Dúvida entre rações (composições)

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Toblito
Membro Veterano
Registado: domingo jun 12, 2011 5:40 pm

terça mar 05, 2013 10:35 pm

Boa noite,

Antes de mais, sei que já existem milhares de tópicos acerca de rações e respectivas composições, entre eles um muito elucidativo criado pela forista maraya que tem boas dicas. Como estou na dúvida entre duas composições e gostaria de optar pela melhorzinha (o que pode ser subjectivo), caso me possam dar a vossa opinião, agradeço.

As rações são para cachorros, são algo parecidas em termos de ingredientes. Como há pontos contra e a favor numa e noutra, estou indeciso. Sem mais demoras, aqui ficam as composições:
Ingredientes:
Frango fresco (22%), arroz, proteínas desidratadas de aves, glúten de milho, gorduras e óleos, polpa de beterraba, levedura de cerveja, hidrolisado de fígado de frango, ovo inteiro desidratado, fosfato de cálcio, extractos cítricos ricos em bioflavonoides, taurina, glucosamina, sulfato de condroitina, extractos de yucca shigeria, L-Carnitica, vitaminas e minerais (Com antioxidantes e conservantes autorizados pela UE).

Análise Média:
Humidade: 8%, -Proteína bruta: -28%, -Gordura bruta: 18%, -Fibra bruta: 2%,-Cinzas brutas: 7%, -Cálcio: 1.5%, Fósforo: 1%

Vitamina A: 21600 UI/Kg., -Vitamina D: 2000 UI/Kg., -Vitamina E: 144mg/Kg., -Cu: 22 mg/Kg.
Ingredientes:
Carne de frango desidratada (35%), Arroz, Gordura de frango, Milho, Peixe LT desidratado, Hidrolisado de carne de frango e desidratado, Farinha, Milho, Polpa de beterraba, Óleo de linhaça, Fermento seco, Extrato de algas, Cloreto de potássio, Cloreto de sódio.

Análise Média:
Proteína bruta 30% - Gordura bruta 22% - Celulose bruta 1,5% - Cinza bruta 7,5% - Cálcio 1,5% - Fósforo 1% - Humidade 10%

Fe (sulfato ferroso hepta-hidratado): 200 mg/Kg, eu (iodeto de potássio): 1,5 mg/Kg, Co (cobalto de penta-hidratado de sulfato): 1 mg/kg, Mn (monohidrato de sulfato manganoso): 70 mg/kg de Zn (óxido de zinco): 225 mg/kg, são (Selenito de sódio): 0,4 mg/kg

Preservada com aditivos de CE (sorbato de potássio). Com antioxidantes naturais (ácido cítrico, extrato de alecrim e tocoferóis naturais (fonte de vitamina E).)

À primeira vista diria que a 2ª composição é a mais adequada devido à boa percentagem de carne já desidratada, apesar de ainda ter o milho como 4 ingrediente, tem à mistura o peixe desidratado e etc. Não sei se será proteína a mais para cachorro, mas penso que não.

Quanto à primeira composição também me parece bem e existe bom feedback acerca da mesma, como a minha capacidade de avaliação de composições é limitada, não sei se será melhor que a 2ª devido a um ou outro factor.

Também há a questão dos "conservantes autorizados pela UE" que é sempre aquela coisa, mas no geral parecem-me boas composições.

Agradeço desde já as vossas opiniões!
Sasha99
Membro Veterano
Registado: terça jul 26, 2011 4:55 am

terça mar 05, 2013 11:41 pm

pessoalmente gosto mais da composição da segunda
Toblito
Membro Veterano

quarta mar 06, 2013 12:55 pm

Obrigado Sasha99

Mais alguém?
JoseRCLopes
Membro Veterano
Registado: quarta nov 07, 2012 4:04 pm

quarta mar 06, 2013 2:57 pm

A 2º sem duvida!
ReginaVieira
Membro Veterano
Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm

quarta mar 06, 2013 2:58 pm

Hum... É difícil dizer qual das 2 a melhor. São as 2 boas, cada uma tendo as suas qualidades e defeitos.
Compare preços...

Uma que a nível de composição não é muito diferente da 2ª é esta(apesar de ser bem mais semelhante com a outra premium) 42,70€-15kg:

Ingredientes

Composição:

Frango fresco >20%, farinha de aves, trigo, gordura de frango, arroz , milho, cevada, polpa de beterraba, levedura, fígado de frango hidrolizado, farinha de peixe, ovo, minerais, chicoria (fonte de FOS), mananooligosacáridos (MOS), fosfato monocálcico, sal, extracto de yuca, carnitina.

Análises Médias

Analise:

Proteína bruta 30%, gordura brutas 18%,fibra bruta 2,5%, cinzas brutas 9%, calcio 1,75%, fósforo 1,2%

Aditivos:

Vitamina A 17.000 UI/Kg, vitamina D3 2.000 UI/Kg, vitamina E (alfa-tocoferol) 140 mg/Kg, vitamina C 50 mg/Kg, cobre (sulfato cúprico pentahidratado) 10mg/Kg, selenio (selenito sódico) 0,5 mg/Kg. Conservado com antioxidantes naturais.
JoseRCLopes
Membro Veterano
Registado: quarta nov 07, 2012 4:04 pm

quarta mar 06, 2013 3:13 pm

Carne de frango desidratado (28% ou 32%Não tenho bem a certeza), arroz (22%), gordura de frango (conservada com uma mistura de tocoferóis), peixe desidratado (9%), a carne de cordeiro desidratado (9%) de maçã desidratado (6%), óleo de salmão, linhaça óleo, polpa de beterraba, pêra desidratada, ovo em pó desidratado, leite em pó (menos de 1%), levedura de cerveja, cloreto de potássio. FÓRMULA Provital: cenoura desidratado, tomate desidratado (0,50%), feijão (0,50%) azeite de oliva (0,40%), espinafre desidratado, HCL glucosamina (1400 mg / kg), pétalas de calêndula secas, alfafa desidratada, algas desidratadas, brócolis desidratado, extrato de sementes de leão dente, extrato de folhas de hortelã, extrato de semente de chá verde, camomila seca, extrato de laranja, extrato de limão, extrato de uva, extrato de pepino, óleo de borragem, extrato de chicória rico em FOS, de condroitina (1000 mg / kg), extrato de frutas vermelhas, extrato de alho, extrato de tomilho, extrato de sementes de orégano, extrato de semente de cardo de leite, extrato de yucca, extrato de alecrim, extrato de aloe vera, cranberries, extrato de pimenta doce, L- carnitina, taurina, biotina, extrato de raiz de alcaçuz, extrato de moluscos, mexilhões verde-labial, FOS, MOS e mistura de probióticos.

Analise:
Proteina:32%
Tenho que confirmar o resto...

50 euros 15 kg
ReginaVieira
Membro Veterano
Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm

quarta mar 06, 2013 3:23 pm

Essa ultima apresentada tem uma composição bem interessante :wink:
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

quarta mar 06, 2013 3:58 pm

Mesmo não gostando de rações, também preferia a 2ª opção. A apresentada pelo JoseRCLopes, pareceu-me bem.

Gostei desta exposição feita neste blog.
http://susannapets.wordpress.com/
lunathar
Membro Veterano
Registado: quarta dez 26, 2012 3:17 pm

quarta mar 06, 2013 8:09 pm

Estou a dar esta ao meu
Composição:
Carne de aves desidratada, arroz quebrado, extraído de proteínas de origem animal, gordura animal, cevada, milho, polpa de beterraba desidratada, farelo de arroz, farinha de peixe, gelatina hidrolisada, óleo de salmão, fígado de frango hidrolisada, óleo de linhaça, lecitina, fosfato monocálcico, extracto hidrolisado de moluscos e crustáceos (rico em glucosamina), extracto de cartilagem hidrolisada (rico em condroitina), Yuca Schidigera.

Proteína : 30%
Gordura: 16%
Fibra: 2,3%
Cinzas: 5%
Humidade: 8%
Cálcio: 0,95 g
Fósforo: 0,77 g
Vitamina A : 15.000 IU
Vitamina D 3: 2000 IU
Vitamina E : 200 mg
Energia Metabolizável: 4108 Kcal/Kg
Toblito
Membro Veterano

quarta mar 06, 2013 9:48 pm

ReginaVieira Escreveu:Hum... É difícil dizer qual das 2 a melhor. São as 2 boas, cada uma tendo as suas qualidades e defeitos.
Compare preços...
A 2ª que postei no 1º post ainda consegue ser mais barata que a primeira... Decidi não colocar marcas mesmo propositadamente, pois em tópicos antigos verifiquei que muitas vezes nem era tido em conta a composição nas opiniões, era sim escolhida a marca "automaticamente", sendo que algumas rações com menos marketing associado conseguiam ser melhores.

A tal segunda ração sai a 39,90€ 15kg (2,66€ por quilo), sendo que comprada em grandes quantidades esse preço torna-se inferior. Parece-me uma boa ração, tendo em conta que em termos de composição se assemelha a algumas rações com um preço muito superior e lê-se bom feedback acerca da mesma.

Ainda que mais cara (3,33€ por quilo), gostei bastante da sugestão do JoseRCLopes.

Relembro que é ração para cachorro, suponho que influenciará de alguma forma a composição ideal.

Obrigado a todos os que deram a sua opinião/sugestão. Siga o tópico com mais opiniões :wink:
bamkorn
Membro Veterano
Registado: quarta jun 29, 2011 11:33 pm
Localização: Suri & Nina (canídeos), Johnny Cash (felino), Freddie (leporídeo)

quarta mar 06, 2013 9:59 pm

eu diria a 2ª, essencialmente por a primeira ter glúten (há maior probabilidade de ocorrência de alergias) e por a percentagem real de carne poder ser bastante inferior à representada.

qualquer das maneiras, a minha cadela já não é puppy, mas aqui está a que lhe dava:
Ingredientes: Frango fresco* (min. 18%), farinha de frango* (min. 18%), arroz em grãos inteiros (min. 18%), milho em grãos inteiros, ovo em pó, polpa de beterraba, gordura de frango*, farinha de peixe*, levedura de cerveja seca, sementes de linho, óleo de peixe*, minerais, vitaminas, nucleótidos FOS (fructoligossacarídeos) pré-bióticos, MOS (mananoligossacarídeos) pré-bióticos, extracto de uva-do-monte, sulfato de condroitina, sulfato de glucosamina, MSM (metilsulfonilmetano), extracto de iúca
* Conservado com tocoferóis misturados e extracto de alecrim

Análise típica: Proteína 29%, óleo 18%, fibra 3%, cinzas 6%, humidade 8%, > omega6 4,10%, omega3 0,7%, vitamina A 20 124 IU/kg, vitamina D 1316 IU/kg, > vitamina E 135 IU/kg, cálcio 1,3%, fósforo P 0,85%, cobre 22mg/kg (como > sulfato cúprico adicionado).
43,50€ o saco de 12kg
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

quarta mar 06, 2013 10:15 pm

(Offtopic: Toblito, peço desculpa por não ter respondido mas abri, li, e como na altura não podia estar a escrever ficou "para depois". Depois confesso que me fui esquecendo :oops: )

Bem, vendo apenas a composiçao optaria pela segunda.
Parece ter mais percentagem de proteína animal e apesar de ter milho não tem glúten de milho como a primeira.
De resto parecem ser semelhantes sendo que apesar de no rotulo da segunda não estarem escritos os condroprotectores, suspeito que o extrato de algas seja um dos elementos...

Despois já se sabe, é uma questão de ver a relação do cachorro
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
Toblito
Membro Veterano

quarta mar 06, 2013 10:27 pm

maraya Escreveu:(Offtopic: Toblito, peço desculpa por não ter respondido mas abri, li, e como na altura não podia estar a escrever ficou "para depois". Depois confesso que me fui esquecendo :oops: )

Bem, vendo apenas a composiçao optaria pela segunda.
Parece ter mais percentagem de proteína animal e apesar de ter milho não tem glúten de milho como a primeira.
De resto parecem ser semelhantes sendo que apesar de no rotulo da segunda não estarem escritos os condroprotectores, suspeito que o extrato de algas seja um dos elementos...

Despois já se sabe, é uma questão de ver a relação do cachorro
Não há qualquer problema, também supus que a altura não fosse a melhor para responder :)

Quanto às rações são precisamente as mesmas que comparámos anteriormente por PM, sendo que desta vez são dedicadas a cachorros e anteriormente era para cães adultos. Na gama para adulto a ração que pareceu melhor foi a que neste caso (para cachorro) pareceu ficar um pouco atrás.

No rótulo da segunda fala no extrato de algas, na 1ª é que não... Mas também retirei toda a informação acerca da ração, mesmo do próprio site.

margoustink obrigado pelo site. Dei uma leitura e realmente aprende-se bastante. Esse site, juntamente com o tópico que a maraya criou são uma grande ajuda para se identificar uma boa ração. Sei que a escolha acertada pode englobar muito mais que isso, mas para leigos como eu já são um grande ponto de partida.
Flashorde
Membro Veterano
Registado: domingo mar 28, 2010 11:32 pm
Cão - Ice
Cadela - Zahia
Cadela - Diva
Cadela - Maggie

quarta mar 06, 2013 10:40 pm

bamkorn Escreveu:eu diria a 2ª, essencialmente por a primeira ter glúten (há maior probabilidade de ocorrência de alergias) e por a percentagem real de carne poder ser bastante inferior à representada.

qualquer das maneiras, a minha cadela já não é puppy, mas aqui está a que lhe dava:
Ingredientes: Frango fresco* (min. 18%), farinha de frango* (min. 18%), arroz em grãos inteiros (min. 18%), milho em grãos inteiros, ovo em pó, polpa de beterraba, gordura de frango*, farinha de peixe*, levedura de cerveja seca, sementes de linho, óleo de peixe*, minerais, vitaminas, nucleótidos FOS (fructoligossacarídeos) pré-bióticos, MOS (mananoligossacarídeos) pré-bióticos, extracto de uva-do-monte, sulfato de condroitina, sulfato de glucosamina, MSM (metilsulfonilmetano), extracto de iúca
* Conservado com tocoferóis misturados e extracto de alecrim

Análise típica: Proteína 29%, óleo 18%, fibra 3%, cinzas 6%, humidade 8%, > omega6 4,10%, omega3 0,7%, vitamina A 20 124 IU/kg, vitamina D 1316 IU/kg, > vitamina E 135 IU/kg, cálcio 1,3%, fósforo P 0,85%, cobre 22mg/kg (como > sulfato cúprico adicionado).
43,50€ o saco de 12kg
Ia dizer exatamente a mesma coisa.
A proteína extraída do glutén é uma das maiores causas de alergia. O meu Bolt que o diga.
Às vezes, mais vale não correr riscos :)

Eu tb prefiro a segunda ;)
"Bull once, Bull always"
www.saargeist.com
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta mar 06, 2013 10:55 pm

Para mim a primeira por isto:
glucosamina, sulfato de condroitina
Importante para raças grandes.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Responder