Medicação para cushing

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Fruntcha
Membro
Registado: sexta nov 21, 2008 4:40 pm

terça mar 05, 2013 5:12 pm

Olá a todos!

Os meus pais têm uma cadela que provavelmente terá cushing. Hoje vamos ter a confirmação.

Estive a ver na internet e os dois medicamentos mais usados para o tratamento são o Lisodren (mitotane) e o L-Deprenil (anipril). Alguém me pode dizer qual o preço destes medicamentos ou se dá para comprar em espanha mais barato?
Pergunto isto pois sei que a medicação para a leishmaniose em espanha é muito mais barata que em portugal. Pode ser que para cushing também seja...

Obrigada!
LLing
Membro Veterano
Registado: quarta nov 02, 2011 11:49 am

terça mar 05, 2013 8:38 pm

Cushing pode ter várias origens e só os testes de despite podem dizer o porquê da doença.
Antes de saber os resultados, não sabe qual os medicamentos que o seu Vet fazer prescrever.
Nem tudo é mais barato em Espanha. Hà genéricos em Portugal muito mais baratos, pode ser que o seu Vet llhe aconselhe estes.
Fruntcha
Membro

terça mar 05, 2013 11:34 pm

Cheguei mesmo agora do vet. Mais uma vez o teste deu compatível mas dado a falta de apetite e o facto de ela não beber muita água não quiseram iniciar o tratamento. Para além disto o pêlo dela está a crescer. Os vets estão muito admirados pois as análises dela apontam todas para cushing mas no entanto os sintomas não.
Estou super contente pois disseram que afinal pode ser um problema hormonal que tem implicações no aumento do cortisol. Caso seja basta esterilizá-la para ficarmos com o problema resolvido.

Perguntei pela medicação e para ser sincera não decorei o nome. Disseram-me que, dado o peso que ela tem agora, teria de tomar 2 comprimidos por dia (um de 60mg e outro de 30mg) o que implicava comprar duas caixas de comprimidos por mês. Iria ficar à volta de cento e tal euros.

5'f vamos voltar ao vet com uma amostra de urina para ver se descartamos o cushing de uma vez por todas! Espero que seja a última que se fale nisto...
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

quarta mar 06, 2013 9:44 am

Normalmente, quando há Cushing as glândulas supra-renais (ou adrenais) aumentam de tamanho, mas isso só se confirma com uma ecografia: já lha fizeram?
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Fruntcha
Membro

quarta mar 06, 2013 9:48 am

Sim, já. A única coisa que a eco mostrou foi uma ligeira dilatação do fígado mas nada preocupante.
Arguida2
Membro Veterano
Registado: segunda jul 16, 2012 11:35 am

quarta mar 06, 2013 1:07 pm

Fruntcha, desejo do fundo do coração que a sua menina não tenha cushing. Era mesmo uma excelente notícia. :wink: :wink:

Quanto aos medicamentos para o cushing, sinceramente que não me lembro do nome mas, posso perguntar ao vet.

Sei que no caso da Joaninha e, como ela tinha de fazer uma dosagem específica, tinha de haver manipulação dos princípios activos pelo que, mandávamos fazer as cápsulas na Farmácia Aguiar (na Columbano Bordalo Pinheiro). Ficavam em cerca de € 60,00 e picos.

Se Deus quiser nada disto irá ser preciso. :D :D

Assim que tiver notícias, por favor, diga.

As melhoras da miúda. :wink:
3msq
Membro Veterano
Registado: quinta dez 20, 2007 11:26 pm

quarta mar 06, 2013 2:38 pm

Desejo muito que a sua menina não sofra de Cushing.
A minha cãopanheira padeceu do sindroma durante dois anos. Foi-lhe receitado o Vyto....que de facto é bom, mas carote.
Quando foi detectada a doença, cerca de 3 anos atrás, cada caixa de medicamento de 60mg e 30 comprimidos na vet ficava por 130 euros, ora como tomaria 2 comprimidos dia 260 euros\mês.

Na farmácia ficava bem mais barato que no vet, cerca de 75 euros\caixa....

A Daisy partiu em Maio e quem me dera ter que continuar a fazer engenharia financeira para continuar a ter que dispor de 150 euros mais o valor das análises de control. Sinto tanto a falta da minha cocker-cola Daisy :cry:
<p>amiga 3msq</p>
Arguida2
Membro Veterano

quarta mar 06, 2013 2:54 pm

É esse mesmo o nome do medicamento VETOR**.

É verdade 3msq ambas tivémos meninas com esta doença. :cry: :cry: Também eu, sinto muito a falta da minha Joaninha. :cry: :cry:

Um beijinho grande para ti.
Fruntcha
Membro

segunda mar 11, 2013 5:51 pm

Ainda não tenho notícias da Kali. Fomos lá entregar a urina na 5ªf mas ainda não nos contactaram com novidades.

Sinceramente nem sei porque pediram uma análise à urina visto terem dito que nunca podem iniciar o tratamento sem certezas absolutas. E as certezas deles, segundo me disseram, só aparecem com os restantes sintomas: beber muita água (dado o peso dela teria de beber no mínimo 3,5l/dia), urinar bastante e ter um apetite voraz. Se ela não tem nada disto para quê tantos exames? Começo a pensar que apenas nos estão a fazer gastar dinheiro e mais dinheiro :(
3msq
Membro Veterano

segunda mar 11, 2013 11:12 pm

Análises á urina para confirmação de Cushing? Tanto quanto me lembro, a Daisy começou por fazer a ecografia e uma avaliação laboratorial, baseada nas dosagens de cortisol e de ACTH. Para isso era feita colheita de sangue. Mais tarde e confirmado a doença de Cushing passou a fazer análises a determinados horários e com colheitas antes e depois de ministrada um medicamento.

As análises á urina passaram a ser feitas depois do diagnostico confirmado.

Sei que já passaram uns tempinhos e a abordagem ao diagnóstico pode ter mudado, mas......
<p>amiga 3msq</p>
Arguida2
Membro Veterano

terça mar 12, 2013 9:34 am

3msq Escreveu:Análises á urina para confirmação de Cushing? Tanto quanto me lembro, a Daisy começou por fazer a ecografia e uma avaliação laboratorial, baseada nas dosagens de cortisol e de ACTH. Para isso era feita colheita de sangue. Mais tarde e confirmado a doença de Cushing passou a fazer análises a determinados horários e com colheitas antes e depois de ministrada um medicamento.

As análises á urina passaram a ser feitas depois do diagnostico confirmado.

Sei que já passaram uns tempinhos e a abordagem ao diagnóstico pode ter mudado, mas......
Realmente é estranha esta análise à urina pois, no caso da Joaninha os procedimentos eram exactamente iguais aos da Daisy. :roll: :roll:

O melhor é esclarecer com o vet as suas dúvidas e, caso as mesmas se mantenham, é tentar ouvir outra opinião.

Entretanto como é que a Kali tem estado?
Fruntcha
Membro

terça mar 12, 2013 10:18 am

Realmente também achei muito estranho. A explicação que a vet deu foi que caso ela tivesse níveis altos de cortisol na urina estava tudo ok com ela. Mas como é que a vet pode achar isto se todas as análises que ela fez até agora mostram uma grande quantidade de cortisol no organismo!?

O mais provável será mesmo ir a outro vet com ela porque já não estou a gostar nada disto. Como disse anteriormente sinto que só nos estão a fazer gastar dinheiro :?

A Kali tem passado bem. Está muito mais alegre desde que o pelo voltou a crescer :) Coitadinha...devia ter frio e isso não a deixava muito bem de espírito. Também tem dado uns passeios bem maiores e penso que está a emagrecer em consequência disso. Pelo menos já não me parece tão inchada. O apetite continua na mesma. Damos-lhe a ração e ela lá a come...mas a muito custo... Nunca foi amiga de ração :wink:
3msq
Membro Veterano

terça mar 12, 2013 3:08 pm

Fruntcha Escreveu: A explicação que a vet deu foi que caso ela tivesse níveis altos de cortisol na urina estava tudo ok com ela.

Não seria o contráro da cadelinha ter niveis baixos de cortisol na urina??

A doença ou Sindroma de Cushing é consequência níveis elevados de glicocorticoides, especialmente cortisol, no sangue.

Já agora falei em doença e sindroma, pois apesar da doença ser a mesma, a causa é diferente. Na primeira é provocada por mau funcionamento ou tumor nas supra-renais e o Sindroma o tumor está alojado no cerebro, mais precisamente na hipófise.
Se na doença de Cushing tem a possibilidade de cirurgia no Sindroma não tem nada a ser feito, apenas tentar controlar os valores de cortisol no sangue.

Daí a ordem com que são feitos os protocolos de despiste serem importantes.....

Quando na Daisy apareceu a primeira pelada (bem pequena) o vet decidiu por uma análise á pele em despiste de algum problema. Só depois se partiu para o processo que já lhe descrevi.

Sinceramente por aquilo que descreve, não me parece que a sua menina sofra de Cushing. Mas mesmo assim eu procurava um outro vet e tirava duvidas de uma vez. Caso se confirme a doença a pequenita só lucra em começar depressa o tratamento.

Caso tenha alguma duvida não exite em perguntar, eu ou a Arguida (infelizmente 'peritas' em Cushing) no que podermos ajudar estaremos sempre disponiveis.

Boa sorte para a canita

Manuela Quelhas
<p>amiga 3msq</p>
Fruntcha
Membro

quarta mar 13, 2013 5:24 pm

O problema em pedir uma segunda opinião é que a Kali é dos meus pais e eles são um pouco adversos a mudanças :?

De qualquer das maneiras tenho falado com eles e digo sempre o que vocês me dizem aqui acerca do cushing. Eles ficam sempre super interessados pois sabem que, infelizmente, têm as duas experiência neste campo. Ontem falei com o meu pai e disse-lhe que o melhor mesmo era pedir uma segunda opinião pois já estava saturada de tantas incertezas. Para meu espanto reagiu melhor do que nas outras vezes... Disse-me que queria só ver o que os vets da fac de medicina veterinária iam dizer desta vez e, consoante o que dissessem, que depois falava comigo para lhe indicar outro vet :wink: Há esperança!!!!!

Mais uma vez muito obrigada por tudo! É importante nestas fases termos alguém que percebe o nosso desespero e que partilha do mesmo amor pelos animais :)
3msq
Membro Veterano

quarta mar 13, 2013 9:40 pm

Não tem que agradecer Fruntcha.
Como disse, sabemos bem o que vocês estão a passar. O diagnóstico da Daisy foi feito em apenas 3 dias, mas reconheço que tivemos sorte. Como fui de urgência com ela ao vet mal dei pela 1ª peladinha, a medica da cadelinha não estava de serviço e apanhei um outro vet, que por acaso se tinha interessado e feito formação, quando por coincidência lhe apareceram vários cães, com Cushing num periodo curto de tempo. Portanto relacionou os sintomas e apontou no caminho certo.
Ainda tive a minha menina comigo 26 meses depois de feito o diagnóstico. Está quase a fazer um ano que me deixou
:cry:
<p>amiga 3msq</p>
Responder

Voltar para “Cães”