Tenho uma cadela com um mês e uma semana, e agora?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

johnnyblue
Membro
Registado: quarta set 19, 2012 11:12 am

quarta mar 13, 2013 10:10 pm

Pois é. :o
Enquanto ia passear o meu cão encontrei uma cadela minúscula, dentro de um caixote, a chorar. Estava numa espécie da barracão, completamente sozinha e os vizinhos disseram que ela já lá estava a chorar há dois dias (ainda bem que ninguém fez nada). Levei-a ao vet e, aparentemente, está tudo bem. Está a comer baby starter da RC.
Não sei bem o que fazer com ela. Quer dizer, o que mais posso fazer, visto ser tão pequena. Nunca tive um cão tão bebé... Precisava de alguma ajuda. :? :?
"Aprendi que todo o mundo quer viver em cima de uma montanha, sem saber que a verdadeira felicidade está na forma de subir a encosta." GGM
voca
Membro Veterano
Registado: quinta set 22, 2011 6:30 pm

quarta mar 13, 2013 10:32 pm

Alguma dúvida é só perguntar ;) estou disponível para ajudar no que possível para esclarecer.
johnnyblue
Membro

quarta mar 13, 2013 10:43 pm

Preciso de saber basicamente tudo...
Só sei que lhe tenho de dar RC baby starter. E mais? Água ela bebe ou é melhor pelo biberão? Deixo o meu cão se chegar para ela (ele nunca lhe fará mal). O que faço?
"Aprendi que todo o mundo quer viver em cima de uma montanha, sem saber que a verdadeira felicidade está na forma de subir a encosta." GGM
voca
Membro Veterano

quarta mar 13, 2013 10:59 pm

Sim, deixe água á disposição numa tigela para ela, melhor não a deixar sozinha com o seu cão, embora ele seja inofensivo nunca se sabe e ela é muito pequena, coloque-a sozinha numa caminha com mantinhas pois está muito frio para ela não se constipar :)
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

quarta mar 13, 2013 11:02 pm

Tem que lhe pôr água à disposição sim. Tem que a manter quentinha e, se o seu cão não lhe faz mal, é deixá-lo ajudar a criá-la.

Nunca fiz com cães bebés, mas os meus dois DA ajudaram-me a criar uma gatinha desde as duas semanas de vida. Foram eles que a estimularam com lambidelas, aqueceram, cuidaram. Ainda hoje ela prefere a companhia deles à de outros gatos.
bamkorn
Membro Veterano
Registado: quarta jun 29, 2011 11:33 pm
Localização: Suri & Nina (canídeos), Johnny Cash (felino), Freddie (leporídeo)

quarta mar 13, 2013 11:07 pm

só tenho experiência em criar gatinhos a biberão, mas a cadelinha não devia estar a beber leite (próprio para cachorros), ainda? também convém desparasitá-la internamente. o que lhe disse o seu vet?

deve mantê-la quente, talvez com a ajuda de uma botija de água quente (cuidado para não queimar) e num lugar calmo.

quanto ao seu cão, pode deixar que a cheire, mas sempre a controlá-lo.

no meu caso, mantive a minha cadela (que nunca fez mal a uma mosca) longe dos gatinhos até estes se começarem a movimentar decentemente (e a poder fugir dela, caso fosse o caso) e ao ver que ela não tinha interesse em magoá-los (mas mesmo assim podia magoá-los ao brincar).

boa sorte :wink:
AMarinaMP
Membro Júnior
Registado: segunda jan 28, 2013 7:30 pm

quinta mar 14, 2013 1:33 am

Em primeiro lugar parabéns pela atitude nobre de acolher a pobre cadelinha desprotegida.

Não tenho grande experiência com cães tão bebés, mas penso que é tudo bastante básico por agora, alimenta-la consoante as instruções do vet, ter sempre uma tigela de água à disposição, uma caminha seca e quentinha para ela dormir que provavelmente é o que mais faz.

Quanto ao desparazitante interno deve aconselhar-se com o vet, mas penso que deve ser é dado logo no primeiro mês de vida, mas o vet poderá aconselha-la melhor que ninguem.

Quanto à alimentação, penso que se ela está a ser alimentada com uma ração própria para bebés e se está a dar bem não é obrigatório dar-lhe o leite, seria desejável se ela ainda estivesse com a mamã, mas... mesmo assim nada como perguntar ao vet.

Quanto ao convivio com o seu cãozinho penso que deve ir acontecendo de forma gradual e sempre com vigilância activa. Apesar de ele ser pacifico pode ser territorial ou ciumento e nunca se sabe se pode vir a reagir negativamente à chegada de uma nova patudinha.

Deixe-os cheirarem-se, brincarem e conhecerem-se gradualmente, mas sempre consigo por perto para controlar a situação, pelo menos enquanto ela é tão pequenina. Penso que a partir dos 3 mesinhos dela, dependendo da reacção dele em geral, já pode relaxar e deixa-los mais tempo juntos sem uma vigilancia tão activa.

Vai ver que ela vai crescer rapidamente e aprender tudo muito facilmente, tendo o seu cachorro como referência. :)

Força, e acredite que ela vai saber agradecer o que fez por ela, todos os dias. Espero ter ajudado e que corra tudo pelo melhor.
Bem-haja
<p>"Pixel, prometo ser-te fiel,&nbsp;mimar-te e alimentar-te, vacinar-te e desparazitar-te,&nbsp;passear-te e educar-te, amar-te e respeitar-te, na sa&uacute;de e na doen&ccedil;a, at&eacute; que a morte nos separe!"&nbsp; =)&nbsp;&nbsp;
Adoptar &eacute; um compromisso s&eacute;rio. Seja respons&aacute;vel, tenha a certeza na hora de dizer "sim".</p>
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

quinta mar 14, 2013 8:13 am

johnnyblue Escreveu:Pois é. :o
Enquanto ia passear o meu cão encontrei uma cadela minúscula, dentro de um caixote, a chorar. Estava numa espécie da barracão, completamente sozinha e os vizinhos disseram que ela já lá estava a chorar há dois dias (ainda bem que ninguém fez nada). Levei-a ao vet e, aparentemente, está tudo bem. Está a comer baby starter da RC.
Não sei bem o que fazer com ela. Quer dizer, o que mais posso fazer, visto ser tão pequena. Nunca tive um cão tão bebé... Precisava de alguma ajuda. :? :?
O que é melhor que 1 cão? São 2 cães.

Já foi ao veterinário, ele já aconselhou sobre a comida e sobre aspectos muito importantes relacionados com a saúde.

Agora como tem um cão é provável que ele vá proteger a cachorra, vai ser bom porque ela é órfã. Há casos de agressividade, mas julgo que os donos conhecem os sinais que um cão dá quando não deseja a presença de cachorros.

Eu sempre tive cães bastante protectores o que é excelente quando temos cachorros.
Bars
Membro Júnior
Registado: quarta jul 18, 2012 4:26 pm

quinta mar 14, 2013 9:32 am

Parabéns pla sua atitude!

Espero que corra tudo bem.... Apesar de a cadelinha nao ter começado a sua vida com sorte, foi uma benção você ter aparecido na sua vida! agora é seguir os conselhos do Vet e esperar que ela cresca saudavel!

Relativamente ao "mano" mais velho.. é ir com calma e não se esqueça de que ele já é o menino da casa e para evitar conflitos...dê sempre primeiro atenção a ele!

Felicidades e vá dando noticias
Cumprimentos, BS
johnnyblue
Membro

quinta mar 14, 2013 2:08 pm

Fui ao veterinário e ela já foi desparasitada e levar a primeira vacina.
O meu cão também não é muito velho, ainda não tem um ano, mas estão a dar-se bem.
Dormiu comigo, para não passar frio.
Ela come bem, mas é muito pequena. Eu estou habituado com cães grandes. E ela pesa pouco mais de um kilo. Parece tão frágil. Isto parece-me qq cruzamento com pincher.
"Aprendi que todo o mundo quer viver em cima de uma montanha, sem saber que a verdadeira felicidade est&aacute; na forma de subir a encosta." GGM
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

quinta mar 14, 2013 2:41 pm

Deixe o seu cão e a cachorrinha chegarem-se e interagirem: esse contacto próximo vai fazer maravilhas à formação dela.

E não a leve para a sua cama: arranje-lhe uma caixa de cartão, faça-lhe de um lado uma abertura para ela poder sair e entrar quando quiser, forre-a com mantas bem quentinhas e ponha-lhe lá dentro uma botija com água quente (mas não muito quente, só a menos de meio caminho da fervura) e meta-lha debaixo das mantas. Depois ponha-a num local resguardado de correntes de ar e do frio.

Depois, é só dar-lhe assistência veterinária e deixá-la crescer, educando-a... :)
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

quinta mar 14, 2013 7:07 pm

Se o cão é mesmo confiável, a ideia de a colocar a dormir com ele é boa. Isto se ele aceitar.

Mas acho-o um bocado novo para estas actividades. O meu DA de 70 e muitos quilos dormia com a "filha" desde as 600 gramas dela, só que é um sujeito de meia idade muito tranquilo.

E não fui eu que os pus a dormir juntos. A minorcas é que fugia para a cama dele e eu morria de medo que ficasse esmagada.
johnnyblue
Membro

sexta mar 15, 2013 10:09 am

O problema é que o meu cão não quer dormir com ela durante a noite, dorme noutra cama da casa. Ainda é pequeno, como disse, e ainda precisa de muita atenção, não quer nunca que ele se sinta posto de parte. Quando a encontrámos parecíamos dois tolinhos a olhar para quela coisa tão pequena sem saber o que fazer.

E perdoem-me os amantes de pinchers, mas ainda outro dia disse que era cão que nunca teria, pois não acho piada a cães tão pequenos e frágeis e acho que são demasiado refilões :lol: e foi-me logo acontecer isto, acho que é destino.

Ela dormiu comigo porque senão chora muito, mesmo colocando-a numa caminha num local quente e confortável. Acho que ainda sente a falta da mãe.

Tem aquela barriga cheia de bichas, nunca vi tal coisa. Nunca vi um animal com tantos parasitas internos, sinceramente, até me assustei. Está a tomar xarope para ver se aquilo desaparece tudo, coitada da pequena!

E, para mim, continua a ser um mistério como é que uma cadelinha com pouco mais de um mês, cruzada de pincher, foi parar àquele sítio. Se os donos não a queriam acho que não seria difícil de a dar, não havia necessidade para fazer uma coisa destas.
"Aprendi que todo o mundo quer viver em cima de uma montanha, sem saber que a verdadeira felicidade est&aacute; na forma de subir a encosta." GGM
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

sexta mar 15, 2013 11:12 am

E perdoem-me os amantes de pinchers, mas ainda outro dia disse que era cão que nunca teria, pois não acho piada a cães tão pequenos e frágeis e acho que são demasiado refilões e foi-me logo acontecer isto, acho que é destino.

:lol:
Pensei nisso. :)
E, para mim, continua a ser um mistério como é que uma cadelinha com pouco mais de um mês, cruzada de pincher, foi parar àquele sítio. Se os donos não a queriam acho que não seria difícil de a dar, não havia necessidade para fazer uma coisa destas.
Maldade...falta de escrúpulos, sei lá.
voca
Membro Veterano

sexta mar 15, 2013 3:49 pm

Na minha opinião acho que deve deixá-la dormir na casota dela, mesmo que seja perto de si, para ela se habituar.... normal que chore um pouco mas depois habitua-se ;)
Responder

Voltar para “Cães”