Infecção no útero

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
bamkorn
Membro Veterano
Registado: quarta jun 29, 2011 11:33 pm
Localização: Suri & Nina (canídeos), Johnny Cash (felino), Freddie (leporídeo)

quinta mar 14, 2013 12:27 am

esse tumor de 3kg era visível/palpável? a minha cadela tem dois, um maior que outro, mas mesmo assim, bem pequenininho. apareceram do nada e têm mantido o seu tamanho, mas é um risco não operar (e adiar).

o que a vet me disse foi para tirar as 3 de baixo (onde estão os tumores), recuperar e voltar a operar, para tirar as de cima.

quanto à esterilização, não sei se será feita. não sei se a minha vet deu essa opção, não me recordo (apesar de isto ter acontecido há uma semana). se bem que, pelo que entendo, esterilizar agora só impede a eventual formação de piómetras, mas em nada diminui a probabilidade de voltar a ter novos tumores.

boa recuperação para a sua Loba :wink:
Fruntcha
Membro
Registado: sexta nov 21, 2008 4:40 pm

quinta mar 14, 2013 7:40 am

:D Obrigada!

Sim, era bem visível... Começou por ser uma coisinha pequenina e de um momento para o outro aumentou bastante.

Acho estranho ela necessitar de duas operações para retirar a cadeia mamária completa...penso que isso poderia ser feito apenas numa operação...

Fale-lhe na esterilização e veja o que ela diz. Tem razão quando diz que apenas previne a formação de piómetras mas acredite que por experiência própria é horrível. Só de pensar que a infecção poderia não passar com o antibiótico e que teria de sujeitar a Loba a mais uma operação tão perto desta ultima...já nem andava a dormir bem...
bamkorn
Membro Veterano

quinta mar 14, 2013 10:32 am

acredito, deve ter sido um susto :|

a vet disse que serão duas operações por serem bastante agressivas. não sei se é por a minha cadela ser velhota (e pequena) ou se é um procedimento normal.

se tivesse corrido tudo bem com a sua, ela iria retirar as 6 mamas?
Fruntcha
Membro

quinta mar 14, 2013 11:44 am

Não...o vet disse que devido à anatomia das cadelas não seria necessário. Caso os tumores estivessem localizados noutras mamas aí a história era outra mas assim não era mesmo preciso.
bamkorn
Membro Veterano

quinta mar 14, 2013 4:40 pm

hmm .. a minha aconselhou tirar todas pois, se apareceu numa, é provável que apareça noutra (apesar de os gânglios serem diferentes).
Fruntcha
Membro

quinta mar 14, 2013 5:27 pm

Então é melhor seguir o conselho da sua vet.

Como já lhe disse, o meu caso é diferente. A Loba continua com um pequeno tumor o que nos obriga a vigiá-la constantemente. Se não evoluir e não aparecer mais nenhum, excelente! E assim poupámos-lhe algumas maminhas :wink:
Caso ela não tivesse ficado com nenhum tumor a história seria outra. Ia custar-me bastante saber que poderia ter evitado isso tudo com a remoção completa das cadeias mamárias.

Por isso mesmo lhe digo...siga o que a sua vet aconselha. Ela há-de saber melhor que ninguém o que é melhor para a sua companheira :)

Ah! E não se assuste caso a sua cadela ande muito molengona durante a recuperação. A Loba andou a tomar antibiótico durante 2 semanas o que lhe provocou muita sonolência. Só ontem o deixou de tomar e hoje ainda não está totalmente recomposta.
bamkorn
Membro Veterano

quinta mar 14, 2013 6:12 pm

obrigada :wink:

a minha Nina já foi submetida a uma cirurgia, há dois anos (teve duas hérnias inguinais). a recuperação, por acaso, foi bastante rápida e sem problemas. bem, nos primeiros dias ela quase nem se mexia e notava-se que tinha dores, mas num espaço de cerca de 2-3 semanas ficou como nova. espero que desta vez seja igual (ou melhor) :?

a verdade é que, no que toca a estes assuntos, eu fico extremamente nervosa, pior até se fosse eu que tivesse que ser operada. passei 11 anos (mais de metade da minha vida) com ela, custa-me bastante vê-la em sofrimento (para não falar numa possível morte).

a vet disse que, apesar de ser uma cirurgia agressiva, a probabilidade de sucesso é elevada e a recuperação também não tem grandes razões para ser difícil. mas mesmo assim, não fico descansada, de todo. ainda por cima, ela é bastante medricas e muito queixosa, não evita esconder que tem dores (pelo contrário).

já quando a minha mais nova foi esterilizada chorei baba e ranho quando a vi depois de ser operada e é uma operação muito mais comum (mas claro que pode ter os seus problemas) :lol:
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

quinta mar 14, 2013 7:39 pm

A minha cadela foi operada a um tumor mamário aos catorze anos. Aparentemente, o tumor não era maligno, mas já tinha ulcerado e começava a estender-se à mama seguinte. Por isso, retiraram-lhe toda a cadeia mamária daquele lado e ela recuperou muitíssimo bem, ao fim de três semanas estava como nova. Está agora com dezassete anos.

Só o pêlo que foi rapado na zona é que nunca mais cresceu, ficou raso e ralinho.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
bamkorn
Membro Veterano

quinta mar 14, 2013 7:46 pm

Floripes, que óptimo testemunho!

espero que por cá corra da mesma forma :)
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

sexta mar 15, 2013 1:35 am

Vai correr bem, sim. Confie na sua veterinária. :)
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Fruntcha
Membro

sexta mar 15, 2013 11:42 am

A minha Lobita não está nada bem :( Tudo o que come vomita e desde ontem que está a sangrar. Parece-me sangue de cio, é tipo aguado e não é muito vivo, mas é sangue a mais para ser mesmo cio.

Lá vou eu hoje mais uma vez para o veterinário...

Começo-me a questionar se fiz bem em operá-la :?
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

sexta mar 15, 2013 12:14 pm

Fruntcha Escreveu:A minha Lobita não está nada bem :( Tudo o que come vomita e desde ontem que está a sangrar. Parece-me sangue de cio, é tipo aguado e não é muito vivo, mas é sangue a mais para ser mesmo cio.

Lá vou eu hoje mais uma vez para o veterinário...

Começo-me a questionar se fiz bem em operá-la :?
A questão talvez seja o problema do útero...talvez só resolva com operação.
Fruntcha
Membro

sexta mar 15, 2013 1:54 pm

margoustink Escreveu:A questão talvez seja o problema do útero...talvez só resolva com operação.
Pois...é bem capaz de ser isso. Tenho de aguardar e ver o que o vet diz.
A última vez que lá estive, na 4ªf, ele disse que ela estava excelente, que dado a idade que ela tem, a operação tinha sido um sucesso e que as análises ao sangue estavam óptimas. É estranho ela ter ficado assim de um dia para o outro...

O meu pai disse-me que esta quantidade de sangue pode dever-se a ela ter sido operada. Segundo os meus cálculos era suposto ela entrar em cio daqui por pouco tempo... Nada me diz que um cio depois de uma operação venha com mais fluxo de sangue :? Mas isto sou eu a divagar...
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

sexta mar 15, 2013 3:24 pm

Oxalá seja apenas um susto. Isso de ver o cio é para ser acompanhado porque aberto o canal do útero pode bem vir aí chatice da grossa com nova piómetra. :(
Fruntcha
Membro

terça mar 19, 2013 10:23 am

A Loba piorou. Fui ontem ao vet com ela e disseram-me mesmo para estar preparada para tudo :cry:
Fizeram-lhe análises ao sangue...tem os valores todos alterados. A infecção já está a afectar-lhe os rins... Está um bocado anémica, tem os leucócitos altíssimos. Estou de rastos! No vet deram-lhe uma mistura de dois antibióticos, analgésicos, protectores de estômago e ainda esteve a soro.
Disseram que convinha ela passar a noite nos cuidados intensivos mas como eu não tenho dinheiro para isso lá a levei para casa e tive eu a dar-lhe o soro. Depois do soro dei-lhe uma lata de comida, que me deram no vet, e ainda lhe dei um peito de frango e ela comeu tudo! Fiquei super contente.
Hoje de manhã dei-lhe um analgésico, injectável, e depois ela ainda comeu um meio frango inteiro. Só deixou mesmo os ossinhos :) Vai passar o dia no vet a soro para ver se estabiliza os valores de maneira a ser operada amanhã de manhã. Só espero que corra tudo bem...
Responder

Voltar para “Cães”