Ajuda com furão

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
SpeedyR
Membro Júnior
Registado: quarta out 24, 2012 8:48 pm
Cadela (Bruna)

sábado mar 09, 2013 8:29 pm

Boa noite gente,

vou ser directo pois tenho imensa urgência no assunto:

O meu furão, Speedy com 10 meses agora dia 15/3, desde há uns tempos para cá tem vindo a morder, antes dava umas mordiscada de brincadeira sem magoar, agora morde-me mesmo, e ao dizer isto quer dizer que inclusive me chega a fazer sangue e já me tem deixado marcas bem feias. O que me deixa transtornado, é que ele anda a passear pela casa a fazer o q chamam de Dooking (o barulhinho de contente deles), vem ter comigo, "agarra-me" a mão com as patas e mete-se a lamber-me como sempre fez, inclusive lhe dou uns biscoitinhos que ele gosta muito, mas do nada abre a boca e morde-me. Antes eu dava-lhe um grito e ele parava e continuava a lamber-me e a brincar, agora brinca, mas morde aserio, e ainda puxa o que faz doer ainda mais :(, de vez em quando abro-lhe a boca para retirar a minha mão ou o meu dedo da boca dele, mas quando me magoa mesmo dou-lhe uma palmada, seja como for ele vira-me as costas e volta a vida dele a fazer o Dook.

Nunca eduquei um animal pelo reforço negativo (magoa-lo) e não é agora que o vou fazer pois violencia só gera violencia. Já tentei po-lo na gaiola para ele associar o "morder=gaiola", mas nem assim. Ele passa a maior parte do tempo fora da gaiola pois eu detesto ver o animal preso, corre, brinca com a bola dele, com um tubo de cartão, enfia-se dentro da minha cama, etc, eu não consigo perceber de onde vem esta agressevidade dele.

Eu sou estudante universitário, e preciso de companhia visto eu não sair assim muito, mas queria uma companhia que brinque, e se não brincar comigo pelo menos que não me magoe.

O meu pai ate ja me avisou de que se o Speedy o magoa, vai-se embora e é devolvido a quem mo deu, coisa que queria evitar.

Muitos de vocês percebem mais deste tipo de coisas que eu, se me pudessem ajuda agradecia imenso.
O único defeito dos animais é não durarem tanto quanto nós
Zahn
Membro Veterano
Registado: sábado mar 28, 2009 1:06 pm

sábado mar 09, 2013 8:40 pm

Não percebo o suficiente de comportamento de furões para ser grande ajuda, mas faço um reparo, essa chapada não é reforço negativo, é castigo positivo. Não é o ideal, mas bem aplicado faz tanto como o reforço positivo/negativo.

O conselho que lhe posso dar é interpretar a linguagem corporal dele de forma a antever a dentada e evitar que ela aconteça. Não lhe permitir que ele tenha oportunidade para morder. ;)
Última edição por Zahn em sábado mar 09, 2013 8:44 pm, editado 1 vez no total.
SpeedyR
Membro Júnior
Cadela (Bruna)

sábado mar 09, 2013 8:43 pm

Zahn Escreveu:Não percebo o suficiente de comportamento de furões para ser grande ajuda, mas faço um reparo, essa chapada não é reforço negativo, é castigo positivo. Não é o ideal, mas bem aplicado faz tanto como o reforço positivo.

O conselho que lhe posso dar é interpretar a linguagem corporal dele de forma a antever a dentada e evitar que ela aconteça. Não lhe permitir que ele tenha oportunidade para morder. ;)
Sim e é o que faço, eu antevejo a dentado, dou-lhe uma palmada e meto-o dentro da gaiola. Mas de que me serve ter um animal no qual nao posso confiar nem estar a vontade com ele? O meu dilema é esse.
Zahn
Membro Veterano
Registado: sábado mar 28, 2009 1:06 pm

sábado mar 09, 2013 8:47 pm

Mas antevê e deixa morder? Se o "castiga" tem de ser de imediato para ele associar o castigo à dentada.

O ideal é antever e não deixar morder, para que também não haja castigo.

Se fosse comigo, se ele mordesse, nesse mesmo instante dava-lhe um "safanão" apenas e no momento. Para largar.
Uma das minhas aves tinha o hábito de me bicar os dedos quando estava na mão, acabei com esse comportamento retirando a mão e fazendo-a voar assim que ia para bicar.
SpeedyR
Membro Júnior
Cadela (Bruna)

sábado mar 09, 2013 8:51 pm

eu antevejo, retiro a mão e castigo-o. Mas vou tentar esse metodo.
Sasha99
Membro Veterano
Registado: terça jul 26, 2011 4:55 am

sábado mar 09, 2013 9:35 pm

esta a entrar na fase adulta e altura de acasalamento.
ate que idade ele teve com a mãe e irmãos?
tenta em vez de meteres na gaiola pegares nele pelo cachaço como as mães pegam nas crias ate ele acalmar.
depois soltas e deixa-o vir ter ctg mas evita a brincadeira...ate pode andar a solta mas se morder é ignorado.

o máximo que posso fazer é se quiseres que ele passe uns dias com a minha furanita (que ainda era pior que o teu) para ele aprender por observação.

boa sorte
SpeedyR
Membro Júnior
Cadela (Bruna)

sábado mar 09, 2013 9:41 pm

Eu estou a pensar em castra-lo por ele estar a entrar na idade de acasalamento vou faze-lo juntamente com um professor meu que é veterinario, e eu como aluno vou assistir na operaçao.

Ele esteve com a mãe e irmãos até aos 2 meses. Ele nasceu dia 15 de Maio, e dia 21 de Julho fui busca-lo. Ele socializa com um Pinsher e uma gatinha que são dos meus colegas e brincam.

Por mim a hipotese de eu o por com a sua furanita até que não é má ideia, sempre socializava com outros da sua espécie. Mas eu sou d Lisboa e actualmente estudo na cidade de Castelo Branco.
Sasha99
Membro Veterano

sábado mar 09, 2013 9:46 pm

pois eu sou de vila nova de gaia e estudo em santo tirso.
mas era bom ele socializar com animais da espécie dele.
se fizeres a castração não removam as glândulas!
SpeedyR
Membro Júnior
Cadela (Bruna)

sábado mar 09, 2013 9:50 pm

sim sim eu sei. vamos so mesmo fazer a vasectomia.

Eu queria imenso que ele convivesse com outros furoes, mas infelizmente nao conheço ninguem aqui em castelo branco que tambem tenha um
Sasha99
Membro Veterano

sábado mar 09, 2013 10:00 pm

tenta em lisboa.
nem que o deixes tipo uma semaninha.
volta e meia vou buscar um furão a casa de uma senhora para a minha brincar
SpeedyR
Membro Júnior
Cadela (Bruna)

sábado mar 09, 2013 10:06 pm

Pois mas mesmo em Lisboa nao conheço ninguem :(
Sasha99
Membro Veterano

sábado mar 09, 2013 10:13 pm

poe aqui um anuncio ;)
SpeedyR
Membro Júnior
Cadela (Bruna)

sábado mar 09, 2013 10:20 pm

Ok vou tentar então ;).

Mas como faço isso??? xD, é os petsites?
Sasha99
Membro Veterano

sábado mar 09, 2013 10:45 pm

cria um topico encontro de furoes
SpeedyR
Membro Júnior
Cadela (Bruna)

sábado mar 09, 2013 10:55 pm

ok. mt obrigado pela ajuda