exercicio para labrador

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

rippp
Membro
Registado: terça fev 17, 2009 12:55 am

quarta mar 06, 2013 11:44 am

Boa tarde,

Preciso de melhorar a qualidade dos passeios que dou com o meu lab, tem 2 anos. Eu nao me dou bem com caminhadas a um bom ritmo pelo que prefiro correr, a um ritmo lento. Para começar a por o lab a correr comigo o que indicam? Meia hora a um ritmo lento será muito? Tipo 3km, ela nao tem problema nenhum já falei no vet. Ou posso.correr mais? Faço alguma paragem? Dou lhe água a meio? É melhor para ela de manha ao acordar ou a noite antes de.dormir?

Fora essa corrida terá mais dois passeios calmos e brincadeira de busca...

Cumprimentos
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

quarta mar 06, 2013 12:15 pm

3km não é nada de especial, para começar está óptimo, e é aconselhável ser logo pela manhã, ele assim irá ficar mais calmo e relaxado durante o resto do dia.

Paragens só se a dona estiver cansada, e água convém levar em dias de muito calor, mas não deixar beber muita de cada vez :wink:

Ah, e não dê de comer 1h antes e depois do exercício.
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
rippp
Membro

quarta mar 06, 2013 12:18 pm

Aumento a distância em 500m por semana? 2 em 2 semanas? Até atingir uma distância boa tipo 6/7km ?

Em relação ao nao dar comida antes nem depois para correr de manhã tem que ser logo depois de acordar porque depois tenho que ir a minha vida e só depois do almoço ou a noite é que tenho tempo, e ela pode correr de jejum? Ou dou lhe tipo 50gr de ração?
Última edição por rippp em quarta mar 06, 2013 12:22 pm, editado 1 vez no total.
TheOne
Membro Veterano

quarta mar 06, 2013 12:20 pm

Não precisa de "medir" o aumento da distância, penso que com bom senso vai perceber o quanto pode correr mais. Se vir que o cão está muito cansado, não aumenta o percurso, se vir que chega a casa e ele ainda tem energia para dar e vender, aumenta o percurso por exemplo em 15 minutos ou meia hora, não meça por km ou metros mas por tempo, é mais fácil de avaliar desse modo.
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
TheOne
Membro Veterano

quarta mar 06, 2013 12:22 pm

Peço desculpa, não vi a questão da ração. O único problema em alimentar é a torção gástrica, que com o exercício a probabilidade de acontecer é potenciada, daí eu recomendar não alimentar. De qualquer modo, correr de barriga cheia também não é confortável :wink: Dê-lhe ao almoço meia dose e à noite outra meia dose.

Edit: Agora não porque ando preguiçosa e o frio não ajuda, mas com o tempo quente, costumo andar 8km com as minhas cadelas diariamente, são cerca de 1h45m, e elas chegam a casa com uma energia invejável, prontas para outros 8km... (Dobermanns) Portanto a melhor avaliação é mesmo o estado do cão no final do passeio :wink:
Última edição por TheOne em quarta mar 06, 2013 12:25 pm, editado 1 vez no total.

rippp
Membro

quarta mar 06, 2013 12:25 pm

Pois Entao vou mudar e medir em tempo. Barriga cheia nao é confortável mas o jejum também nao é bom por isso é que perguntei se lhe dava um pouco de ração ou uma fruta ou se sigo mesmo de jejum
TheOne
Membro Veterano

quarta mar 06, 2013 12:28 pm

rippp Escreveu:Pois Entao vou mudar e medir em tempo. Barriga cheia nao é confortável mas o jejum também nao é bom por isso é que perguntei se lhe dava um pouco de ração ou uma fruta ou se sigo mesmo de jejum
Eu editei a minha resposta, mas se ele gostar de fruta e o veterinário não achar que o prejudica, pode dar, não é por uma peça de fruta que ele vai passar mal.

De qualquer modo se quiser, dê-lhe a ração depois do passeio, o mais tarde que conseguir, mas demolhada em água quente. Eu faço-o há vários anos porque já tive cá em casa mortes por torções... :|

A ração não deve ser dada antes do exercício, mesmo por questões psicológicas, o cão deve "merecer" a ração, fazendo exercício é um óptimo incentivo para o prémio final (comidinha!).

margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

quarta mar 06, 2013 12:41 pm

rippp Escreveu:Boa tarde,

Preciso de melhorar a qualidade dos passeios que dou com o meu lab, tem 2 anos. Eu nao me dou bem com caminhadas a um bom ritmo pelo que prefiro correr, a um ritmo lento. Para começar a por o lab a correr comigo o que indicam? Meia hora a um ritmo lento será muito? Tipo 3km, ela nao tem problema nenhum já falei no vet. Ou posso.correr mais? Faço alguma paragem? Dou lhe água a meio? É melhor para ela de manha ao acordar ou a noite antes de.dormir?

Fora essa corrida terá mais dois passeios calmos e brincadeira de busca...

Cumprimentos
Para começar... meia hora seria o suficiente, no entanto, veja se o animal apresenta disposição, cor da língua...etc. Se estiver muito cansado abrande o ritmo. Observe e veja se pode puxar mais ou abrandar, até encontrar o equilíbrio.

Evite correr nas horas de maior calor, mas isso acho que sabe. Eu sou a favor de dar um pouco de água. Não 1 litro de água, mas dava sempre um pouco de água.

As pessoas devem beber uma maior porção de água antes do exercício se conseguir que ela beba melhor. É preciso respeitar tempos e intensidade e atenção à torção do estômago.

E entre escolher a manhã ou a tarde, prefiro a manhã. De verão tem de ser bem cedo, porque às 8h, por vezes, já está demasiado calor para eles correrem.
Ficam o dia inteiro em casa, tranquilos e sem stress.
rippp
Membro

quarta mar 06, 2013 1:23 pm

Muito obrigado pelas.respostas. vão ajudar muito
lunathar
Membro Veterano
Registado: quarta dez 26, 2012 3:17 pm

quarta mar 06, 2013 8:00 pm

ja agora para aproveitar o tópico
Seu eu levar agua numa garrafa por exemplo como é que dou ao cão?
visto que os cães bebem agua fazendo da lingua uma concha é so vazar agua para o chão e ele vai bebendo ou existe alguma tecnica ou utensilio?
(pergunta meio parva eu sei :| )
TheOne
Membro Veterano

quinta mar 07, 2013 2:01 am

lunathar Escreveu:ja agora para aproveitar o tópico
visto que os cães bebem agua fazendo da lingua uma concha é so vazar agua para o chão e ele vai bebendo ou existe alguma tecnica ou utensilio?
As minhas bebem da minha mão ou se eu verter da garrafa bebem directamente da garrafa. Em última análise, leve uma mochila com uma tupperware pequena e dê-lhe água aí.

margoustink
Membro Veterano

quinta mar 07, 2013 8:08 am

lunathar Escreveu:ja agora para aproveitar o tópico
Existem vários modelos, uns maleáveis e outros mais rígidos:

http://www.tiendanimal.pt/bebedouro-gar ... p-613.html

Eu usei sempre esse, porque há a vantagem de se arrumar em qualquer bolsa...isso dobra-se, geralmente tinha sempre uma de reserva no carro.

http://www.zooplus.fi/shop/koirat/kulho ... hot/283083
TheOne
Membro Veterano

quinta mar 07, 2013 1:39 pm

Para quem quiser gastar dinheiro inutilmente acho muito bem, já que qualquer caixa plástica serve para o efeito... :roll:

margoustink
Membro Veterano

quinta mar 07, 2013 2:23 pm

TheOne Escreveu:Para quem quiser gastar dinheiro inutilmente acho muito bem, já que qualquer caixa plástica serve para o efeito... :roll:
Uma questão de organização pessoal. Cada um usa os recursos como entender.
Responder

Voltar para “Cães”