Passear cães

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Martadp
Membro Júnior
Registado: domingo out 14, 2012 5:54 pm

domingo mar 10, 2013 3:44 pm

Olá a todos,

Costumo participar aqui no fórum dos cavalos mas hoje o fórum indicado para a minha dúvida é mesmo este :)

Então é o seguinte, estou a pensar começar um part-time que seria basicamente passear cães de vizinhos! Moro numa zona habitacional com bastantes moradores e isso significa muitos cães! Como actualmente até tenho um horário na faculdade com algum tempo livre durante a semana, acho que esta seria uma boa maneira de juntar o útil ao agradável!

A minha dúvida é a seguinte: Há aqui alguém que tenha/teve esta actividade? ou alguém com cães que já recorreu a este tipo de serviço? se sim, quais os preços normalmente praticados? Quanto tempo/vezes por dia teria de dedicar ao passeio? Ou quaisquer outras informações pertinentes!

Desde já obrigada espero que alguém queira partilhar :D
lds6
Membro Veterano
Registado: domingo out 28, 2012 1:49 am

domingo mar 10, 2013 9:13 pm

Martadp Escreveu:Olá a todos,

Costumo participar aqui no fórum dos cavalos mas hoje o fórum indicado para a minha dúvida é mesmo este :)

Então é o seguinte, estou a pensar começar um part-time que seria basicamente passear cães de vizinhos! Moro numa zona habitacional com bastantes moradores e isso significa muitos cães! Como actualmente até tenho um horário na faculdade com algum tempo livre durante a semana, acho que esta seria uma boa maneira de juntar o útil ao agradável!

A minha dúvida é a seguinte: Há aqui alguém que tenha/teve esta actividade? ou alguém com cães que já recorreu a este tipo de serviço? se sim, quais os preços normalmente praticados? Quanto tempo/vezes por dia teria de dedicar ao passeio? Ou quaisquer outras informações pertinentes!

Desde já obrigada espero que alguém queira partilhar :D
Os preços poderão variar consoante a zona em que more.. de qualquer modo, o preço que mais vejo a ser praticado anda por volta dos 5€, podendo haver, claro, ajustes caso se trate de passeio frequente ou apenas um passeio isolado...
Não entendo bem a pergunta relacionada com o tempo/vezes que iria dedicar... está a perguntar quantos passeios teria de dar por dia? Bom, isso depende do que o cliente pedir, claro. Está a perguntar qual a duração de cada passeio? Isso também depende do cliente, mas sobretudo do tipo de cão. O mais frequente (pelo menos no que vi) é os passeios durarem cerca de uma hora (ou seja, uns 50 minutos reais de passeio, e o resto é para ir buscar o cão, pôr a trela, deixar o cão, mudar a água, etc.).
Por último, certifique-se de que tem um bom serviço para oferecer. Passear cães pode não ser algo tão light quanto parece. Uma vez falava com um amigo meu que morava numa cidade diferente da minha, e contava-lhe que tinha solicitado o serviço de um dogwalker, ao que ele respondeu "epá... a sério, pessoas recebem por isso? dinheiro fácil!, tenho de ir para aí morar"; e saliento que este meu amigo até tem um ligeiro medo de cães. Conheço também um caso de uma rapariguinha de 11 anos que passeia cães... bom, o que quero dizer é que, sem estar a dizer que é o caso, muitas vezes encara-se a função de dogwalker de modo muito ligeiro...
saraestrelo
Membro Veterano
Registado: segunda out 24, 2011 7:02 pm

domingo mar 10, 2013 9:34 pm

Aconselho-a a pesquisar melhor sobre a actividade de dog walker, para quem quer ininiciar esta actividade acho que tem demasiadas questões básicas por esclarecer.
De qualquer das formas ser dog walker é exigente e tem-se muita responsabilidade! Ninguém quer que o seu cão seja mordido ou que fuja durante um passeio, certo? É preciso escolher bem os caminhos onde se passeiam os cães, evitar passar por zonas onde se sabe que há muitos cães, é preciso ter jeito para lidar com cães, é preciso ter muita paciência pois a maioria vai puxar a trela, é preciso deixá-los cheirar tudo o que quiserem pois queremos que o passeio seja agradável e não stressante para o cão. É preciso que os donos lhe confiem muitas vezes a chave da sua casa. É preciso adequar o passeio ao cão, se é idoso é preciso fazer um passeio mais lento, se é jovem e cheio de energia é preciso ter um passo mais acelerado. Usar sempre mas sempre a trela nos passeios.
É preciso ter disponibilidade para sair de casa depois do jantar para estar disponível para ir passear algum cão, é preciso ter vontade de ir passear um cão mesmo que esteja a chover ou frio.
Deveria pensar bem no assunto, no fundo acredito que queira oferecer um serviço de qualidade e para isso é preciso dedicação ao que se faz. Informe-se, leia e forneça uma informação clara aos donos (em que consiste o passeio, o que faz com o cão durante o passeio, etc.). Ah e levar sempre saquinhos para os dejectos!

Não concordo muito com o facto do passeio durar 1hora. Sejamos sinceros, ninguém passeia com o seu cão 1 hora, só donos que gostem de caminhadas, eu no máximo faço aqui na minha zona 45 minutos. É possível estar com um cão 1 hora na rua mas é solto e com o cão a brincar com outros cães, mas isso um dog walker não irá fazer. Portanto eu acho que os passeios de um dog walker devem ser de 30 a 40 minutos.
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

domingo mar 10, 2013 10:30 pm

E será que há assim tantos donos a quererem pagar a alguém para lhes passear o cão?

Estamos a atravessar um época de grandes dificuldades, e se as pessoas mandam embora as mulheres-a-dias embora por não terem como lhes pagar, o que fará com o passeio de cães.

Antes de se lançar nessa actividade, comece por fazer uma prospecção de mercado, que é como quem diz, tente informar-se se as pessoas estão dispostas a pagar para lhes passearem os cães e quantas encaram a possibilidade. É que não estamos na América, como vemos nos filmes, onde os dogwalkers passeiam dez cães pequenos ao mesmo tempo porque há muita gente a querê-los...
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
lds6
Membro Veterano

domingo mar 10, 2013 10:34 pm

saraestrelo Escreveu: Não concordo muito com o facto do passeio durar 1hora. Sejamos sinceros, ninguém passeia com o seu cão 1 hora, só donos que gostem de caminhadas, eu no máximo faço aqui na minha zona 45 minutos. É possível estar com um cão 1 hora na rua mas é solto e com o cão a brincar com outros cães, mas isso um dog walker não irá fazer. Portanto eu acho que os passeios de um dog walker devem ser de 30 a 40 minutos.
Ninguém? Sara, eu chego a dar passeios de 3 horas, e não são tão raros assim. E certamente que há pessoas aqui no fórum que fazem o mesmo. E é errado dizer que um dog walker não vai fazer isso; tudo depende da zona para onde se vai, tudo depende do conhecimento e confiança que há na relação entre cão, dog walker e dono. Para além disso, conheço vários dogwalkers cujos passeios que dão são de uma hora. Seja como for, eu até falei em uma hora de serviço e não de passeio: entre ir a casa, pegar no cão, pôr a trela, sair do prédio, voltar ao prédio, entrar em casa, tirar trela, trocar a água do cão, deixar a chave o sítio combinado, etc... o tempo de passeio vai para os 45/50 minutos... E depois ninguém obriga a que seja todo o tempo a andar, como é óbvio... um passeio implica muitas paragens.
JoseRCLopes
Membro Veterano
Registado: quarta nov 07, 2012 4:04 pm

domingo mar 10, 2013 10:35 pm

Sonde os vizinhos, sobre se estavam dispostos a pagar para lhe passear o cão
lds6
Membro Veterano

domingo mar 10, 2013 10:42 pm

Floripes3 Escreveu:E será que há assim tantos donos a quererem pagar a alguém para lhes passear o cão?

Estamos a atravessar um época de grandes dificuldades, e se as pessoas mandam embora as mulheres-a-dias embora por não terem como lhes pagar, o que fará com o passeio de cães.

Antes de se lançar nessa actividade, comece por fazer uma prospecção de mercado, que é como quem diz, tente informar-se se as pessoas estão dispostas a pagar para lhes passearem os cães e quantas encaram a possibilidade. É que não estamos na América, como vemos nos filmes, onde os dogwalkers passeiam dez cães pequenos ao mesmo tempo porque há muita gente a querê-los...
Tudo depende da zona em que se mora. A user diz morar numa zona habitacional com muitos habitantes. Basta conseguir um ou dois passeios por dia e já se faz um dinheiro decente, para part-time. No meio de tanta gente, se não houver "concorrência", haverá sempre alguém que possa solicitar uma espécie de fiança ao mês. Além do mais, o pior que pode acontecer é não ter clientes... não se trata de um caso em que se investe muito dinheiro, endivida-se até ao pescoço, e depois não há negócio... Nesse aspecto, creio que é mesmo uma questão de tentar e ver se dá. Relembro que a user falou em part-time...
Floripes3
Membro Veterano

domingo mar 10, 2013 10:51 pm

lds6 Escreveu:
Floripes3 Escreveu:E será que há assim tantos donos a quererem pagar a alguém para lhes passear o cão?

Tudo depende da zona em que se mora. A user diz morar numa zona habitacional com muitos habitantes. Basta conseguir um ou dois passeios por dia e já se faz um dinheiro decente, para part-time. No meio de tanta gente, se não houver "concorrência", haverá sempre alguém que possa solicitar uma espécie de fiança ao mês. Além do mais, o pior que pode acontecer é não ter clientes... não se trata de um caso em que se investe muito dinheiro, endivida-se até ao pescoço, e depois não há negócio... Nesse aspecto, creio que é mesmo uma questão de tentar e ver se dá. Relembro que a user falou em part-time...
Claro, também tenho isso presente. Se a forista arranjar nem que seja apenas três cães uma vez por dia, o que não me parece nada demais, poderá receber um ordenado mínimo por mês, ainda por cima livre de impostos, e trabalhar só três horas por dia. (E esperemos que não lhe apareça na rua alguém a perguntar se passa recibo e a multá-la por não passar... :twisted: )

Em todo o caso, e contando com a nossa mentalidade, acho que será melhor ela começar por fazer o trabalho de casa que lhe indiquei e depois agir em conformidade.
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
AlexandreMqs
Membro Veterano
Registado: segunda dez 22, 2008 9:17 pm

domingo mar 10, 2013 11:19 pm

Talvez seja a crise, mas vejo que nestes 2/3 anos, houve um aumento de pessoas a praticar serviços com animais, seja pet sitting,dog walking, fotografia, treinos, handling, etc...

Por acaso, conhecia uma pessoa que fazia dog walking e pet sitting e que ganhava ainda algum dinheiro.
A cima de tudo, é preciso ter referencias, estar numa zona que tenha clientes e que esses clientes tenham um estilo de vida que permita que o serviço desenvolva.

Mas concordo plenamente com a Floripes3, não estamos na America, mas na verdade é que nem o serviço nem as pessoas que estão à frente dele, vão durar anos. No máximo, 2 ou 3 anos.
Fotografia de animais de estimação (o meu projecto)
Status -Pets Photography https://www.facebook.com/StatusPetsPhotography

Martadp
Membro Júnior
Registado: domingo out 14, 2012 5:54 pm

domingo mar 10, 2013 11:22 pm

Obrigada a todos!!

Alguns pontos que gostava de esclarecer..
Ids6: O preço de 5€ que refere é ao dia?;
Sim a questão "Quanto tempo/vezes por dia teria de dedicar ao passeio" era exactamente essa, obrigada;
Em relação ao parecer "light" não penso nada disso :) aliás, é a minha maior preocupação, a enorme diversidade no comportamento canino.

saraestrelo:
Em relação à zona estava a pensar no jardim do campo grande (que actualmente está em obras) parece-me um bom local;
Em relação ao "jeito" acho que é algo que também se adquire com a prática, quanto à paciência não é problema :);
A questão da chave ainda bem que referiu, é realmente imperativa a confiança entre o dog walker e os donos.. Gostaria de entender melhor como se processa este assunto;
Quanto à disponibilidade durante a noite estou sempre disponível, quanto à chuva teria de arranjar um impermeável :wink:
Sim é algo que ainda preciso de dedicar mais tempo de reflexão e informar-me com várias pessoas.

Floripes3:
Inicialmente também me lembrei da prospecção de mercado, mas a mesma será logo feita quando iniciar a distribuição dos panfletos pelos prédios vizinhos (moro em entrecampos) e verificar se há interessados ou não. Achei curiosa a sua referência aos filmes americanos realmente parece tudo perfeito 7 cães miniatura ao msm tempo sem problemas! Era bom que sim mas está longe de ser a realidade :lol: !

Como sou estudante do 4o ano de medicina veterinária, achei esta actividade uma óptima oportunidade de conseguir algum dinheiro extra para pagar livros etc e ao mesmo tempo ter uma relação diária mais próxima com cães de diferentes raças com diferentes comportamentos/necessidades e, na melhor das hipóteses, conseguir um "atendimento personalizado" para cada cão, tendo em conta que me poderia informar com os meus professores relativamente às condições específicas de cada cão :)
Floripes3
Membro Veterano

domingo mar 10, 2013 11:56 pm

Espalhe também folhetos pelos veterinários da zona, e pelas lojas de animais. As pessoas tendem a dirigir-se a eles quando querem algum serviço do género.

O facto de ser estudante de veterinária é uma boa recomendação, e creio que essa zona não será assim tão pobre que não haja alguém a querer quem lhes tire maçadas de cima. Ou que já não tenha pernas para passear o canito. :D

Boa sorte!
lds6
Membro Veterano

segunda mar 11, 2013 12:26 am

Martadp Escreveu:Obrigada a todos!!

Alguns pontos que gostava de esclarecer..
Ids6: O preço de 5€ que refere é ao dia?;
Sim a questão "Quanto tempo/vezes por dia teria de dedicar ao passeio" era exactamente essa, obrigada;
Em relação ao parecer "light" não penso nada disso :) aliás, é a minha maior preocupação, a enorme diversidade no comportamento canino.
5 euros por passeio; mas no caso de serem passeios regulares, penso que será normal fazer um preço tipo de pacote ou fiança.
Floripes3:
Inicialmente também me lembrei da prospecção de mercado, mas a mesma será logo feita quando iniciar a distribuição dos panfletos pelos prédios vizinhos (moro em entrecampos) e verificar se há interessados ou não.

É o que eu acho. A prospecção será feita em simultâneo com a divulgação; haver ou não interessados será o resultado da prospecção. Não há nenhum risco nisso.
Como sou estudante do 4o ano de medicina veterinária, achei esta actividade uma óptima oportunidade de conseguir algum dinheiro extra para pagar livros etc e ao mesmo tempo ter uma relação diária mais próxima com cães de diferentes raças com diferentes comportamentos/necessidades e, na melhor das hipóteses, conseguir um "atendimento personalizado" para cada cão, tendo em conta que me poderia informar com os meus professores relativamente às condições específicas de cada cão :)
Tivesse a formação que tivesse, acho que faz muito bem em tentar. Mas sendo estudante de veterinária, acho que ainda faz mais sentido, pois lidará com uma parte que a prática normal de veterinária não lida, necessariamente, e isso será "formação extra". :)
Concordo com a Floripes; na altura da sua divulgação, não omita o facto de ser estudante de veterinária; na hora de confiar o cão a um estranho, todo o tipo de referências é bem-vindo.
lds6
Membro Veterano

segunda mar 11, 2013 12:38 am

Floripes3 Escreveu: O facto de ser estudante de veterinária é uma boa recomendação, e creio que essa zona não será assim tão pobre que não haja alguém a querer quem lhes tire maçadas de cima. Ou que já não tenha pernas para passear o canito. :D
Pois... a primeira coisa que passa pela cabeça quando se fala em serviço de dogwalking é a de alguém que quer dispensar-se de uma obrigação e depositá-la nas mãos de outrem. Pois eu sugiro que se inverta o pensamento; E por que não pensar que quem recorre a este tipo de serviço está é alguém bastante zeloso?
É que imagine alguém que sai de casa às 8 da manhã e volta às 19; essa pessoa pode passar imenso tempo de qualidade com o seu cão, antes de sair, depois de chegar, ao fim-de-semana; mas o que é facto é que, durante 11 horas não vai ter oportunidade de passeá-lo. Requisitar um serviço de dogwalking, nestes casos, não é nada de parecido com "querer tirar uma maçada de cima". E acredite que estes casos não são uma excepção... Pelo contrário, a maior parte (senão mesmo a totalidade) de casos que conheço são de pessoas que, elas próprias, passeiam bastante os seus cães.
Joie2
Membro Veterano
Registado: sexta mar 09, 2012 10:47 pm

segunda mar 11, 2013 12:45 am

Boa sorte! Acho que sem tentar nunca irá conseguir. Pessoas que tenham mais que um cão até agradecerão os serviços de um dogwalker que lhos passeie pelo menos uma vez por dia. Para começar, 5,00€ por 1/2h é um bom preço (para os donos :). Sei de quem cobra mais. Não se esqueça de ser pontual e de ter em atenção as recomendações dos donos sobre as características de cada animal. Há donos que sem serem preguiçosos não têm muito tempo para passearem os seus animais 2 e 3 vezes por dia.
Os vets são um bom meio publicitário; fale com os da sua zona :wink: Depois, nos passeios, conhecerá donos que lhe irão pedir para passear os cães deles. Força!
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

segunda mar 11, 2013 11:27 am

Eu por acaso, já recorri a esses serviços de dog walker, posso ajudar com essa experiência que tive.
O serviço ficava a 120 euros/mês. E passeavam todos os dias, exepto ao fim-de-semana, durante 1:30 minutos.
Também havia preços para fim-de-semana, mas não precisava. Havia também uns pacotes para fim-de-semana ou mini férias.
E passavam faturas.

O melhor que poderá fazer é ser honesto no seu trabalho e, sempre respeitar o tempo de passeio, se o cão estiver bem a nível de comportamento, tudo corre bem. Os donos percebem logo quando as coisas não estão a correr bem.
Eu tive boas experiências, mas também tive uma péssima experiência. Em vez do passeio ser durante 1:30 min, faziam apenas 15 ou 20 min, claramente insuficiente. Os donos notam logo, e rapidamente suspendem os serviços.

E porquê que as pessoas recorrem a esses serviços?
O motivo principal é mesmo os horários laborais. Uma pessoa que sai de manhã e chega ao final da tarde, fica imensas horas fora de casa. E por outro lado, gostam muito dos seus cães. Fazem esse sacrífico para que os animais não tenham problemas comportamentais.

Boa sorte, gostei muito desses serviços, acho que deviam profissionalizar mais...
Responder

Voltar para “Cães”