Na prática como é que high ball drive pode ser usado para obediência? Eu percebo que passa a ser a bola a recompensa, mas com treats a recompensa é imediata mal o comportamento é alcançado. Com a bola só a posso recompensar no final da sessão, não posso atirar a bola cada vez que ela cumpre um comportamento.
Outra coisa que me faz confusão é que nos vídeos que vejo de cães (de trabalho) com high ball drive, eles só são controlados com a trela ou coleira, mal os largam eles lançam-se para a bola. Estes animais estão treinados para ignorar a bola se estiverem soltos? É que a reacção da minha cadela faz-me lembrar os cães polícia nos jogos de futebol, muitas vezes os vemos aos pinotes na ponta da trela a tentar apanhar a bola. Parece-me que o high ball drive e eles estarem soltos e não irem a correr como loucos apanhar a bola são altamente incompatíveis.
É que um cão com high ball drive transforma aquilo que devia ser uma experiência agradável, como um passeio no jardim ou na praia com bom tempo, num pesadelo de "Oh meu deus ali há mais gente a jogar à bola, rápido vamos embora antes que ela veja!".
high ball drive e obediência.
Moderador: mcerqueira
Como o estevez aponta e bem, uma bola tem características diferentes de um biscoito, enquanto recompensa. Por isso é que não basta ver qual é a recompensa que funciona melhor com um cão em específico; é também preciso ver em que situações se deve aplicar um e outro tipo de recompensa (por exemplo, se estivermos a ensinar o cão a ficar deitado, calmo e sossegado, durante algum tempo, não faz sentido dar-lhe a bola, porque o que nós queremos é ir reforçando ao longo do comportamento desejado, e não apenas uma vez).estevez Escreveu:Na prática como é que high ball drive pode ser usado para obediência? Eu percebo que passa a ser a bola a recompensa, mas com treats a recompensa é imediata mal o comportamento é alcançado. Com a bola só a posso recompensar no final da sessão, não posso atirar a bola cada vez que ela cumpre um comportamento.
Outra coisa que me faz confusão é que nos vídeos que vejo de cães (de trabalho) com high ball drive, eles só são controlados com a trela ou coleira, mal os largam eles lançam-se para a bola. Estes animais estão treinados para ignorar a bola se estiverem soltos? É que a reacção da minha cadela faz-me lembrar os cães polícia nos jogos de futebol, muitas vezes os vemos aos pinotes na ponta da trela a tentar apanhar a bola. Parece-me que o high ball drive e eles estarem soltos e não irem a correr como loucos apanhar a bola são altamente incompatíveis.
É que um cão com high ball drive transforma aquilo que devia ser uma experiência agradável, como um passeio no jardim ou na praia com bom tempo, num pesadelo de "Oh meu deus ali há mais gente a jogar à bola, rápido vamos embora antes que ela veja!".
Assim sendo, para responder à sua primeira pergunta, digo-lhe que uma bola só deve ser usada para recompensa de situações que a peçam como recompensa ideal, e não em todas as situações. Mais do que uma recompensa, pura e simples, uma bola pode ser usada como motivador, e como instrumento de auxílio muito mais vasto do que simplesmente uma recompensa. Por exemplo, uma bola pode ser usada como luring (isco, engodo... eu prefiro traduzir por "íman"); se o seu cão tem uma grande drive por bolas, então uma boa forma de ensinar-lhe alguns movimentos é usando a bola como luring. Mas antes de mais, é preciso fazer exercícios de auto-controlo, para que o cão não saia disparado a abocanhar a bola assim que a vê. Demora algum tempo e pode ser chato, mas insista no seguinte: ele só tem a bola assim que pára de saltar e de se lançar para a bola; e nada melhor do que dar-lhe o comando senta. E, como vê, já tem aí uma forma útil de usar a bola: mostre-lhe a bola (luring), peça para se sentar, a bola é lançada quando ele se senta. Com o tempo, peça que ele permaneça sentado por mais tempo, e só depois lance a bola. Está a ensinar-lhe um óptimo auto-controlo. Depois, doseie as vezes em que mostra a bola; por exemplo, numa sessão de cinco vezes em que lança a bola, mostre a bola na primeira vez, mas depois, em duas ou três vezes seguintes já não mostre a bola e peça, na mesma, para se sentar. Com o tempo, deixe de mostrar a bola e peça logo para se sentar. Ao fim de algum tempo, o seu cão vai adorar sentar-se, porque está associado à sua actividade preferida.
Outra coisa que convém ir sendo ensinada desde logo é o comando larga, ou dá, porque se ele apenas vai atrás da bola e fica a roê-la, então tudo se torna limitado e frustrado.
Com estes exercícios, está a evitar os problemas que descreve no seu texto. E pergunta o estevez; mas então por que é que aqueles cães de trabalho não têm esse controlo? Pode haver várias razões, e uma delas é os donos simplesmente preferirer que o cão tenha essa drive incontrolada, e controlá-lo, o dono ele próprio, com trela.
Quanto a controlar-se quando vê uma bola alheia, aí é mais difícil, mais trabalhoso e demora mais tempo, mas também é possível:
http://www.youtube.com/watch?v=_cNaiozW ... w&index=12
a grande dificuldade disto é conseguir montar uma situação para poder praticar com suficiente frequência para o cão interiorizar o comportamento.
Sim, sempre que uso a bola para a exercitar aproveito para fazer algum treino. Faço-a sentar e ficar e digo "vai" ao mesmo tempo que lanço a bola, a ver se daqui a uns tempos consigo que ela só vá quando eu disser, mas isso é bastante difícil. Consegui que ela o fizesse com as refeições até bastante facilmente, mas com a bola e a excitação vai precisar de muita repetição. Nunca lanço a bola quando ela está aos pinotes, só depois de se sentar. Ela inclusive oferece muito esse comportamento (sentar) porque já percebeu que quando o faz ou sai bola ou recompensa, mas não o aguenta muito tempo, tenho que dizer fica e auxiliar com linguagem corporal e ela lá entende, mas para já tenho que dosear bem os tempos porque ela não aguenta muito tempo parada à espera. Também é o que faço nos passeios antes de atravessar, uso o fica e linguagem corporal e ela compreende, apesar de ainda não ser perfeito.
Agora a tentativa de controlar este drive na presença de terceiros é mais complicada e até agora tem sido impossível. Esses dois cães do vídeo não me parecem cães com muito ball drive. É que já aconteceu ela brincar com a bola juntamente com outros dois cães (um tipo pastor alemão, beje, com menos de dois anos, e uma cap) e é outra coisa. Ela parece um galgo atrás da bola, os outros não têm hipótese. E estamos a falar de uma cadela que apesar de estar a perder peso, ainda tem uns kilos a mais, tronco largo, pata curta e quando foi encontrada tinha a pata partida e tem neste momento uma calcificação no osso que impede o movimento completo da perna gerando algum desconforto (com acompanhamento veterinário, claro), não é propriamente feita para velocidade. Mas tudo isto são peanuts para ela quando há uma bola na equação e a diferença entre a vontade de apanhar a bola dela e dos outros é notória.
http://www.youtube.com/watch?v=7p84JWxE2_M
Isto é mais aproximado da reacção ela. Agora é imaginar isto na ponta da trela cada vez que vê alguém (ou outros cães) mais perto a jogar à bola. Se juntarmos a bola à excitação de ver malta a correr de um lado para o outro e a gritar (o que acontece quando se joga futebol) é o caos. Vou comprar uma trela de 5 metros para começar a trabalhar com ela neste aspecto, mas vai ser muito complicado... É frustrante, porque acho que qualquer pessoa com cães gosta de passear quando está bom tempo, ir para jardins, praias, ver o cão correr à solta... e neste momento isso é impossível.
Agora a tentativa de controlar este drive na presença de terceiros é mais complicada e até agora tem sido impossível. Esses dois cães do vídeo não me parecem cães com muito ball drive. É que já aconteceu ela brincar com a bola juntamente com outros dois cães (um tipo pastor alemão, beje, com menos de dois anos, e uma cap) e é outra coisa. Ela parece um galgo atrás da bola, os outros não têm hipótese. E estamos a falar de uma cadela que apesar de estar a perder peso, ainda tem uns kilos a mais, tronco largo, pata curta e quando foi encontrada tinha a pata partida e tem neste momento uma calcificação no osso que impede o movimento completo da perna gerando algum desconforto (com acompanhamento veterinário, claro), não é propriamente feita para velocidade. Mas tudo isto são peanuts para ela quando há uma bola na equação e a diferença entre a vontade de apanhar a bola dela e dos outros é notória.
Isto é mais aproximado da reacção ela. Agora é imaginar isto na ponta da trela cada vez que vê alguém (ou outros cães) mais perto a jogar à bola. Se juntarmos a bola à excitação de ver malta a correr de um lado para o outro e a gritar (o que acontece quando se joga futebol) é o caos. Vou comprar uma trela de 5 metros para começar a trabalhar com ela neste aspecto, mas vai ser muito complicado... É frustrante, porque acho que qualquer pessoa com cães gosta de passear quando está bom tempo, ir para jardins, praias, ver o cão correr à solta... e neste momento isso é impossível.
Tenho um desses, também! Tal e qual. E é só uma questão de alguma persistência; vai ver que daqui a algum tempo ele vai esperar pelo "vai" para ir atrás da bola, mesmo depois de a ter lançado. Isso vai ser muito importante para passar para o passo seguinte, que vai ser o controlo na presença de bolas alheias. Até ela se controlar com a bola que o estevez lhe lança, é infrutífero estar a treiná-la em relação às bolas dos estranhos no parque.estevez Escreveu:Sim, sempre que uso a bola para a exercitar aproveito para fazer algum treino. Faço-a sentar e ficar e digo "vai" ao mesmo tempo que lanço a bola, a ver se daqui a uns tempos consigo que ela só vá quando eu disser, mas isso é bastante difícil. Consegui que ela o fizesse com as refeições até bastante facilmente, mas com a bola e a excitação vai precisar de muita repetição.
Boa; mas, melhor do que o 'fica' é o 'senta'. É que 'ficar' é, praticamente, uma inacção; é um comportamento passivo. E, como tal, é mais fácil de quebrar, e mais difícil, sequer, de ser cumprido desde logo. O senta já envolve uma acção da parte do cão. É mais fácil pedir que a sua cadela fique calma, estável e (relativamente) imóvel a partir da posição de sentada.Nunca lanço a bola quando ela está aos pinotes, só depois de se sentar. Ela inclusive oferece muito esse comportamento (sentar) porque já percebeu que quando o faz ou sai bola ou recompensa, mas não o aguenta muito tempo, tenho que dizer fica e auxiliar com linguagem corporal e ela lá entende, mas para já tenho que dosear bem os tempos porque ela não aguenta muito tempo parada à espera. Também é o que faço nos passeios antes de atravessar, uso o fica e linguagem corporal e ela compreende, apesar de ainda não ser perfeito.
No resto, é isso mesmo, é lançar a bola apenas quando ela está parada. Mas vá subindo a fasquia. No início, estar parada dois segundos já será, provavelmente, uma vitória. Mas não se fique por aí; a aprendizagem tem de ser progressiva e contínua, senão estanca e mesmo o que já aprendeu é "desaprendido" num instante. Assim, vá pedindo mais tempo quieta até lançar; à medida que lhe vai ensinando novas posições e novas acções, peça-lhe esses novos comandos e lance depois - é bom variar; é que, se o nosso cão aprende que tem de se sentar antes da bola ser lançada, ele já o vai fazer automaticamente, e pouca atenção nos vai prestar; é importante ter uma gama diversificada de comportamentos para que lhe peçamos de modo a obrigá-lo a estar sempre atento ao que dizemos.
Com o tempo, o foco da atenção passa, lentamente, da bola para as nossas indicações.
1. Ter uma drive elevada por um determinado objecto não significa, necessariamente, ser absolutamente descontrolado na presença desse objecto. Um cão como o seu, com alta drive por bolas, depois de muito e bem treinado, pode ficar razoavelmente controlado ou mesmo muito bem controlado perante o estímulo da bola. Por isso, o facto de nenhum dos cães do vídeo ter comportamentos descontrolados não significa que não tenham a drive elevada por bolas. Treinar um cão com uma tal drive não é retirar-lhe a drive, mas fazê-lo controlar-se perante o estímulo.Agora a tentativa de controlar este drive na presença de terceiros é mais complicada e até agora tem sido impossível. Esses dois cães do vídeo não me parecem cães com muito ball drive.
2. Repare no que é dito no vídeo e na sua legenda. O exercício é de nível avançado; o que implica que se tenha trabalhado bastante anteriormente. No caso da sua cadela, este tipo de exercício não é para já; é um bocado como querer resolver equações do segundo grau e ainda não sabermos multiplicar. Eu mostrei o vídeo apenas para lhe mostrar que é possível treinar-se um cão a controlar-se perante bolas de estranhos ou de terceiros. Antes, é preciso sobretudo que a sua cadela tenha um "senta-fica prolongado" bastante sólido, coisa que ainda demorará.
Neste vídeo, ou muito me engano (estou a vê-lo sem som) ou não se está a treinar o cão para se controlar. Se se está a tentar fazê-lo, então está-se a fazer muito mal. Mas acredito que não. Penso que, no fundo, até está em causa um tipo de treino bem inverso: está-se a aumentar a drive do cão.
Isto é mais aproximado da reacção ela. Agora é imaginar isto na ponta da trela cada vez que vê alguém (ou outros cães) mais perto a jogar à bola. Se juntarmos a bola à excitação de ver malta a correr de um lado para o outro e a gritar (o que acontece quando se joga futebol) é o caos. Vou comprar uma trela de 5 metros para começar a trabalhar com ela neste aspecto, mas vai ser muito complicado...
Mais uma vez, eu não começaria para já com esse treino. Já expliquei as razões mais acima. Em relação à trela de 5 metros... bom, supondo que já está na fase de treinar a sua cadela a controlar-se perante as bolas do parque, os cinco metros vão dar espaço a que a sua cadela corra ainda um segmento de espaço, e depois o esticão... é de evitar as duas coisas; tanto o esticão que não é nada aconselhável, como o "incontrolo" que a trela de 5 metros permite. A trela de 5 metros poderá ser boa ferramenta, mas numa fase em que a sua cadela já se mostre minimamente controlada perante esses estímulos. Por exemplo, para o estevez poder estar a 3 ou 4 metros da sua cadela, pedir-lhe que permaneça sentada ou deitada à distância.
Seja como for, quando passar para esta fase do seu treino, certifique-se que começa por treinar em ambientes o mais controlados possível; ou seja, tente que as bolas de terceiros não sejam de transeuntes no parque, mas de pessoas que vão lá estar propositadamente para o efeito. Nem sempre é fácil fazê-lo, mas evita muitas complicações e ajuda imenso no ritmo de aprendizagem. (por exemplo, é mais fácil controlar a intensidade dos estímulos, a distância que se colocam, o nível de histeria das pessoas que estão a jogar, etc.)
Mas o estevez não consegue encontrar nenhum sítio onde não haja pessoas a jogar com bolas? É fundamental que tente encontrar. É que, ao mesmo tempo de tudo isto, é muito importante que a sua cadela vá brincando com bolas com muita frequência. Ela não vai perder o interesse e a drive pelas bolas; mas pelo menos (i) evita acumulação de comportamentos frustrados e (ii) vai passando a mensagem de que o estevez é fonte de brincadeira regular, garantida e mais divertida do que tudo o resto. E isto só se consegue com muito tempo de brincadeiras/treinos/exercícios em locais controlados...É frustrante, porque acho que qualquer pessoa com cães gosta de passear quando está bom tempo, ir para jardins, praias, ver o cão correr à solta... e neste momento isso é impossível.
O estevez mora onde, se não é indiscrição?
Eu li a legenda, mas disse aquilo pela forma como eles correm para a bola, principalmente o collie, se bem que esse não é o cão que está a ser treinado.
Claro que não há gente a jogar à bola 24 horas por dia, ontem à noite (depois da meia noite) estive a brincar com ela por exemplo. Durante o dia é pior, com bom tempo e no fim de semana então é impossível, só depois das 11 da noite e às vezes mais tarde. Isto a walking distance de casa, se for de carro claro que há, mas estou a falar de uma coisa que possa fazer diariamente durante os passeios dela. Moro na zona da alameda, em Lisboa. Ou a solto na alameda junto à fonte ou tenho que andar a passear à trela pelas ruas da zona. Obviamente não é a mesma coisa. Tal como brincar em casa. Em casa consigo dar uns toques numa bola de futebol e com uns shs e ah ah e linguagem gestual ela fica só a ver e vai tentando de vez em quando mas é mais controlável, porque o movimento é menor. Na rua com outros a jogar deve haver ali uma mistura de ball drive e prey drive, o movimento da bola e dos jogadores enche muito mais os sentidos. Com bolas pequenas também é mais difícil controlá-la mesmo em casa porque essas consegue agarrá-las completamente com a boca e isso é uma recompensa enorme. Estou também a treinar o larga, porque ela mesmo sem ser ensinada sempre correu para mim com a bola, mas fica com ela na boca a olhar. Então dou-lhe um treat, coloco o treat no chão e quando ela larga a bola para o apanhar digo larga, mas devo precisar de mais mil repetições disto até ela aprender a fazer sem largar primeiro o treat à frente dela haha.
Claro que não há gente a jogar à bola 24 horas por dia, ontem à noite (depois da meia noite) estive a brincar com ela por exemplo. Durante o dia é pior, com bom tempo e no fim de semana então é impossível, só depois das 11 da noite e às vezes mais tarde. Isto a walking distance de casa, se for de carro claro que há, mas estou a falar de uma coisa que possa fazer diariamente durante os passeios dela. Moro na zona da alameda, em Lisboa. Ou a solto na alameda junto à fonte ou tenho que andar a passear à trela pelas ruas da zona. Obviamente não é a mesma coisa. Tal como brincar em casa. Em casa consigo dar uns toques numa bola de futebol e com uns shs e ah ah e linguagem gestual ela fica só a ver e vai tentando de vez em quando mas é mais controlável, porque o movimento é menor. Na rua com outros a jogar deve haver ali uma mistura de ball drive e prey drive, o movimento da bola e dos jogadores enche muito mais os sentidos. Com bolas pequenas também é mais difícil controlá-la mesmo em casa porque essas consegue agarrá-las completamente com a boca e isso é uma recompensa enorme. Estou também a treinar o larga, porque ela mesmo sem ser ensinada sempre correu para mim com a bola, mas fica com ela na boca a olhar. Então dou-lhe um treat, coloco o treat no chão e quando ela larga a bola para o apanhar digo larga, mas devo precisar de mais mil repetições disto até ela aprender a fazer sem largar primeiro o treat à frente dela haha.
estevez, quando esta em casa a brincar com a bola, porque nao opta antes por recompensar o comportamento dela nao tentar brincar com a bola? Em vez de usar os shs e ah ah, vá dando treats por ela permanecer calma perto da bola, num senta ou deita. Depois liberte-a com um "ok" e de- lhe a maior recompensa de todas, brincar com a bola! Ela assim aprende que pode brincar com a bola, mas SÓ quando lhe der o "ok", e vai aprendendo a controlar-se.
Em relação ao larga, diga primeiro "larga" e depois ponha o treat perto do focinho dela, ela vai largar a bola para comer o biscoito. Depois de 4 ou 5 repetições já nao deve precisar por o biscoito ao pé, basta dizer a palavra que ela vai antecipar o biscoito e vai largar, de-lhe a recompensa à mesma para solidificar o comportamento, depois ir variando, entre o biscoito e atirar a bola novamente.
Deixo só este vídeo, que é qualquer coisa de fantástico. Auto-controlo e saberem quando a bola é atirada para cada um
http://m.youtube.com/watch?v=oWIeSbsuMCY
Em relação ao larga, diga primeiro "larga" e depois ponha o treat perto do focinho dela, ela vai largar a bola para comer o biscoito. Depois de 4 ou 5 repetições já nao deve precisar por o biscoito ao pé, basta dizer a palavra que ela vai antecipar o biscoito e vai largar, de-lhe a recompensa à mesma para solidificar o comportamento, depois ir variando, entre o biscoito e atirar a bola novamente.
Deixo só este vídeo, que é qualquer coisa de fantástico. Auto-controlo e saberem quando a bola é atirada para cada um
"Every original idea is first ridiculed, then vigorously attacked, and finally taken for granted."
Arthur Schopenhauer
Geralmente não recompenso nessa situação porque noto que a recompensa aumenta a excitação e quebra o comportamento. É como quando ela vai junto a mim à trela, se digo" boa!" ela acelera logo o passo e começa a puxar, porque, deduzo eu, fica excitada. Posso estar enganado, mas é a sensação que ela me transmite.dianne Escreveu:estevez, quando esta em casa a brincar com a bola, porque nao opta antes por recompensar o comportamento dela nao tentar brincar com a bola? Em vez de usar os shs e ah ah, vá dando treats por ela permanecer calma perto da bola, num senta ou deita. Depois liberte-a com um "ok" e de- lhe a maior recompensa de todas, brincar com a bola! Ela assim aprende que pode brincar com a bola, mas SÓ quando lhe der o "ok", e vai aprendendo a controlar-se.
Pois, mas não caia no erro de achar que todos os cães vão demonstrar a sua drive da mesma forma. Para além de inúmeras variações de indivíduo para indivíduo, há também as diferenças nas raças, e um border collie tem normalmente mais "leveza" na corrida.estevez Escreveu:Eu li a legenda, mas disse aquilo pela forma como eles correm para a bola, principalmente o collie, se bem que esse não é o cão que está a ser treinado.
Não é a mesma coisa, claro. Mas também se evita assim o erro comum de se abusar das brincadeiras sem trela. É bom variar. O importante é manter alguma regularidade nas brincadeiras com bola. Enviar-lhe-ei MP sobre este assunto, caso não se importe.Claro que não há gente a jogar à bola 24 horas por dia, ontem à noite (depois da meia noite) estive a brincar com ela por exemplo. Durante o dia é pior, com bom tempo e no fim de semana então é impossível, só depois das 11 da noite e às vezes mais tarde. Isto a walking distance de casa, se for de carro claro que há, mas estou a falar de uma coisa que possa fazer diariamente durante os passeios dela. Moro na zona da alameda, em Lisboa. Ou a solto na alameda junto à fonte ou tenho que andar a passear à trela pelas ruas da zona. Obviamente não é a mesma coisa.
Aproveite esses momentos e faça duas coisas: (i) reforce o tempo em que ela se mantém controlada e (ii) vá fazendo uma transição da bola de futebol para a bola de ténis. A ideia de começar com a bola de futebol é excelente, pois mantém a sua cadela em níveis de excitação controláveis, e cria oportunidade para reforçar. Agora... não perca a oportunidade de ouro que está a ser criada e não esconda as regras à sua cadela: se ela se mantém controlada perante uma bola, está a fazer aquilo que o estevez deseja; então tem de demonstrar que é isso mesmo que pretende!Tal como brincar em casa. Em casa consigo dar uns toques numa bola de futebol e com uns shs e ah ah e linguagem gestual ela fica só a ver e vai tentando de vez em quando mas é mais controlável, porque o movimento é menor.
Incorro na possibilidade de estar a dizer uma asneira, mas tanto quanto sei, ball drive é, quando muito, uma roupagem da prey drive. Não são coisas objectivamente distintas; o que podem ser (e serão, provavelmente), são graus ou estratos distintos de um mesmo instinto. Provavelmente, quando a bola está parada, o entusiasmo da sua cadela é menor; ou seja, o que a fascina é o movimento. Mas hoje, como já houve um historial de associação ou condicionamento entre o movimento e a bola, então provavelmente ela já adquiriu um gosto pela bola, em si mesmo, mesmo parada; ainda assim, acredito que significativamente menor do que quando a bola se mexeNa rua com outros a jogar deve haver ali uma mistura de ball drive e prey drive,

Com bolas pequenas também é mais difícil controlá-la mesmo em casa porque essas consegue agarrá-las completamente com a boca e isso é uma recompensa enorme. Estou também a treinar o larga, porque ela mesmo sem ser ensinada sempre correu para mim com a bola, mas fica com ela na boca a olhar. Então dou-lhe um treat, coloco o treat no chão e quando ela larga a bola para o apanhar digo larga, mas devo precisar de mais mil repetições disto até ela aprender a fazer sem largar primeiro o treat à frente dela haha.
É muito normal esse movimento de retorno do cão com a bola na boca, mas depois não a larga. Já está o fetch quase completo. A sua cadela poderá não largar, simplesmente porque não compreendeu que isso faz com que a bola seja atirada mais rapidamente, ou pode ser outra coisa: muitas vezes os cães adoram que os donos tentem tirar-lhe as bolas da boca; é uma espécie de tug, e algo me diz que a sua cadela deve gostar de um bom tug, não?
Bom, seja como for, 75% do fetch já está, só falta largar. Faça aquilo que a Dianne lhe aconselhou; é melhor pôr-lhe o treat no nariz do que atirar para o chão. É mais rápida a aprendizagem, porque, do seu modo (atirar treat para o chão), a associação entre a recompensa e o largar a bola será mais difícil. Ao colocar a treat no nariz, quase instintivamente a sua cadela largará a bola, e aí aproveite para agarrar imediatamente a bola e mostrar-lha enquanto lhe dá a treat.
Dianne, se me permite só um detalhe em relação a este seu post, com o qual concordo em absoluto e não consigo sublinhar com vigor suficiente, aqui vai:dianne Escreveu:estevez, quando esta em casa a brincar com a bola, porque nao opta antes por recompensar o comportamento dela nao tentar brincar com a bola? Em vez de usar os shs e ah ah, vá dando treats por ela permanecer calma perto da bola, num senta ou deita. Depois liberte-a com um "ok" e de- lhe a maior recompensa de todas, brincar com a bola! Ela assim aprende que pode brincar com a bola, mas SÓ quando lhe der o "ok", e vai aprendendo a controlar-se.
na questão do larga, talvez seja necessário acrescentar etapas. Pelo menos mais uma. Depois de algumas repetições com a guloseima no nariz, a cadela do estevez já terá percebido que todo aquele ritual pretende fazê-la largar a bola. Mas nem sempre isso é igual a que o cão em questão perceba que deve largar quando damos o comando oralmente, sem o ritual de colocar a treat no nariz. Então, talvez seja necessário acrescentar uma nova fase em que segura a guloseima numa mão, mas já distante do nariz, e dá o comando. Eu gosto de colocar a minha mão no alto, com a guloseima.
Depois de pouquíssimas repetições, faço o mesmo ritual, mas já sem guloseima na mão; ponho a mão no alto e dou o comando. Pronto. Depois é só uma questão de solidificar.
Quanto a aumentar a excitação, acho que dependerá muito mais da forma calma ou não com que o estevez lhe dará a recompensa. Quanto a quebrar o comportamento, sim, isso pode acontecer. Muitas vezes até porque ir apanhar a recompensa implica uma ligeira mudança de posição, e isso pode bastar para interromper. Mas isso é fácil de contornar: ela move-se, e interrompe o movimento, o estevez pára tudo. Simples. Pede para ela se sentar ou deitar, dá o comando que tiver de dar (fica...) e retome o exercício. Ah, não sei se o faz, mas será interessante associar esse comportamento da sua cadela com um comando seu. É importante que ela se controle sem indicação sua; mas nada impede que o estevez aproveite esse controlo oferecido pela sua cadela para lhe ensinar um novo comando (a isto se chamará capturing).estevez Escreveu:Geralmente não recompenso nessa situação porque noto que a recompensa aumenta a excitação e quebra o comportamento. É como quando ela vai junto a mim à trela, se digo" boa!" ela acelera logo o passo e começa a puxar, porque, deduzo eu, fica excitada. Posso estar enganado, mas é a sensação que ela me transmite.dianne Escreveu:estevez, quando esta em casa a brincar com a bola, porque nao opta antes por recompensar o comportamento dela nao tentar brincar com a bola? Em vez de usar os shs e ah ah, vá dando treats por ela permanecer calma perto da bola, num senta ou deita. Depois liberte-a com um "ok" e de- lhe a maior recompensa de todas, brincar com a bola! Ela assim aprende que pode brincar com a bola, mas SÓ quando lhe der o "ok", e vai aprendendo a controlar-se.
Lá está. Nos casos em que quer que a sua cadela não se excite, então mantenha a sua recompensa verbal num registo mais calmo.É como quando ela vai junto a mim à trela, se digo" boa!" ela acelera logo o passo e começa a puxar, porque, deduzo eu, fica excitada. Posso estar enganado, mas é a sensação que ela me transmite
---
No geral, o problema com que está a tentar lidar prende-se com o auto-controlo. Se o seu elogio e as suas recompensas são feitas à Zac George, então a excitação vai aumentar, o que não ajuda num trabalho inicial de auto-controlo. Lá para a frente poderá aumentar a fasquia, tentando excitá-la e ainda assim fazer com que ela mantenha o controlo. Mas isso é bem mais para a frente.
E, seja como for, no caso em que a sua cadela se mantém controlada quando o estevez dá uns toques na bola de futebol, é preferível arriscar excitá-la um bocado com a recompensa do que não recompensar de todo e, assim, perder a oportunidade de transmitir uma mensagem valiosa à sua cadela. Sobretudo porque é possível corrigir a excitação que possa demonstrar depois da recompensa; repare que o estevez, quando a recompensar vai estar a fazê-lo quando ela está calma; a excitação será posterior e desencadeará no estevez uma reacção bem distinta: a paragem da brincadeira. Vai ver como, num instante, a sua cadela vai habituar-se a controlar-se mesmo quando é recompensada.
Penso que o food drive e o ball drive não têm que estar necessariamente em oposição - eu utilizo o primeiro para ensinar os comandos e o segundo para promover velocidade na execução.
Algumas considerações sobre as questões levantadas:
- largar a bola - "auss" - consegue-se facilmente utilizando duas bolas e lançando uma como recompensa quando o cão larga a que tem na boca;
- para um maior controle da situação, pode optar-se por bolas com corda e não as lançar, mas simplesmente manter a corda na mão e deixar o cão morder a bola-
Algumas considerações sobre as questões levantadas:
- largar a bola - "auss" - consegue-se facilmente utilizando duas bolas e lançando uma como recompensa quando o cão larga a que tem na boca;
- para um maior controle da situação, pode optar-se por bolas com corda e não as lançar, mas simplesmente manter a corda na mão e deixar o cão morder a bola-