Lombrigas!!!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

besourinha
Membro Veterano
Registado: terça abr 30, 2002 1:24 pm

quinta fev 26, 2004 6:43 am

bom dia a todos
Eu tenho uma cadelinha com 4 meses, a Taís, que está com um sério problema de lombrigas, e caso algum de vocês já teve o mesmo problema dê-me uma ajuda ou um conselho.
A Taís quando veio da mãe já tinha 2 meses e eu comecei a fazer as vacinas e levou o 1º desparasitante, e passado uns tempos notei que ela coçava e lambia freneticamente o rabo e chorava, achei muito estranho e pensei que tivesse alguma ferida ou qq coisa no rabito andei a ver e não via nada que pudesse chamar a atenção, nunca me lembrei das lombrigas pq ela estava desparasitada.
A desgraçada fartava-se de coçar e um dia vi no cócó dela umas coisinhas brancas: lombrigas. Fui logo com ela à vet para a desparasitar novamente, assim que ela chegou a casa e fez as necessidades, bem até fiquei parva parecia um novelo :o :o , nunca tinha visto tanta lombriga (tadinha da minha menina). A vet disse que a mãe não devia de estar desparasitada quando estava prenha e infectou as crias (e de que maneira...).
Ela voltou a levar outra carga de desparasitante (sempre dada pela vet) ainda nem fez 1 mês e ontem tinha uma lombriga agarrada ao rabo... eu não sei já o que fazer tenho medo que esta praga me traga um desgosto, hoje vou falar c/a vet novamente.
Já alguém passou por isto?

OBG
Última edição por besourinha em quinta fev 26, 2004 9:25 am, editado 1 vez no total.
<strong>Os meus c&atilde;es s&atilde;o o centro do meu mundo. :)

Carla</strong>
serene
Membro Veterano
Registado: segunda nov 24, 2003 6:42 pm
Localização: Taz, Nina, Patanisca e Pantufa (Gatos), Pantera (cocker), Peixes
Contacto:

quinta fev 26, 2004 7:35 am

eu tenho uma cadelinha, a Pantera, ate agora tem tudo corrido bem... O maximo que posso fazer é desejar as melhoras da sua menina ;)
va dando noticias
aligra
Membro Veterano
Registado: sexta out 24, 2003 5:01 pm

quinta fev 26, 2004 11:44 am

Há um tópico posto pelo Welsh Corgi sobre o tema das lombrigas:

http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=12154

Eu tambem desejo-lhe as melhoras a Taís, mas não posso ajudar porque graças a Deus nunca vi uma lombriga :oops:

Alicia
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

quinta fev 26, 2004 12:15 pm

Aconselho-lhe a perguntar ao veterinário, se não acha aconselhável, em situações destas, fazer várias desparasitações com interválos curtos entre elas.

Se não achar .... consulte outro.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
jujubele
Membro Veterano
Registado: sexta out 31, 2003 12:59 pm
Rita (cadela) ,Mimosa (gata), Tobias (gato) 1 caturra

quinta fev 26, 2004 12:56 pm

Olá Besourinha,

Que situaçao chata a que está a passar com a sua menina.
No meu caso felizmente, com a minha Rita, tenho-a desparasitado regularmente e nunca vi nenhuma lombriga nas fezes, nem quando toma o desparasitante.

Nao será aconselhavel o seu VET mudar o desparazitante que está a usar na Taís ? E fazer o tratamento com intervá-los mais curtos?

Acho que é possivel dar uma dose num dia e repetir no dia seguinte, repetindo tudo 15 dias depois, mas terá que falar com o Vet sobre essa situaçao uma vez que a Tais ainda é cachorrinha.

Aconselhe-se com o VET o mais breve possivel e depois de-nos noticias por favor.
As melhoras da Taís!
besourinha
Membro Veterano
Registado: terça abr 30, 2002 1:24 pm

quinta fev 26, 2004 2:12 pm

Boas

Ela está a fazer as deparasitações em média de 3 em 3 semanas e estou a ficar desesperada pq a bicha não se livra das lombrigas, parece que as produz... eu hoje vou falar de novo com a vet e se ela disser que posso desparasitá-la vou fazê-lo.
Não me lembro da marca do desparasitante, eu comprei uma bisnaga p/as 2, não sei se é o Vitamine...

A Taís anda bem disposta, muito brincalhona, come bem... eu até já me lembrei se seria da ração (Eucanuba), não as rações nãos fazem lombrigas pois não?? Desculpem se a pergunta é parva mas ocorreu-me.

Obg pelas respostas
<strong>Os meus c&atilde;es s&atilde;o o centro do meu mundo. :)

Carla</strong>
Rutemauhin
Membro Júnior
Registado: terça jun 11, 2002 3:47 pm

quinta fev 26, 2004 2:18 pm

Vitaminthe não funciona com os meus cães.
Deve mudar de desparasitante a cada vez que desparasita a cachorra porque as lombrigas criam defesas aos desparasitantes.

Drontal Plus ou Paraquistel plus costuma resulatr com os meus
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

quinta fev 26, 2004 2:25 pm

besourinha Escreveu: Boas

Ela está a fazer as deparasitações em média de 3 em 3 semanas e estou a ficar desesperada pq a bicha não se livra das lombrigas, parece que as produz... eu hoje vou falar de novo com a vet e se ela disser que posso desparasitá-la vou fazê-lo.
Não me lembro da marca do desparasitante, eu comprei uma bisnaga p/as 2, não sei se é o Vitamine...

A Taís anda bem disposta, muito brincalhona, come bem... eu até já me lembrei se seria da ração (Eucanuba), não as rações nãos fazem lombrigas pois não?? Desculpem se a pergunta é parva mas ocorreu-me.

Obg pelas respostas
1º Além daquilo que aconselhei antes, eu também perguntava ao veterinário, se não tinha outro desparasitante.

2º A Eukanuba tem cá umas costas largas ... ... :lol: :lol: :lol:
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
Nanico
Membro Veterano
Registado: quinta jan 02, 2003 1:50 pm

quinta fev 26, 2004 2:26 pm

Besourinha:

Apos desparasitada,e tambem para controle das pulgas, podes perguntar ao veterinario pelo Program Plus. E um comprimido mensal que previne a reproducao das pulgas e tambem previne infestacoes de lombrigas e outros vermes. A vantagem do program Plus, ao que entendi, e que nao e sempre preciso estar a pensar na desparasitacao semestral.

Eu costumo comprar o Program Plus numa loja de animais, mas antes de dar qualquer coisa nova, e sempre melhor perguntar ao vet... :roll:
Última edição por Nanico em quinta fev 26, 2004 2:39 pm, editado 1 vez no total.
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta fev 26, 2004 2:29 pm

Olá,
A cadela parece estar com muitos parasitas, e isso pode ser grave. Inclusivamente eles podem migrar dentro do corpo e afectar orgãos de forma irreversível, podendo causar a morte da cachorra.
Nestas situações a acção terá de ser forte e concertada. O tratamento tem de ser com algo forte, feito de forma periódica ( intervalos curtos) e regular ( sem interrupções ou esquecimentos).
Aconselhe-se com o seu veterinário, e se ele/ela lhe parecer ser de 'deixar andar' ou de fazer 'experiências, mude imediatamente de vet porque estas coisas às vezes têm pouco tempo para que possam tornar-se irreversíveis.

Boa sorte
Paulo C.

P.S. - Eu nos meus cães uso o Drontal Plus na desparazitação. Mas só o veterinário pode indicar o melhor para cada caso.
anuk
Membro Júnior
Registado: terça fev 17, 2004 2:46 pm

quinta fev 26, 2004 2:35 pm

"Vitaminthe não funciona com os meus cães.
Deve mudar de desparasitante a cada vez que desparasita a cachorra porque as lombrigas criam defesas aos desparasitantes. "

Viva besourinha , concordo c rutemauhin, e normalmente os desparasitantes em bisnaga nao fazem grande efeito, informe-se junto do vet se ha comprimidos ou peça uma segunda opiniao. As lombrigas sao muito perigosas sobretudo se for em cachorinhos pois tudo o que eles comem sao para ela! As melhoras para a Taís e beijocas.

susana
anuk
Membro Júnior

quinta fev 26, 2004 2:37 pm

Deve mudar de desparasitante a cada vez que desparasita a cachorra porque as lombrigas criam defesas aos desparasitantes. "

Viva besourinha , concordo c rutemauhin, e normalmente os desparasitantes em bisnaga nao fazem grande efeito, informe-se junto do vet se ha comprimidos ou peça uma segunda opiniao. As lombrigas sao muito perigosas sobretudo se for em cachorinhos pois tudo o que eles comem sao para ela! As melhoras para a Taís e beijocas.

susana
anuk
Membro Júnior

quinta fev 26, 2004 2:40 pm

susana
Elsa
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quinta fev 26, 2004 6:23 pm

O melhor será voltar ao seu veterinário e expor o problema. Muitas vezes, em casos de grande infestação pode ter que se tomar medidas mais agressivas, inclusivamente aumentar a frequência dos tratamentos.

Por outro lado a sua primeira desparasitação podia ter sido feita mais cedo. Por volta das 2 semanas já é possivel fazê-lo em cachorros, principalmente se a mãe não foi deparasitada antes da cobrição, depois do parto e durante a amamentação. Deve-se desparasitar os cachorros de 15 em 15 dias até aos 2 meses e depois 1 vêz por mês até aos 6 meses.

O drontal plus é um desparasitante de largo espectro muito bom. Contém praziquantel, pyrantel e febantel combinado. É eficaz contra estes parasitas:

Céstodes ou Ténias (Dipylidium caninum, Taenia pisiformis, Echinococcus granulosus)
Ascarideos ou Lombrigas (Toxocara canis, Toxascaris leonina)
Ancilostomídeos (Ancylostoma caninum, Uncinaria stenocephala)
Tricurídeos (Trichuris vulpis)

Pode ler mais sobre os parasitas dos cães e gatos neste site:

http://www.ivis.org/special_books/carte ... ntion_worm
veganinha
Membro Veterano
Registado: domingo nov 30, 2003 3:56 pm
Localização: 1 collie, 2 rafeiritos, 8 gatos, 1 cadela arraçada de épagneul

quinta fev 26, 2004 7:10 pm

Viva! Eu também tive um problema idêntico com a minha Noa...veio de uma ninhada toda infectada..a mae deve ter transmitido para os filhotes...e levou-me um bom tempo a desparasitar a Noa.
Tive mesmo que pedir à vet que desse uma solução porque eu não estava a usar o desparasitante mais eficaz...
De qualquer maneira convém que continue a desparasitar mesmo que os parasitas pareçam ter desaparecido porque como os parasitas já vêm da mae é provável que já tenha criado ovos e a desparasitação seja mais dificil mas não impossível...
Depois que comecei com o tratamento a Noa já cresceu imenso...está o dobro das irmãs que infelizmente não tiveram a mesma sorte (não foram desparasitadas correctamente). Não sei se isso terá influenciado o seu crescimento ou não...mas penso que também tenha contribuido.

Boa sorte!
Responder

Voltar para “Cães”