Não me parece que ninguém ande a tirar, só porque sim, a comida da boca do cão. Mas o que ele faz é resolver problemas que existem. Ele recupera os cães de problemas de comportamento manifestados e instalados.
Janaa Escreveu:
Não concordo de todo com os reforços positivos em animais e menos ainda em crianças (se é que para aqui são chamadas lol). O que se cria não é comportamentos mas sim reflexos, nada que seja solido a nível cerebral.
Entendo que o movimento que o Cesar faz de lhe dar um pontapé (se é que se pode chamar aquilo "pontapé") num sitio mais sensível é um acto de defesa, que qualquer um faria, não sendo propriamente para agredir o cão. E sublinho, o Cesar reagiu bem e não contrapôs a força do cão, porque senão as lesões poderiam ter sido bem piores.
Em qualquer educação que seja, uma repreensão na altura certa só traz bons resultados a longo prazo.
E não se preocupe que a sua opinião é respeitada.

Não concorda com reforços positivos? Será que pelo menos sabe do que está a falar? Não parece.
E além disso, diz que
não são comportamentos? São apenas reflexos...?

Reflexos condicionados, espero. É tremendamente rudimentar e incorreto empregar a designação de reflexos apenas. É que existem reflexos inatos.
Sem o reflexo condicionado não há adaptação ao meio, isto verifica-se tanto para pessoas como para animais. E ambos se verificam os reflexos aprendidos.
O comportamento humano é explicado pelas respostas a uma série e crescente de estímulos, ou associação de situações que podem ir substituindo e tornando-se mais complexas.
Um comportamento é a resposta a um estímulo, assim explicado muito resumidamente.
Os comportamentos são divididos em duas classes, o respondente e operante. O respondente ou reflexo, está relacionado com o pestenejar, por exemplo. O operante é o que podemos dizer de voluntário, por exemplo: comer.
Acho que pelo menos, devem primeiro saber dos termos que aplicam nos posts.