Avaliar o tamanho em adulto de um cachorro rafeiro

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
hecep
Membro Veterano
Registado: sexta out 25, 2002 11:19 am
Localização: dois gatos (Rafa e Pepe), uma cadela (Flash), um cão (Tomé), uma galinha, um pato, uma pata, uma cab

quinta fev 26, 2004 6:01 pm

Olá!
Não sei se esta questão faz muito sentido mas se existisse algum método de avaliar o tamanho em adulto dos cachorrinhos pequeninos rafeiros ser-nos-ía muito útil.
Eu explico: cá abandonam muitas ninhadas de rafeiros no canil, os cachorrinhos não se parecem na maior parte das vezes com raça nenhuma. As pessoas que querem adoptar perguntam sempre de que tamanho vão ficar e como não se conhecem os pais das ninhadas não sabemos o que responder... Durante algum tempo achou-se que os cachorrinhos de patinhas pequenas não cresciam muito. Pois já se verificou que não é verdade, há verdadeiros lobos em adultos que tionham patinhas minusculas em cachorrinhos...
Enfim, se alguém souber algum critério minimamente fiável nós agradecemos.
Cumprimentos.
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

quinta fev 26, 2004 6:09 pm

Eu penso que é muito complicado.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
Guida__F
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 7:14 pm

quinta fev 26, 2004 6:14 pm

Acho que os veterinários podem ver isso pela musculatura do cão.

Quanto a cães com patas pequenas virem a ser grandes...

Bem... o Snoopy veio de uma protectora... (pais desconhecidos)

Pensavamos que não crescia muito...
...com quase três meses tinha 3 kilos 40 gramas, com quase 4 meses tinha 7 kilos e 250 gramas... Actualmente com 4 meses e pouco já passa dos 10 kilos, e apesar de ser muito elegante tem as patas altissimas.

Ensinamo-lo a dar beijinhos e um dia deu um salto para me lamber a cara, que até eu me assustei.

Guida
diphy
Membro Veterano
Registado: sexta jan 04, 2002 6:53 pm
Localização: 4 chinchilas, 1 cão da pradaria, 11 canários, 3 periquitos, 1 cocker, peixes...por enquanto!!!;)

quinta fev 26, 2004 6:40 pm

Penso que os veterinarios sabem responder a essa pergunta. Pelo menos, numa das ultims vezes k fui ao vet com os meus pekenos, apareceu lá uma senhora com uns caezinhos que tinham sido abandonados. Eu perguntei se iam ser caes de porte grande ou pequeno (se ficassem pekenos poderia eventualmente ficar com um) e ele disse logo que iam ser de porte médio, com uns 15 kg. Os cachorros deviam ter uns 2 meses de idade...
Por isso acho que pela "aparência" do animal eles saberão ver isso...

Espero ter ajudado e boa sorte!
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

quinta fev 26, 2004 6:57 pm

diphy Escreveu: Penso que os veterinarios sabem responder a essa pergunta. Pelo menos, numa das ultims vezes k fui ao vet com os meus pekenos, apareceu lá uma senhora com uns caezinhos que tinham sido abandonados. Eu perguntei se iam ser caes de porte grande ou pequeno (se ficassem pekenos poderia eventualmente ficar com um) e ele disse logo que iam ser de porte médio, com uns 15 kg. Os cachorros deviam ter uns 2 meses de idade...
Por isso acho que pela "aparência" do animal eles saberão ver isso...

Espero ter ajudado e boa sorte!
Pois, mas eu digo-lhe que pela aparência não dá para ver nada.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
Guida__F
Membro Veterano

quinta fev 26, 2004 8:28 pm

Veja este site, tem uma tabela para calcular o peso dos cachorros em adultos a partir do seu peso em bebés.

Penso que poderá ajudar.

A tabela está em oz (onças)
1 onça = 28,35 gramas

http://www.mixedbreeddog.741.com/wtchart.htm

Guida
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

quinta fev 26, 2004 9:40 pm

Veja este site, tem uma tabela para calcular o peso dos cachorros em adultos a partir do seu peso em bebés.
se fosse assim, o max era anão. com uns 3 meses, pesava 2.300kg. três meses depois, já ia perto dos 30.
mesmo com aquele peso (2kg), o vet acertou que ele ia ser grande. acho que foi a única coisa acertada que disse, enquanto lá andei.
Guida__F
Membro Veterano

quinta fev 26, 2004 9:54 pm

Pois, eu pensei o mesmo acerca do Snoopy.
Mas como o coitado estava numa protectora e tinha de partilhar a sua comida com mais 9 bebés abandonados, eu simplesmente, ao fazer as contas, pensei que ele estava mal nutrido.

De facto quando chegou a casa teve e tomar um banhinho, porque estava sujo, debaixo daquele pêlo estava pele e osso.

Quando o Snoopy tinha aos 3 meses 3,4 kilos deveria ter 7,650.

Actualmente tem o peso certo para um cão médio de 4 meses: cerca de 10 kilos.

Quanto ao meu posso explicar, quanto ao seu, realmente não sei.
Realmente não posso atestar a qualidade cientifica desta tabela.
Descobri-a por acaso e limitei-me a indicar o endereço.

Guida
hecep
Membro Veterano
Registado: sexta out 25, 2002 11:19 am
Localização: dois gatos (Rafa e Pepe), uma cadela (Flash), um cão (Tomé), uma galinha, um pato, uma pata, uma cab

sexta fev 27, 2004 11:34 am

Obrigada!
Vou mostrar a tabela aos responsáveis do canil, pode ser que ajude.
Os vets que dão apoio ao canil ao que sei têm acertado mais ou menos tanto quanto os leigos em relação ao tamanho futuro dos cachorros.
Responder

Voltar para “Cães”