O estalão do pa é um só; não há um para linha de beleza e outro para linha de trabalho; logo desde que a angulação esteja dentro do estalão o cão tem que ser funcional. Agora se um criador X gosta mais de pistagem do que obediência é natural que desenvolva cães extraordinários nessa modalidade e não tão bons nas outras. Mas para esses cães X adquirirem o apto de cria têm que ser bons em todas a modalidades. O mesmo acontece com a questão das garupas.__dani__ Escreveu:...
Muito obrigada! Era isso que eu queria saber. Mas isso é apenas a nível de caracter, predisposição para. Certo? A nível físico, considera que ambos tenham as mesmas capacidades?
Eu acho isso um bocadinho impossível e utópico, porque claramente a morfologia de cada um é diferente.
Pastor alemão Vrs Pastor Branco Suíço
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm
Maria João
Claro que sim, compreendo a sua explicação e faz sentido. Quando digo morfologias diferentes, refiro-me à questão da garupa. Sendo que, na minha opinião, considero os exemplares menos alterados fisicamente pelo homem, mais felizes, mais saudáveis e com uma maior capacidade geral. Não querendo com isto dizer que todos não o sejam.mjoaomarques Escreveu:O estalão do pa é um só; não há um para linha de beleza e outro para linha de trabalho; logo desde que a angulação esteja dentro do estalão o cão tem que ser funcional. Agora se um criador X gosta mais de pistagem do que obediência é natural que desenvolva cães extraordinários nessa modalidade e não tão bons nas outras. Mas para esses cães X adquirirem o apto de cria têm que ser bons em todas a modalidades. O mesmo acontece com a questão das garupas.__dani__ Escreveu:...
Muito obrigada! Era isso que eu queria saber. Mas isso é apenas a nível de caracter, predisposição para. Certo? A nível físico, considera que ambos tenham as mesmas capacidades?
Eu acho isso um bocadinho impossível e utópico, porque claramente a morfologia de cada um é diferente.
Então nas linhas de beleza não há uma maior tendência para "descer" a garupa relativamente às linhas de trabalho?fontedasbicas Escreveu:Boas...
"... escolhei os mais belos, de entre os que melhor trabalhem..." Esta é a frase do "inventor" da raça...mjoaomarques Escreveu: A linha de pa de trabalho supera a de beleza na tenacidade, na garra com que faz as provas. Acredito que esta diferença vá sendo diluída pois tem havido tend^ncia para os criacdores (mais da linha de beleza, é certo) usarem ambas as linhas.
Hoje em dia, o caracter ainda está na linha de trabalho... A linha de beleza aproxima-se com cães mais fortes em caracter, assim como a linha de trabalho, procura uma morfologia mais bonita... O segredo, como em tudo, está no equilíbrio...
Normalmente quando vejo cães de linha de beleza e cães de linha de trabalho, noto essa falta de "equilibrio", porque parecem-me bastante diferentes. Para mim equilíbrio é um cão com a garupa normal.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm
__dani__ Escreveu:Então nas linhas de beleza não há uma maior tendência para "descer" a garupa relativamente às linhas de trabalho?fontedasbicas Escreveu:Boas...
"... escolhei os mais belos, de entre os que melhor trabalhem..." Esta é a frase do "inventor" da raça...mjoaomarques Escreveu: A linha de pa de trabalho supera a de beleza na tenacidade, na garra com que faz as provas. Acredito que esta diferença vá sendo diluída pois tem havido tend^ncia para os criacdores (mais da linha de beleza, é certo) usarem ambas as linhas.
Hoje em dia, o caracter ainda está na linha de trabalho... A linha de beleza aproxima-se com cães mais fortes em caracter, assim como a linha de trabalho, procura uma morfologia mais bonita... O segredo, como em tudo, está no equilíbrio...
Normalmente quando vejo cães de linha de beleza e cães de linha de trabalho, noto essa falta de "equilibrio", porque parecem-me bastante diferentes. Para mim equilíbrio é um cão com a garupa normal.
O fontedasbicas refere-se a equilíbrio entre caracter e morfologia e não propriamente entre a angulação de garupas pois desde que a angulação esteja dentro dos limites do estalão o animal, obrigatoriamente, é um ser funcional fisicamente e será tão feliz e saudavel o de uma linha como de outra.
Até há meia dúzia de anos , em Portugal, os pa só concorriam em exposisões do CPC que são de beleza. eram muito poucos os criadores que se davam ao trabalho de enviar as fêmeas para o estrangeiro para obterem o korung ("exame" de prova de trabalho necessários para os pa obterem o "apto de cria" nos países com clubes associados a WUSV. Por isso talvez a Dani e a maioria das pessoas associem os pa de linhas de beleza a animais sem capacidade de trabalho. E com razão, como qualquer atleta, é necessário preparação física para termos um pa completo (e feliz) e maioria dos criadores não a fazia. Mas tal não tem a ver com a inclinação da garupa e sim com a falta de preparação. Acontece a mesma coisa que o botas96 com os seus podengos ou eu com as minhas srd, ou ... . Se não prepararamos o nosso cão para determinada modalidade, por muito apto que ele seja fisicamente para fazê-la não vai conseguir ser um campeão nela.
E foi assim que e verifica estarmos com um atraso grande em relação a outros países próximos no que respeita a termos bastantes pa com o tal equilibrio que se pretende.
Maria João
Tudo na natureza desenvolve-se e procura o equilibrio ...lunathar Escreveu:Mas qual é a ideia de diferenciar linhas?
De que é que serve ter um cão lindo com uma máscara deslumbrante se depois entra no recinto e morde a toda a gente?
E de que serve ter um cão de linha do trabalho muito bom que morde que nem um crocodilo larga á voz etc etc e depois é um cão deformado que nem um PA parece?
Obrigado pela partilha.iceberger Escreveu:www.youtube.com/watch?v=x7RTsVfMHQk
Aconselho a visualização a quem ainda não viu. No mínimo chocante... Se bem que já era a ideia que eu tinha.
Toda a gente o deveria ver, desde o criador XPTO ao mais leigo no conhecimento das raças caninas (tipo eu).
1. Poucas diferenças...
2. Claro que sim!
http://youtu.be/T5n8tRq4GRg
Mais um vídeo de um "sapo" que "sofre" para fazer o que faz...
Ah e quanto a superar obstáculos... Sim saltam 1,80m ou até 2m... Carregam 5kgs de objectos... Enfim fazem uma data de coisitas, e sempre tudo com.... prazer e não esforço ou dor.... Antes de falar, vão aos sítios onde se desenrrolam as provas e vejam com os próprios olhos...
Ah e continuo à espera dos resultados dos testes de despistagem da displasia da anca e do cotovêlo dos PBS...[/quote]
Para o Sr criador da Fonte das Bicas, que no seu site descreve orgulhosamente e de uma forma quase holistica, a raça do Pastor Alemão, esquecendo-se da componente de saude, e não entendo porque. Ou até entendo...
Deixo-lhe igualmente um video, onde um PBS ou BBS ou WSS, cumpre igualmente a mesma prova que um PA ou GSD. Existem muitos mais, pelo youtube. Aliás pelo mundo, existem muitos PBS ou BBS ou WSS, a fazerem e a terem excelentes resultados em provas de trabalho.
Pelo mundo, os corpos policiais, bombeiros, e de salvamento, começaram há uns anos, a mudar de raças. A que antes era muito popular PA ou GSD, começou a perder terreno, para cães com melhor saúde ( Pastor Belga Mallionois por exemplo).
Começo a pensar, que afinal o problema tão bem descrito no documentario da BBC, Pedigree Dogs Exposed Three Years On, afinal, não têm só origem nos clubes de raça internacionais. Pareçe que na base da piramide, os criadores, que anunciam ninhadas, com progenitores " alguns com 12 anos ou mais..." são eles tambem parte do problema. Esta semana, realizou-se um seminario em Lisboa, sobre as boas regras de criação com patrocinio do CPC. Estiveram lá, poucas pessoas. Infelizmente. Mas os que estiveram, viram, e tomaram conhecimento de alguns dos problemas existentes. Inclusivie com a raça PA ou GSD.
Ainda para o Sr criador da fonte das bicas, que me pareçe muito interessado nos PBS ou BBS ou WSS, e na sua saúde ao nivel de displasias de anca e cotovelo, tenho a dizer-lhe o seguinte:
Existem 3 criadores em Portugal, e posso assegurar-lhe quase com 100% de certeza, que em NENHUM deles encontrará um PBS ou BBS ou WSS, com displasia de grau B/C ou D. No resto da Europa não será muito diferente.
Já o mesmo, não me pode garantir em relação aos PA ou GSD.
E também nao me pode garantir, todas os outros quase 150 problemas genéticos que a raça que o Sr cria possui.
Não estou a dizer, que os seus são iguais. Estou a dizer, que se os seus são melhores, do que os outros. Então lute, pela saúde da raça. E faça ver aos outros criadores, que eles estão errados, quando vendem cães sem LOP. E quando os anunciam na internet por 100 ou 150€. Dão tiros no pé!
Felizmente os PBS ou BBS ou WSS, continuam a ser uma raça onde prevaleçe a selecção natural.
Se ainda estiver interessado tenho em mãos, uma tese de doutoramento feita em Vienna (Austria) com data de 2011, um estudo muito exaustivo sobre os PBS ou BBS ou WSS. Tem um senão, está todo em Alemão. Mas, como o Sr me pareçe muito interessado, quem sabe se não pagará uma tradução, e depois publica os resultados.
Já agora, procure os estudos mais recentes sobre a sua raça de eleição, e faça o mesmo, publique-os na sua página, ou no seu facebook. Como eu faço com os meus.
Já agora, nunca os PBS ou BBS ou WSS tiveram tanta publicidade em Portugal, como neste tópico. Devo agradeçer por isso, porque as visitas ao nosso website dispararam. Obrigado, por nos darem a conhecer uma raça tão nobre, e tão apta para qualquer tipo de trabalho como a do PA ou GSD.
Cumprimentos.
www.youtube.com/watch?v=cMNvKHDhdNk
2. Claro que sim!
http://youtu.be/T5n8tRq4GRg
Mais um vídeo de um "sapo" que "sofre" para fazer o que faz...
Ah e quanto a superar obstáculos... Sim saltam 1,80m ou até 2m... Carregam 5kgs de objectos... Enfim fazem uma data de coisitas, e sempre tudo com.... prazer e não esforço ou dor.... Antes de falar, vão aos sítios onde se desenrrolam as provas e vejam com os próprios olhos...
Ah e continuo à espera dos resultados dos testes de despistagem da displasia da anca e do cotovêlo dos PBS...[/quote]
Para o Sr criador da Fonte das Bicas, que no seu site descreve orgulhosamente e de uma forma quase holistica, a raça do Pastor Alemão, esquecendo-se da componente de saude, e não entendo porque. Ou até entendo...
Deixo-lhe igualmente um video, onde um PBS ou BBS ou WSS, cumpre igualmente a mesma prova que um PA ou GSD. Existem muitos mais, pelo youtube. Aliás pelo mundo, existem muitos PBS ou BBS ou WSS, a fazerem e a terem excelentes resultados em provas de trabalho.
Pelo mundo, os corpos policiais, bombeiros, e de salvamento, começaram há uns anos, a mudar de raças. A que antes era muito popular PA ou GSD, começou a perder terreno, para cães com melhor saúde ( Pastor Belga Mallionois por exemplo).
Começo a pensar, que afinal o problema tão bem descrito no documentario da BBC, Pedigree Dogs Exposed Three Years On, afinal, não têm só origem nos clubes de raça internacionais. Pareçe que na base da piramide, os criadores, que anunciam ninhadas, com progenitores " alguns com 12 anos ou mais..." são eles tambem parte do problema. Esta semana, realizou-se um seminario em Lisboa, sobre as boas regras de criação com patrocinio do CPC. Estiveram lá, poucas pessoas. Infelizmente. Mas os que estiveram, viram, e tomaram conhecimento de alguns dos problemas existentes. Inclusivie com a raça PA ou GSD.
Ainda para o Sr criador da fonte das bicas, que me pareçe muito interessado nos PBS ou BBS ou WSS, e na sua saúde ao nivel de displasias de anca e cotovelo, tenho a dizer-lhe o seguinte:
Existem 3 criadores em Portugal, e posso assegurar-lhe quase com 100% de certeza, que em NENHUM deles encontrará um PBS ou BBS ou WSS, com displasia de grau B/C ou D. No resto da Europa não será muito diferente.
Já o mesmo, não me pode garantir em relação aos PA ou GSD.
E também nao me pode garantir, todas os outros quase 150 problemas genéticos que a raça que o Sr cria possui.
Não estou a dizer, que os seus são iguais. Estou a dizer, que se os seus são melhores, do que os outros. Então lute, pela saúde da raça. E faça ver aos outros criadores, que eles estão errados, quando vendem cães sem LOP. E quando os anunciam na internet por 100 ou 150€. Dão tiros no pé!
Felizmente os PBS ou BBS ou WSS, continuam a ser uma raça onde prevaleçe a selecção natural.
Se ainda estiver interessado tenho em mãos, uma tese de doutoramento feita em Vienna (Austria) com data de 2011, um estudo muito exaustivo sobre os PBS ou BBS ou WSS. Tem um senão, está todo em Alemão. Mas, como o Sr me pareçe muito interessado, quem sabe se não pagará uma tradução, e depois publica os resultados.
Já agora, procure os estudos mais recentes sobre a sua raça de eleição, e faça o mesmo, publique-os na sua página, ou no seu facebook. Como eu faço com os meus.
Já agora, nunca os PBS ou BBS ou WSS tiveram tanta publicidade em Portugal, como neste tópico. Devo agradeçer por isso, porque as visitas ao nosso website dispararam. Obrigado, por nos darem a conhecer uma raça tão nobre, e tão apta para qualquer tipo de trabalho como a do PA ou GSD.
Cumprimentos.
www.youtube.com/watch?v=cMNvKHDhdNk
Encontrei este video sobre provas de trabalho do PBS.
Será a isto que se refere?
http://www.youtube.com/watch?v=6I6CRNu2Zjk
Se vier com um bom fato de mondioring, pode vir que so leva algumas nodoas negras.lunathar Escreveu:iceberger sem ataques pessoais
os seus cães têm alguma prova tipo korung?? (se é que existe para pastor suiço nao sei)
E se eu fizer uma visita ao seu asfixo é possivel ver os cães a trabalhar?

Se nao trouxer fato, e melhor nao se arriscar. Os nossos PBS tem uma mandibula muito forte.
Podia ter encontrado melhor. O PBS nesta prova parece um pastor limao.Marrod Escreveu:Encontrei este video sobre provas de trabalho do PBS.
Procure por white suisse sheppard, ou berger blanc suisse mondioring.
iceberger Escreveu: Existem 3 criadores em Portugal, e posso assegurar-lhe quase com 100% de certeza, que em NENHUM deles encontrará um PBS ou BBS ou WSS, com displasia de grau B/C ou D. No resto da Europa não será muito diferente.

Estes dados vêm da Finlândia mas não deve ser muito diferente nos outros lados:
2000-2013
Pastor Branco Suiço
Nº de cães radiografados: 884 (37% dos nascidos)
A: 41%
B: 26%
C: 24%
D: 8%
E: 1%
Pastor Alemão
Nº de cães radiografados: 108594 (46% dos nascidos)
A: 33%
B: 29%
D: 12%
E: 2%
http://jalostus.kennelliitto.fi/frmTerv ... 47&Lang=en
http://jalostus.kennelliitto.fi/frmTerv ... .2&Lang=en
Não me parece que seja uma diferença tão bombástica como o iceberger quer fazer crer, mais a mais dada a diferença nos números de cães.
Um pastor limao? como assim?iceberger Escreveu:Podia ter encontrado melhor. O PBS nesta prova parece um pastor limao.Marrod Escreveu:Encontrei este video sobre provas de trabalho do PBS.
Procure por white suisse sheppard, ou berger blanc suisse mondioring.
Por em causa a credibilidade da classificação é sempre uma saída, que pode fazer ricochete. Porque da mesma forma se pode por em causa os dados que o senhor apresenta.-Tambor- Escreveu:iceberger Escreveu: Existem 3 criadores em Portugal, e posso assegurar-lhe quase com 100% de certeza, que em NENHUM deles encontrará um PBS ou BBS ou WSS, com displasia de grau B/C ou D. No resto da Europa não será muito diferente.![]()
![]()
Resta saber quem fez a classificação desses cães
![]()
Estes dados vêm da Finlândia mas não deve ser muito diferente nos outros lados:
2000-2013
Pastor Branco Suiço
Nº de cães radiografados: 884 (37% dos nascidos)
A: 41%
B: 26%
D: 8%
E: 1%
Pastor Alemão
Nº de cães radiografados: 108594 (46% dos nascidos)
A: 33%
B: 29%
D: 12%
E: 2%
http://jalostus.kennelliitto.fi/frmTerv ... 47&Lang=en
http://jalostus.kennelliitto.fi/frmTerv ... .2&Lang=en
Não me parece que seja uma diferença tão bombástica como o iceberger quer fazer crer, mais a mais dada a diferença nos números de cães.
Não se esqueça que o universo de amostragem do pastor alemão (108.594) muito superior ao do PBS (884).
Para além de que as percentagens dos cães radiografados é diferente (37% contra 46%).
Essas duas amostragens estatísticas não são comparáveis, mas meramente indicativas.
Para se poderem comparar dois estudos estatísticos o universo de amostragem tem de ser idêntico, muito embora estejamos a falar de percentagens.
O correcto seria, 108.594 pastores alemães contra 108.594 PBS, e não 884.
Por isso é que há comissões de leitura OFICIAIS, que classificam TODOS os raios X de TODOS os cães de TODAS as raças usando os mesmo parâmetros, que é o que acontece com os dados da Finlândia. Os A do iceberger foram ditados pela APMVEAC?Marrod Escreveu: Por em causa a credibilidade da classificação é sempre uma saída, que pode fazer ricochete. Porque da mesma forma se pode por em causa os dados que o senhor apresenta.
Marrod Escreveu:Essas duas amostragens estatísticas não são comparáveis, mas meramente indicativas.
Para se poderem comparar dois estudos estatísticos o universo de amostragem tem de ser idêntico, muito embora estejamos a falar de percentagens.
O correcto seria, 108.594 pastores alemães contra 108.594 PBS, e não 884.