bamkorn Escreveu:peço desculpa por me aproveitar do tópico, mas a minha cadela teve o mesmo diagnóstico que a sua: existência de dois possíveis tumores cuja extracção deverá ser feita assim que possível.
o que a vet me disse foi que as cadeias mamárias (de cada lado) das cadelas são irrigados por dois gânglios linfáticos diferentes (um nas 2 primeiras maminhas e outro nas 3 de baixo) e, o mínimo que podia fazer era retirar a cadeia de baixo (onde estão os tumores), mas que o ideal seria retirar toda a cadeia (cima e baixo), já que a probabilidade de voltarem a aparecem é bastante alta. no seu caso, fiquei sem perceber o que fez .. retirou toda a cadeia?
a vet referiu que tudo isto poderia ter sido evitado se tivesse sido esterilizada antes dos 2 anos. a verdade é que há 9 anos seria impensável falar em tal coisa à minha mãe.
curiosamente, a minha cadela tem a mesma idade que a sua, mas é de porte pequeno.
tendo a idade que têm, retirar toda a cadeia mamária e ainda esterilizar, será o mais acertado a fazer? ambas são cirurgias bastante agressivas ..
À Loba foram retiradas 3 mamas do lado esquerdo. Pensei que tivesse sido toda a cadeia mamária mas ela ainda ficou com 2 maminhas, as de baixo. O meu vet disse que não valia a pena retirar essas duas pois não apresentavam qualquer tipo de anomalia.
Também ficou com um pequeno tumor localizado numa das mamas do lado direito que não foi possível retirar devido à operação ter sido mais complicada do que se esperava. A Loba perdeu muito sangue e ele não quis arriscar.
Não foi esterilizada logo na operação também devido a isso.
Se correr tudo normalmente na operação da sua cadela não há problema nenhum em fazer a extracção das maminhas bem como a esterilização ao mesmo tempo. Assim só poupa sofrimento à cadelita. Também concordo em retirar toda a cadeia mamária pois previne o aparecimento de novos tumores.
Com a Loba é diferente pois como ficou com um vai ter de ser vigiada constantemente e caso apareça mais algum conseguimos detecta-lo a tempo.
É de salientar que um dos tumores da Loba já pesava cerca de 3kg e estava a ser irrigado por canais da grossura de canetas! Daí ela ter perdido muito sangue. Passado 14 dias desde a operação ela está excelente e só não recuperou mais rápido devido à infecção no útero.