diferenças entre chicotes

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos rápidos amigos
Responder
Maria270
Membro Júnior
Registado: terça jan 29, 2013 2:49 am

domingo mar 10, 2013 12:06 pm

Já procurei em vários locais mas não achei nada sobre esse assunto.
Meu professor mandou eu usar o chicote, batendo na região da espádua do cavalo (deixo claro que não gosto disso, tanto que levei bronca do professor porque estava batendo muito fraco).
O chicote que me deram na aula tinha uma borracha na ponta e tinha uns 50 cm de comprimento, mas já vi outros de nylon na ponta e com 68 cm.
Existe alguma diferença entre os chicotes de equitação? Porque existem vários tamanhos?
Cavaleira5
Membro Júnior
Registado: quarta dez 19, 2012 4:57 pm

quinta mar 14, 2013 4:46 pm

O que você usa não se chama chicote. Chicote é aquele bastante grande. O que você usa chama-se pingalim ou stick. Os tamanhos é consoante se queira. Onde se quer bater no cavalo, se é para salto ou equitação normal, ...
Maria270
Membro Júnior

quinta mar 14, 2013 5:26 pm

Eu suspeitava que não se chamava chicote mas não achava outro nome, todos que conheço chamam de chicote. Igual ao "capacete", foi por esse fórum que descobri que se chama toque :!:
E os tamanhos, percebi que o mais curto é usado na espádua, e o mais comprido é usado próximo a anca. Mesmo assim prefiro usar estímulos sonoros para fazer o cavalo andar :wink:, mandar beijinhos é muito melhor que bater :lol:
Obrigada pelas informações!
packman
Membro Júnior
Registado: sábado out 13, 2007 3:36 pm

quinta mar 14, 2013 9:23 pm

O uso de Stick's, pingalins ou varinhas (como lhes quiserem chamar) não é para castigar o cavalo. Servem para itensificar algumas ajudas do cavaleiro.
A par destes estão as esporas que, se bem usadas e por alguém já com algum saber não faz mal nenhum.

Eu monto muitas vezes com stick, mas na maior parte delas ele acaba por não ser preciso. Para o caso de ser preciso, está lá. Se não for, não se usa. Acredito que acaba por funcionar mais psicologicamente (nos cavalos) do que outra coisa. Pessoalmente prefiro os de dressage (mais compridos).
Iniciante
Membro
Registado: quarta mai 16, 2012 12:19 pm

sexta mar 15, 2013 12:33 pm

Olá a todos!

Não convém esquecer que a Maria270 é brasileira e que os nomes dados aos instrumentos podem variar entre os dois países!
Estive a ler o manual de hipismo paulista e há muitos termos diferentes, mesmo na designação das partes do cavalo.

Talvez o que nós cá chamamos stick, pingalim ou chibata por lá se chame mesmo chicote! :wink:

Tudo a correr bem nas suas aulas, Maria!
Maria270
Membro Júnior

sexta mar 15, 2013 9:52 pm

Obrigada Iniciante!
Em pesquisas na internet percebi que existem muito mais sites e fóruns portugueses sobre cavalos, brasileiros não existem muitos. Aí complica um pouco mesmo na parte dos nomes.
Aqui os nomes mudam muito de acordo com a região do país, talvez em alguma região se fale pingalim e em outras chicote, chibata eu já ouvi falar por aqui.
Responder

Voltar para “Cavalos”