Falta de apetite PA

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
lunathar
Membro Veterano
Registado: quarta dez 26, 2012 3:17 pm

sábado mar 09, 2013 1:51 pm

O meu PA tem vindo a ter falta de apetite nos ultimos dias
Ontem fui ao vet para ele levar a 2ª dose das vacinas e perguntei se era normal ele nao ter apetite ate pq estava a ficar magro e ultimamente tinha feito diarreia.
A vet perguntou se na diarreia via-se uns pontinhos brancos e eu disse que sim, que parecia uma geleia branca
ela disse que eram parasitas. Deu lhe um comprimido com de laranja chamado "dosalid" e deu me outro igual para dar hoje as 19:00
Ele ontem e hoje nas fezes tem deitado os parasitas fora tipo esparguete no meio das fezes e as vezes mesmo so os parasitas sem fezes.
Só que o cão desde ontem ainda nao comeu nada

Ja exprimentei humedecer a ração, ja fiz exercicio com ele para ver se ganha apetite e nada, quando lhe dou a ração ele vira a cara e vai se embora, simplesmente rejeita.
O que gostava de saber é se isto é normal mesmo depois de ja ter expelido alguns parasitas e se logo a noite com a 2ª dose da medicação vai melhorar e ganhar apetite.

Ele ta a ficar magrinho e eu fico cada vez mais ansioso e frustrado por ele não comer nada.
Tenho medo de estar a fazer algo de errado :(
JoseRCLopes
Membro Veterano
Registado: quarta nov 07, 2012 4:04 pm

sábado mar 09, 2013 2:21 pm

Experimente misturar iogurte natural na ração, ou pedacinhos pequenos de carne
lunathar
Membro Veterano

sábado mar 09, 2013 2:32 pm

ja misturei iogurte pedaços de salsicha agua paté nada :/
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

sábado mar 09, 2013 2:33 pm

Quando há uma parasitação intensa, o cão pode perder o apetite, sim. E pode manter-se assim ainda alguns dias após a toma do desparasitante, pois a acção deste causa-lhe indisposição.

Vá insistindo com ele para comer, mas sendo assistido pelo vet durante o processo, qualquer problema que possa surgir será atalhado. Depois recuperará e engordará; no entanto, se vir que a falta de apetite se mantém para lá do razoável, alerte o médico.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
lunathar
Membro Veterano

sábado mar 09, 2013 3:25 pm

vou esperar mais uns 2 ou 3 dias, se nao melhor vou ao vet outra vez.
Não gosto mesmo nada de o ver assim tão magrinho e sem comer :(
Ele abocado roubou um bocado de peixe e comeu eu fui tirar lhe o peixe pq estava temperado...
Pensava que estava com fome, pus lhe a ração a frente e nada, parece ate que fugiu dela
fontedasbicas
Membro Veterano
Registado: terça set 20, 2005 10:08 am

sábado mar 09, 2013 3:38 pm

Boas...

Eles, embora pequenos, associam sempre o que comem ao estado, daí o fugir da ração...

Siga o conselho da Floripes3, daqui a uns dias já tudo estará resolvido.
<p>Cumprimentos </p>
<p><strong>Ant&oacute;nio Pato</strong></p>
lunathar
Membro Veterano

sábado mar 09, 2013 3:43 pm

Espero bem que sim :/
Desde já obrigado a todos (:
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

sábado mar 09, 2013 4:40 pm

A respeito das desparasitações:

Vocês estabelecem um plano com o veterinário ou fazem a desparasitação por conta própria...? É que as desparasitações internas não são preventivas, precisam de ser tão frequentes, adequadas ao ciclo de vida do parasita a que se destinam. O que significa que desparasita hoje, no dia seguinte, ele for expostoa outro foco, ficará novamente infestado.

Se for no veterinário raramente acontece este problema. Quando é feito por conta própria, as pessoas esquecem-se e geralmente é insuficiente.
Os parasitas que as pessoas geralmente dão mais importância são mesmo as vulgares lombrigas e ténias, que se revela imensamente insuficiente.

O que me explicaram foi o seguinte: Não há desparasitantes iguais, alguns para ténias outros para lombrigas, outros para largo espetro. Uns mais indicados para cachorros e outros para adultos.

Depois, não devemos esperar que sejam eficazes a 100%, porque não são.

Outro aspecto: Devemos aproveitar e fazer uma desparasitação externa e interna, alguns parasitas são transmitidos, utilizando as pulgas como hospedeiros intermédios.

Logo após a desparasitação, devemos fazer uma grande limpeza aos espaço frequentado.

E claro, desparasitar os animais todos em simultâneo.

Há imensos problemas de saúde devido a esses parasitas, desde vermes logo por baixo da nossa pele, quistos etc...

E segundo a European Scientific Counsel Companion Animal Parasites, aconselha desparasitação mensal, ao contrário do que muitas vezes pensamos.

http://www.esccap.org/national-associations/Portugal/8/
lunathar
Membro Veterano

sábado mar 09, 2013 5:00 pm

margoustink Escreveu:A respeito das desparasitações:

Vocês estabelecem um plano com o veterinário ou fazem a desparasitação por conta própria...? É que as desparasitações internas não são preventivas, precisam de ser tão frequentes, adequadas ao ciclo de vida do parasita a que se destinam. O que significa que desparasita hoje, no dia seguinte, ele for expostoa outro foco, ficará novamente infestado.

Se for no veterinário raramente acontece este problema. Quando é feito por conta própria, as pessoas esquecem-se e geralmente é insuficiente.
Os parasitas que as pessoas geralmente dão mais importância são mesmo as vulgares lombrigas e ténias, que se revela imensamente insuficiente.

O que me explicaram foi o seguinte: Não há desparasitantes iguais, alguns para ténias outros para lombrigas, outros para largo espetro. Uns mais indicados para cachorros e outros para adultos.

Outro aspecto: Devemos aproveitar e fazer uma desparasitação externa e interna, alguns parasitas são transmitidos, utilizando as pulgas como hospedeiros intermédios.

Logo após a desparasitação, devemos fazer uma grande limpeza aos espaço frequentado.

Há imensos problemas de saúde devido a esses parasitas, desde vermes logo por baixo da nossa pele, quistos etc...

E segundo a European Scientific Counsel Companion Animal Parasites, aconselha desparasitação mensal, ao contrário do que muitas vezes pensamos.

As desparasitações foram todas feitas pela vet
A vet meteu um cotonete no anus dele, para tirar uma amostra, depois colocou numa lamina e observou ao microscopio.
Depois sim é que lhe deu o desparasitante.
alias o comprimido que lhe vou dar daqui a um bocado foi ela que mo deu ontem e disse para dar
A vet disse tambem para ir lá daqui a 1 mes para uma nova desparasitação.
Ele nasceu no dia 1 de dezembro
foi desparasitado (zipyran) no dia 14 de janeiro
Na quinta feira recebi o boletim de vacinas e vinha la um papel do criador a dizer para ir com ele ao vet na sexta e foi o que fiz
Ontem fui la com ele e levou desparasitação dosalid
A proxima visita sera dia 08/04/13

So tenho feito o que me dizem
acho que nao fiz nada de mal
margoustink
Membro Veterano

sábado mar 09, 2013 5:21 pm

lunathar Escreveu:
margoustink Escreveu:A respeito das desparasitações:

Logo após a desparasitação, devemos fazer uma grande limpeza aos espaço frequentado [acrescento: brinquedos, camas, casotas e mantas, etc.].

As desparasitações foram todas feitas pela vet
A vet meteu um cotonete no anus dele, para tirar uma amostra, depois colocou numa lamina e observou ao microscopio.
Depois sim é que lhe deu o desparasitante.
alias o comprimido que lhe vou dar daqui a um bocado foi ela que mo deu ontem e disse para dar
A vet disse tambem para ir lá daqui a 1 mes para uma nova desparasitação.
Ele nasceu no dia 1 de dezembro
foi desparasitado (zipyran) no dia 14 de janeiro
Na quinta feira recebi o boletim de vacinas e vinha la um papel do criador a dizer para ir com ele ao vet na sexta e foi o que fiz
Ontem fui la com ele e levou desparasitação dosalid
A proxima visita sera dia 08/04/13

So tenho feito o que me dizem
acho que nao fiz nada de mal
Infelizmente alguma coisa escapou e não é díficil.

Os medicamentos podem não ter sido tão eficazes, há alguns mais eficazes que outros, mas nenhum a 100%.
Geralmente, fazem um plano de rotatividade entre medicamentos para evitar resistências.
Mas a vet, agora é capaz de reforçar a desparasitação.
lunathar
Membro Veterano

sábado mar 09, 2013 5:33 pm

pois é capaz :/
Vou agora ver se melhora, se nao melhorar volto la
se melhorar fico bem mais feliz
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

sábado mar 09, 2013 5:50 pm

Siga o que a veterinária prescreve e não o que lhe dizem ou indicam em fóruns.

Outra coisa: não ceda à tentação de dar petiscos ao cachorro, para lhe abrir o apetite, ou pelo menos para o fazer engordar. Dê tempo ao desparasitante para actuar e quando os parasitas se reduzirem ao mínimo, ele recomeçará a comer e recuperará a devida forma.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
margoustink
Membro Veterano

sábado mar 09, 2013 5:57 pm

não vale a pena.
Última edição por margoustink em sábado mar 09, 2013 6:41 pm, editado 1 vez no total.
lunathar
Membro Veterano

sábado mar 09, 2013 6:09 pm

Sim a vet tambem disse isso floripes pq eu comecei a pesquisar na net iogurte sem acucar natural paté para cao etc etc
ela disse para nao dar nada disso se nao ele fica mal habituado
ele tem que comer é raçao
ele agora tentou fazer coco e nem coco saiu, saiu só meia duzia de lagartas brancas
Espero que recupere rapido :/
Responder

Voltar para “Cães”