Infecção no útero

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Fruntcha
Membro
Registado: sexta nov 21, 2008 4:40 pm

segunda mar 11, 2013 9:14 pm

Gostava de poder ajudar mas não faço ideia...

Neste momento tenho apenas um animal castrado, um gato. Foi castrado com cerca de 7 meses e agora está com um aninho. Continua super elegante e a única coisa que fiz foi começar a pôr-lhe a ração aconselhada, a gramagem certa, dividida em 2 tomas por dia. Tenho uma vizinha que esterilizou a gata dela também bem novinha e a gata parece um pote! Até tenho pena do bicho... Pelo que me disseram o dono continua a deixar a comida à disposição dela e penso que é daí que vem o aumento absurdo de peso.

Em relação a cães, que é o que lhe interessa, até hoje nunca castrei/esterilizei nenhum. Terei de o fazer à Loba devido ao problema que está a ter e não faço ideia de como ficará em termos de peso.

Os meus pais têm uma cadela que está com um grande distúrbio hormonal, o que a faz ser gorda sem razão aparente, e a solução que os vets deram foi a esterilização. A cadela está com 4 anos e supostamente irá emagrecer quando for operada.

Não conheço mais casos destes em cães. Penso que é mais comum esterilizar/castrar os felinos do que propriamente os cães.

Mas acredite que me deixou a pensar no assunto e 4ªf irei colocar essa questão ao vet :wink:
magggie
Membro
Registado: quarta jun 13, 2012 11:41 am

terça mar 12, 2013 4:40 pm

WaterMonitor Escreveu:A teoria é a seguinte: estou um bocado convencida que a esterilização em cães jovens não causa o mesmo aumento de peso que em cães de meia idade e idosos.
WaterMonitor posso dizer-lhe que a vet da minha cadela partilha da sua teoria e que aqui em casa, para já, confirma-se. :D
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

terça mar 12, 2013 7:28 pm

Fruntcha, nos gatos Europeu Comum o aumento de peso é uma realidade. Nas outras raças, não faço ideia. Nos Persas e Exóticos, mesmo os de linha antiga, não é necessário mudar a ração ou reduzir. Tornam-se mais possantes, mais compridos (o que é mau em termos de exposição) mas não engordam uma grama. Seja em que idade for feita a castração.

magggie, é só uma teoria baseada na minha própria experiência. Leio aqui muitas indicações contra a esterilização em cães e um dos argumentos é o excesso de peso. No idoso foi real (e brutal), nos outros não aconteceu nada, apenas o aumento de tamanho.
Bingley
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

terça mar 12, 2013 8:28 pm

WaterMonitor Escreveu:Fruntcha, nos gatos Europeu Comum o aumento de peso é uma realidade. ...
Water, se por Europeu Comum quer dizer o rafeirex vulgaris :wink:, é, como tudo, relativo.
Tenho gatos rechonchudos, normais e alguns bem elegantes, tudo castrado e tudo a comer exactamente a mesma ração sem controlo de quantidade.
WaterMonitor
Membro Veterano

terça mar 12, 2013 9:44 pm

Até hoje, em termos de gatos gorduchos, só vi mesmo domésticos (é o outro nome que lhes chamamos) e no vet.

Nas exposições os domésticos só podem concorrer castrados e nunca vi nenhum gordão. Mas sei que os donos dão rações light e controlam a alimentação porque falámos disso. Não faço ideia do que se passe com, por exemplo, Bosques ou Siameses.

O que garanto é que Persas e Exóticos não engordam, sejam castrados em que idade forem. Tanto eu como amigos já castrámos gatos em todas as idades e mantêm-se iguais, apenas crescem mais. Como atrás expliquei, um macho castrado jovem e antes de cruzar, fica uns 2/3 anos com cabeça pequena, mas depois normaliza.
Bingley
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

terça mar 12, 2013 10:13 pm

Não duvido, apenas quis realçar que nos domésticos a relação castração/engorda não é tão linear como às vezes se pensa.

Quem me dera ter genes de Persa, para não engordar :lol: :lol:
Fruntcha
Membro

terça mar 12, 2013 10:44 pm

Bingley Escreveu:
WaterMonitor Escreveu:Fruntcha, nos gatos Europeu Comum o aumento de peso é uma realidade. ...
Water, se por Europeu Comum quer dizer o rafeirex vulgaris :wink:, é, como tudo, relativo.
Tenho gatos rechonchudos, normais e alguns bem elegantes, tudo castrado e tudo a comer exactamente a mesma ração sem controlo de quantidade.
Eu ainda não tenho o meu castrado há tempo suficiente para poder afirmar o quer que seja. Até agora não engordou mas ainda está em fase de crescimento e como já disse dou-lhe uma porção de ração certa por dia.
Este fim de semana vou esterilizar a gata, também tem 1 ano, e espero que se mantenha elegante :wink:

Mas amanhã vou colocar a questão dos cães ao vet. Ainda por cima tenho uma cadela com 4 anos para esterilizar e outra velhinha com 11... Quero saber o que esperar das duas...
WaterMonitor
Membro Veterano

quarta mar 13, 2013 3:20 pm

Bingley, criei Persas e Exóticos durante anos e isso não me ajudou nada.

Estou mais para Mastim Inglês do que para Galgo ... :lol: :lol: :lol:
kitttten
Membro Veterano
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

quarta mar 13, 2013 9:34 pm

Fruntcha Escreveu:
Bingley Escreveu:
Eu ainda não tenho o meu castrado há tempo suficiente para poder afirmar o quer que seja. Até agora não engordou mas ainda está em fase de crescimento e como já disse dou-lhe uma porção de ração certa por dia.
Este fim de semana vou esterilizar a gata, também tem 1 ano, e espero que se mantenha elegante :wink:

Mas amanhã vou colocar a questão dos cães ao vet. Ainda por cima tenho uma cadela com 4 anos para esterilizar e outra velhinha com 11... Quero saber o que esperar das duas...
Vai esterilizar uma cadela com 11 anos????
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
kitttten
Membro Veterano
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

quarta mar 13, 2013 9:37 pm

Peço desculpa, já li o motivo da esterilização!
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
Fruntcha
Membro

quarta mar 13, 2013 10:30 pm

kitttten Escreveu:Peço desculpa, já li o motivo da esterilização!
:wink: Afinal já não vai ser necessário! A Loba foi hoje ao vet e a infecção já passou. A minha pequena já não tem de sofrer mais com mais operações!

Fiquei de falar com o vet acerca da relação entre o aumento de peso/idade com as esterilizações mas muito sinceramente esqueci-me :oops: A minha emoção foi tanta em saber que a Loba estava bem que nem me lembrei de perguntar isso... Peço desculpa...
bamkorn
Membro Veterano
Registado: quarta jun 29, 2011 11:33 pm
Localização: Suri & Nina (canídeos), Johnny Cash (felino), Freddie (leporídeo)

quarta mar 13, 2013 11:02 pm

peço desculpa por me aproveitar do tópico, mas a minha cadela teve o mesmo diagnóstico que a sua: existência de dois possíveis tumores cuja extracção deverá ser feita assim que possível.

o que a vet me disse foi que as cadeias mamárias (de cada lado) das cadelas são irrigados por dois gânglios linfáticos diferentes (um nas 2 primeiras maminhas e outro nas 3 de baixo) e, o mínimo que podia fazer era retirar a cadeia de baixo (onde estão os tumores), mas que o ideal seria retirar toda a cadeia (cima e baixo), já que a probabilidade de voltarem a aparecem é bastante alta. no seu caso, fiquei sem perceber o que fez .. retirou toda a cadeia?

a vet referiu que tudo isto poderia ter sido evitado se tivesse sido esterilizada antes dos 2 anos. a verdade é que há 9 anos seria impensável falar em tal coisa à minha mãe.

curiosamente, a minha cadela tem a mesma idade que a sua, mas é de porte pequeno.

tendo a idade que têm, retirar toda a cadeia mamária e ainda esterilizar, será o mais acertado a fazer? ambas são cirurgias bastante agressivas ..
WaterMonitor
Membro Veterano

quarta mar 13, 2013 11:03 pm

Olho nessa cadela! Se fez a piómetra uma vez há grandes, grandes hipóteses de repetir. Julgo que o seu vet lhe deveria ter mencionado isso.
Fruntcha
Membro

quarta mar 13, 2013 11:52 pm

bamkorn Escreveu:peço desculpa por me aproveitar do tópico, mas a minha cadela teve o mesmo diagnóstico que a sua: existência de dois possíveis tumores cuja extracção deverá ser feita assim que possível.

o que a vet me disse foi que as cadeias mamárias (de cada lado) das cadelas são irrigados por dois gânglios linfáticos diferentes (um nas 2 primeiras maminhas e outro nas 3 de baixo) e, o mínimo que podia fazer era retirar a cadeia de baixo (onde estão os tumores), mas que o ideal seria retirar toda a cadeia (cima e baixo), já que a probabilidade de voltarem a aparecem é bastante alta. no seu caso, fiquei sem perceber o que fez .. retirou toda a cadeia?

a vet referiu que tudo isto poderia ter sido evitado se tivesse sido esterilizada antes dos 2 anos. a verdade é que há 9 anos seria impensável falar em tal coisa à minha mãe.

curiosamente, a minha cadela tem a mesma idade que a sua, mas é de porte pequeno.

tendo a idade que têm, retirar toda a cadeia mamária e ainda esterilizar, será o mais acertado a fazer? ambas são cirurgias bastante agressivas ..
À Loba foram retiradas 3 mamas do lado esquerdo. Pensei que tivesse sido toda a cadeia mamária mas ela ainda ficou com 2 maminhas, as de baixo. O meu vet disse que não valia a pena retirar essas duas pois não apresentavam qualquer tipo de anomalia.
Também ficou com um pequeno tumor localizado numa das mamas do lado direito que não foi possível retirar devido à operação ter sido mais complicada do que se esperava. A Loba perdeu muito sangue e ele não quis arriscar.
Não foi esterilizada logo na operação também devido a isso.

Se correr tudo normalmente na operação da sua cadela não há problema nenhum em fazer a extracção das maminhas bem como a esterilização ao mesmo tempo. Assim só poupa sofrimento à cadelita. Também concordo em retirar toda a cadeia mamária pois previne o aparecimento de novos tumores.

Com a Loba é diferente pois como ficou com um vai ter de ser vigiada constantemente e caso apareça mais algum conseguimos detecta-lo a tempo.

É de salientar que um dos tumores da Loba já pesava cerca de 3kg e estava a ser irrigado por canais da grossura de canetas! Daí ela ter perdido muito sangue. Passado 14 dias desde a operação ela está excelente e só não recuperou mais rápido devido à infecção no útero.
Fruntcha
Membro

quarta mar 13, 2013 11:54 pm

WaterMonitor Escreveu:Olho nessa cadela! Se fez a piómetra uma vez há grandes, grandes hipóteses de repetir. Julgo que o seu vet lhe deveria ter mencionado isso.

Sim, eu sei disso. Para já ficámos ambos muito contentes, eu e o vet, pois ainda era muito cedo para estar a sujeitá-la a uma nova operação.

A partir de agora vai ser vigiada constantemente até porque ainda tem um tumor num dos lados e, caso ele comece a crescer, terá de ser removido.
Responder

Voltar para “Cães”