Dureza da água

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
eduardo_msc_gomes
Membro
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

segunda ago 19, 2002 9:20 am

Oi ... tudo bem ?
Tenho uma dúvida q certamente muitos aquáriofilistas tb têm.
Alguém sabe se existe uma maneira de fazer subir a dureza da água sem ter q lhe adicionar os productos à venda nas lojas para esse mesmo efeito?
(já experimentei conchas, mas sem resultado)

Obrigado. :idea:
rsaraiva
Membro Veterano
Registado: segunda mai 27, 2002 9:27 am

segunda ago 19, 2002 12:57 pm

suponho que com dureza da água estejas a falar do GH, se for esse o caso junta ½ colher de chá de carbonato de cálcio (CaCO3) por cada 50 litros de água para saltares de escalão (ver tabela Dureza Geral).

Dureza Geral
0 - 4 dH, 0 - 70 ppm : muito macia
4 - 8 dH, 70 - 140 ppm : macia
8 - 12 dH, 140 - 210 ppm : dureza média
12 - 18 dH, 210 - 320 ppm : alguma dureza
18 - 30 dH, 320 - 530 ppm : dura
taslixado
Membro Júnior
Registado: sábado jul 20, 2002 8:44 pm

sexta ago 23, 2002 10:42 am

qa melhor maneira de subir a dureza é adiccionar conchas partidas ao areão ou colocalos em um saquinho dentro ou perto do filtro
eduardo_msc_gomes
Membro

sábado ago 24, 2002 5:24 pm

Oi.
Os meus agradecimentos pelas respostas e também as minhas desculpas pela falta de específicidade.Quando me refiro à dureza da água quero dizer dureza temporária de carbonatos (estou + habituado a lidar com graus alemães).

Rsaraiva, a substancia q me indicas-te n irá interferir com o pH ? Onde poderei adquirir esse producto?

Tasquilhado; tenho muita pena ... mas já experimentei esse processo sem resultados aparentes. Mm assim, ob.
eduardo_msc_gomes
Membro

sábado ago 24, 2002 5:26 pm

Errata:

-tásquilhado=taslixado
rsaraiva
Membro Veterano

segunda ago 26, 2002 8:01 am

Já estamos a falar de três coisas :)
O GH é o cálcio existente na água, quando se fala sobre um peixe que prefere águas mais duras ou menos estamos a falar do GH. O KH são os carbonatos e existe uma ligação quase directa entre o KH e o PH.
As conchas são geralmente utilizadas para aumentar a quantidade de cálcio na água e por isso é que provavelmente não estavas a ter grandes resultados em subir o nivel de carbonatos(KH).
A "receita" que te dei vai fazer subir o GH e o PH :( o que não deve levantar grandes problemas.
Se quiseres subir o GH sem aumentar o PH ou manter o nivel que tens a solução é um pouco dispendiosa :( tens de subir o GH como te disse e ao mesmo tempo borbulhar CO2 (dióxido de carbono) de uma forma constante na água para evitar que o PH suba com o GH.

Onde comprar ... uma boa loja de aquariofilia ... Aquário
Vasco da Gama .... onde moras?
rsaraiva
Membro Veterano

segunda ago 26, 2002 8:03 am

lol, até eu me baralhei todo :)
aqui vai a correcção:
Se quiseres subir o KH sem aumentar o PH ou manter o nivel que tens a solução é um pouco dispendiosa ( tens de subir o KH como te disse e ao mesmo tempo borbulhar CO2 (dióxido de carbono) de uma forma constante na água para evitar que o PH suba com o KH.

[quote=rsaraiva]
Já estamos a falar de três coisas )
O GH é o cálcio existente na água, quando se fala sobre um peixe que prefere águas mais duras ou menos estamos a falar do GH. O KH são os carbonatos e existe uma ligação quase directa entre o KH e o PH.
As conchas são geralmente utilizadas para aumentar a quantidade de cálcio na água e por isso é que provavelmente não estavas a ter grandes resultados em subir o nivel de carbonatos(KH).
A "receita" que te dei vai fazer subir o GH e o PH ( o que não deve levantar grandes problemas.
Se quiseres subir o GH sem aumentar o PH ou manter o nivel que tens a solução é um pouco dispendiosa ( tens de subir o GH como te disse e ao mesmo tempo borbulhar CO2 (dióxido de carbono) de uma forma constante na água para evitar que o PH suba com o GH.

Onde comprar ... uma boa loja de aquariofilia ... Aquário
Vasco da Gama .... onde moras?
[/quote]
rsaraiva
Membro Veterano

segunda ago 26, 2002 8:04 am

fiquei curioso :)
Mexer neste triangulo de GH,KH e PH não é muito habitual nem seguro :)
Para que necessitas disto?
eduardo_msc_gomes
Membro

quarta ago 28, 2002 8:52 am

Oi Rsaraiva.
Obrigado pelo esclarecimento; agora fiquei a saber q nada me interessa o GH, mas apenas o KH.
Então é assim, onde eu vivo (felgueiras), tenho água de uma mina, e essa água é bastante ácida e mole (KH muito baixo de cerca de 2º).
Assim sendo, tenho q a endurecer, o que actulamente faço usando "Sera Kh-plus", mas quando aumento a dureza para 5º, o ph tb sobe demasiado para as minhas intensões (o Ph fica a 7,5 - 8), porque tenho um aquário de escalares; eu pretendo um Ph 6,5 e KH 5.
Agora já sabes porque é q perguntei como se faz subir a dureza sem ter que utilizar o producto das lojas; porque de cada vez q faço uma substituição de água vão 10 ml de producto (o qual n é nada barato).
Não há mais nenhuma maneira de fazer descer o pH da água com 5º de KH ?

Obrigado.
rsaraiva
Membro Veterano

quarta ago 28, 2002 9:20 am

os niveis que pedes não são dificeis de manter, no entanto são niveis quase limite e tens de estar sempre em cima deles.
sabes o que é o efeito tampão? é a capacidade da água manter o Ph estável quando se adicionam ácidos. com niveis de KH abaixo de 5 o efeito tampão é muito reduzido e isso pode originar mudanças bruscas no Ph o que no teu caso provocaria a morte dos peixinhos.

Tenta adicionar ácido muriático ou ácido fosfórico até atingires o nivel de Ph que desejas, mas é um método um pouco aborrecido porque vais ter de descobrir as quantidades que tens de usar :( vais ter de fazer muitos testes :(
Nunca usei ácido muriático mas o uso de ácido fosfórico vai encher-te o aquário de fosfatos e vais ter uma praga de algas, mas quanto a isso usa daquelas massas filtrantes para eliminar os fosfatos no filtro.
eduardo_msc_gomes
Membro

quinta set 05, 2002 7:44 pm

Já consegui obter o que queria (água com dureza 5 e pH 6,5 - 7). Fui a uma loja da especialidade e o dono recomendou um producto em pó (RENA - proper pH), q qq q seja a dureza da água ou o seu pH, este vem para 7.
luisqueiroga
Membro
Registado: domingo ago 04, 2002 12:02 am

quinta set 05, 2002 11:15 pm

A água que refere penso que é óptima para os escalares (ácida e mole)
Responder

Voltar para “Peixes”