Em mais um fim-de-semana de viagens pelo norte tomei conhecimento de um mosteiro meio esquecido apesar de não estar abandonado. O Mosteiro de Travanca.
O dia não era o mais propício para a fotografia mas era o que se podia arranjar, já que nem chovia bastante e o para-sol protegia a lente…
O Mosteiro sempre altaneiro esperava pela visita da Suécas…
-E eu não me fiz de rogada e para cá vim recambiada de uma caminha tão quentinhaaaaaaa…. Para o frio do ártico!
-Bem, mas vamos lá começar a esticar as pernas a ver se aqueço…
A entrada do mosteiro é muito bonita e só é mesmo pena não termos um céu azul, por detrás, a dar mais impacto…
-Tu e os impactos… Levantar uma cadelinha da cama assim tão cedo… isso não é impacto para ti?!?
-Sú, vamos por alí!
-Vamos lá… como é que se chama isto mesmo? Treblinka?!?
-Não Sú, é só Travanca…. Treblinka era um campo de concentração!
-Pois com este aspecto Travanca também o podia ser… Arrancar uma cadela da cama…
-Cala-te que o túnel é escuro mas não é nada por aí além…
E à saída demos com um edifício monumental…
Pena é que a falta de uso já começa a mostrar os seus evidentes sinais de ruína…
-Ruínas, ruína, mosteiros, castelos, blá blá blá… não te importas tu com o facto de ter acordado cedo e ser arrancada da caminha ainda mal abria os olhos…
-Cá para mim eras guarda lá naquela Trabinca, Trablila, Briblinka ou que raío lá era esse nome…
-Treblinka, e não brinques com coisas sérias.
-Eh lá! Que é aquilo?!?!?
-Deixa-me cá fazer as necessidades não me vá eu acagaçar!
-Mija santa é o que é!
E o edifício com traça bonita mostra o seu…
-Tu mostra mas é o que para alí anda!!!!
-Mas qual é o teu problema Sú? Deixa-me lá mostrar o mosteir…
-Anda alí um bicharoco!!!
-Onde?
-Alí, espéra!
-Ó Sú é um cavalo pá!
-Eh carapau! Um cavalo? É melhor que se ponha á distancia se não mijo-me toda de medo outra vez…
E lá prosseguimos nós com a nossa visita…
Onde ao virar da esquina demos com uma porta muito singular.
-Uma porta que dá acesso à maior torre e que mostra um cão, talvez raposa, com perna esquerda aparentemente partida e rodeada de lobos…

E como o tempo já escasseava e a fome já apertava, lá resolvi regressar a casa para tomar o pequeno-almoço.
FIM.