Olá
Gostaria que me dessem alguma dica para socializar o meu pastor alemão de 2 meses com um SRD raçado de chiuaua com 3 meses e uma cadelinha velhinha também raçada de chiuaua.
Já tentem socializar um de cada vez mas o pastor alemão tenta logo cobrir o chiuaua macho de 3 meses, que depois tenta morde-lo bem como a velhinha.
Pensei comprar um açaime mas secalhar depois tornaria mais agressivo.
Alguma dica?
Socialização patudos
Moderador: mcerqueira
Na maior parte das vezes os cachorros a brincar parecem agressivos. A minha cadela frequentou aulas de sociabilização com essa mesma idade e eles eram assim a brincar.
Por vezes lá iam longe de mais e lá soltavam um guincho. Nesses casos a treinadora mandava segurar um pouco no cachorro que mordeu com mais força para ele aprender que só podia brincar sem aleijar e depois largava-se a trela de novo.
Deve apresentar os cachorros num local neutro e nunca na casa de um ou de outro.
Por vezes lá iam longe de mais e lá soltavam um guincho. Nesses casos a treinadora mandava segurar um pouco no cachorro que mordeu com mais força para ele aprender que só podia brincar sem aleijar e depois largava-se a trela de novo.
Deve apresentar os cachorros num local neutro e nunca na casa de um ou de outro.

-
- Membro Veterano
- Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm
São cachorros e precisam muito destas brincadeiras com outros cães. É um excelente modo do dono conhecer bem o seu cão, observando-o a interagir com semelhantes.Silvaa Escreveu:Olá
Gostaria que me dessem alguma dica para socializar o meu pastor alemão de 2 meses com um SRD raçado de chiuaua com 3 meses e uma cadelinha velhinha também raçada de chiuaua.
Já tentem socializar um de cada vez mas o pastor alemão tenta logo cobrir o chiuaua macho de 3 meses, que depois tenta morde-lo bem como a velhinha.
Alguma dica?
Nesse contato, os cães são muito ruidosos, mas vai conseguir entender quando um ultrapassa os limites. Se um dos cachorros foi muito magoado isso também não é bom.
Se eu fosse a dona do chihuahua de 3 meses, possivelmente não ia querer um cachorro como o seu, para as primeiras socializações. E por outro lado, até podia fazê-lo, desde que também estivesse com cachorros mais ou menos do mesmo tamanho.
Um cachorro, quando muito superior fisicamente pode mesmo magoar o outro mais fraco. Não é interessante uma má socialização, até porque ficam os cães mais inseguros e medrosos.
Em todo o caso, tem possibilidade de diversificar os cães que brincam com o seu cão é o melhor que pode fazer. Quando tinha cachorros, convidava todos os amigos para levarem os seus cães, precisamente para criar a diversidade.
Além disso, saía de casa, já com essa intenção. Muitas vezes, só era possível socializar apenas pelo "bom dia" dos cães, que não era o ideal, mas já era muito melhor que nada.
Essa diversidade da rua, é fácil de encontrar. Existe claro o risco de doenças é importante ter consciência disso e não abusar. Mas criar um cão mal socializado sempre esteve fora dos meus planos.
Há tempos, tínhamos uma discussão similar, na qual eu concordava consigo a respeito de se ter cuidado com os cães com os quais socializamos o nosso cachorro, evitando cães que pudessem proporcionar más experiências. Mas na altura, creio que falávamos de um cão já com um crescendo de reactividade face a outros cães (se bem me lembro, era o leão da rodésia do diogosvp). Mas nesta situação, eu não acho que seja assim tão arriscado expor os cachorros a cães menos "previsíveis". Claro que se a socialização for limitada ou insuficiente, é bom que as experiências que existirem seja seleccionadas de modo a evitar maus encontros e despoletem medo e reactividade. Mas, podendo haver uma socialização muito vasta (falo em termos puramente quantitativos), então creio que é bem benéfico haver a diversidade de que a margoustink até fala. Haver cães, sobretudo mais velhos, que rosnem a estes cachorros quando estes estão a querer brincadeira ser-lhes-á útil para perceberem que nem todos os cães vão reagir da mesma maneira, e que nem todos os cães estão sempre prontos para brincadeiras.margoustink Escreveu:São cachorros e precisam muito destas brincadeiras com outros cães. É um excelente modo do dono conhecer bem o seu cão, observando-o a interagir com semelhantes.Silvaa Escreveu:Olá
Alguma dica?
Nesse contato, os cães são muito ruidosos, mas vai conseguir entender quando um ultrapassa os limites. Se um dos cachorros foi muito magoado isso também não é bom.
Se eu fosse a dona do chihuahua de 3 meses, possivelmente não ia querer um cachorro como o seu, para as primeiras socializações. E por outro lado, até podia fazê-lo, desde que também estivesse com cachorros mais ou menos do mesmo tamanho.
Um cachorro, quando muito superior fisicamente pode mesmo magoar o outro mais fraco. Não é interessante uma má socialização, até porque ficam os cães mais inseguros e medrosos.
Em todo o caso, tem possibilidade de diversificar os cães que brincam com o seu cão é o melhor que pode fazer. Quando tinha cachorros, convidava todos os amigos para levarem os seus cães, precisamente para criar a diversidade.
Além disso, saía de casa, já com essa intenção. Muitas vezes, só era possível socializar apenas pelo "bom dia" dos cães, que não era o ideal, mas já era muito melhor que nada.
Essa diversidade da rua, é fácil de encontrar. Existe claro o risco de doenças é importante ter consciência disso e não abusar. Mas criar um cão mal socializado sempre esteve fora dos meus planos.
Mas não quero estar a apagar o resto que tanto a margoustink como a pauacosta escreveram, e que são conselhos muito importantes.
entretanto:Silvaa Escreveu:Olá
Alguma dica?
1. usar um açaime, por si só, não torna nenhum cão mais agressivo. Apenas se houver algum tipo de má experiência associado ao açaime. De qualquer modo, ainda se trata de um cachorro; entre outras coisas, ele está a desenvolver a inibição de mordida. Se lhe colocar açaime desde já, ele nunca vai adquirir essa inibição. Aproveite enquanto ele é cachorro e deixe-o lidar com as consequências das suas mordidas menos cuidadas, os estragos nunca serão grandes com os dentes e sobretudo com a força mandibular de cachorro.
2. Socializar um cachorro com UMA outra cachorra não é bem socializar. Os cachorros devem ter socialização, e isso implica conhecer vários cães enquanto são novos. Sei que ele ainda tem 2 meses e ainda não tem a vacinação completa. E compreendo que, uma vez que tenha acesso privilegiado a essa duas cadelas, sem ter de colocá-lo na rua e expô-lo a doenças, queria aproveitar esse acesso e começar já a socialização do seu pastorzinho. Tudo bem, mas sublinho que a ideia de socialização prende-se sobretudo com factores quantitativos; a ideia não é o cão dar-se bem com os cães que conhece; a ideia é que ele conheça tantos cães e interaja com eles de tal forma que fique um expertzinho no contacto com cães estranhos.
3. Seja como for, não faz nada mal em ir apresentando os cães em questão. Quanto a isso, uma vez que, apesar de cachorros, a diferença de tamanho já será considerável, eu intercalaria as brincadeiras livres com interacções controladas (com trela, por exemplo). Nas brincadeiras livres, sempre que o seu PA for mais bruto, a chihuahua vai queixar-se, e, em adenda, vai parar a brincadeira. Isso será suficiente para que o seu cachorro vá começando a dosear o ímpeto. Mas como, até à data, o seu cachorro não terá tido mais contactos com cães, é possível que esta mensagem demore mais tempo a ser interiorizada; então, talvez seja melhor ir intervindo o dono, ele próprio. Quando o PA não mostrar ligar para as queixas da chihuahua, então pare imediatamente a brincadeira, pegue no PA, e ponha-o longe da cachorrinha por uns segundos. Depois retome a brincadeira. Se houvesse mais cachorros (como numa aula), ou se o seu PA fosse tendo contacto com mais cachorros, ou cães, isso ajudaria a que ele generalizasse o processo: "sou bruto é igual a paragem na brincadeira... hm... é melhor dosear a minha intensidade".
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm
Lembro-me dessa conversa e é um pouco semelhante, no sentido de ser socialização de cachorros.lds6 Escreveu:
Há tempos, tínhamos uma discussão similar, na qual eu concordava consigo a respeito de se ter cuidado com os cães com os quais socializamos o nosso cachorro, evitando cães que pudessem proporcionar más experiências. Mas na altura, creio que falávamos de um cão já com um crescendo de reactividade face a outros cães (se bem me lembro, era o leão da rodésia do diogosvp). Mas nesta situação, eu não acho que seja assim tão arriscado expor os cachorros a cães menos "previsíveis". Claro que se a socialização for limitada ou insuficiente, é bom que as experiências que existirem seja seleccionadas de modo a evitar maus encontros e despoletem medo e reactividade. Mas, podendo haver uma socialização muito vasta (falo em termos puramente quantitativos), então creio que é bem benéfico haver a diversidade de que a margoustink até fala. Haver cães, sobretudo mais velhos, que rosnem a estes cachorros quando estes estão a querer brincadeira ser-lhes-á útil para perceberem que nem todos os cães vão reagir da mesma maneira, e que nem todos os cães estão sempre prontos para brincadeiras.
Mas não quero estar a apagar o resto que tanto a margoustink como a pauacosta escreveram, e que são conselhos muito importantes.
Eu também concordo consigo, mas cachorrinhos, muito pequenos a brincar com outros cachorrinho mais matulões, às vezes, magoam-se e eles evitam passado um tempo, tipo fogem e evitam o contato...aí talvez os donos tenham de ter mais atenção.
Mas sim, sou uma defensora da socialização dos cachorros logo nas 8 semanas quando os donos os recebem. Apoio que os donos encontrem 1000 e 1 cão para os cachorros conviverem. Independente do tamanho, sexo ou raça...desde que não se arranje medos por isso. É tudo com cautela e antecipando alguns problemas.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 20, 2005 10:08 am
Cuidado.... muito cuidado mesmo... Más experiências terão efeito contrário!lds6 Escreveu:Independente do tamanho, sexo ou raça...desde que não se arranje medos por isso. É tudo com cautela e antecipando alguns problemas.
<p>Cumprimentos </p>
<p><strong>António Pato</strong></p>
<p><strong>António Pato</strong></p>