pós-operatório na clínica e voltar a ser colocada lá, a sofrer maus tratos. Isso estava fora de questão. Trouxe-a e é claro que, para já, ela não está em condições de sair daqui. Toda a família simpatizou com ela e eu também, como é óbvio. Quero que ela fique permanentemente, mas não sei se conseguiremos, não sabemos se estamos à altura de dar o que ela necessita.
WaterMonitor
Membro Veterano

terça mar 05, 2013 4:09 pm

Desculpe a teimosia mas o que ela necessita, acima de tudo, é de tempo.

As coisas não acontecem do pé para a mão. Ela tem que se habituar e pode tentar ajudá-la com o que tenho referido: calma, paciência, firmeza.
nicosa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 8:21 pm

terça mar 05, 2013 4:35 pm

Heyou Escreveu: Toda a família simpatizou com ela e eu também, como é óbvio. Quero que ela fique permanentemente, mas não sei se conseguiremos, não sabemos se estamos à altura de dar o que ela necessita.
Com base nisto que aqui escreveu o que eu lhe sugiro é:
Relativize o passado dela. Vivam as duas um dia de cada vez, sem ansiedades ( que se vão refletir na cadela ), com calma e muita paciência. Seja firme com ela mas dê-lhe tempo para se habituar á nova condição.
Isso do " eternamente grata por ter sido salva por si" são poesias. Só fica convencido disso quem tem a alma muito fantasiosa.
Na realidade o que ambas precisam é de tempo.
Sofia
Heyou
Membro Júnior

terça mar 05, 2013 9:17 pm

Bom, então vou fazer um pequeno ponto de situação:

Optei, como me sugeriram, a ir com calma. Neste momento, como ela está numa divisão à parte da casa, não está constantemente em contacto connosco. Vou ter com ela regularmente, trago-a ao jardim, brinco com ela e dou-lhe muitas goluseimas. Acho que, agora, os ganidos são maioritariamente devidos à comichão que sente. :( Tenho de lhe dar a medicação do pós operatório e, como devem calcular, é um filme! Ontem tentou mesmo morder-me. Sente-se ameaçada. Outra coisa curiosa, ela não come enquanto está "presa" na tal divisão. Apesar de ter a caminha dela e comida e bebida com fartura, só lhe pega quando vou ter com ela e coloco a comida no jardim.

Decidi, para já, fazer a socialização com a família. Não aproximar para já os meus restantes animais. Se os aproximo é com eles no meu colo, para não correr riscos. Mas é uma tarefa muuuuuito complicada! Além de os meus animais serem super curiosos e sociais, ficam muito deprimidos quando os "rejeito". Tenho de ter aqui um jogo de cintura impressionante.

Deixo aqui uma foto da pequena, para verem como é linda.
Imagem
WaterMonitor
Membro Veterano

terça mar 05, 2013 9:55 pm

É linda sim senhora. Tem um olhar espertíssimo e nada ar de vítima.

Comece a tentar que ela lhe obedeça. Esqueça de uma vez por todas o passado dela e não a veja como uma coitadinha. Não o é.

Se tenta morder leva uma palmada do nariz e um "não" assertivo nas orelhas. Sei que isto só se faz com experiência, mas a verdade é que ela devia aceitar que lhe abrisse a boca e pusesse os comprimidos lá dentro.

Pode tentar abrir-lhe a boca e mexer-lhe sem o comprimido para que se habitue.

Não tem hipótese de recorrer a um treinador? Ia ajudar a ambas e muito.
Heyou
Membro Júnior

terça mar 05, 2013 10:15 pm

Se vir que não consigo educa-la devidamente, terei de pedir ajuda.
Mas acho que já estamos a fazer progressos. Ela já não foge de mim (apenas quando a tento colocar na sua cama é que ela se esquiva), já brinca e já não chora tanto. O próximo passo é tentar aproxima-la dos meus animais... E isso é que me está a preocupar mais!

Ela é, de facto, muito bonita! :D Tem ali qualquer coisa de beagle que eu gosto. Tem um ar de lunática e desconfiada que lhe dá muito charme, devo dizer!
sueska
Membro Veterano
Registado: terça nov 20, 2012 3:50 am

terça mar 05, 2013 10:42 pm

So posso dizrr que aconteceu a mesma coisa com a minha sogra. A cadela esta la.. Nao vamos fazer um grande filme porqur tem que ser com calma com aquela cadela. E de nao sai para lado nenhum a nao ser para uns bons donos. E so porque a minha sogra ja tem 5. Senao la ficava. O que eu acho é que é preciso tempo, paciencia e calma.
botas96
Membro Veterano

quarta mar 06, 2013 1:21 am

Você, está numa posição que eu não estou, portanto saberá avaliar as minhas sugestões consoante certas especificidades não relatadas ou em tempo real e não se aplicam forçosamente aos gatos.
Elas são:

Ponha a comida onde os outros comem e faça vigilância activa durante a alimentação, fazendo respeitar o espaço de cada um deles.

"Decidi, para já, fazer a socialização com a família. Não aproximar para já os meus restantes animais. Se os aproximo é com eles no meu colo, para não correr riscos."

Eu faria o mesmo, convívio cerrado e uma introdução crescente ao resto.

" é uma tarefa muuuuuito complicada! Além de os meus animais serem super curiosos e sociais, ficam muito deprimidos quando os "rejeito". Tenho de ter aqui um jogo de cintura impressionante. "

Isso é na sua cabeça, têm vários animais, de certeza que não consegue dar a todos a mesma atenção que dá a um. Com esta é a mesma coisa e com os outros também.

"Tenho de lhe dar a medicação do pós operatório e, como devem calcular, é um filme! Ontem tentou mesmo morder-me. "

Aposto que esse melodrama é geral, comigo é o mesmo teatro.Defina morder, ou foi virar o dente?

"Sente-se ameaçada. Outra coisa curiosa, ela não come enquanto está "presa" na tal divisão. "

Esqueça a divisão, ou vai alternando,ou quando estiver alguém a controlar vá "soltando".
Se ninguém estiver em casa,divida-os pelas divisões se ainda não estiver confiante.

"Além de os meus animais serem super curiosos e sociais"

Isso é uma grande ajuda.

"Mas acho que já estamos a fazer progressos."

E em principio vai ficar cada vez mais fluído.

"Ela já não foge de mim (apenas quando a tento colocar na sua cama é que ela se esquiva), já brinca e já não chora tanto."

Não force, quando estiver cansada ela dorme. Está melhor, quando brincar tanto que até cai para o lado,está no ponto.

"O próximo passo é tentar aproxima-la dos meus animais... E isso é que me está a preocupar mais! "

Quando se sentir satisfeita com os estágios anteriores, força! E como já os está timidamente a apresentá-los,nessa altura não serão estranhos nenhuns.
não se pode preocupar,não fique na expectativa, aja normalmente e como está a fazer "Se os aproximo é com eles no meu colo, para não correr riscos." e pronta para intervir sem danos para nenhum deles.
Isto é crucial, peça auxílio a familiares se necessário.
Só boas experiências, repetições,etc.
Se vir que a coisa não está naqueles dias, nem tente.
Estes links são estudos padrões,tem que os aplicar ao caso do seu e isso implica conhecer o cão.
Posição das orelhas, cor do dorso e posição e abanar e posição da cauda.
A minha por vezes apresenta pilo erecção e ou cauda alta mas como só quer brincadeira e conheço-a ponho as minhas mãos no fogo.

http://www.pet.vet.br/comunica.htm
http://caoamor.blogspot.pt/2010/04/comp ... de-ii.html
http://www.pet.vet.br/agressao.html
http://www.saudeanimal.com.br/artig127.htm#Quadro1
http://www.cm-evora.pt/NR/rdonlyres/000 ... aCauda.pdf
http://www.eukanuba.pt/pt-PT/adult-dog- ... r-dog.jspx
http://arcadenoe.sapo.pt/artigo/como_ap ... m_gato_/74
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

quarta mar 06, 2013 1:50 am

Ela ainda está consigo há menos de uma semana... tem tempo de a habituar aos outros animais!

A minha avó tinha uma gata que, já tendo uma convivência pacífica com os meus cães, sofreu um "acidente" com as cadelas dela, pouco amigas de gatos. Acabei por trazer a gata para minha casa e durante as primeiras semanas fazer também algum jogo de cintura entre o espaço da gata e o espaço dos cães. A gata estava em pânico, os cães não entendiam porquê. Não fiz absolutamente nada a não ser separá-los nos momentos sem supervisão. Um mês depois dormiam juntos ;)

Deixei de lado a parte do relato que contava como a gatinha veio da rua, abandonada num caixote de cartão, com um olho infectado, ainda jovenzinha. Porquê? Porque isto não interessa absolutamente NADA, nem à gata, nem aos cães. Só interessa a mim, que tenho sentimentos humanos. Que às vezes nestas situações, complicam o que pode ser simples!

Não tenha pena da cadelinha, ela realmente tem ar de quem sabe bem cuidar de si! Muito gira já agora :)

O tempo é o seu melhor amigo nesta situação!
Heyou
Membro Júnior

quarta mar 06, 2013 12:37 pm

Mais uma vez obrigada por todas as ajudas.
Ela realmente apresenta alguns sinais de agressividade. Por exemplo, quando vê os gatos faz contacto visual durante bastante tempo (parece uma estátua) e tem a cauda em pé, imóvel. Também as tentativas de montar são frequentes, assim como quando saímos de casa ela ladra a pessoas e animais, mesmo que não se aproximem de mim.

Por outro lado, também gane bastante, como já referi. Quando a deixo na cama, já não gane mas, quando abro a porta e vou ao pé dela, ela fica doida. Gane imenso. Por aquilo que li, isso é ela a chamar a atenção.

Ainda não sei se ela partirá para outra família ou se ficará aqui. Mas, se ela for, quero que vá já socializada com outros animais e minimamente educada. Fui contactada por uma senhora da Suíça que tem experiência com beagles pois possui um casal, e gostou muito dela e quer treina-la e, posteriormente, ficar com ela.
Heyou
Membro Júnior

quarta mar 06, 2013 12:41 pm

Decididamente a "Guidinha" como foi apelidada esta menina, tem uma postura completamente dominante em relação aos animais desta casa!
botas96
Membro Veterano

quarta mar 06, 2013 1:16 pm

" quando vê os gatos faz contacto visual durante bastante tempo (parece uma estátua) e tem a cauda em pé, imóvel."

Isso não é agressividade, é o prey drive (instinto de presa) a funcionar.

A minha faz parecido seja para brincar seja para filar.

http://pescaecaca.com/cao-de-caca-raca- ... -e-videos/

Sociabilize-a bastante com os gatos e esteja sempre presente para intervir se necessário, em princípio há-de de os ver não como uma espécie esquisita de coelhos.

Adapte e utilize,como fez com os seus.
como já disse,esta fase é crucial.
Heyou
Membro Júnior

quarta mar 06, 2013 1:40 pm

É claro que ela não é uma beagle, mas tem traços disso. Pelo menos eu acho que tem. O porte, a energia, as orelhas, o focinho, etc.

A questão com os gatos é que ela fica muito séria, em posição de ataque. Quando a vejo assim, agarro-a logo, mas ela tenta puxar e ir atrás deles. Tem uma força impressionante para uma cadela com aquele tamanho, devo dizer! :o
Responder

Voltar para “Cães”