Ensinar cão a correr junto a bicicleta

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Lourenca
Membro Veterano
Registado: sexta jul 29, 2011 9:37 am

segunda mar 18, 2013 12:33 pm

Olá a todos,

Estou a pensar em começar a andar de bicicleta com a minha cadela. Nunca experimentei, mas suponho que ela aproveite para ir cheirar aqui e ali, corra para a frente e para trás, esquerda e direita... e assim não pode ser, que ainda causa algum acidente com outra bicicleta. Quero que ela corra junto à minha bicicleta. Como é que lhe poderei ensinar isso? Neste momento, a pé, ela anda à trela sem puxar, mas o comando "junto" não é com ela.

Quanto ao nível de exercício, suponho que eu me canse mais depressa que ela. Tenciono ter água suficiente, não ir quando estiver mais calor, e parar quando ela parecer cansada.

Obrigada!
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

segunda mar 18, 2013 12:47 pm

Eu tinha o cuidado que eles fossem na berma e não na estrada. Eles seguem quase sempre o dono. E os cães de forma indireta é que determina a velocidade.

Se o dono for demasiado devagar, o cão pode começar a querer perseguir cheiros na beira da estrada, aí podemos acelerar se o cão não está cansado.

A trela deve estar com folga, uma trela tensa é sinal que ou está devagar demais ou rápido demais.
MiMoo
Membro Veterano
Registado: terça abr 14, 2009 7:38 pm

segunda mar 18, 2013 3:26 pm

Eu sou uma das pessoas que anda com o cão de bicicleta :)
Tenho a sorte de ter uma vastidão de caminhos pedestres por zonas florestais, levo o cão solto e vou de bicla... além dessa sorte, tenho também a sorte de nunca ninguém me ter chateado por o cão andar solto (se tiver numa zona de vigilância mais apertada, o cão vai solto mas com açaime (o que está previsto na lei ;) ))
É uma excelente experiência, não só para o dono, como para o cão (principalmente o meu cão que adora correr!!)

Também pode colocar o tal distanciador (há um também da trixie e outro da easy walk), o melhor mesmo é com distanciador usar peitoral (não vá acontecer qq imprevisto e o cão ficar com a traqueia danificada...). Há também quem ande com o cão à trela numa modalidade chamada bikejoring (convém usar um peitoral apropriado).

Se tem confiança com o cão solto sem trela quando anda a pé, também o vai ter de bicicleta (é ir treinando com o treinou para andar de trela laça). Digo mais... é mais fácil passear um cão de bicicleta que a pé... a pé eles distraem-se muito, de bicicleta não têm grande hipótese... ou seguem o dono ou ficam para trás! (por isso é que é só aconselhado o cão solto se tiver mesmo confiança no cão solto!)

Boas bicicletadas :)
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

segunda mar 18, 2013 7:44 pm

Concordo com o AST88. Nada como experimentar.

Não que eu ande de bicicleta, mas gostava que os meus aprendessem a não correr para cima da dita e derrubá-la logo ali.
Lourenca
Membro Veterano
Registado: sexta jul 29, 2011 9:37 am

terça mar 19, 2013 12:33 pm

Aqui também há muitos caminhos para bicicletas, o único problema é que também há muitos ciclistas, logo tenho de ter cuidado para a cadela não se atravessar no caminho dos outros. Tenho de experimentar num sítio com menos gente, a ver como corre.
Eu tenho confiança que ela venha comigo, vou é estar preocupada em saber onde é que ela anda - será que ficou para trás, será que sai do caminho da bicicleta que lá vem... E com trela tenho medo que me de um esticão.
Que tipo de açaime usa quando ela vai à solta? A minha tem um de rede de plástico que lhe fica grande, mas mesmo assim parece-me desconfortável para por a língua de fora.
Bikejoring parece-me engraçado. Não vou fazer, mas já estava a imaginar a minorca a puxar a minha bicicleta. Isso é que era. :-) Distanciador é uma ideia.
Temos de experimentar numa zona sem ninguém, ver como corre, e depois logo vejo o que posso corrigir.
Obrigada pelas ideias!
MiMoo
Membro Veterano

terça mar 19, 2013 1:24 pm

Uso um dos de rede... mas como disse, tenho sorte de poder andar no meio de zonas florestais que ele aí vai mesmo sem nada (não há fiscalização). Exactamente porque o açaime + corrida não é uma boa combinação... além disso tenho medo que o açaime seja desconfortável... (é um dos baratuchos... como não é para andar sempre com ele, serve) Só o ponho se passar em zonas com mais olhares :P
zeca2
Membro Veterano
Registado: quinta nov 26, 2009 4:02 pm

terça mar 19, 2013 4:06 pm

O treino de resistência das minhas duas PA era feito em bicicleta. Agora utilizo com menos frequência.

Há um aparelho chamado Bicican (pode pesquisar na net) que se acopla ao tubo do selim e impede o cão de se adiantar ou meter-se nas rodas da bicicleta, além de amortecer e controlar possíveis puxões bruscos do cão. É muito útil porque permite utilizar a bicicleta inclusive para treinos de força. Se instalar também um conta km na bicicleta tem todas as condições para fazer qualquer tipo de treino de fundo, desde o simples passeio até interval training...

A habituação dos cães comecei-a no relvado de casa, e na via pública foi progressiva, se o cão gostar de trotar não há qualquer dificuldade.
MiMoo
Membro Veterano

quinta mar 21, 2013 4:03 pm

SeniNuki Escreveu:Já agora, também recomendam ou acham que dá para Yorkshire que, às vezes, lhe dá uns ataques de energia? :D :D
Obrigada!
Um Yorkshire tem a pata muito curta, mas é uma questão de adaptar o ritmo da pedalada ao cão!! Então se tem muita energia é uma boa maneira de a gastar :)
MiMoo
Membro Veterano

domingo mar 24, 2013 4:44 pm

Deve dar... porque neste site http://www.instructables.com/id/Bike-Do ... /?ALLSTEPS (quem se quiser meter em aventuras e tentar fazer um tipo walky dog :) ) aparece um numa bike com um Pug (não é muito boa ideia esforçar este tipo de cães por causa da conformação do focinho)
Responder

Voltar para “Cães”