exercicio para labrador
Moderador: mcerqueira
Boa tarde,
Preciso de melhorar a qualidade dos passeios que dou com o meu lab, tem 2 anos. Eu nao me dou bem com caminhadas a um bom ritmo pelo que prefiro correr, a um ritmo lento. Para começar a por o lab a correr comigo o que indicam? Meia hora a um ritmo lento será muito? Tipo 3km, ela nao tem problema nenhum já falei no vet. Ou posso.correr mais? Faço alguma paragem? Dou lhe água a meio? É melhor para ela de manha ao acordar ou a noite antes de.dormir?
Fora essa corrida terá mais dois passeios calmos e brincadeira de busca...
Cumprimentos
Preciso de melhorar a qualidade dos passeios que dou com o meu lab, tem 2 anos. Eu nao me dou bem com caminhadas a um bom ritmo pelo que prefiro correr, a um ritmo lento. Para começar a por o lab a correr comigo o que indicam? Meia hora a um ritmo lento será muito? Tipo 3km, ela nao tem problema nenhum já falei no vet. Ou posso.correr mais? Faço alguma paragem? Dou lhe água a meio? É melhor para ela de manha ao acordar ou a noite antes de.dormir?
Cumprimentos
3km não é nada de especial, para começar está óptimo, e é aconselhável ser logo pela manhã, ele assim irá ficar mais calmo e relaxado durante o resto do dia.
Paragens só se a dona estiver cansada, e água convém levar em dias de muito calor, mas não deixar beber muita de cada vez
Ah, e não dê de comer 1h antes e depois do exercício.
Paragens só se a dona estiver cansada, e água convém levar em dias de muito calor, mas não deixar beber muita de cada vez

Ah, e não dê de comer 1h antes e depois do exercício.
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido
"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
Aumento a distância em 500m por semana? 2 em 2 semanas? Até atingir uma distância boa tipo 6/7km ?
Em relação ao nao dar comida antes nem depois para correr de manhã tem que ser logo depois de acordar porque depois tenho que ir a minha vida e só depois do almoço ou a noite é que tenho tempo, e ela pode correr de jejum? Ou dou lhe tipo 50gr de ração?
Em relação ao nao dar comida antes nem depois para correr de manhã tem que ser logo depois de acordar porque depois tenho que ir a minha vida e só depois do almoço ou a noite é que tenho tempo, e ela pode correr de jejum? Ou dou lhe tipo 50gr de ração?
Última edição por rippp em quarta mar 06, 2013 12:22 pm, editado 1 vez no total.
Não precisa de "medir" o aumento da distância, penso que com bom senso vai perceber o quanto pode correr mais. Se vir que o cão está muito cansado, não aumenta o percurso, se vir que chega a casa e ele ainda tem energia para dar e vender, aumenta o percurso por exemplo em 15 minutos ou meia hora, não meça por km ou metros mas por tempo, é mais fácil de avaliar desse modo.
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido
Peço desculpa, não vi a questão da ração. O único problema em alimentar é a torção gástrica, que com o exercício a probabilidade de acontecer é potenciada, daí eu recomendar não alimentar. De qualquer modo, correr de barriga cheia também não é confortável
Dê-lhe ao almoço meia dose e à noite outra meia dose.
Edit: Agora não porque ando preguiçosa e o frio não ajuda, mas com o tempo quente, costumo andar 8km com as minhas cadelas diariamente, são cerca de 1h45m, e elas chegam a casa com uma energia invejável, prontas para outros 8km... (Dobermanns) Portanto a melhor avaliação é mesmo o estado do cão no final do passeio

Edit: Agora não porque ando preguiçosa e o frio não ajuda, mas com o tempo quente, costumo andar 8km com as minhas cadelas diariamente, são cerca de 1h45m, e elas chegam a casa com uma energia invejável, prontas para outros 8km... (Dobermanns) Portanto a melhor avaliação é mesmo o estado do cão no final do passeio

Última edição por TheOne em quarta mar 06, 2013 12:25 pm, editado 1 vez no total.
Eu editei a minha resposta, mas se ele gostar de fruta e o veterinário não achar que o prejudica, pode dar, não é por uma peça de fruta que ele vai passar mal.rippp Escreveu:Pois Entao vou mudar e medir em tempo. Barriga cheia nao é confortável mas o jejum também nao é bom por isso é que perguntei se lhe dava um pouco de ração ou uma fruta ou se sigo mesmo de jejum
De qualquer modo se quiser, dê-lhe a ração depois do passeio, o mais tarde que conseguir, mas demolhada em água quente. Eu faço-o há vários anos porque já tive cá em casa mortes por torções...

A ração não deve ser dada antes do exercício, mesmo por questões psicológicas, o cão deve "merecer" a ração, fazendo exercício é um óptimo incentivo para o prémio final (comidinha!).
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm
Para começar... meia hora seria o suficiente, no entanto, veja se o animal apresenta disposição, cor da língua...etc. Se estiver muito cansado abrande o ritmo. Observe e veja se pode puxar mais ou abrandar, até encontrar o equilíbrio.rippp Escreveu:Boa tarde,
Cumprimentos
Evite correr nas horas de maior calor, mas isso acho que sabe. Eu sou a favor de dar um pouco de água. Não 1 litro de água, mas dava sempre um pouco de água.
As pessoas devem beber uma maior porção de água antes do exercício se conseguir que ela beba melhor. É preciso respeitar tempos e intensidade e atenção à torção do estômago.
E entre escolher a manhã ou a tarde, prefiro a manhã. De verão tem de ser bem cedo, porque às 8h, por vezes, já está demasiado calor para eles correrem.
Ficam o dia inteiro em casa, tranquilos e sem stress.
ja agora para aproveitar o tópico
Seu eu levar agua numa garrafa por exemplo como é que dou ao cão?
visto que os cães bebem agua fazendo da lingua uma concha é so vazar agua para o chão e ele vai bebendo ou existe alguma tecnica ou utensilio?
(pergunta meio parva eu sei
)
visto que os cães bebem agua fazendo da lingua uma concha é so vazar agua para o chão e ele vai bebendo ou existe alguma tecnica ou utensilio?
(pergunta meio parva eu sei

As minhas bebem da minha mão ou se eu verter da garrafa bebem directamente da garrafa. Em última análise, leve uma mochila com uma tupperware pequena e dê-lhe água aí.lunathar Escreveu:ja agora para aproveitar o tópico
(pergunta meio parva eu sei)
-
- Membro Veterano
Existem vários modelos, uns maleáveis e outros mais rígidos:lunathar Escreveu:ja agora para aproveitar o tópico
(pergunta meio parva eu sei)
http://www.tiendanimal.pt/bebedouro-gar ... p-613.html
Eu usei sempre esse, porque há a vantagem de se arrumar em qualquer bolsa...isso dobra-se, geralmente tinha sempre uma de reserva no carro.
http://www.zooplus.fi/shop/koirat/kulho ... hot/283083
Para quem quiser gastar dinheiro inutilmente acho muito bem, já que qualquer caixa plástica serve para o efeito... 

-
- Membro Veterano
Uma questão de organização pessoal. Cada um usa os recursos como entender.TheOne Escreveu:Para quem quiser gastar dinheiro inutilmente acho muito bem, já que qualquer caixa plástica serve para o efeito...